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Simulado SEDUC-PI | CONCURSO

Simulado SEDUC-PI

SIMULADO SEDUC-PI

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no SEDUC-PI.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEDUC-PI que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores SEDUC-PI, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SEDUC-PI contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no SEDUC-PI.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no SEDUC-PI. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEDUC-PI
Para realizar o simulado SEDUC-PI você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEDUC-PI você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEDUC-PI é aqui!


#205901
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
Secretaria de Estado da Educação-Seduc-PI
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

A Didática constitui disciplina essencial nos processos de formação de professores, notadamente articulando o saber, o saber-ser e o saber-fazer. No contexto dessa análise, pode-se afirmar CORRETAMENTE, acerca da concepção tradicional de Didática que:

  • a) refere-se a um conjunto de procedimentos universais relativos à docência;
  • b) afirma a neutralidade científica do método, a preocupação com os meios desvinculados dos fins e do contexto;
  • c) caracteriza-se por transcender métodos e técnicas de ensino, buscando articular escola/sociedade;
  • d) compreende uma doutrina da instrução, revelando-se como um conjunto de normas prescritivas centradas no método;
  • e) caracteriza-se por estabelecer métodos e técnicas de educação desvinculados dos princípios educacionais.
#205902
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(1,0) 2 - 

O processo de seleção dos conteúdos deve ocorrer de forma sistemática e criteriosa, contribuindo para que as experiências de ensino/aprendizagem sejam significativas. A partir dessa concepção, pode-se afirmar CORRETAMENTE, que se constituem em critérios de seleção de conteúdos de ensino, EXCETO:

  • a) flexibilidade;
  • b) utilidade;
  • c) significação;
  • d) afetividade;
  • e) solidariedade.
#205903
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(1,0) 3 - 

A avaliação é inerente ao trabalho docente, devendo caracterizar-se como atividade didática contínua, fornecendo subsídios para o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem. Nesta acepção, pode- se identificar, CORRETAMENTE, como características da avaliação:

I – reflete a unidade objetivos/conteúdos/métodos;
II – fornece subsídios para a revisão do plano de ensino;
III – constata desempenhos através de testes objetivos;
IV – possibilita a autopercepção do professor acerca de sua prática.

A respeito das afirmações constantes dos itens I a IV, a alternativa CORRETA é:

  • a) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e III estão corretas.
  • b) Apenas as afirmações constantes dos itens I, III e IV estão corretas.
  • c) Apenas as afirmações constantes dos itens II, III e IV estão corretas.
  • d) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e IV estão corretas.
  • e) Apenas as afirmações constantes dos itens I e III estão corretas.
#205904
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(1,0) 4 - 

A definição de objetivos de ensino, gerais ou específicos, é essencial no processo de organização e de desenvolvimento do trabalho docente. Pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que os objetivos específicos referem-se a proposições:

  • a) abrangentes e vagas, alcançáveis a longo prazo;
  • b) claras a serem alcançadas em curto prazo de tempo;
  • c) comportamentais, alcançáveis a longo prazo;
  • d) de domínio afetivo a serem alcançados a médio prazo;
  • e) vagas e comportamentais, alcançáveis a médio prazo.
#205905
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(1,0) 5 - 

O trabalho docente, particularmente, em relação à gestão pedagógica do conteúdo, requer do professor, conforme a natureza do conteúdo a ser ensinado, a seleção criteriosa de métodos e de técnicas para desenvolvimento efetivo do ensinar/aprender. Neste aspecto, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, a cerca da exposição dialogada:

  • a) é restrita e, desse modo, sua utilização deverá ser evitada;
  • b) mobiliza o professor para assumir uma posição dominante na aula;
  • c) pauta-se na atividade reflexiva e na participação dos alunos;
  • d) estimula o aluno a manter-se passivo e receptivo;
  • e) baseia-se somente no trabalho expositivo do professor.
#205906
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(1,0) 6 - 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) explicitam orientações no que concerne a avaliação escolar. De acordo com os PCN a avaliação é compreendida, CORRETAMENTE, como elemento de, EXCETO:

  • a) orientação da intervenção pedagógica para dinamizar o ensino;
  • b) classificação do educando, segundo seus avanços e dificuldades;
  • c) integração entre os processos de ensino e de aprendizagem;
  • d) reflexão contínua sobre a prática educativa do professor;
  • e) orientação do educando, segundo seus avanços e dificuldades.
#205908
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(1,0) 7 - 

O Projeto Pedagógico, pensado como instrumento de democratização da escola, postula a necessidade de estabelecimento de relações democráticas no contexto escolar, bem como indica a necessidade de se respeitar a diversidade de características dos atores envolvidos no processo educativo. Em relação ao referido projeto é CORRETO afirmar:

I. desenvolve-se orientado por concepções de educação e de ensino;
II. prevê como base para a atividade pedagógica os princípios tecnicistas;
III. efetiva-se no cotidiano, estando em constante (re)construção; IV. prioriza as ações técnico-administrativas;
V. articula princípios pedagógicos e administrativos.

A respeito das afirmações constantes dos itens I a V, a alternativa CORRETA é:

  • a) Apenas as afirmações constantes dos itens II, III e IV estão corretas.
  • b) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e III estão corretas.
  • c) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e IV estão corretas.
  • d) Apenas as afirmações constantes dos itens I, III e V estão corretas.
  • e) Apenas as afirmações constantes dos itens I, II e V estão corretas.
#205909
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(1,0) 8 - 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/96) ao referir-se à organização da educação nacional define que os docentes incumbir-se-ão de, EXCETO:

  • a) participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
  • b) estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;
  • c) colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade;
  • d) assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
  • e) participar do planejamento escolar e elaborar seus planos de aulas.
#205910
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(1,0) 9 - 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/96) ao tratar da composição dos níveis escolares define que a educação básica será formada, CORRETAMENTE, por:

  • a) ensino fundamental, ensino médio e educação superior;
  • b) educação infantil, ensino fundamental e ensino médio;
  • c) ensino fundamental, ensino médio e ensino profissionalizante;
  • d) ensino médio e ensino profissionalizante e educação superior;
  • e) ensino infantil, educação fundamental e ensino profissionalizante.
#205911
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(1,0) 10 - 

Para que jovens e adultos que não frequentaram a escola na idade apropriada tenham a oportunidade de prosseguimento de seus estudos, pode-se afirmar, CORRETAMENTE, que os incisos I e II do § 1º. do art. 38 a Lei n. 9.394/96, respectivamente, garante a participação em exames supletivos aos maiores de:

  • a) dezoito anos a fim de concluírem o ensino médio e maiores de quinze anos para conclusão do ensino fundamental;
  • b) dezoito anos a fim de concluírem o ensino fundamental e maiores de quinze anos para conclusão do ensino médio;
  • c) vinte e um anos a fim de concluírem o ensino médio e maiores de dezoito anos para conclusão do ensino fundamental;
  • d) vinte e um anos a fim de concluírem concomitantemente o ensino fundamental e o ensino médio;
  • e) quinze anos a fim de concluírem o ensino fundamental e maiores de dezoito anos para conclusão do ensino médio.