Simulado SEE -PB | CONCURSO
📚 Simulado SEE-PB gratuito | cód.16270
Estude com estratégia: o simulado SEE-PB foi criado pensando em você! 📘
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado SEE-PB foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEE-PB
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado SEE-PB e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões SEE-PB
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEE-PB. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre SEE-PB
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEE-PB.
📢 Concursos Abertos para SEE-PB
Veja os concursos abertos da instituição SEE-PB. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #205991
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.
I. Do fato de certas pessoas não terem gosto pela vida, surgem sentimentos de tristeza, cansaço e falsa alegria.
II. O texto revela a visão pessimista de mundo sentida pelo locutor em suas observações da realidade da vida.
III. O texto, em certo momento, faz uma crítica aos moços de tendência modernista que vivem em gabinetes e não observam a vida.
Está correto apenas o que se afirma em:
- a) I e II.
- b) I e III.
- c) lI e III.
- d) III.
- e) II.
- #205993
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Nos trechos “Eu acho, Drummond, pensando bem, que o QUE falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros" e “Meu Deus! se eu estivesse nessas terras admiráveis em QUE vocês vivem, com que gosto, com que religião eu caminharia sempre pelo mesmo caminho”, as palavras destacadas referem-se, respectivamente, a:
- a) Drummond e Deus.
- b) o e terras.
- c) moços e terras admiráveis.
- d) falta e vocês.
- e) brasileiros e vocês.
- #205995
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Do ponto de vista da norma culta, o termo destacado em “COMO não atinaram com o verdadeiro jeito de gostar da vida” possui valor de:
- a) causa.
- b) finalidade.
- c) concessão.
- d) proporção.
- e) conformidade.
- #205996
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se elemento típico da oralidade, no seguinte fragmento:
- a) "Mas havia uma negra moça que dançava melhor que os outros".
- b) "Eu sempre gostei muito de viver, de maneira que nenhuma manifestação da vida me é indiferente".
- c) "Mas depois do estudo do livro e do gozo do livro, ou antes vem o estudo e gozo da ação corporal.”
- d) "Não olhava pra lado nenhum "
- e) "Os jeitos eram os mesmos, mesma habilidade, mesma sensualidade mas ela era melhor.”
- #205997
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
As diferentes possibilidades do emprego conotativo das palavras constituem um amplo conjunto de recursos expressivos a que se dá o nome de figuras de linguagem. Neste sentido, assinale a alternativa em que se emprega expressão com sentido diferente do usual, baseado em relação implícita entre dois elementos, atribuindo-lhe nova identidade.
- a) "cansam-se, ficam tristes ou então fingem alegria”.
- b) "Aquela negra me ensinou o que milhões de livros não me ensinaram."
- c) "Não olhava pra lado nenhum "
- d) "Ela me ensinou a felicidade".
- e) "Mas havia uma negra moça que dançava melhor que os outros."
- #205998
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
“Mas havia uma negra moça que dançava melhor que os outros.”
A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.
I. A forma verbal HAVIA, mesmo que a oração a que pertence fosse flexionada no plural, permaneceria no singular.
II. A segunda ocorrência do QUE é uma conjunção integrante.
III. A conjunção MAS poderia ser substituída, sem alteração do sentido original, por CONTUDO.
Está correto apenas o que se afirma em:
- a) II.
- b) I e III.
- c) I e II.
- d) III.
- e) II e III.
- #206000
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
A oração destacada em “Eu acho, Drummond, pensando bem, que o que falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros é isso: GOSTAREM DE VERDADE DA VIDA.” atribui ao fragmento ideia:
- a) concessiva.
- b) predicativa.
- c) apositiva.
- d) proporcional.
- e) restritiva.
- #206001
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto:
I. Na frase "cansam-SE, ficam tristes ou então fingem alegria o que ainda é mais idiota do que ser sinceramente triste.”, o termo destacado retoma tem valor reflexivo.
II. Atentando para o uso do sinal indicativo de crase, o A, na expressão adverbial em destaque “Eu tanto aprecio uma boa caminhada A PÉ até o alto da Lapa”, deveria ser acentuado.
III. Na frase “Eu conto no meu 'Carnaval carioca' um fato a que ASSISTI em plena Avenida Rio Branco.”, o verbo destacado aponta para o sentido de presenciar.
Está correto apenas o que se afirma em:
- a) II e III.
- b) II.
- c) I.
- d) I e III.
- e) I e II.
- #206002
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação. Esses conceitos são denominados:
- a) fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
- b) calculo das metas e esforços individuais.
- c) complementaridade e monitoramento.
- d) exposição das gerações e pesquisas educacionais.
- e) resultados sintéticos e metas educacionais.
- #206003
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEE-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A Lei de Diretrizes e Bases, Lei n° 9.394/1996, em seu artigo 4° enfatiza que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
1. Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
2. Educação Infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
3. acesso público e gratuito aos Ensinos Fundamental e Médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
4. oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
5. oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades.
6. vaga na escola pública de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 3 (três) anos de idade.
Estão corretos apenas os itens:
- a) 3, 4, 5 e 6.
- b) 2, 3, 4 e 5.
- c) 1, 2, 3, 4 e 5.
- d) 1, 2, 4, 5 e 6.
- e) 1, 2, 3 e 6.