Simulado SESC-DF de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado SESC-DF gratuito | cód.10981
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🧪 Este Simulado SESC-DF foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SESC-DF
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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Concursos abertos para SESC-DF
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- #160966
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SESC-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 16 -
A maquinaria e os equipamentos dos edifícios teatrais do Sesc-DF possibilitam sediar importantes projetos artístico-culturais de âmbito nacional e internacional. Sendo assim, assinale a alternativa correta quanto ao conhecimento técnico de palco.
- a) A bambolina corresponde a um pano solto, desde acima da boca de cena até o chão, para demarcar lateralmente o espaço cênico.
- b) O ciclorama é um pano de fundo, normalmente preto, feito em flanela, feltro ou veludo, usualmente em linha reta, que fica ao fundo do palco, delimitando o espaço cênico em sua profundidade.
- c) O urdimento consiste em uma armação de madeira ou ferro, construída ao longo do teto do palco para permitir o funcionamento de máquinas e dispositivos cênicos.
- d) É denominada de perna a faixa de pano, normalmente preta, que, seguida de uma série de outras situadas no interior da caixa cênica de um palco italiano, se une aos bastidores para completar o contorno do espaço cênico (mascaramento da cena). Faz o acabamento na parte superior do palco, não permitindo que sejam visíveis para a platéia as varas de luz e os demais equipamentos.
- e) À grande tela, geralmente semicircular e em cor clara, situada no fundo da cena, que possibilita o lançamento de tonalidades luminosas, dá-se o nome de rotunda.
- #160967
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SESC-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 17 -
Foi aprovado com unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, o tombamento do conjunto arquitetônico do Sesc Pompeia (SP). Foi integrado ao patrimônio cultural nacional por ser considerado como um marco da arquitetura brasileira e por seus valores técnicos e estéticos, em especial pelas intervenções em sua estrutura, desenvolvidas por Lina Bo Bardi. O complexo da Pompeia tornou-se uma referência arquitetônica nacional e internacional e um dos mais importantes centros de convivência e de cultura da cidade de São Paulo. Portal do Iphan, 2015 (com adaptações).
Considerando o texto acima e as medidas de proteção do patrimônio material utilizadas pelo Iphan como referência inicial, assinale a alternativa correta.
- a) O tombamento promove a demolição de bens culturais a fim de reformá-los e torná-los referência cultural nacional, sob vigilância do Iphan.
- b) A valoração do patrimônio cultural ferroviário reconhece a importância cultural de porções peculiares do território nacional, representativas do processo de interação do homem com o meio natural, à qual a vida e a ciência humana imprimiram marcas ou atribuíram valores.
- c) A palavra tombo, significando reforma, começou a ser empregada pelo Arquivo Nacional português para ampliar uma das torres da muralha que protegia a cidade de Lisboa. Com o passar do tempo, o local passou a ser chamado de Torre do Tombo.
- d) Qualquer pessoa física ou jurídica poderá solicitar o tombamento de qualquer bem ao Iphan, bastando, para tanto, encaminhar correspondência à superintendência do Iphan em seu estado, à presidência do Iphan ou ao Ministério da Cultura.
- e) Sob a tutela do Iphan, os bens tombados contemplam patrimônio material e imaterial.
- #160968
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SESC-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 18 -
O patrimônio do Sesc-DF consiste em seis espaços culturais, sediados no Plano Piloto, em Taguatinga, no Gama e na Ceilândia. No que se refere a esses espaços culturais, assinale a alternativa correta.
- a) O teatro Sesc Garagem possui palco italiano.
- b) O teatro Sesc Newton Rossi possui palco elizabetano.
- c) O teatro Sesc Paulo Gracindo possui palco semiarena.
- d) O Espaço Cultural Ary Barroso é um teatro de bolso.
- e) O teatro Sesc Sílvio Barbato possui arquibancadas móveis.
- #160969
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SESC-DF
- Tipo
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(1,0) 19 -
A respeito de patrimônio cultural, assinale a alternativa correta
- a) O patrimônio cultural imaterial é constituído pelos bens imóveis existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.
- b) O patrimônio material é constituído pelos bens móveis e imóveis existentes no País e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.
- c) São considerados como bens imóveis: saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão; e lugares.
- d) São considerados como bens imóveis: coleções arqueológicas, acervos de museus, documentos, vídeos, fotografias e filmes; obras da arte figurativa (pinturas, esculturas, gravuras etc.) e da literatura (livros, coleções, catálogos etc.); e itens do mobiliário (mesas, cadeiras, armários etc.), utensílios (instrumentos diversos e de funções variadas, como os de uso doméstico, religioso etc.) e documentos (certidões, mapas, fotografias etc.).
- e) A CF substituiu a denominação patrimônio cultural material por patrimônio histórico e artístico.
- #160970
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SESC-DF
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 20 -
Com relação a recursos de comunicação e atividades educativas para a acessibilidade cultural, assinale a alternativa correta.
- a) A audiodescrição e a transcrição de textos em braile adequam-se às pessoas com surdocegueira.
- b) Tradução em Libras, legendas em português e estenotipia adequam-se às pessoas surdas e com deficiência auditiva.
- c) Recursos táteis e multissensoriais e acompanhamento de guia-intérprete adequam-se às pessoas com deficiência intelectual.
- d) Textos redigidos sob o código de leitura fácil, atividades práticas com recursos sensoriais e oficinas criativas adequam-se às pessoas com transtorno do espectro autista.
- e) Ambiente tranquilo, silencioso, com equilíbrio de estímulos sensoriais e com poucas pessoas, e informações oferecidas de forma escalonada adequam-se às pessoas com deficiência intelectual.