Processando...

Simulado SEDUC-PE | Pedagogo | CONCURSO

Simulado SEDUC-PE | Pedagogo

📚 Simulado SEDUC-PE | Pedagogo | cód.8260

Se você for prestar o concurso SEDUC-PE, não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis 📝.

 

🔗 Vejam mais simulados SEDUC-PE

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado SEDUC-PE foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: SEDUC-PE
  • 👔 Cargo: Pedagogo
  • 📚 Matéria: Pedagogia
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: IPAD
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado SEDUC-PE e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões SEDUC-PE

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso SEDUC-PE


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEDUC-PE. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre SEDUC-PE


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEDUC-PE.

Ver apostilas para SEDUC-PE


📢 Concursos Abertos para SEDUC-PE

Veja os concursos abertos da instituição SEDUC-PE. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para SEDUC-PE


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#123655
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

O currículo por competência surge como “novo” paradigma, construindo a idéia de que a Escola deve estar sintonizada com as mudanças da sociedade. A complexa conjuntura que se apresenta tanto nos Referenciais (1999) como nas Diretrizes (2001) indica para a escola novas tarefas entre as quais a resignificação do ensino face aos desafios contemporâneos. Dias e Lopes (2003).

Assinale a alternativa incorreta em relação aos novos paradigmas curriculares:

  • a) Uma escola que visa apenas a atender às necessidades do mercado de trabalho, fortalecendo a vinculação entre educação e interesse do mercado.
  • b) Uma escola mais voltada à comunidade, especialmente com o envolvimento maior dos pais e da própria comunidade.
  • c) Uma escola que desenvolve as competências para inserção em diferentes contextos de trabalho, em sintonia com as demandas de uma sociedade constantemente em mudança.
  • d) Uma escola comprometida com a construção das competências requeridas para a convivência e o trabalho em equipe.
  • e) Uma escola comprometida com prática reflexiva, trabalho por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes.
#123656
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

“À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente.” (Delors, 2000)

Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento.

Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.
( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.
( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.
( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.
( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.
( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz.
( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.
( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vida.

A seqüência correta é:

  • a) V, V, V, V, V, V, F, V.
  • b) V, V, F, V, V, F, V, F.
  • c) V, V, V, V, V, V, V, V.
  • d) V, V, V, F, V, F, V, V.
  • e) V, F, V, V, V, V, F, V.
#123657
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

Organizar o currículo por área de conhecimento significa:

  • a) exigir a dedicação integral dos professores.
  • b) exigir a dedicação total dos alunos.
  • c) integrar mais especialistas das diferentes áreas do conhecimento ao currículo escolar.
  • d) superar a concepção tradicional de currículo.
  • e) modificar a estrutura organizacional da escola.
#123658
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

Organizar o currículo a partir das disciplinas significa:

  • a) dar preferência ao trabalho de cada professor, pois este detém o saber específico segundo sua formação docente
  • b) favorecer o saber específico de cada disciplina, pois permite o aprofundamento em cada área do conhecimento.
  • c) não confundir as diferentes disciplinas, respeitando suas especificidades.
  • d) respeitar o ritmo do aluno que só consegue assimilar os conteúdos que são apresentados seqüencialmente.
  • e) privilegiar os conteúdos específicos a fim de favorecer a aprendizagem do aluno, pois ele não assimila todos os conteúdos necessários ao mesmo tempo.
#123659
Banca
IPAD
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Considerando a teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:

  • a) As intervenções do professor exercem maiores transformações quando atuam na consolidação de conhecimentos já adquiridos.
  • b) O curso do desenvolvimento precede sempre ao curso da aprendizagem.
  • c) As relações entre aprendizagem e desenvolvimento não foram discutidas por Vygotsky.
  • d) Aprendizagem e desenvolvimento são processos completamente separados.
  • e) A aprendizagem escolar orienta e estimula processos de desenvolvimento nos indivíduos.