Processando...

Simulado SEE -PB | CONCURSO

Simulado SEE -PB

📚 Simulado SEE-PB gratuito | cód.16270

Estude com estratégia: o simulado SEE-PB foi criado pensando em você! 📘

 

🔗 Vejam mais simulados SEE-PB

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado SEE-PB foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado SEE-PB e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões SEE-PB

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso SEE-PB


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEE-PB. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre SEE-PB


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEE-PB.

Ver apostilas para SEE-PB


📢 Concursos Abertos para SEE-PB

Veja os concursos abertos da instituição SEE-PB. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para SEE-PB


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#205991
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Sobre o texto leia as afirmativas a seguir.

I. Do fato de certas pessoas não terem gosto pela vida, surgem sentimentos de tristeza, cansaço e falsa alegria.

II. O texto revela a visão pessimista de mundo sentida pelo locutor em suas observações da realidade da vida.

III. O texto, em certo momento, faz uma crítica aos moços de tendência modernista que vivem em gabinetes e não observam a vida.

Está correto apenas o que se afirma em:

  • a) I e II.
  • b) I e III.
  • c) lI e III.
  • d) III.
  • e) II.
#205993
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Nos trechos “Eu acho, Drummond, pensando bem, que o QUE falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros" e “Meu Deus! se eu estivesse nessas terras admiráveis em QUE vocês vivem, com que gosto, com que religião eu caminharia sempre pelo mesmo caminho”, as palavras destacadas referem-se, respectivamente, a:

  • a) Drummond e Deus.
  • b) o e terras.
  • c) moços e terras admiráveis.
  • d) falta e vocês.
  • e) brasileiros e vocês.
#205995
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Do ponto de vista da norma culta, o termo destacado em “COMO não atinaram com o verdadeiro jeito de gostar da vida” possui valor de:

  • a) causa.
  • b) finalidade.
  • c) concessão.
  • d) proporção.
  • e) conformidade.
#205996
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se elemento típico da oralidade, no seguinte fragmento:

  • a) "Mas havia uma negra moça que dançava melhor que os outros".
  • b) "Eu sempre gostei muito de viver, de maneira que nenhuma manifestação da vida me é indiferente".
  • c) "Mas depois do estudo do livro e do gozo do livro, ou antes vem o estudo e gozo da ação corporal.”
  • d) "Não olhava pra lado nenhum "
  • e) "Os jeitos eram os mesmos, mesma habilidade, mesma sensualidade mas ela era melhor.”
#205997
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

As diferentes possibilidades do emprego conotativo das palavras constituem um amplo conjunto de recursos expressivos a que se dá o nome de figuras de linguagem. Neste sentido, assinale a alternativa em que se emprega expressão com sentido diferente do usual, baseado em relação implícita entre dois elementos, atribuindo-lhe nova identidade.

  • a) "cansam-se, ficam tristes ou então fingem alegria”.
  • b) "Aquela negra me ensinou o que milhões de livros não me ensinaram."
  • c) "Não olhava pra lado nenhum "
  • d) "Ela me ensinou a felicidade".
  • e) "Mas havia uma negra moça que dançava melhor que os outros."
#205998
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

“Mas havia uma negra moça que dançava melhor que os outros.”

A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.

I. A forma verbal HAVIA, mesmo que a oração a que pertence fosse flexionada no plural, permaneceria no singular.

II. A segunda ocorrência do QUE é uma conjunção integrante.

III. A conjunção MAS poderia ser substituída, sem alteração do sentido original, por CONTUDO.

Está correto apenas o que se afirma em:

  • a) II.
  • b) I e III.
  • c) I e II.
  • d) III.
  • e) II e III.
#206000
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A oração destacada em “Eu acho, Drummond, pensando bem, que o que falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros é isso: GOSTAREM DE VERDADE DA VIDA.” atribui ao fragmento ideia:

  • a) concessiva.
  • b) predicativa.
  • c) apositiva.
  • d) proporcional.
  • e) restritiva.
#206001
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Considere as seguintes afirmações sobre aspectos da construção do texto:

I. Na frase "cansam-SE, ficam tristes ou então fingem alegria o que ainda é mais idiota do que ser sinceramente triste.”, o termo destacado retoma tem valor reflexivo.

II. Atentando para o uso do sinal indicativo de crase, o A, na expressão adverbial em destaque “Eu tanto aprecio uma boa caminhada A PÉ até o alto da Lapa”, deveria ser acentuado.

III. Na frase “Eu conto no meu 'Carnaval carioca' um fato a que ASSISTI em plena Avenida Rio Branco.”, o verbo destacado aponta para o sentido de presenciar.

Está correto apenas o que se afirma em:

  • a) II e III.
  • b) II.
  • c) I.
  • d) I e III.
  • e) I e II.
#206002
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

O índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação. Esses conceitos são denominados:

  • a) fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
  • b) calculo das metas e esforços individuais.
  • c) complementaridade e monitoramento.
  • d) exposição das gerações e pesquisas educacionais.
  • e) resultados sintéticos e metas educacionais.
#206003
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEE-PB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

A Lei de Diretrizes e Bases, Lei n° 9.394/1996, em seu artigo 4° enfatiza que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

1. Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.

2. Educação Infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.

3. acesso público e gratuito aos Ensinos Fundamental e Médio para todos os que não os concluíram na idade própria.

4. oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

5. oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades.

6. vaga na escola pública de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 3 (três) anos de idade.

Estão corretos apenas os itens:

  • a) 3, 4, 5 e 6.
  • b) 2, 3, 4 e 5.
  • c) 1, 2, 3, 4 e 5.
  • d) 1, 2, 4, 5 e 6.
  • e) 1, 2, 3 e 6.