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Simulado SESC-SE | Biblioteconomista | CONCURSO

Simulado SESC-SE | Biblioteconomista

SIMULADO SESC-SE | BIBLIOTECONOMISTA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SESC-SE para o cargo de Biblioteconomista.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca ADVISE para o concurso SESC-SE. Estas questões são especificamente para o cargo de Biblioteconomista, contendo Biblioteconomia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SESC-SE | Biblioteconomista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SESC-SE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#120035
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SESC-SE
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(1,0) 1 - 

Considerando que o objetivo de qualquer sistema de recuperação da informação(SRI) é o uso e que, nesse contexto, a usabilidade diz respeito ao "grau com que usuários específicos podem alcançar metas específicas em determinado ambiente, com eficácia, eficiência, comodidade e de maneira aceitável" (BOOTH, 1989), as categorias de usuários usadas como estereótipos para faixas de experiência com sistemas de acesso público são:

  • a) local, remoto, final, intermediário e público-alvo.
  • b) infantil, juvenil, adulto, especial (portador de deficiência) e especializado.
  • c) real, potencial, contumaz, usuário-leitor e usuáriocliente (de produtos e serviços).
  • d) novato, experiente, ocasional, frequente e com necessidades especiais.
  • e) usuário, usuário infrequente e não-usuário total (que tem ou não outros meios de obter informações).
#120036
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(1,0) 2 - 

Considere os seguintes cabeçalhos para entidades coletivas:

I. Brasil. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário.

II. Bahia. Liceu Salesiano de Salvador.

III. Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Sergipe.

IV. CNPq.

V. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

VI. Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (Brasil).

VII. Instituto de Pesquisas da Marinha.

VIII. Instituto de Pesquisas da Marinha (Brasil).

IX. Liceu Salesiano de Salvador (Bahia).

X. Universidade Federal de Sergipe.

Estão corretos SOMENTE os cabeçalhos indicados em:

  • a) I, IV, VII e X
  • b) II, III, V e VI
  • c) III, V, VI e VII
  • d) IV, VII, VIII e IX
  • e) V, VI, VII e VIII
#120037
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(1,0) 3 - 

Considere o texto:

Simulado SESC-SE | Biblioteconomista A



A proposição é ratificada pelo seguinte ponto de vista:

  • a) "Todas as decisões tomadas pelo administrador da coleção, a partir da aquisição de uma obra, fazem parte do processo de deterioração física daquela obra" (CUNNINGHANKRUPPA, 1992).
  • b) "Para dar início ao processo de fixação das prioridades institucionais de preservação, são necessários dados confiáveis sobre as dimensões do problema de preservação" (OGDEN, 2001).
  • c) "Qualquer processo de planejamento deve levar em conta o ambiente político em que será realizado o programa que se espera implementar" (OGDEN, 2001).
  • d) "As bibliotecas de diferentes países podem ter diferentes tradições de serviços ao público, que podem afetar tanto as práticas de referência em vigor, quanto as expectativas de seus usuários" (IFLA, 2004).
  • e) "As diretrizes devem adaptar-se à equipe e aos recursos financeiros da instituição, de modo que as opções de procedimentos reflitam objetivos realistas e possíveis de serem atingidos" (GARLICK, 2001).
#120038
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(1,0) 4 - 

Uma das preocupações de bibliotecários que gerenciam informações na Web é a quebra de vínculos de endereços de páginas que, embora organizadas e atualizadas, são removidas subitamente. Nessas circunstâncias, os bibliotecários recorrem a softwares específicos para o acompanhamento de alterações e notificação de mudanças. Tais procedimentos objetivam a qualidade das informações disponibilizadas para o usuário, fundamentada no critério da:

  • a) flexibilidade.
  • b) credibilidade.
  • c) singularidade.
  • d) funcionalidade.
  • e) interoperabilidade.
#120039
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(1,0) 5 - 

Um bibliotecário apresentou ao chefe da biblioteca do SESC um projeto de verificação da necessidade de todos os serviços da biblioteca, antes que fossem prestados. O bibliotecário-chefe indagou, então, sobre qual seria a justificativa para avaliar, por exemplo, a necessidade do serviço de referência se, em princípio, este serviço é essencial e se coaduna com os objetivos e a política de qualquer biblioteca. O questionamento levou à imediata reconsideração do projeto de avaliação indiscriminada da necessidade de serviços, à luz do princípio administrativo da:

  • a) motivação.
  • b) coerência.
  • c) exequibilidade.
  • d) aceitabilidade.
  • e) simplicidade.
#120040
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(1,0) 6 - 

Assinale a afirmação correta, relativa à área de responsabilidade, de acordo com o Código de Catalogação Anglo-americano (AACR-2R) em vigor.

  • a) A informação de responsabilidade deve ser sempre registrada, mesmo que não esteja nas fontes de informação prescritas.
  • b) Os nomes dos responsáveis pelo conteúdo intelectual de uma obra ou item devem ser transcritos em ordem alfabética, na forma em que aparecem, precedidos de espaço, barra diagonal, espaço.
  • c) Quando o nome do autor é parte do título e não é repetido na página de rosto, não se faz indicação de responsabilidade para este autor.
  • d) Quando a autoria é atribuída a mais de três pessoas, registramse as três primeiras citadas, separadas entre si por espaço, ponto e vírgula, espaço e seguidas de espaço e da expressão latina et al. entre colchetes.
  • e) Quando os responsáveis realizam diferentes funções (por exemplo: autoria e tradução), seus nomes são separados entre si por espaço, travessão, espaço.
#120041
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(1,0) 7 - 

A pesquisa, alicerçada em catálogos e bibliografias de âmbitos nacional e internacional e o modo eficaz de localizar e obter documentos pertinentes requerem uma estrutura sistêmica de ações planejadas e articuladas, que envolvem especialistas e usuários. Essa estrutura, que implica a padronização internacional, a cooperação recíproca entre países e o desenvolvimento de redes de informação automatizadas, considera cada catálogo e cada bibliografia local como elemento potencial para a implementação, em nível nacional e universal, do sistema de:

  • a) Catalogação Cooperativa.
  • b) Normalização Documental.
  • c) Controle Bibliográfico.
  • d) Disseminação da Informação.
  • e) Indexação Coordenada.
#120042
Banca
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(1,0) 8 - 

O Código de Ética Profissional estabelece que o bibliotecário deve, em relação aos usuários e clientes, observar as seguintes condutas:

I. aplicar todo zelo e recursos ao seu alcance, não se recusando a prestar assistência profissional, salvo por relevante motivo.

II. tratar usuários e clientes com respeito e urbanidade.

III. orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual de acordo com suas competências.

IV. evitar comentários desabonadores sobre a atuação profissional.

Das condutas citadas:

  • a) apenas I e II estão corretas.
  • b) apenas I, II e III estão corretas.
  • c) apenas II e III estão corretas.
  • d) apenas I e IV estão corretas.
  • e) apenas II, III e IV estão corretas.
#120043
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(1,0) 9 - 

São instrumentos auxiliares do processo de indexação:

  • a) anotação no próprio documento; extração dos termos significativos; gravação numa fita de áudio; preenchimento de um formulário mostrado na tela de um monitor de vídeo em linha.
  • b) anotação no próprio documento; conversão do assunto da obra em termos de identificação; gravação numa fita de áudio; preenchimento de um formulário mostrado na tela de um monitor de vídeo em linha.
  • c) anotação no próprio documento; preenchimento de algum tipo de formulário impresso em papel; tradução dos termos extraídos em termos de linguagem documentária; preenchimento de um formulário mostrado na tela de um monitor de vídeo em linha.
  • d) anotação no próprio documento; registro dos dados referentes às características físicas do documento; preenchimento de algum tipo de formulário impresso em papel; gravação numa fita de áudio; preenchimento de um formulário mostrado na tela de um monitor de vídeo em linha.
  • e) anotação no próprio documento; preenchimento de algum tipo de formulário impresso em papel; gravação numa fita de áudio; preenchimento de um formulário que é mostrado na tela de um monitor de vídeo em linha.
#120044
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(1,0) 10 - 

Na indexação, a preocupação que os bibliotecários devem ter em saber para que tipo de usuário estão fazendo a indexação chama-se:

  • a) recuperação.
  • b) ciência.
  • c) atinência.
  • d) anotação.
  • e) identificação.
#120045
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(1,0) 11 - 

Simulado SESC-SE | Biblioteconomista B



No contexto da Catalogação, estas definições aplicam-se, respectivamente, a:

  • a) item e obra.
  • b) fonte e registro.
  • c) obra e formato.
  • d) formato e item.
  • e) registro e fonte.
#120046
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(1,0) 12 - 

A elaboração de uma linguagem documentária é fundamentada, inicialmente, na análise detalhada do sistema de informação. Essa operação é realizada através do método a priori e do método a posteriori. O método a priori consiste em:

  • a) conhecer o conteúdo dos documentos para informar aos usuários.
  • b) extrair os termos de um conjunto representativo de documentos e de questões tratadas durante as operações documentais, em um período determinado.
  • c) determinar o nível de tratamento em função do valor do documento.
  • d) recensear a terminologia existente, a partir de índices, dicionários, outras linguagens documentárias, taxionomias e listas de termos fornecidas por especialistas.
  • e) verificar a pertinência dos termos escolhidos.
#120047
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(1,0) 13 - 

Numa instituição como o SESC, o bibliotecário integra equipes multidisciplinares para a realização da gestão da informação e do conhecimento. Neste sentido, as competências recebidas por meio de sua formação são caracterizadas como competências:

  • a) científicas, tecnológicas, sociais, comunicacionais e técnicas.
  • b) técnico-científicas, gerenciais, sociais, políticas e de comunicação e expressão.
  • c) técnico-científicas, políticas, econômicas, sociais e administrativas.
  • d) informacionais, mercadológicas, gerenciais e de comunicação e expressão.
  • e) tecnológicas, econômicas, administrativas, técnicas e mercadológicas.
#120048
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(1,0) 14 - 

O intercâmbio entre unidades de informação é uma realidade e deve ser observada na escolha de um "software" de automação para bibliotecas. Dentre os pontos a serem avaliados num "software" de automação, estão:

  • a) arquitetura cliente-servidor, aspectos ergonômicos, custos.
  • b) observação da ISO 2709, características ergonômicas, Formato MARC.
  • c) observação do Protocolo Z39.50, ISO 2709, arquitetura cliente-servidor.
  • d) observação da ISO 2709, Protocolo Z39.50, Formato MARC.
  • e) arquitetura cliente-servidor, aspectos ergonômicos, Formato MARC.
#120049
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(1,0) 15 - 

Assinale a referência correta, de acordo com a norma em vigor da ABNT (NBR 6023/2002):

  • a) CHARTIER, Roger. Cultura Escrita, Literatura e História: Conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 189 p.
  • b) CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 189 p.
  • c) CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 189 p.
  • d) CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Tradução: ROSA, Ernani. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 189 p.
  • e) CHARTIER, Roger. Cultura Escrita, Literatura e História: Conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre, ARTMED, 2001. 189 p.