Processando...

Simulado SESAP-RN - Conhecimentos Específicos - Médico Clínico Geral | CONCURSO

Simulado SESAP-RN - Conhecimentos Específicos - Médico Clínico Geral

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SESAP-RN.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca FUNCAB, para nível Superior do cargo de Clínico Geral. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SESAP-RN.

*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimentos Específicos do concurso SESAP-RN.

Diagnóstico e tratamento das afecções mais prevalentes em Atenção Primária em Saúde, na infância, na adolescência, na idade adulta e na velhice. Promoção e proteção à saúde da criança, da mulher, do adolescente, do adulto e idoso. Conhecimento sobre o ciclo vital, a estrutura e a dinâmica familiar. Reconhecimento e abordagem às crises familiares, evolutivas e não evolutivas, às disfunções familiares no âmbito da Medicina de Família e Comunidade. Promoção de ações de educação em saúde e ações em parceria com a Comunidade. Cadastro familiar e delineamento do perfil de saúde de grupos familiares. Estudos de prevalência e incidência de morbimortalidade e de indicadores de saúde na população. Principais patologias do recém nascido, principais doenças infecto contagiosas da infância. Principais doenças cirúrgicas da infância. Assistência à gestação normal, identificando os diferentes tipos de risco. Diagnóstico e tratamento das afecções mais prevalentes do ciclo gravídicopuerperal. Assistência ao parto e puerpério normais. Cuidados ao recém nascido normal e condução da puericultura. Orientação dos distúrbios psicológicos mais comuns na prática ambulatorial. Doenças cardiovasculares. Doenças respiratórias. Doenças renais. Doenças gastrintestinais. Doenças hepáticas, da vesícula e vias biliares. Doenças hematológicas. Doenças metabólicas. Doenças nutricionais. Doenças endócrinas. Doenças do sistema ósseo. Doenças do sistema imune. Doenças músculo esqueléticas e do tecido conjuntivo. DST/AIDS – Medidas Preventivas e Diagnóstico Diferencial. Doenças parasitárias. Doenças neurológicas. Doenças de peleTumorais. Urgências e Emergências. Epidemiologia e Saúde. Medicina Ambulatorial. Planejamento Familiar: Métodos Contraceptivos, Aleitamento Materno. Saúde da Mulher. Saúde da Criança. Saúde Mental. Saúde do Idoso. Diabete e Hipertensão. Alcoolismo e Tabagismo. Saúde do Trabalhador. Saúde Ocupacional e Ambiental. Acidentes por animais Peçonhentos. Doenças de Notificação Compulsória, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento. Reconhecimento e primeiros cuidados às afecções graves e urgentes. Orientação pré e pósoperatória das intervenções cirúrgicas mais simples. Interpretação de exames complementares de apoio diagnóstico na atividade clínica diária.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos.

#40603
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Em relação à abordagem clínica e terapêutica das doenças sexualmente transmissíveis selecione a afirmativa correta.

  • a) No Brasil, a incidência da sífilis na gestação é baixa devido ao rastreamento e tratamento adequado dos parceiros sexuais das gestantes com exame positivo.
  • b) No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde indica a substituição do uso da penicilina pelas quinolonas devido à resistência elevada do tratamento tradicional.
  • c) Para melhorar a adesão ao tratamento, a Organização Mundial de Saúde recomenda a utilização de dois tipos de fármacos – um mais barato para populações carentes e outro mais caro para centros de referência.
  • d) No rastreamento sorológico de gestantes com títulos baixos (1/4) recomenda-se a utilização de teste treponêmico direto para confirmação da sífilis.
  • e) Os parceiros expostos dentro de noventa dias do diagnóstico da sífilis só devem ser tratados com sorologia positiva.
#40604
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Em relação à abordagem do hipotiroidismo selecione a afirmativa correta.

  • a) O predomínio da produção noturna do hormônio estimulante da tireoide (TSH) explica a dificuldade do diagnóstico clínico e laboratorial do hipotiroidismo.
  • b) O exame do TSH como exame de triagem é recomendado para os casos de suspeita de hipotiroidismo, inclusive nos casos de suspeita de doença hipofisária.
  • c) A dosagem do TSH elevada com exame clínico normal constitui o hipotiroidismo subclínico.
  • d) Desde o início do quadro as manifestações clínicas do hipotiroidismo costumam ser evidentes e facilitam o diagnóstico clínico.
  • e) A reposição do hormônio tieroideano (T4) independe dos níveis sanguíneos do TSH.
#40605
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Em relação ao quadro clínico e epidemiológico das hepatites, selecione a afirmativa correta. 

  • a) A detecção concomitante do anti-Hbs com o Hbs Ag é comum e constitui um dos marcadores da boa evolução clínica da hepatite B.
  • b) A utilização do rastreamento sorológico da hepatite com a pesquisa do anti-Hbc permite a detecção dos casos que ainda não apresentam o anti-Hbs detectável.
  • c) No padrão de cronicidade determinado pelo vírus B, o anti-Hbs não é detectável ou aparece em níveis muito baixos e o anti-Hbc é principalmente da classe IgM. 
  • d) No Brasil, os estudos epidemiológicos demonstram que a transmissão da hepatite C ocorre predominantemente por via sexual.
  • e) Após a imunização com a vacina anti-hepatite B, ocorre a elevação do anti-Hbs e do anti-Hbc IgM. 
#40606
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Selecione a afirmativa correta em relação ao quadro clínico e tratamento da hipertensão arterial.

  • a) Não há evidência clínica epidemiológica do benefício do tratamento da hipertensão sistólica em pacientes com 65 anos ou mais.
  • b) Não há evidência epidemiológica da associação do uso de álcool e hipertensão arterial.
  • c) Acima de noventa por cento dos pacientes hipertensos são sensíveis à redução do sal na dieta. 
  • d) O grupo de pacientes hipertensos chamados não modulares (redução da resposta suprarrenal à restrição de sódio) é mais resistente à insulina e se beneficia do uso de um inibidor da enzima conversora de angiotensina.
  • e) Não há evidência epidemiológica da associação da resistência à insulina e hipertensão.
#40607
Banca
FUNCAB
Matéria
Medicina
Concurso
SESAP-RN
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Em relação ao quadro clínico e ao tratamento do diabetes mellitus, selecione a afirmativa correta.

  • a) Não há evidência epidemiológica da associação de resistência à insulina e da obesidade com o diabetes mellitus do tipo 2.
  • b) Uma glicemia isolada de 200 mg%, acompanhada de sintomas de poliúria e polidipsia, é suficiente para o diagnóstico do diabetes mellitus.
  • c) As evidências epidemiológicas demonstram uma associação maior da hiperglicemia com as complicações macrovasculares do que com as microvasculares.
  • d) Os estudos epidemiológicos só demonstram benefício do controle da glicemia com níveis mais baixos da HbA1c.
  • e) No Brasil, os índices de utilização da insulina NPH em pacientes com diabetes de mais de dez anos de evolução são similares aos dos países europeus (27%).