Processando...

Simulado SESC-BA | Psicopedagogo | CONCURSO

Simulado SESC-BA | Psicopedagogo

📚 Simulado SESC-BA | Psicopedagogo | cód.8075

Estude com estratégia: o simulado SESC-BA foi criado pensando em você! 📘

 

🔗 Vejam mais simulados SESC-BA

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado SESC-BA foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: SESC-BA
  • 👔 Cargo: Psicopedagogo
  • 📚 Matéria: Pedagogia
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: FUNCAB
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado SESC-BA e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões SESC-BA

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso SESC-BA


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SESC-BA. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre SESC-BA


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SESC-BA.

Ver apostilas para SESC-BA


📢 Concursos Abertos para SESC-BA

Veja os concursos abertos da instituição SESC-BA. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para SESC-BA


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#120568
Banca
FUNCAB
Matéria
Pedagogia
Concurso
SESC-BA
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Segundo Saltini (2002) apud Porto (2009), a criança deseja e necessita ser amada, aceita, acolhida e ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e do aprendizado. A presença do adulto dá a criança segurança física e emocional que a leva a explorar mais o ambiente e aprendendo consequentemente. Na interação entre professor e aluno, estabelecida na escola, exercem influência decisiva a:

    • a) comunicação e a afetividade.
    • b) afetividade e a cognição.
    • c) comunicação e a cognição.
    • d) informação e a afetividade.
    • e) informação e a emoção.
    #120569
    Banca
    FUNCAB
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    SESC-BA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 17 - 

    A aprendizagem escolar é vista como um processo ativo, essencialmente individual e interno. Individual, porque entende que os alunos devem realizar seu próprio processo de construção de significados e de atribuição de sentido sobre os conteúdos escolares, sem que ninguém possa substituí-los nessa tarefa; e interno, porque a aprendizagem não é entendida como o resultado da leitura pura e simples da experiência, mas sim como fruto de um complexo e intrincado processo. Tal afirmação corresponde, no campo da Psicologia da Educação, às teorias:

    • a) interacionistas.
    • b) centradas no sujeito.
    • c) sociológicas.
    • d) empiristas.
    • e) construtivistas.
    #120570
    Banca
    FUNCAB
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    SESC-BA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 18 - 

    Dada a diversidade do alunado e das realidades escolares, não temos ainda conhecimentos e experiências de escolas inclusivas acumuladas que permitam afirmar que as classes comuns da maioria das escolas brasileiras – com número grande de alunos, professores sem formação adequada, entre outros aspectos – são a melhor opção para a aprendizagem e o desenvolvimento destes alunos. Nesse sentido, segundo Ainscow (2004) apud Glat (2009) a inclusão escolar pressupõe três elementos básicos:

    • a) presença, participação e construção do conhecimento.
    • b) integração, comunicação e adaptação do currículo.
    • c) interação, acessibilidade e adaptação do currículo.
    • d) presença, comunicação e construção do conhecimento.
    • e) acessibilidade, participação e construção de vínculo.
    #120571
    Banca
    FUNCAB
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    SESC-BA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 19 - 

    A proposta da Psicopedagogia, numa ação preventiva, é adotar uma postura crítica frente ao fracasso escolar, numa concepção mais totalizante, visando a propor novas alternativas de ação voltada para a melhoria da prática pedagógica nas escolas. O atendimento psicopedagógico pode, em determinados casos, recorrer a propostas corporais, artísticas etc, sempre comprometido com o trabalho escolar. Assinale a alternativa que NÃO corresponde à atividade do Psicopedagogo.

    • a) Orientação de estudos.
    • b) Apropriação dos conteúdos escolares.
    • c) Desenvolvimento do raciocínio.
    • d) Modelagem cognitivo-comportamental.
    • e) Atendimento de crianças com necessidades educacionais especiais.
    #120572
    Banca
    FUNCAB
    Matéria
    Pedagogia
    Concurso
    SESC-BA
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 20 - 

    Visca (1987) que exerceu e exerce uma influência fundamental na Psicopedagogia no Brasil, baseia a Psicopedagogia numa “epistemologia convergente”, termo que denomina sua conceituação de aprendizagem e suas dificuldades, em função da integração por assimilação recíproca, das contribuições das escolas:

    • a) psicanalítica, vygotskyana e de psicologia comportamental.
    • b) lacaniana, piagetiana e de neuropsicologia.
    • c) psicanalítica, piagetiana e de psicologia social.
    • d) behaviorista, lacaniana e de psicologia comportamental.
    • e) psicanalítica, vygotskyana e de psicologia social.