Simulado SEJUS – DF | Atendente de Reintegração Social | CONCURSO
📚 Simulado SEJUS-DF | Atendente de Reintegração Social | cód.8153
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🧪 Este Simulado SEJUS-DF foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEJUS-DF
- 👔 Cargo: Atendente de Reintegração Social
- 📚 Matéria: Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FUNIVERSA
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
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- #121866
- Banca
- FUNIVERSA
- Matéria
- Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
- Concurso
- SEJUS-DF
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- Múltipla escolha
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(1,0) 16 -
Assinale a alternativa incorreta com relação à garantia dos direitos da infância e da adolescência no Brasil.
- a) A política de garantia dos direitos da criança e do adolescente está definida como prioridade absoluta na Constituição Federal.
- b) Para garantir os direitos de crianças e adolescentes, o Congresso Nacional ratificou tanto a legislação nacional (Constituição Federal e ECA) como a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.
- c) Os programas destinados a adolescentes autores de atos infracionais devem ser desenvolvidos no bojo de políticas de direitos.
- d) O sistema de garantias de direitos contempla a proteção integral de menores abandonados e vitimizados, mas não inclui os adolescentes em conflito com a lei.
- e) São sujeitos de direito e credores de proteção integral tanto as crianças e os adolescentes vitimizados quanto jovens autores de atos infracionais.
- #121867
- Banca
- FUNIVERSA
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- Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
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(1,0) 17 -
Assinale a alternativa que está em consonância com a realidade histórica da criança no contexto de pobreza e vulnerabilidade social no Brasil.
- a) As oportunidades que se abrem com as políticas sociais brasileiras não reduzem a desigualdade social. Tampouco, melhoram a qualidade de vida.
- b) Nesse início de século, a desigualdade permanece acompanhada da corrupção. Cerca de 100 milhões de brasileiros vivem com meio salário mínimo, ou menos.
- c) Em meados dos anos 90 do século XX, organizou-se o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR), buscando dialogar politicamente com a sociedade e também despertar nas crianças a consciência de sua importância como sujeitos de sua história.
- d) A Pastoral do Menor desenvolveu uma prática pedagógica de consulta à população e às crianças acerca de seus direitos. O acervo dessas consultas e o empenho de várias forças sociais conquistaram os direitos das crianças e adolescentes, traduzidos na Constituição Federal.
- e) A Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) oferecem sustentação jurídica para garantir as conquistas dos meninos de rua que manifestaram força no seu Primeiro Encontro Nacional, em Brasília, 1996, e depois, em 1998, quando denunciaram ao mundo inteiro sua realidade de violência.
- #121868
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(1,0) 18 -
Assinale a alternativa que apresenta uma das atribuições dos conselhos tutelares, no encaminhamento das medidas protetivas.
- a) Encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade.
- b) Advertência e reparação de danos.
- c) Inclusão em programa de liberdade assistida.
- d) Inclusão em programa socioeducativo de prestação de serviços comunitários.
- e) Requisição de internação em unidade fechada, mas apenas em regime provisório.
- #121869
- Banca
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- Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990 Diversas
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(1,0) 19 -
A história da legislação e políticas públicas para a infância e a adolescência no Brasil originou-se pela erradicação da doutrina da situação irregular que deu lugar à doutrina da proteção integral. Acerca da caracterização de cada um desses paradigmas, assinale a alternativa correta.
- a) A doutrina da proteção integral não se dirige ao conjunto da população infanto-juvenil, mas apenas aos menores em situação irregular.
- b) Pela doutrina da situação irregular, a legislação deve dirigir-se ao conjunto da população infanto-juvenil, que abrange todas as crianças e adolescentes, sem nenhuma exceção.
- c) A doutrina da situação irregular preocupa-se com os direitos humanos da população infanto-juvenil em sua integridade.
- d) A doutrina da proteção integral não se limita à proteção e à vigilância, buscando defender todos os direitos de todas as crianças.
- e) Na doutrina da situação irregular, os casos sociais e psicopedagógicos, como a pobreza e a inadaptação, alvo de medida de proteção às crianças violadas em seus direitos, eram resolvidos na esfera administrativa.
- #121870
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(1,0) 20 -
Para fins de monitoramento e avaliação, o SINASE opera com os indicadores
- a) de tortura.
- b) de ato infracional com emprego de violência.
- c) quantitativos dos programas.
- d) de fluxo no sistema.
- e) de fuga do sistema.