Simulado SEDUC-RO | Analista Educacional – Assistente Social | CONCURSO
📚 Simulado SEDUC-RO | Técnico Educacional - Assistente Social | cód.8232
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🧪 Este Simulado SEDUC-RO foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEDUC-RO
- 👔 Cargo: Técnico Educacional - Assistente Social
- 📚 Matéria: Serviço Social
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: IBADE
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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- #123168
- Banca
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(1,0) 1 -
Os indicadores sociais subsidiam o planejamento, a formulação e a análise e avaliação das políticas sociais nas diferentes esferas de governo. Os indicadores construídos a partir de uma estatística social específica, referida a uma dimensão social elegida, são denominados:
- a) compostos.
- b) insumos.
- c) sintéticos.
- d) processos.
- e) simples.
- #123169
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(1,0) 2 -
Na avaliação de programas e projetos sociais, o grau de certeza de que o efeito na variável dependente do experimento foi causado pela variável independente do experimento, ou seja, a certeza de que foi a causa pesquisada, e não outro fator, que produziu os efeitos, é denominado:
- a) validade externa.
- b) confiabilidade de medidas.
- c) objetivo.
- d) triangulaçáo.
- e) validade interna.
- #123170
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(1,0) 3 -
A Constituição Federal de 1988, bem como as leis infraconstitucionais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente preconizam que o acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo. Assim sendo, trata-se de um direito:
- a) substituível.
- b) ilimitado.
- c) prescritível.
- d) irrenunciável.
- e) disponível.
- #123171
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(1,0) 4 -
Operacionalmente, em seu exercício profissional, a finalidade imediata do assistente social com os estudos socioeconômicos é:
- a) emitir parecer.
- b) ajustar o sujeito.
- c) focalizar direitos.
- d) eleger usuários.
- e) padromzar serviços.
- #123172
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(1,0) 5 -
O debate acerca do tema serviço social e educação tem se intensificado. Todavia, a presença do serviço social na área da educação é um fenômeno:
- a) emergente do movimento de reconceituação.
- b) contemporâneo, com definições oriundas do ECA.
- c) remontado á década de 1930.
- d) iniciado após a Constituição Federal de 1988.
- e) incipiente, que ainda não saiu do projeto.
- #123174
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(1,0) 6 -
De acordo com a Lei Maria da Penha, nas ações penais públicas a renúncia à denúncia, conhecida popularmente como retirar a queixa, é:
- a) impossível qualquer hipótese.
- b) permitido a agredida a qualquer momento perante o delegado.
- c) permitido ao agressor fazer a renúncia em nome da agredida, desde que consentida.
- d) admita somente quando feita pela agredida perante o juiz.
- e) possível a qualquer um fazer, desde que porte procuração da agredida.
- #123175
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(1,0) 7 -
Conforme preconiza a Lei Maria da Penha, Lei n° 11.340/2006, considerando o inquérito policial ou a instrução criminal, a prisão preventiva do agressor pode ser decretada pelo juiz:
- a) antes do julgamento somente em casos reincidentes.
- b) somente após transitado em julgado.
- c) após o julgamento.
- d) em qualquer fase.
- e) após 48 horas da fase inicial.
- #123176
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(1,0) 8 -
“A formação continuada e a capacitação dos profissionais de saúde, educação e assistência social e dos demais agentes que atuam na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente para o desenvolvimento das competências necessárias à prevenção, à identificação de evidências, ao diagnóstico e ao enfrentamento de todas as formas de violência contra a criança e ao adolescente" é uma ação prevista pelo(a):
- a) Lei Maria da Penha.
- b) Estatuto da Criança e do Adolescente.
- c) Lei Orgânica de Assistência Social.
- d) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
- e) Código de Ética do Assistente Social,
- #123177
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(1,0) 9 -
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n° 8.069/1990, o direito de buscar refúgio, auxílio e orientação, é referente ao direito ao(à):
- a) liberdade.
- b) convivência familiar.
- c) respeito.
- d) dignidade.
- e) vida.
- #123182
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(1,0) 10 -
Nos cursos especiais para idosos, a inclusão de conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, de acordo com o Estatuto do Idoso, Lei n° 10.741/2003, está previsto como:
- a) ação da assistência social.
- b) meta para dez anos.
- c) dispositivo opcional para as escolas publicas.
- d) obstáculo ao discente idoso.
- e) integração a vida moderna.
- #123183
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(1,0) 11 -
Considerando o Código de Ética do Assistente Social, “contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais" é uma ação para o assistente social de:
- a) dever.
- b) objetivo insíitucional .
- c) atribuição privativa.
- d) princípio fundamental.
- e) direito.
- #123185
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(1,0) 12 -
O Projeto Profissional do Serviço Social não foi construído em uma perspectiva meramente corporativa, voltado à autodefesa dos interesses específicos e imediatos da categoria. Ainda que abarque a defesa das prerrogativas da categoria, ele as ultrapassa, assumindo uma dimensão de universalidade. O aspecto que possibilita tal dimensão é o caráter:
- a) tecnico-profissional.
- b) pós-moderno.
- c) ídeo-cultural.
- d) Jurídico-legal.
- e) ético-político.
- #123187
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(1,0) 13 -
A orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias são ações de natureza socioeducativas. O desenvolvimento dessas ações está vinculado a três grandes processos de articulação das ações profissionais, que são os processos:
- a) político, metodológico e técnico,
- b) político-organizativos, planejamento e gestão e socioassistenciais.
- c) planejamento, implementação de planos e programas e avaliação.
- d) ético-político, socioeconômico e multicultural.
- e) estudo socioeconônimo, parecer social e laudo social.
- #123188
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(1,0) 14 -
Conforme o Código de Ética do Assistente Social e a lei de regulamentação da profissão, “planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais”, constitui para o assistente social em um(a):
- a) direito.
- b) dever.
- c) competência.
- d) atribuição privativa.
- e) princípio fundamental.
- #123190
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(1,0) 15 -
A passagem do indivíduo para à consciência humano genérica ocorre quando se rompe com a cotidianidade. A mediação necessária para suspender a cotidianidade é a:
- a) determinação.
- b) imediaticidade.
- c) superficialidade extensiva.
- d) heterogeneidade.
- e) homogeneização.