Processando...

Simulado Semiótica | Concursos Diversos | CONCURSO

Simulado Semiótica | Concursos Diversos

📚 Simulado Semiótica gratuito | cód.4180

Prepare-se com inteligência: resolva o simulado . Concursos Diversos agora mesmo! 🧠

 

🔗 Vejam mais simulados . Concursos Diversos

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado . Concursos Diversos foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado . Concursos Diversos e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões . Concursos Diversos

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso . Concursos Diversos


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso . Concursos Diversos. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre . Concursos Diversos


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso . Concursos Diversos.

Ver apostilas para . Concursos Diversos


📢 Concursos Abertos para . Concursos Diversos

Veja os concursos abertos da instituição . Concursos Diversos. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para . Concursos Diversos


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#45663
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Semiótica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

No início da década de 40, um engenheiro elétrico, com formação matemática, propõe um esquema que ficou conhecido como “sistema geral de comunicação”. Para ele, o problema da comunicação consiste em reproduzir em um ponto determinado (de maneira exata ou aproximada) uma mensagem selecionada em outro ponto. Em outras palavras, há uma cadeia, na qual uma fonte produz uma mensagem que é codificada e transforma a mensagem em sinais que são transmitidos por um canal até um receptor cuja mensagem é decodificada e reconstruída. Esse esquema foi elaborado por

  • a) Wright Mills.
  • b) Henri Lefebvre.
  • c) Claude Elwood Shannon.
  • d) Harold Lasswell. 
  • e) Charles S. Peirce. 
#45664
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Semiótica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

O modelo semiótico-textual proposto por Umberto Eco e Paolo Fabbri oferece uma reorganização metodológica da pesquisa em comunicação. Nesse modelo,

  • a) o texto deixa de ser o principal foco do objeto da comunicação e a mensagem ocupa o centro das tensões metodológicas.
  • b) as técnicas de pesquisa demonstram a irreconciliável complementaridade entre coesão e coerência intertextual.
  • c) a noção geral de cultura não reconhece os limites entre a cultura erudita e a cultura de massa.
  • d) os receptores são destinatários de mensagens e os conjuntos textuais são criados a partir da experiência de cada um.
  • e) a mensagem deixa de ser o centro do processo comunicativo e o texto passa a ser reconhecido como o tecido intertextual da significação.
#45665
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Semiótica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Considerando a teoria, os conceitos e os paradigmas da comunicação, assinale a alternativa correta. 

  • a) Contrapondo-se à teoria da comunicação, a semiótica é o estudo da natureza, dos tipos e das funções de signos. 
  • b) Fenômenos como o da internet evoluem na contramão da segmentação de públicos ao disponibilizar grandes quantidades de informação a um número ainda maior de receptores. 
  • c) A teoria do agendamento (agenda setting), desenvolvida por Lasswell, discute a tendência de os consumidores de notícias considerarem mais importantes os assuntos que são veiculados com maior destaque na cobertura jornalística.
  • d) Posteriormente trocada por “indústria cultural”, a expressão cultura de massa, disseminada por meio dos veículos de comunicação de massa, define os conteúdos desenhados para atingir um grande grupo popular, transcendendo qualquer distinção de natureza social, étnica, etária ou sexual.
  • e) Os novos paradigmas, forjados pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, colocaram por terra a velha agenda setting. 
#45666
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Semiótica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Está comprovado por inúmeros estudos que a utilização de cores em determinadas situações gera sensações específicas. A cor vermelha, por exemplo, está relacionada 

  • a) à alegria, à vitalidade e à força.  
  • b) à sensação de calma. 
  • c) ao sentimento de paz e isolamento. 
  • d) a um sentimento trágico. 
  • e) à expressão de profundidade. 
#45667
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Semiótica
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Na leitura de um texto, ocorre uma ação ótica e uma mental, simultaneamente. Já a leitura de uma fotografia se decompõe em três fases. Quais são elas? 

  • a) Percepção, identificação e interpretação. 
  • b) Texto, interpretação e legenda.
  • c) Identificação, título e legenda.
  • d) Percepção, legenda e título.
  • e) Legenda, título e texto.