Processando...

Simulado SEDUC-RJ | Professor – Artes | CONCURSO

Simulado SEDUC-RJ | Professor – Artes

SIMULADO SEDUC-RJ | PROFESSOR – ARTES

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEDUC-RJ para o cargo de Professor – Artes.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CEPERJ para o concurso SEDUC-RJ. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – Artes, contendo Educação Artística que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEDUC-RJ | Professor – Artes contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEDUC-RJ.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#123560
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

De acordo com Laban (1990), o professor de dança, numa turma de crianças, deve estar atento aos procedimentos metodológicos, a fim de manter a espontaneidade e naturalidade infantis. Uma das características desta fase, que deve ser respeitada, é a seguinte:

  • a) utilização de todo o corpo como forma de expressão
  • b) falta de interesse nos fatores velocidade e resistência
  • c) concentração na execução dos movimentos aprendidos
  • d) facilidade de aprendizagem pelas partes isoladas
  • e) capacidade de correção dos próprios movimentos
#123561
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Dalcroze dá uma importante contribuição para o lançamento dos fundamentos da Dança Moderna quando formula um sistema de ensino para a educação auditiva. Um dos princípios do seu método é o seguinte:

  • a) a ampliação da imaginação se faz pela separação entre pensamento e movimento
  • b) o desenvolvimento do sentido musical passa necessariamente pelo corpo inteiro
  • c) a improvisação e a movimentação instintiva devem ser valorizadas na escola
  • d) Da educação musical começa pelo senso rítmico que é basicamente neurológico
  • e) o despertar do instinto motor compromete a noção de ordem e equilíbrio
#123562
Banca
CEPERJ
Matéria
Educação Artística Diversas
Concurso
SEDUC-RJ
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A cavalhada, folguedo do Sudeste brasileiro e herdeiro das tradições da Cavalaria Medieval, representa os combates, as guerras e os torneios travados entre os seguintes povos:

    • a) muçulmanos e árabes
    • b) romanos e gregos
    • c) hindus e persas
    • d) mouros e cristãos
    • e) católicos e islâmicos
    #123563
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Artística Diversas
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    Marques (2003) aponta que o ensino da dança deve valorizar o contexto dos alunos, garantindo a relação entre conhecimento em dança e os aspectos sociopolítico-culturais. Desta forma, a autora constata que a utilização de dois processos metodológicos auxilia na experimentação, articulação e pensamento em arte. Esses dois aspectos são:

    • a) composição coreográfica e dança folclórica
    • b) dança popular e aprendizagem de repertório
    • c) improvisação e aprendizagem de repertório
    • d) dança popular e dança folclórica
    • e) improvisação e composição coreográfica
    #123564
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Artística Diversas
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    Merleau-Ponty foi um dos filósofos que mergulharam seus estudos e trabalhos na corporeidade, representada pela relação do homem com seu corpo, fruto de uma construção social, através de um processo histórico. A afirmativa que traduz a ideia desse filósofo é a seguinte:

    • a) o homem é sobretudo um ser pensante e deve dirigir sua vida pela razão, educando os impulsos para a aquisição de virtudes.
    • b) o homem é um ser que constrói a sua essência na inserção na práxis humana por meio da sua atividade produtiva.
    • c) o corpo é o veículo do ser no mundo e o lugar onde a transcendência do sujeito articula-se com o mundo.
    • d) o corpo, com suas paixões, contamina a alma racional tornando- se um obstáculo à realização do ideal de bem e verdade a que ele aspira.
    • e) a transcendência às condições exteriores e o encontro do verdadeiro sentido das coisas estão na razão do homem.
    #123565
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Artística Diversas
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    Uma aula de música que apresenta como proposta a construção de instrumentos de percussão, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais situa-se dentro do processo ensino-aprendizagem relacionada ao seguinte eixo norteador:

    • a) apreciação signi?cativa em música
    • b) escuta e compreensão da linguagem musical
    • c) escuta e compreensão da linguagem musical
    • d) compreensão da música como produto cultural e histórico
    • e) contextualização da música no tempo e no espaço
    #123566
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Artística Diversas
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    Dentre as metodologias estrangeiras que até hoje influenciam os trabalhos dos professores de música nas escolas, destaca-se o método de Dalcroze, que tem como característica básica:

    • a) os intervalos
    • b) a rítmica
    • c) a linha melódica
    • d) o andamento
    • e) as alturas
    #123567
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Artística Diversas
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 8 - 

    • O nascimento da ópera
    • A expansão da orquestra
    • O florescimento da música instrumental que passa a ter a mesma importância da vocal

    Os tópicos citados acima representam o período da música universal denominados:

    • a) Romântico
    • b) Renascentista
    • c) Clássico
    • d) Medieval
    • e) Barroco
    #123568
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Artística Diversas
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 9 - 

    A Bossa Nova, com uma proposta diferente na poética, na rítmica, na harmonia e na forma de cantar, foi um movimento artístico musical que projetou a MPB no exterior.

    De uma perspectiva histórica, a Bossa Nova foi criada por:

    • a) Vinicius de Moraes, Carlos Lyra e Tom Jobim
    • b) João Gilberto, Tom Jobim e Caetano Veloso
    • c) Elizeth Cardoso, Tom Jobim e Edu Lobo
    • d) João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes
    • e) Tom Jobim, Baden Powell e João Gilberto
    #123569
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Artística Diversas
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 10 - 

    Produzir graus distintos de suavidade e de forte com a voz e um instrumento é um exercício que tem como objetivo a conscientização do elemento básico da linguagem musical chamado:

    • a) intensidade
    • b) altura
    • c) timbre
    • d) densidade
    • e) duração
    #123570
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Artística Diversas
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 11 - 

    “Aprender arte com sentido está associado à compreensão daquilo que é ensinado.”

    PCN

    Os PCNs indicam que a ordem com que são abordados os conteúdos em arte deve ter, basicamente, o seguinte ponto de partida:

    • a) fatos históricos cronologicamente apresentados
    • b) assuntos com nível fácil de compreensão
    • c) conhecimentos anteriores dos alunos
    • d) informações técnicas sobre materiais.
    • e) temas de aspecto generalizado.
    #123571
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Artística Diversas
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 12 - 

    A arte barroca surgiu opondo-se a conceitos da arte renascentista e in?uenciando músicos, escritores, pintores e escultores. Os princípios estéticos do estilo barroco que caracterizam as obras são, fundamentalmente:

    • a) intensidade, subjetividade e razão.
    • b) realismo, harmonia e regularidade.
    • c) repetição, simplicidade e equilíbrio.
    • d) movimento, ornamentação e emoção.
    • e) rebuscamento, objetividade e proporção
    #123572
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Artística Diversas
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 13 - 

    Oscar Niemeyer, o grande arquiteto brasileiro, revolucionou os espaços arquitetônicos, na década de 40, com o projeto feito para a Igreja de São Francisco, na Pampulha, em Belo Horizonte, onde usou pela primeira vez, os seguintes recursos arquitetônicos:

    • a) painéis decorados com azulejos
    • b) vitrais compondo a iluminação interna.
    • c) abóbadas no teto em disposição simétrica.
    • d) formas sinuosas com concreto armado.
    • e) estruturas retas na construção das paredes.
    #123573
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Artística Diversas
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 14 - 

    Van Gogh descreveu sua obra “Quarto de dormir” do seguinte modo:

    “As paredes são violeta pálido. O piso é de ladrilhos vermelhos. A madeira da cama e das cadeiras, amarelo de manteiga fresca, os lençóis e as almofadas de um tom leve de limão esverdeado. A colcha escarlate. A janela verde. A mesa de toilette, laranja e a bacia azul. As portas, de cor lilás.”

    in Derdik, Edith – Formas de pensar o desenho

    Na descrição do artista, aparecem três cores que se classi?cam como cores primárias. Essas cores são as seguintes::

    • a) vermelho, verde e laranja.
    • b) azul, amarelo e vermelho.
    • c) amarelo, laranja e azul
    • d) vermelho, verde e amarelo
    • e) verde, azul e laranja.
    #123574
    Banca
    CEPERJ
    Matéria
    Educação Artística Diversas
    Concurso
    SEDUC-RJ
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 15 - 

    A avaliação em arte gera muita polêmica, devido à complexidade em estabelecer critérios para julgar a produção artística e estética dos alunos. Para atingir seu verdadeiro sentido, é fundamental que a ação avaliativa seja considerada como:

    • a) veri?cação constante do processo de assimilação e expressão dos conhecimentos em arte pelos alunos
    • b) sondagem diagnóstica das aptidões e capacidades dos alunos para a atividade artística.
    • c) classi?cação criteriosa da expressividade e da qualidade dos trabalhos dos alunos.
    • d) mensuração conceitual do desempenho dos alunos em arte através de testes bimestrais.
    • e) resultado da aprendizagem dos conteúdos mínimos adquiridos pelos alunos durante o período letivo