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Simulado SEDUC-RO | Analista Educacional – Assistente Social | CONCURSO

Simulado SEDUC-RO | Analista Educacional – Assistente Social

📚 Simulado SEDUC-RO | Técnico Educacional - Assistente Social | cód.8232

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(1,0) 1 - 

Os indicadores sociais subsidiam o planejamento, a formulação e a análise e avaliação das políticas sociais nas diferentes esferas de governo. Os indicadores construídos a partir de uma estatística social específica, referida a uma dimensão social elegida, são denominados:

  • a) compostos.
  • b) insumos.
  • c) sintéticos.
  • d) processos.
  • e) simples.
#123169
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(1,0) 2 - 

Na avaliação de programas e projetos sociais, o grau de certeza de que o efeito na variável dependente do experimento foi causado pela variável independente do experimento, ou seja, a certeza de que foi a causa pesquisada, e não outro fator, que produziu os efeitos, é denominado:

  • a) validade externa.
  • b) confiabilidade de medidas.
  • c) objetivo.
  • d) triangulaçáo.
  • e) validade interna.
#123170
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(1,0) 3 - 

A Constituição Federal de 1988, bem como as leis infraconstitucionais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente preconizam que o acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo. Assim sendo, trata-se de um direito:

  • a) substituível.
  • b) ilimitado.
  • c) prescritível.
  • d) irrenunciável.
  • e) disponível.
#123171
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(1,0) 4 - 

Operacionalmente, em seu exercício profissional, a finalidade imediata do assistente social com os estudos socioeconômicos é:

  • a) emitir parecer.
  • b) ajustar o sujeito.
  • c) focalizar direitos.
  • d) eleger usuários.
  • e) padromzar serviços.
#123172
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(1,0) 5 - 

O debate acerca do tema serviço social e educação tem se intensificado. Todavia, a presença do serviço social na área da educação é um fenômeno:

  • a) emergente do movimento de reconceituação.
  • b) contemporâneo, com definições oriundas do ECA.
  • c) remontado á década de 1930.
  • d) iniciado após a Constituição Federal de 1988.
  • e) incipiente, que ainda não saiu do projeto.
#123174
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(1,0) 6 - 

De acordo com a Lei Maria da Penha, nas ações penais públicas a renúncia à denúncia, conhecida popularmente como retirar a queixa, é:

  • a) impossível qualquer hipótese.
  • b) permitido a agredida a qualquer momento perante o delegado.
  • c) permitido ao agressor fazer a renúncia em nome da agredida, desde que consentida.
  • d) admita somente quando feita pela agredida perante o juiz.
  • e) possível a qualquer um fazer, desde que porte procuração da agredida.
#123175
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(1,0) 7 - 

Conforme preconiza a Lei Maria da Penha, Lei n° 11.340/2006, considerando o inquérito policial ou a instrução criminal, a prisão preventiva do agressor pode ser decretada pelo juiz:

  • a) antes do julgamento somente em casos reincidentes.
  • b) somente após transitado em julgado.
  • c) após o julgamento.
  • d) em qualquer fase.
  • e) após 48 horas da fase inicial.
#123176
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(1,0) 8 - 

“A formação continuada e a capacitação dos profissionais de saúde, educação e assistência social e dos demais agentes que atuam na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente para o desenvolvimento das competências necessárias à prevenção, à identificação de evidências, ao diagnóstico e ao enfrentamento de todas as formas de violência contra a criança e ao adolescente" é uma ação prevista pelo(a):

  • a) Lei Maria da Penha.
  • b) Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • c) Lei Orgânica de Assistência Social.
  • d) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • e) Código de Ética do Assistente Social,
#123177
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(1,0) 9 - 

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n° 8.069/1990, o direito de buscar refúgio, auxílio e orientação, é referente ao direito ao(à):

  • a) liberdade.
  • b) convivência familiar.
  • c) respeito.
  • d) dignidade.
  • e) vida.
#123182
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(1,0) 10 - 

Nos cursos especiais para idosos, a inclusão de conteúdo relativo às técnicas de comunicação, computação e demais avanços tecnológicos, de acordo com o Estatuto do Idoso, Lei n° 10.741/2003, está previsto como:

  • a) ação da assistência social.
  • b) meta para dez anos.
  • c) dispositivo opcional para as escolas publicas.
  • d) obstáculo ao discente idoso.
  • e) integração a vida moderna.
#123183
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(1,0) 11 - 

Considerando o Código de Ética do Assistente Social, “contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais" é uma ação para o assistente social de:

  • a) dever.
  • b) objetivo insíitucional .
  • c) atribuição privativa.
  • d) princípio fundamental.
  • e) direito.
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(1,0) 12 - 

O Projeto Profissional do Serviço Social não foi construído em uma perspectiva meramente corporativa, voltado à autodefesa dos interesses específicos e imediatos da categoria. Ainda que abarque a defesa das prerrogativas da categoria, ele as ultrapassa, assumindo uma dimensão de universalidade. O aspecto que possibilita tal dimensão é o caráter:

  • a) tecnico-profissional.
  • b) pós-moderno.
  • c) ídeo-cultural.
  • d) Jurídico-legal.
  • e) ético-político.
#123187
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(1,0) 13 - 

A orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias são ações de natureza socioeducativas. O desenvolvimento dessas ações está vinculado a três grandes processos de articulação das ações profissionais, que são os processos:

  • a) político, metodológico e técnico,
  • b) político-organizativos, planejamento e gestão e socioassistenciais.
  • c) planejamento, implementação de planos e programas e avaliação.
  • d) ético-político, socioeconômico e multicultural.
  • e) estudo socioeconônimo, parecer social e laudo social.
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(1,0) 14 - 

Conforme o Código de Ética do Assistente Social e a lei de regulamentação da profissão, “planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais”, constitui para o assistente social em um(a):

  • a) direito.
  • b) dever.
  • c) competência.
  • d) atribuição privativa.
  • e) princípio fundamental.
#123190
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(1,0) 15 - 

A passagem do indivíduo para à consciência humano genérica ocorre quando se rompe com a cotidianidade. A mediação necessária para suspender a cotidianidade é a:

  • a) determinação.
  • b) imediaticidade.
  • c) superficialidade extensiva.
  • d) heterogeneidade.
  • e) homogeneização.