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Simulado SEE-MG - Conhecimentos Didático-Pedagógicos | CONCURSO

Simulado SEE-MG - Conhecimentos Didático-Pedagógicos

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEE-MG.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca FUMARC, para nível Superior do cargo de Superior. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEE-MG.

*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimentos Didático-Pedagógicos do concurso SEE-MG.

Direitos Humanos. Estatuto da Criança e Adolescente. Diretrizes Nacionais para a educação em direitos humanos. Programa Nacional Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Direitos das Mulheres . A Educação Escolar Quilombola no Brasil. A organização e Funcionamento da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais. A Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil. A Educação das Relações Étnico-Raciais e a Década Internacional dos Povos Afrodescendentes. Diretrizes para a Educação Básica nas escolas do campo em Minas Gerais. Diretrizes Operacionais Básicas para a Educação Básica nas escolas do campo. Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais. O Currículo na perspectiva da inclusão, da diversidade e do direito à aprendizagem. Projeto Político-Pedagógico e a estreita relação com o Plano de Ensino, o Plano de Aula e a gestão da sala de aula. A organização do trabalho pedagógico e a interdisciplinaridade. A avaliação da aprendizagem na perspectiva de um Currículo Inclusivo. A política da Educação Integral e Integrada garantindo a formação humana e o desenvolvimento integral dos estudantes. Educação Especial Inclusiva: possibilidades e desafios.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Didático-Pedagógicos.

#41306
Banca
FUMARC
Matéria
Conhecimentos Gerais
Concurso
SEE-MG
Tipo
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difícil

(1,0) 1 - 

“As profundas contradiço?es que marcam a sociedade brasileira indicam a existência de graves violaço?es destes direitos [Direitos Humanos] em consequência da exclusão social, econômica, política e cultural que promove a pobreza, as desigualdades, as discriminaço?es, os autoritarismos, enfim, as múltiplas formas de violência contra a pessoa humana. Essas contradiço?es também se fazem presentes no ambiente educacional (escolas, instituiço?es de educação superior e outros espaços educativos). Cabe aos sistemas de ensino, gestores/as, professores/as e demais profissionais da educação, em todos os níveis e modalidades, envidar esforços para reverter essa situação construída historicamente. Em suma, essas contradiço?es precisam ser reconhecidas, exigindo o compromisso dos vários agentes públicos e da sociedade com a realização dos Direitos Humanos.” (PARECER CNE/CP, n. 8/2012)

A Educação em Direitos Humanos vem sendo entendida como uma mediação necessária de acesso ao legado histórico dos Direitos Humanos, bem como um alicerce para a mudança social. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:

  • a) A cultura afro-brasileira deve ser desenvolvida em ambientes escolares localizados em comunidades quilombolas, demandando uma formação específica dos docentes como forma de atender à especificidade étnico-racial dos/as estudantes.
  • b) A eliminação de todo conceito estereotipado dos papéis masculino e feminino em todos os níveis e em todas as formas de ensino, conforme previsto na Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, é fundamental para reduzir a situação de desigualdade e discriminação sofrida pelas mulheres no Brasil.
  • c) É possível trabalhar a temática dos Direitos Humanos em todas as áreas do conhecimento, inclusive nas ciências exatas. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que os Direitos Humanos serão incluídos como temas transversais nos currículos escolares.
  • d) Educar para os Direitos Humanos significa compreender a diversidade do ser humano, em seus vários aspectos: cultural, religioso, sexual, étnico-racial, dentre outros. Educar para a diversidade é educar para a cultura da paz.
  • e) Somente sujeitos conscientes de sua realidade são capazes de transformá-la.
#41307
Banca
FUMARC
Matéria
Conhecimentos Gerais
Concurso
SEE-MG
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(1,0) 2 - 

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Analisando as afirmativas a seguir, a que NÃO está em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente, no tocante à garantia de prioridade, é que toda criança ou adolescente tem o direito de

  • a) receber destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. 
  • b) receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
  • c) ter atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
  • d) ter cuidados médicos, odontológicos, farmacêuticos, policiais e espirituais. 
  • e) ter preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
#41308
Banca
FUMARC
Matéria
Conhecimentos Gerais
Concurso
SEE-MG
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(1,0) 3 - 

“[...] não há,na administração da cidade, nenhuma ocupação, meu amigo, própria da mulher enquanto mulher, nem do homem, enquanto homem, mas as qualidades naturais estão distribuídas de modo semelhante em ambos os seres, e a mulher participa de todas as atividades, de acordo com a natureza, e o homem também, conquanto em todas elas a mulher seja mais débil do que o homem.” (Fonte: PLATÃO. A República. Obras Completas, livro V, 1965, p. 455). Com base na temática mencionada no texto acima, analise as asserções a seguir:

I. O termo “Direitos da Mulher” diz respeito aos direitos objetivos e subjetivos reivindicados para mulheres em muitos países. Nos mais diversos lugares do mundo, esses direitos são institucionalizados e garantidos por uma legislação ou por costumes e comportamentos, mas, em muitos locais, eles são suprimidos ou ignorados.

PORQUE

II. É preciso criar mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e garantir seus direitos, pois entende que toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • a) I e II são proposições falsas.
  • b) I e II são proposições verdadeiras e II é uma justificativa correta da I.
  • c) I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta da I. 
  • d) I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira.
  • e) I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa.
#41309
Banca
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(1,0) 4 - 

Ao longo da história, as comunidades quilombolas tiveram seus direitos negados. O direito dessas comunidades à educação e à escola apenas recentemente tem sido reconhecido. E, ainda assim, muito timidamente. Segundo o documento que estabelece as Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola (2017), ela será ofertada preferencialmente por estabelecimentos de ensino localizados em comunidades quilombolas, rurais e urbanas, reconhecidas pelos órgãos públicos.

São princípios que fundamentam a Educação Escolar Quilombola:

I. A legalidade, as línguas reminiscentes, a moralidade, os marcos civilizatórios e a impessoalidade.

II. A superação do racismo, o incentivo ao planejamento do trabalho, a impessoalidade e os marcos civilizatórios.

III. A memória coletiva, o direito ao etnodesenvolvimento, a superação do racismo, a territorialidade e o respeito ao processo histórico.

IV. A articulação entre os conhecimentos científicos, tradicionais e práticas socioculturais, as tecnologias e as formas de produção do trabalho.

V. A defesa do meio ambiente, a redução das desigualdades, a livre concorrência e o incentivo ao planejamento do trabalho e da vida social.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

  • a) I e II.
  • b) II e III.
  • c) II, III e V.
  • d) III e IV.
  • e) IV e V.
#41310
Banca
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SEE-MG
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(1,0) 5 - 

Em muitos casos, a discriminação racial coloca a população afrodescendente nos estratos mais baixos da sociedade e eles estão agrupados entre os mais pobres dos pobres. A discriminação enfrentada pela população afrodescendente perpetua ciclos de desvantagem e transmissão intergeracional de pobreza, prejudicando o seu desenvolvimento humano. As barreiras ao acesso e à conclusão de uma educação de qualidade repercutem no acesso ao mercado de trabalho e nos tipos de empregos encontrados. Os empregos são negados em razão da falta de qualificação educacional ou por conta do racismo estrutural. A moradia é negada em razão de preconceito racial, e a população afrodescendente é forçada a habitar em áreas com infraestrutura precária, onde ela está exposta ao crime e à violência. A prática de suas próprias culturas e religiões, assim como a participação na vida cultural de suas comunidades, não raro são cercadas de restrições e impedimentos. Em alguns países, também sofrem deslocamento, por conta de ameaças de conflito armado ou projetos de desenvolvimento industrial de grande escala.

(Fonte: Livreto da ONU. Década Internacional de Povos Afrodescendentes. 2016, p. 09. Disponível em: https://nacoesunidas.org/wpcontent/uploads/2016/05/WEB_BookletDecadaAfro_portugues.pdf> Acesso 26 fev. 2018).

 

O gráfico, a seguir, aponta a discrepância em relação ao rendimento médio salarial, a partir dos crité- rios raça e cor:

Diante do exposto, NÃO explica os fatores que causaram e causam desigualdades na vida da população negra/afrodescendente o que se afirma em:

  • a) A Década Internacional de Afrodescendentes é uma ocasião para promover maior conhecimento, valor e respeito às conquistas da população afrodescendente e às suas contribuições para a humanidade. É uma ferramenta útil para abrir caminho para o trabalho e a cooperação futura entre Estados, organizações internacionais e regionais, sociedade civil e outros, a fim de aprimorar a situação dos direitos humanos e do bem-estar da população afrodescendente. 
  • b) As condições econômica e social sobrepõem a condição de raça e cor, ou seja, a desigualdade é um problema de distribuição de renda e oportunidades iguais para todos. Por isso, afrodescendentes e outros grupos que sofrem discriminação social e que se encontram na posição de migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio por todo o mundo estão em situações de extrema vulnerabilidade.
  • c) As desigualdades são parte do legado de erros do passado. Racismo, preconceito e discriminação racial contra a população afrodescendente têm suas raízes nos regimes de escravização, no tráfico de escravizados e no colonialismo. Na história do tempo presente, essas heranças são reforçadas pela discriminação interpessoal, institucional e estrutural e manifestam-se na desigualdade e marginalização em nível mundial.
  • d) Homens jovens afrodescendentes são essencialmente vulneráveis. São cidadãos que correm maiores riscos de serem apreendidos na rua por ocasião da filtragem racial, enfrentam maiores índices de violência policial e mortes e, consequentemente, continuam sendo detidos, encarcerados e sujeitos a penas maiores com mais frequência. 
  • e) Mulheres e meninas afrodescendentes sofrem discriminações múltiplas com base em raça, condição socioeconômica, gênero, acesso limitado à educação, trabalho e segurança. Por isso, a Década Internacional de Afrodescendentes é uma oportunidade não só de combater a discriminação racial, enfrentada pela população afrodescendente, mas também de assegurar o desfrute igualitário de todos os direitos humanos por todos, e de fortalecer a igualdade, a não discriminação, a democracia e o Estado de Direito em nossas sociedades. 
#41311
Banca
FUMARC
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(1,0) 6 - 

“A interdisciplinaridade tornou-se palavra de ordem nas últimas décadas em virtude dos sucessivos processos de racionalização pelos quais veio passando a produção capitalista, particularmente do predomínio do paradigma taylorista-fordista para o do toyotismo ou modelo japonês – ou, dependendo da análise, pós-fordismo (HARVEY, 1992) –, a partir do final da década de 1960”. (Fonte: MUELLER; BIANCHETTI; JANTSCH, 2008, p. 183).

Com base na concepção de interdisciplinaridade mencionada, é CORRETO afirmar:

  • a) A compreensão crítica do conceito de interdisciplinaridade rechaça seu empobrecimento ou redução à condição meramente instrumental.
  • b) A demanda da interdisciplinaridade prescinde da realidade dos objetos investigados, envolvendo a gênese e o desenvolvimento dos objetos, o que pressupõe a trajetória do não objeto ao objeto em seu estágio mais avançado de desenvolvimento.
  • c) A interdisciplinaridade é concebida como uma ferramenta voltada para a acumulação do capital, articulando-a especialmente ao conceito de sociedade do conhecimento. 
  • d) A interdisciplinaridade, transformada em um conceito flexível, dada a sua ampla e indiscriminada utilização, atinge a condição de panaceia, de cura de todos os males da especialização ou das relações lineares, simplificadas.
  • e) O conceito de interdisciplinaridade é compreendido a partir da concepção das categorias da totalidade e da contradição.
#41312
Banca
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(1,0) 7 - 

“A avaliação das aprendizagens dos alunos é um ingrediente fundamental da educação escolar e dos processos escolares de ensino e aprendizagem; os esforços para melhorar a educação exigem, necessariamente, a revisão e a melhoria das práticas de avaliação; um ensino adaptador, isto é, um ensino que respeite a diversidade de capacidades, interesses e motivações dos alunos exige uma avaliação ‘inclusiva’, isto é, práticas de avaliação que também levem em conta a diversidade.” (Fonte: COLL et al, 2004, p. 370-371).

Considerando-se a avaliação da aprendizagem na perspectiva de um currículo inclusivo é CORRETO afirmar: 

  • a) Os estudantes são únicos e singulares. Avaliar o desempenho deles com os mesmos critérios ou as mesmas medidas é um procedimento justo para evitar privilégio de uns sobre outros.
  • b) No contexto inclusivo, a avaliação da aprendizagem aponta para ações que se distanciam de procedimentos classificatórios.
  • c) A educação inclusiva pressupõe um currículo igual para todos, com atividades avaliativas distintas, com o mesmo nível de dificuldade/facilidade.
  • d) A avaliação da aprendizagem é um desafio a ser superado, pois, na inclusão escolar, é imprescindível proporcionar as mesmas atividades e avaliações para todos os estudantes, sem discriminação.
  • e) A avaliação da aprendizagem constitui em instrumento de busca do desenvolvimento e da homogeneidade.
#41313
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(1,0) 8 - 

“O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação”, conforme o documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”. (Fonte: BRASIL, 2008, p. 1).

Sabendo disso, analise as asserções a seguir e identifique-as com (V) ou (F) conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) A Tecnologia Assistiva, com o uso do computador ou não, possibilita a criação de alternativas para a comunicação, leitura e escrita, e favorece o acesso e a participação dos estudantes com necessidades educacionais especiais.

( ) A sala de recurso multifuncional se caracteriza como um espaço para reforço escolar ou para o estudante fazer a tarefa de casa.

( ) O programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, ao produzir materiais, ofertar e oportunizar a formação dos professores alfabetizadores, proporciona condições de superação das suas dificuldades pedagógicas.

( ) O planejamento e as estratégias diferenciadas em sala de aula, além de serem direitos dos alunos, podem levar a resultados significativos na aprendizagem e no desenvolvimento das atividades com toda a turma. 

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  • a) F, V, F, V.
  • b) F, V, V, V.
  • c) V, F, F, V.
  • d) V, V, V, F.
  • e) V, F, V, V.
#41314
Banca
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(1,0) 9 - 

A educação é um dos principais mecanismos de transformação de uma nação; assim, é função das escolas, a partir de princípios democráticos, estimular a formação dos cidadãos em todos os aspectos: cultural, social, político e econômico, bem como a formação de valores que respeitem as diversidades étnicas e raciais, presentes na sociedade. Nesse processo, o diálogo da educação com a cultura é essencial, pois é na dimensão da cultura que compreendemos as práticas humanas, enquanto práticas significativas, viabilizando, assim, diferentes formas de interpretação das experiências humanas. A interdisciplinaridade dos saberes somente torna-se possível em constante diálogo com as experiências vividas entre os atores culturais e suas integrações no mundo e na cultura de cada um deles, sejam essas de raça, gênero, classe, idade etc. Por fim, é necessário que o processo educacional estabeleça diálogos com as realidades culturais, pois a diversidade cultural é uma condição constituinte da formação humana e está presente em qualquer sociedade e em diversos espaços sociais pelos quais transitamos ao longo do processo histórico.

Sabendo desses princípios, está INCORRETO o que se afirma em:  

  • a) As Instituições de Ensino Superior incluirão, nos conteúdos de disciplinas e nas atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais, o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes, nos termos explicitados no Parecer CNE/CP n. 3/2004. Na Educação Básica, nos termos e nas diretrizes da Lei n. 10.639/2003, o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana refere-se, obrigatoriamente, aos componentes curriculares da área de ciências humanas, sendo: Educação Artística, Literatura, História do Brasil, Geografia, Filosofia e Sociologia. 
  • b) A Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Africana serão desenvolvidos por meio de conteúdos, competências, atitudes e valores a serem estabelecidos pelas Instituições de ensino e seus professores, com o apoio e supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenações pedagógicas, atendidas as indicações, recomendações e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP n. 003/2004.
  • c) Em 09 de janeiro de 2003, a Lei 10.639/2003 altera a Lei nº 9.394, de 20 dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino público e particular a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Africana e Afrobrasileira.
  • d) Os sistemas de ensino tomarão providências no sentido de garantir o direito de acesso de alunos afrodescendentes aos estabelecimentos escolares de qualidade, que contenham instalações e equipamentos sólidos e atualizados, em cursos ministrados por professores competentes no domínio de conteúdos de ensino e comprometidos com a educação de negros e não negros, sendo capazes de corrigir posturas, atitudes, palavras que impliquem desrespeito, discriminação e preconceito.
  • e) Para a materialidade da Lei n. 10.639/2003, os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer diálogos com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos AfroBrasileiros (NEAB’s), com a finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, pedagógicos e projetos de ensino.
#41315
Banca
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SEE-MG
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(1,0) 10 - 

A educação e a formação docente, concebidas num campo de contradições e disputas hegemônicas, sempre foram um desafio a ser vencido. A política de formação dos profissionais da Educação Básica, atual, Decreto n. 8.752/2016, tem como objetivos instituir o Programa Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica e articular ações das instituições de ensino superior vinculadas aos sistemas federal, estaduais e distrital de educação, por meio da colaboração entre o Ministério da Educação, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Visa, portanto, atender às especificidades do exercício docente e aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, à formação dos profissionais da educação.

(Fonte: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8752.htm Acesso em: 18 fev. 2018).

No cenário da temática acima, podemos considerar princípios da formação dos profissionais da educação:

I. O compromisso com um projeto social, político e ético que contribua para a consolidação de uma nação soberana, democrática, justa, inclusiva e que promova a emancipação dos indiví- duos e dos grupos sociais.

II. O compromisso dos profissionais e das instituições com o aprendizado dos estudantes na idade certa, como forma de redução das desigualdades educacionais e sociais.

III. O diagnóstico e a identificação das necessidades de formação inicial e continuada de profissionais da educação e da capacidade de atendimento das instituições envolvidas, de acordo com o Planejamento Estratégico Nacional.

IV. A definição de ações, com revisões anuais, a serem desenvolvidas para o atendimento das necessidades de formação inicial e continuada, nas diferentes etapas e modalidades de ensino.

V. A valorização dos profissionais da educação, traduzida em políticas permanentes de estímulo à profissionalização, à progressão na carreira, à melhoria das condições de remuneração e à garantia de condições dignas de trabalho.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

  • a) III, IV e V.
  • b) II, IV e V.
  • c) II, III e IV.
  • d) I, II e III.
  • e) I, II e V.