Processando...

Simulado SESAP-RN - Medicina - Médico Clínico Geral | CONCURSO

Simulado SESAP-RN - Medicina - Médico Clínico Geral

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SESAP-RN.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca FUNCAB, para nível Superior do cargo de Clínico Geral. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SESAP-RN.

*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimentos Específicos do concurso SESAP-RN.

Diagnóstico e tratamento das afecções mais prevalentes em Atenção Primária em Saúde, na infância, na adolescência, na idade adulta e na velhice. Promoção e proteção à saúde da criança, da mulher, do adolescente, do adulto e idoso. Conhecimento sobre o ciclo vital, a estrutura e a dinâmica familiar. Reconhecimento e abordagem às crises familiares, evolutivas e não evolutivas, às disfunções familiares no âmbito da Medicina de Família e Comunidade. Promoção de ações de educação em saúde e ações em parceria com a Comunidade. Cadastro familiar e delineamento do perfil de saúde de grupos familiares. Estudos de prevalência e incidência de morbimortalidade e de indicadores de saúde na população. Principais patologias do recém nascido, principais doenças infecto contagiosas da infância. Principais doenças cirúrgicas da infância. Assistência à gestação normal, identificando os diferentes tipos de risco. Diagnóstico e tratamento das afecções mais prevalentes do ciclo gravídicopuerperal. Assistência ao parto e puerpério normais. Cuidados ao recém nascido normal e condução da puericultura. Orientação dos distúrbios psicológicos mais comuns na prática ambulatorial. Doenças cardiovasculares. Doenças respiratórias. Doenças renais. Doenças gastrintestinais. Doenças hepáticas, da vesícula e vias biliares. Doenças hematológicas. Doenças metabólicas. Doenças nutricionais. Doenças endócrinas. Doenças do sistema ósseo. Doenças do sistema imune. Doenças músculo esqueléticas e do tecido conjuntivo. DST/AIDS – Medidas Preventivas e Diagnóstico Diferencial. Doenças parasitárias. Doenças neurológicas. Doenças de peleTumorais. Urgências e Emergências. Epidemiologia e Saúde. Medicina Ambulatorial. Planejamento Familiar: Métodos Contraceptivos, Aleitamento Materno. Saúde da Mulher. Saúde da Criança. Saúde Mental. Saúde do Idoso. Diabete e Hipertensão. Alcoolismo e Tabagismo. Saúde do Trabalhador. Saúde Ocupacional e Ambiental. Acidentes por animais Peçonhentos. Doenças de Notificação Compulsória, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento. Reconhecimento e primeiros cuidados às afecções graves e urgentes. Orientação pré e pósoperatória das intervenções cirúrgicas mais simples. Interpretação de exames complementares de apoio diagnóstico na atividade clínica diária.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos.

#40437
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Em relação às medidas relacionadas à prevenção e promoção da saúde da criança e do adolescente selecione a afirmativa correta.

  • a) O teste formal para detecção de problemas de desenvolvimento tem alto valor preditivo e tem baixa incidência de falsos positivos, justificando a sua utilização rotineira na atenção primária à saúde.
  • b) O acompanhamento (aferição e plotagem) dos dados antropométricos no primeiro ano de vida ajuda na educação e tranquilização dos pais, mas não há consenso do benefício do seu registro entre o primeiro e o segundo ano de vida.
  • c) A supervisão da saúde da criança deve começar no pré- natal e o aconselhamento em relação à segurança é obrigatório para todas as crianças e, principalmente, adolescentes.
  • d) O exame físico tem baixa sensibilidade e especificidade para detecção das cardiopatias congênitas na criança.
  • e) As evidências epidemiológicas recomendam a triagem da hipertensão arterial a partir dos doze anos de idade.
#40438
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Selecione a afirmativa correta em relação à prevenção e promoção da saúde do idoso.

  • a) Não há evidência epidemiológica da relação da desnutrição e aumento da morbidade no idoso.
  • b) Não há evidência do benefício do uso da vacina antipneumocócica para prevenir pneumonias em pacientes imunocompetentes com mais de 55 anos em instituições.
  • c) A ausência do cuidador não interfere na vulnerabilidade da pessoa idosa.
  • d) Os pacientes que sofreram quedas no último ano devem ter suas medicações revistas, especialmente os que usam quatro medicações ou mais.
  • e) A incontinência urinária em idosos não institucionalizados não interfere na qualidade de vida do idoso.
#40439
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Em relação à estratégia da saúde da família na atenção primária, selecione a afirmativa correta.

  • a) A estratégia de reorganização da atenção básica através da implantação do programa de saúde da família não contribui para o acesso e efetividade do modelo de atenção à saúde.
  • b) Um dos referenciais do pacto de atenção básica é a criação de indicadores baseado no atendimento às doenças.
  • c) A diretriz da estratégia da saúde da família reproduz o modelo biomédico, ou seja, médico-centrado.
  • d) A estratégia de saúde da família baseia-se na demanda espontânea e na abordagem dos problemas dos usuários.
  • e) A definição do território associado ao cadastramento das famílias é um passo fundamental da organização do trabalho em equipe de saúde da família.
#40440
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Selecione a afirmativa correta sobre os problemas mais comuns no recém-nascido e no lactente.

  • a) no lactente, a regurgitação e o vômito têm a mesma importância clínica e devem ser investigados e tratados.
  • b) como os recém-nascidos amamentados ao seio podem apresentar fezes espumantes e explosivas, o diagnóstico diferencial com a diarreia deve levar em consideração a perda de peso e a desidratação.
  • c) a constipação intestinal no lactente pequeno deve ser investigada devido à alta prevalência de doença orgânica.
  • d) o uso de óleo mineral por tempo prolongado, acima de dois meses, não interfere na absorção de vitaminas lipossolúveis.
  • e) não há relação entre a vulvovaginite materna durante a gestação e a candidíase oral do recém-nascido.
#40441
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Selecione a afirmativa correta sobre o acompanhamento da gestação normal.

  • a)     Não há evidência epidemiológica do impacto das ações educativas como o apoio à cessação do tabagismo e a redução do baixo peso ao nascer.
  • b)     Na primeira consulta do pré-natal o exame da gestante inclui inspeção e palpação das mamas, inspeção vulvar, exame especular e o exame citológico do colo uterino caso não tenha sido realizado durante o ano precedente.
  • c)     O rastreamento da sífilis deve ser realizado na primeira consulta, só sendo repetido no momento do parto e em casos de abortamento.
  • d)     Não está indicado o rastreamento da hepatite B no pré- natal visto que não há evidência do benefício do diagnóstico para o recém-nascido.
  • e)     No acompanhamento do pré-natal a medida do fundo de útero tem baixa sensibilidade para prever restrição do crescimento uterino.
#40442
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Em relação à assistência ao parto e ao puerpério selecione a afirmativa correta.

  • a) Nas mulheres em amamentação exclusiva em amenorreia a probabilidade acumulada de gravidez é alta, acima de 40%, e o início de métodos contraceptivos devem ser iniciados precocemente (primeira ou segunda semana).
  • b) Considera-se como hipertensão arterial na gravidez a tomada da pressão arterial de no mínimo 140/90 mmHg. 
  • c) Na gravidez entende-se como proteinúria significativa a perda de proteína acima de 1 grama numa coleção de urina de 24 horas.
  • d) Entre as recomendações de acompanhamento encontrase a realização de uma ultrassonografia antes de trinta semanas, devido à sensibilidade, para determinar a idade gestacional.
  • e) No acompanhamento do pré-natal considera-se anemia grave os níveis séricos de hemoglobina menores que 10 g/dl.
#40443
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Selecione a afirmativa correta em relação à abordagem dos transtornos psicológicos na atenção primária à saúde.

  • a)     Na abordagem ambulatorial, os sintomas de alucinações – isolamento, humor eufórico – orientam para a suspeita de um transtorno neurótico benigno.
  • b)     A abordagem do paciente poliqueixoso pelo modelo biomédico tradicional é suficiente para a compreensão e orientação do transtorno psíquico.
  • c)     Nos serviços de atenção primária à saúde, o diagnóstico da depressão não sofre interferência da abordagem do médico, visto que os sintomas físicos orientam o diagnóstico da doença.
  • d)     O diagnóstico da depressão grave indica o uso de medicamentos, já na depressão leve à moderada medidas como a psicoterapia podem ser efetivas.
  • e)     O paciente hipocondríaco apresenta inúmeros sintomas físicos e tem boa capacidade de abstração o que facilita a abordagem psicológica dos problemas.
#40444
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Selecione a afirmativa correta em relação à abordagem do paciente com cálculo renal.

  • a)     Os cálculos de ácido úrico são radiopacos.
  • b)     Os adultos com cálculos renais recorrentes e as crianças com cálculo único devem ser investigados com exame de sangue e de urina.
  • c)     Os cálculos coraliformes são relacionados ao metabolismo do fosfato e não aumentam a morbidade pela presença de infecção.
  • d)     Apesar do componente familiar, a doença calculosa de cálcio geralmente provoca um único episódio com baixas taxas de recidiva.
  • e)     Não há evidência da redução da formação de cálculos nos pacientes tratados com diuréticos tiazídicos.
#40601
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Selecione a afirmativa correta na abordagem das doenças cardiovasculares.

  • a) Não há evidência epidemiológica do uso de contraceptivos orais e o risco de acidente vascular encefálico.
  • b) Os acidentes isquêmicos transitórios que ocorrem em número e frequências maiores têm uma probabilidade alta de evoluir para acidente vascular isquêmico.
  • c) No acompanhamento do paciente com acidente vascular embólico a terapêutica trombolítica pode ser considerada independente do episódio inicial evoluir para hemorragia.
  • d) As embolias de origem cardiovascular raramente originam acidentes vasculares isquêmicos.
  • e) A fibrilação atrial não reumática não está associada ao risco de embolia cerebral.
#40602
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Selecione a afirmativa correta na abordagem dos distúrbios musculoesqueléticos.

  • a) Os sintomas articulares do acometimento pela hepatite B não se confundem com os da artrite reumatoide.
  • b) A artrite reumatoide frequentemente acomete o eixo axial.
  • c) O acometimento das articulações de membros superiores – múltiplo e com inflamação, é mais sugestivo do quadro de gota.
  • d) A osteoartrite e a polimialgia incidem mais no adulto jovem.
  • e) A artrite reumatoide é mais comum em mulheres de meia idade, com predomínio de acometimento articular simétrico.