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Simulado SESC-BA | Psicopedagogo | CONCURSO

Simulado SESC-BA | Psicopedagogo

SIMULADO SESC-BA | PSICOPEDAGOGO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SESC-BA para o cargo de Psicopedagogo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNCAB para o concurso SESC-BA. Estas questões são especificamente para o cargo de Psicopedagogo, contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SESC-BA | Psicopedagogo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SESC-BA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#120613
Banca
FUNCAB
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESC-BA
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(1,0) 1 - 

A escola historicamente se caracterizou pela visão da educação que delimita a escolarização como privilégio de um grupo, uma exclusão que foi legitimada nas políticas e práticas educacionais reprodutoras da ordem social. A partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão uma vez que os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola. Assim, a exclusão tem apresentado características comuns, que pressupõem a seleção e naturalizam o fracasso escolar, sob formas distintas, nos processos de:

  • a) integração e inclusão.
  • b) exclusão e inclusão.
  • c) segregação e inclusão.
  • d) segregação e interação.
  • e) segregação e integração.
#120614
Banca
FUNCAB
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESC-BA
Tipo
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(1,0) 2 - 

O princípio da acessibilidade está presente na concepção que orienta a construção da escola inclusiva, indicando a sua dimensão transversal que contrapõe a existência de sistemas paralelos de ensino especial e ensino regular e passa a planejar as escolas com ambientes acessíveis e sem discriminação, que garantam os direitos de cidadania e atenção à diversidade humana. O desafio da acessibilidade está colocado para a educação, seus pressupostos não estão restritos ao trabalho de determinados profissionais, mas estão direcionados para toda a escola e sociedade. Marque a alternativa que NÃO corresponde às transformações que a sua efetivação requer:

  • a) a eliminação dos preconceitos, exigindo mudança de atitude em relação às diferenças.
  • b) a adequação das estruturas físicas que permitam a circulação e mobilidade segundo os critérios de acessibilidade.
  • c) o acesso às tecnologias, aos códigos e às linguagens que possibilitem formas diferenciadas de comunicação.
  • d) a presença nas salas de aulas de professores especialistas.
  • e) a alteração das práticas pedagógicas que promovam a interação e valorizem as diferenças.
#120616
Banca
FUNCAB
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESC-BA
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(1,0) 3 - 

Na escola, pode-se dizer que a interação professor-aluno é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo ensino aprendizagem. Por essa razão, justifica-se a existência de tantos trabalhos e pesquisas na área da educação dentro dessa temática, os quais procuram destacar como requisitos básicos para qualquer prática educativa eficiente, a:

  • a) mediação cultural e o papel do professor reflexivo.
  • b) interação social e o papel do professor mediador.
  • c) integração social e o papel do professor mediador.
  • d) mediação linguística e o papel do professor especialista.
  • e) interação social e o papel do professor generalista.
#120618
Banca
FUNCAB
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Pedagogia
Concurso
SESC-BA
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(1,0) 4 - 

As práticas discriminatórias, bem como as desigualdades socioeconômicas têm repercussões diretas no fazer pedagógico e no rendimento escolar. Diante dessa constatação, a Secretaria da Educação do Estado, atenta às demandas sociais contemporâneas, que têm suporte na concepção de igualdade, na multidisciplinaridade e na diversidade étnico-racial, tem como prioridade tornar a Bahia uma referência na implementação de políticas públicas educacionais para a inclusão do ensino de história e cultura das populações negras na educação escolar. Essa implementação exige revisão das metas orçamentárias, criação de uma gestão pública democrática e inclusiva com maior investimento na:

  • a) estrutura escolar, nas adaptações e estratégias curriculares.
  • b) gestão escolar, na formação continuada e especializada de educadoras/es.
  • c) reorganização curricular, na formação inicial e continuada de educadoras/es.
  • d) organização curricular, na estrutura e no funcionamento escolar.
  • e) estrutura escolar, na formação continuada e especializada de educadoras/es.
#120619
Banca
FUNCAB
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Pedagogia
Concurso
SESC-BA
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(1,0) 5 - 

A concepção construtivista de aprendizagem escolar e do ensino entende o desenvolvimento como um processo mediado, modulado pela cultura em suas múltiplas manifestações e cenários. São as diversas práticas educacionais que os diferentes grupos sociais oferecem a seus membros que permitem a apropriação ativa da cultura por parte dos indivíduos e, sua progressiva inserção social. Nessa concepção, a educação adquire o caráter de fator de:

  • a) desenvolvimento.
  • b) mediação.
  • c) inclusão.
  • d) civilidade.
  • e) contextualização.
#120621
Banca
FUNCAB
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Pedagogia
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SESC-BA
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(1,0) 6 - 

A metacognição refere-se, entre outras coisas, à avaliação ativa, à regulação e à organização desses processos em função dos objetos cognitivos ou dos dados sobre os quais se dirigem, geralmente para alcançar uma meta ou um objetivo concreto. Segundo Noel (1994), metacognição se refere:

  • a) ao estudo dos fatores que favorecem a aprendizagem.
  • b) à capacidade de reconhecer ou de restituir o que foi aprendido.
  • c) aos conhecimentos ou percepções do sujeito numa situação de problemas.
  • d) ao que o sujeito sabe sobre seus processos de compreensão.
  • e) ao conhecimento que o sujeito tem de seus próprios processos mentais.
#120622
Banca
FUNCAB
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Pedagogia
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SESC-BA
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(1,0) 7 - 

Para que as disciplinas coloquem-se a serviço da cidadania, da aprendizagem do debate e da razão, é preciso parar de sobrecarregar os programas, assegurando aos professores e aos alunos o direito e o tempo necessários à construção conjunta de uma parte dos saberes para debater, para confrontar várias hipóteses e para encontrar os melhores caminhos. Segundo Perrenoud (2005), a educação para a cidadania tem a ver com a didática das disciplinas, com a relação com o saber e com as pedagogias:

  • a) tradicionais e neoliberais.
  • b) conectivistas e libertadoras.
  • c) ativas e construtivistas.
  • d) liberais e construtivistas.
  • e) liberais e progressistas.
#120624
Banca
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Pedagogia
Concurso
SESC-BA
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(1,0) 8 - 

Os processos escolares de ensino e aprendizagem necessariamente envolvem as pessoas de uma forma global. É importante considerar os diferentes fatores que definem a capacidade e os recursos cognitivos do aluno em face de um determinado processo de aprendizagem, assim como, em particular, suas capacidades:

  • a) relacionais e de equilíbrio pessoal.
  • b) emocionais e de equilíbrio social.
  • c) atitudinais e de agregação social.
  • d) emocionais e de equilíbrio pessoal.
  • e) relacionais e de equilíbrio mental.
#120625
Banca
FUNCAB
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SESC-BA
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(1,0) 9 - 

Ao reconhecer que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las, a educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. A partir dos referenciais para a construção de sistemas educacionais inclusivos, a organização de escolas e classes especiais passa a ser repensada, para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas, implicando uma mudança da escola em caráter:

  • a) funcional e estrutural.
  • b) estrutural e cultural.
  • c) teórico e prático.
  • d) pedagógico e sociológico.
  • e) cultural e funcional.
#120626
Banca
FUNCAB
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SESC-BA
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(1,0) 10 - 

A aprendizagem sistemática é garantida pela articulação equilibrada entre as condições internas e externas do sujeito. Na dimensão pedagógica, o meio escolar é importante gerador de condições para que tal aprendizagem se desenvolva, pois, o sujeito que aprende é constituído nas interações com o meio social do qual faz parte e onde está inserido e, na articulação entre seu aparelho biológico e suas estruturas:

  • a) cognitiva e linguística.
  • b) filogenética e ontogenética.
  • c) psicoafetiva e psicocognitiva.
  • d) cognitiva e afetiva.
  • e) linguística e afetiva.
#120627
Banca
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SESC-BA
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(1,0) 11 - 

Na Psicopedagogia, a hora do jogo é utilizada para compreender alguns processos que podem ter levado à gestação de uma patologia no aprender. A hora do jogo permite observar a dinâmica da aprendizagem. Conforme Sara Paín apud Fernández (1991), o jogar e o aprender apresentam em seu processo três momentos análogos, que são respectivamente:

  • a) inventário, organização e apropriação.
  • b) organização, categorização e exploração.
  • c) classificação, decodificação e internalização.
  • d) inventário, apropriação e decodificação.
  • e) organização, classificação e internalização.
#120628
Banca
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Pedagogia
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SESC-BA
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(1,0) 12 - 

A educação designa o conjunto de práticas sociais mediante as quais um grupo assegura que os seus membros adquirem a experiência do mesmo, historicamente acumulada e culturalmente organizada. Os instrumentos cognitivos de natureza simbólica e seus usos – processos psicológicos superiores – formam parte dessa experiência que é:

  • a) cognitiva.
  • b) psicológica.
  • c) educacional.
  • d) social.
  • e) cultural.
#120630
Banca
FUNCAB
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SESC-BA
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(1,0) 13 - 

A Psicopedagogia considera o ser humano como uma unidade de complexidades, ou seja, como um ser pluridimensional. Na medida em que determina o ser cognoscente, é constituinte no processo de construção do conhecimento, de formas e intensidades diferentes. Essas dimensões são de ordem:

  • a) biológica, sócio/interacionista e educacional.
  • b) racional, afetiva/desiderativa e relacional.
  • c) psicológica, linguística/cognitiva e interacional.
  • d) biológica, afetiva/representativa e relacional.
  • e) racional, linguística/cognitiva e social.
#120631
Banca
FUNCAB
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Pedagogia
Concurso
SESC-BA
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(1,0) 14 - 

O objetivo do trabalho de Orientação Sexual é contribuir para que os alunos do Ensino Fundamental possam desenvolver e exercer sua sexualidade com prazer e responsabilidade. Esse tema vincula-se ao exercício da cidadania na medida em que, de um lado, se propõe a trabalhar o respeito por si e pelo outro, e, por outro lado, busca garantir direitos básicos a todos, como a saúde, a informação e o conhecimento. Assinale a alternativa que NÃO corresponde às Orientações Sexuais, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • a) Identificar e expressar seus sentimentos e desejos, respeitando os sentimentos e desejos do outro.
  • b) Respeitar a diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que seja garantida a dignidade do ser humano.
  • c) Proteger-se de relacionamentos sexuais coercitivos ou exploradores.
  • d) Compreender a busca de prazer como uma dimensão distorcida da sexualidade humana.
  • e) Evitar contrair ou transmitir doenças sexualmente transmissíveis, inclusive o vírus da AIDS.
#120633
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Pedagogia
Concurso
SESC-BA
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(1,0) 15 - 

Crianças e adolescentes carregam em si potenciais construtivos, destrutivos, reparadores e criativos, de vida e de morte que podem ser estimulados e reprimidos pela cultura, através da qualidade das relações afetivas e dos valores e normas estabelecidas pela sociedade. Isto significa dizer que são vulneráveis e receptivos aos estímulos internos e externos que participam na formação de sua identidade, pois estão em pleno desenvolvimento:

  • a) físico, mental e emocional.
  • b) cognitivo, psicológico e relacional.
  • c) biológico, psicológico e social.
  • d) físico, afetivo e social.
  • e) biológico, intelectual e social.