Simulado Senado Federal de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado Senado Federal de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO SENADO FEDERAL DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso Senado Federal.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO Este simulado contém questões da Senado Federal que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores Senado Federal, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO O Simulado Senado Federal de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso Senado Federal.

RANKING DO SIMULADO Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso Senado Federal. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO Senado Federal Para realizar o simulado Senado Federal você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado Senado Federal você verá as questões que errou e acertou.

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#136522
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(1,0)

O ponto de partida para qualquer área do conhecimento humano deve ser sempre os princípios que a sustentam. Esses princípios espelham a ideologia de determinado sistema, seus postulados básicos e seus fins. Os princípios são eleitos como fundamentos e qualificações essenciais da ordem que institui.

A partir do exposto, NÃO é correto inferir que

  • a) o Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou a uma instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
  • b) o Patrimônio pertence à Entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou a agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova Entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.
  • c) o Princípio da Entidade se afirma, para o ente público, pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente.
  • d) o Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio não precisam levar em conta esta circunstância.
  • e) a autonomia patrimonial vinculada ao princípio da entidade no setor público tem origem na destinação social do patrimônio e a responsabilização pela obrigatoriedade da prestação de contas pelos agentes públicos.
#136511
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(1,0)

O enunciado a seguir refere-se à questão.

Ao final de um exercício financeiro, determinada unidade orçamentária apresentava, em seu balanço orçamentário, um superávit de $40 e um déficit de capital de $20. Admitindo que as receitas correntes previstas e arrecadadas montaram em $70 e $70, e que as receitas de capital previstas e arrecadadas foram de $20 e $15.

Com base nas informações contidas no enunciado, é correto afirmar que as despesas correntes e de capital realizadas foram, respectivamente, iguais a

  • a) $10 e $35.
  • b) $45 e $35
  • c) $35 e $20.
  • d) $20 e $30
  • e) $20 e $10.
#136504
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(1,0)

No que se refere ao orçamento público, NÃO é correto afirmar que

  • a) a proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos nas Constituições e nas Leis Orgânicas dos Municípios, compor-se-á de Mensagem, que conterá exposição circunstanciada da situação econômico-financeira, documentada com demonstração da dívida fundada e flutuante, saldos de créditos especiais, restos a pagar e outros compromissos financeiros exigíveis, Projeto de Lei de Orçamento e Tabelas explicativas.
  • b) a Lei Orçamentária Anual compreenderá: (I) o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público; (II) o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; e (III) o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta e indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
  • c) o fato da LOA conter três orçamentos não fere o Princípio da Unidade.
  • d) os orçamentos fiscal e de investimento, compatibilizados com o Plano Plurianual, terão, entre suas funções, a de reduzir desigualdades interregionais, segundo o critério de distribuição de renda, nos termos da Constituição da República
  • e) a Constituição destaca, ainda, que os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes, poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa.
#136505
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(1,0)

No que se refere ao orçamento e à contabilidade aplicáveis ao setor público, NÃO é correto afirmar que

  • a) a dívida ativa compreende os créditos do Poder Público junto a terceiros. É uma espécie de “contas a receber” na contabilidade. Divide-se em dívida ativa tributária (quando decorre de impostos, taxas e contribuições) e não tributária (as demais).
  • b) uma vez que a iniciativa das leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA) compete ao Poder Executivo, cabe a este Poder a responsabilidade de formular a sua proposta e consolidar as propostas encaminhadas pelos demais Poderes.
  • c) depois de consolidada pelo Poder Executivo, a proposta orçamentária é, então, encaminhada ao Legislativo, em até quatro meses do encerramento do exercício (nos termos dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT).
  • d) Presidente da República pode encaminhar ao Congresso mensagem propondo retificação no projeto de lei orçamentária encaminhado, desde que não tenha sido concluída na comissão mista a votação da parte que se pretende alterar.
  • e) no que tange às emendas parlamentares à lei orçamentária anual, há regras constitucionais que precisam ser observadas para que sejam válidas, dentre as quais é possível citar a necessidade de serem compatíveis com o PPA e a LDO.
#136506
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(1,0)

A dívida flutuante no Poder Público compreende

I. os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida.

II. os serviços da dívida a pagar.

III. os depósitos.

IV. os débitos de tesouraria.

Considerando o exposto, assim como o disposto na Lei nº 4.320/64, NÃO é correto afirmar que

  • a) os serviços da dívida compreendem o montante dos juros e taxas de administração decorrentes de operações de crédito anteriormente feitas.
  • b) os depósitos evidenciam valores que poderão ser devolvidos/restituídos. Como exemplo, podem-se citar os depósitos em garantia feitos por licitantes, exigidos em determinados certames para evidenciar que determinado fornecedor tem condições de cumprir o que está se propondo a fazer. Após a entrega do objeto ou adimplemento de condição, os recursos devem ser devolvidos.
  • c) os débitos de tesouraria tratam de dívidas efetuadas com a finalidade de equilibrar o caixa.
  • d) a dívida fundada compreende os compromissos de exigibilidade inferiores a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos.
  • e) todas as operações de que resultem débitos e créditos de natureza financeira, não compreendidas na execução orçamentária, serão também objeto de registro, individuação e controle contábil.
#136507
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(1,0)

Os créditos adicionais são autorizações concedidas ao chefe de Poder para que ele realize despesas além (ou de forma diferente) do que estava previsto no orçamento. Na prática, corresponde a uma autorização concedida pelo Poder Legislativo ao Poder Executivo. É necessário que essa autorização seja concedida por meio de lei, uma vez que o orçamento no Brasil é uma lei (LOA) e, para modificá-la, é preciso outra lei.

Considerando o exposto, NÃO é correto afirmar que

    • a) os créditos suplementares objetivam reforçar a dotação (montante destinado na LOA) inicialmente prevista no orçamento, cujos valores foram insuficientemente previstos para contemplar os gastos do exercíci
    • b) uma das origens dos créditos adicionais corresponde ao excesso de arrecadação do exercício corrente, qual seja a diferença entre o valor estimado da arrecadação e o efetivamente realizado (recebido). Vale ressaltar que, em virtude do princípio do equilíbrio, a receita prevista no orçamento equivale à despesa fixada. Dessa forma, caso os ingressos estimados tenham totalizado R$ 100,00 e o ente tenha arrecadado R$ 120,00, é possível abrir créditos adicionais de R$ 20,00. É preciso, contudo, destacar que o excesso de arrecadação deve considerar a tendência do exercício.
    • c) a reserva para contingências também pode ser uma fonte para a abertura de créditos adicionais. Ela funciona como uma espécie de poupança, sendo materializada por meio de um programa de trabalho com dotação destinada a enfrentar situações que possam comprometer a execução orçamentária e as metas fiscais estabelecidas na LDO.
    • d) tendo em vista a autonomia administrativa e financeira do Ministério Público e a interdependência dos Poderes, é o Procurador-Geral de Justiça (chefe do Parquet) quem tem a iniciativa para propor a alteração da lei orçamentária no que diz respeito à abertura dos créditos adicionais diretamente junto ao Poder Legislativo.
    • e) as operações de crédito constituem uma das origens dos créditos adicion
    #136508
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    (1,0)

    Considerando o previsto na Lei nº 4.320/64, NÃO é correto afirmar que

    • a) haverá registros analíticos de todos os bens de caráter permanente, com indicação dos elementos necessários para a perfeita caracterização de cada um deles e dos agentes responsáveis pela sua guarda e administração.
    • b) a contabilidade manterá registros sintéticos dos bens móveis e imóveis.
    • c) levantamento geral dos bens móveis e imóveis terá por base o inventário analítico de cada unidade administrativa e os elementos da escrituração sintética na contabilidade.
    • d) os serviços públicos industriais, ainda que não organizados como empresa pública ou autárquica, manterão contabilidade especial para determinação dos custos, ingressos e resultados, com prejuízo da escrituração patrimonial e financeira comum.
    • e) o Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
    #136509
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    (1,0)

    O enunciado a seguir refere-se à questão.

    Ao final de um exercício financeiro, determinada unidade orçamentária apresentava, em seu balanço orçamentário, um superávit de $40 e um déficit de capital de $20. Admitindo que as receitas correntes previstas e arrecadadas montaram em $70 e $70, e que as receitas de capital previstas e arrecadadas foram de $20 e $15.

    Com base nas informações contidas no enunciado, é correto afirmar que o resultado orçamentário corrente foi igual a

    • a) 60
    • b) 70
    • c) 20
    • d) 40
    • e) 50
    #136510
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    (1,0)

    O enunciado a seguir refere-se à questão.

    Ao final de um exercício financeiro, determinada unidade orçamentária apresentava, em seu balanço orçamentário, um superávit de $40 e um déficit de capital de $20. Admitindo que as receitas correntes previstas e arrecadadas montaram em $70 e $70, e que as receitas de capital previstas e arrecadadas foram de $20 e $15.

    Com base nas informações contidas no enunciado, é correto afirmar que houve um déficit de arrecadação correspondente a

    • a) – 5
    • b) – 10
    • c) – 15
    • d) – 20
    • e) – 25
    #136512
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    (1,0)

    O enunciado a seguir refere-se à questão.

    Considere os dados a seguir:

    Receitas correntes: R$ 14.000

    Receitas de capital: R$ 7.000

    Mutações patrimoniais da despesa: R$ 2.000

    Variações ativas independentes da execução orçamentária: R$ 3.000

    Despesas correntes: R$ 7.000

    Despesas de capital: R$ 2.000

    Mutações patrimoniais da receita: R$ 7.000

    Variações passivas independentes da execução orçamentária: R$ 4.000

    Com base nas informações contidas no enunciado, é correto afirmar que o resultado

    • a) patrimonial independente da execução orçamentária foi de R$ – 3.000 (déficit).
    • b) patrimonial resultante da execução orçamentária foi de R$ 7.000.
    • c) patrimonial independente da execução orçamentária foi de R$ 1.000.
    • d) orçamentário foi de R$ 10.000.
    • e) orçamentário foi de R$ 14.000.
    #136521
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    (1,0)

    No tocante aos princípios e às práticas referentes à Contabilidade, NÃO é correto afirmar que

    • a) no âmbito da entidade pública, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade.
    • b) o Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
    • c) a falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de sua relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.
    • d) a atualização monetária representa nova avaliação, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período.
    • e) nos registros dos atos e fatos contábeis relativos ao setor público será considerado o valor original dos componentes patrimoniais.
    #136513
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    (1,0)

    O enunciado a seguir refere-se à questão.

    Considere os dados a seguir:

    Receitas correntes: R$ 14.000

    Receitas de capital: R$ 7.000

    Mutações patrimoniais da despesa: R$ 2.000

    Variações ativas independentes da execução orçamentária: R$ 3.000

    Despesas correntes: R$ 7.000

    Despesas de capital: R$ 2.000

    Mutações patrimoniais da receita: R$ 7.000

    Variações passivas independentes da execução orçamentária: R$ 4.000

    Ao confeccionarmos a Demonstração das Variações Patrimoniais, é possível afirmar que o

    • a) resultado orçamentário é de R$ 11.000.
    • b) total das variações ativas monta em R$ 26.000.
    • c) resultado patrimonial é de R$ 7.000 positivo.
    • d) resultado extraorçamentário é de R$ 4.000.
    • e) total das variações passivas monta em R$ 22.000.
    #136514
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    (1,0)

    O enunciado a seguir refere-se à questão.

    O quadro abaixo apresenta as informações de um balanço financeiro.

    Sabe-se que as despesas orçamentárias pagas no exercício montaram em 400, tendo sido a diferença já incluída na coluna da receita.

    Com base nas informações contidas no enunciado, é correto afirmar que os restos a pagar inscritos no ano foram de

    • a) 1.000.
    • b) 1.400.
    • c) 600.
    • d) 400.
    • e) 800.
    #136515
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    (1,0)

    O enunciado a seguir refere-se à questão.

    O quadro abaixo apresenta as informações de um balanço financeiro.

    Sabe-se que as despesas orçamentárias pagas no exercício montaram em 400, tendo sido a diferença já incluída na coluna da receita.

    Com base nas informações contidas no enunciado, é correto afirmar que o resultado financeiro foi igual a

    • a) 600.
    • b) 400.
    • c) 200.
    • d) 1.000.
    • e) 1.200.
    #136516
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    (1,0)

    Considerando o disposto na Resolução nº 1.111/07, NÃO é correto afirmar que

    • a) o Princípio da Competência não se aplica integralmente ao Setor Público.
    • b) o Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.
    • c) as estimativas de valores que afetam o patrimônio devem refletir a aplicação de procedimentos de mensuração que prefiram montantes, menores para ativos, entre alternativas igualmente válidas, e valores maiores para passivos.
    • d) a aplicação do Princípio da Prudência não deve levar a excessos ou a situações classificáveis como manipulação do resultado, ocultação de passivos, super ou subavaliação de ativos. Pelo contrário, em consonância com os Princípios Constitucionais da Administração Pública, deve constituir garantia de inexistência de valores fictícios, de interesses de grupos ou pessoas, especialmente gestores, ordenadores e controladores.
    • e) o Princípio da Prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para os do passivo.