Simulado SEE-MG | Professor de Educação Básica – Educação Física | CONCURSO
SIMULADO SEE-MG | PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – EDUCAÇÃO FÍSICA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEE-MG para o cargo de Professor de Educação Básica – Educação Física.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUMARC para o concurso SEE-MG. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor de Educação Básica – Educação Física, contendo Educação Física que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEE-MG | Professor de Educação Básica – Educação Física contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEE-MG.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #122454
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Sobre o objetivo de ensino da Educação Física nas escolas de educação básica, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), de 1997, NÃO é correto afirmar:
- a) A disciplina deve desenvolver a capacidade de utilização da cultura corporal como instrumento de comunicação, lazer e saúde.
- b) A disciplina tem a tarefa de garantir o acesso dos alunos e das alunas às práticas da cultura corporal de movimento.
- c) Ao passar pela Educação Física em sua trajetória escolar, as pessoas devem desenvolver um estilo pessoal de realizar as práticas da cultura corporal.
- d) O ensino da cultura corporal deve tratar dos benefícios e das possibilidades da área no auxílio da aprendizagem do conteúdo de outras disciplinas escolares.
- e) O ensino da disciplina deve levar à compreensão dos benefícios e das possibilidades da vivência de esportes, jogos, danças, lutas e ginásticas.
- #122455
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Entre as décadas de 1970 e 1980, vários professores de Educação Física brasileiros iniciaram suas trajetórias na pós-graduação, principalmente no exterior. Muitos deles fizeram seus cursos de mestrado e doutorado em programas de ciências sociais e humanas. Isso foi definitivo para que surgissem movimentos de crítica ao paradigma conhecido como aptidão física, hegemônico até aquele momento. Esse momento de crítica ficou conhecido como movimento renovador da Educação Física brasileira e resultou no surgimento de novas concepções para a área no país, especialmente para o contexto escolar.
Sobre essas concepções, assinale a afirmativa INCORRETA.
- a) A concepção crítico-emancipatória é apresentada a partir de uma abordagem dialógica, ou seja, o movimento humano compreendido como uma forma de comunicação com o mundo.
- b) A concepção das aulas abertas à experiência parte do princípio de que uma abordagem fechada limita a participação dos alunos nas decisões sobre o ensino e dificulta a formação de sujeitos autônomos e críticos.
- c) A utilização do movimento humano como possibilidade de desenvolver habilidades que auxiliem no trabalho de professores de outras áreas presentes na escola ficou conhecida como concepção psicomotora.
- d) O movimento humano, tanto a sua qualidade como as melhores formas de ensiná-lo, é o objeto de estudo da concepção culturalista que apresenta manuais para o ensino de diferentes jogos e modalidades esportivas.
- e) O tratamento da cultura corporal a partir de uma abordagem histórico-crítica caracteriza a concepção crítico-superadora, que tinha como finalidade a compreensão do conhecimento em seus movimentos contraditórios.
- #122456
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
Sobre a Educação Física brasileira entre o fim da II Guerra Mundial e a década de 1980, analise as afirmativas a seguir e as classifique como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) As disputas geopolíticas internacionais ganharam dois novos elementos. Com as bombas atômicas e a divisão entre os blocos capitalista, liderado pelos Estados Unidos, e comunista, liderado pela União Soviética, o temor por uma guerra nuclear com potencial de destruição global do planeta levou as disputas para o campo esportivo. Por isso, muitos países organizaram sistemas esportivos para formarem atletas que os representassem nas competições internacionais, como os Jogos Olímpicos. Este foi o caso do Brasil, que passou às escolas a obrigação de produzir atletas por meio das aulas de Educação Física, que foram transformadas em treinamento, ministradas por professores que exerciam o papel de treinadores.
( ) Este momento histórico transformou a Educação Física brasileira de maneira bastante significativa. Antes, o esporte não era o principal conteúdo que a área ensinava nas escolas. Sua presença era reservada, principalmente, aos momentos de tempo livre, como o recreio. A ginástica era hegemônica e tratada até como sinônimo de Educação Física. Ensinavam-se os métodos ginásticos que foram substituídos pelas modalidades esportivas de maneira tão intensa que se passou a falar da esportivização das aulas, da hegemonia esportiva ou mesmo da monocultura do esporte na escola.
( ) Pedagogicamente, a presença praticamente exclusiva do esporte como conteúdo das aulas, a utilização da lógica do rendimento ou performance como valor fundamental para o desenvolvimento do ensino e, principalmente, a seletividade como estratégia para encontrar e preparar atletas entre os estudantes foram responsáveis pela exclusão das aulas de muitos alunos e alunas que não gostavam de esporte, tinham dificuldade em aprender as técnicas ou não tinham aptidão física adequada para as modalidades ensinadas ou treinadas nas escolas.
( ) Os clubes esportivos brasileiros surgem nesse momento, com a ideia de dar seguimento à preparação esportiva dos atletas que se formavam nas escolas e não tinham mais um local adequado para continuar os treinamentos e competições. A esportivização da Educação Física nas escolas entre as décadas de 1940 e 1980, portanto, foi fundamental para que, nas grandes cidades, se organizassem os clubes que passaram a ter papel fundamental para o desenvolvimento esportivo do país. O caso de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é bastante significativo, com a fundação Atlético, América, Cruzeiro e Minas Tênis Clube a partir desse período
Considerando a história da Educação Física brasileira, especialmente o período entre as décadas de 1940 e 1980, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
- a) F – V – V – F
- b) F – V – V – V
- c) V – F – V – F
- d) V – V – V – V
- e) V – V – V – F
- #122457
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
O movimento pela redemocratização do país, na primeira metade da década de 1980, que culminou com o fim do regime militar, a volta das eleições diretas para presidência da república e a elaboração de uma nova Constituição Federal (CF) encheu de esperança os brasileiros. A nova CF de 1988 estabeleceu a educação como um direito social e conduziu os esforços legislativos para a elaboração de uma nova lei sobre a educação que regulasse a oferta desse direito a todos os brasileiros. Assim, a Lei 9.394, conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), foi aprovada em 1996. No que diz respeito à Educação Física, as discussões promovidas pelos movimentos renovadores da década de 1980 marcaram a elaboração da legislação e levaram a uma nova compreensão que ficou registrada no texto da LDBEN.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa nova compreensão de Educação Física determinada pela LDBEN de 1996
- a) Área da saúde.
- b) Área de conhecimento.
- c) Atividade física.
- d) Iniciação Esportiva.
- e) Psicologia do esporte.
- #122458
- Banca
- FUMARC
- Matéria
- Educação Física
- Concurso
- SEE-MG
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
A preocupação das elites brasileiras com o desenvolvimento de uma nova sociedade entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras décadas do século XX se revelou na descrença com o Império e na relação com tudo que podia ser atribuído a ele como fracasso e atraso. Por isso, esse momento é marcado pelo movimento republicano liberal, pela luta contra a escravidão dos negros, pelo estabelecimento de um sistema escolar para o país. O início da industrialização é responsável pelo deslocamento de um enorme contingente de pessoas do campo para as cidades e essa urbanização da sociedade cria sérios problemas ligados ao baixo nível de saneamento básico, à precariedade das moradias e à falta de preparo dessas pessoas em relação à profilaxia de doenças e questões ligadas à saúde. Nesse período, especialmente entre as décadas de 1880 e 1920, a Educação Física já se fazia presente nas escolas brasileiras.
Tendo em vista essa descrição, assinale a alternativa que caracteriza corretamente a Educação Física brasileira nesse período.
- a) Cidadã, ministrada por professores formados no Ensino Superior, com o objetivo de desenvolver a consciência sobre direitos e deveres que sustentam a cidadania.
- b) Desenvolvimentista, ministrada por professores formados no Ensino Superior, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento motor da população.
- c) Higienista, ministrada por médicos, com o objetivo de construir corpos saudáveis, para que as pessoas resistissem às doenças e estivessem aptas ao trabalho.
- d) Militarista, ministrada por militares, com o objetivo de construir uma população que aderisse ao conceito de civismo, de defesa da pátria.
- e) Tecnicista, ministrada por professores formados no Ensino Superior, com o objetivo de preparar os corpos tecnicamente aptos para o trabalho na indústria.