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Simulado SEDUC-MT | Técnico Administrativo Educacional | CONCURSO

Simulado SEDUC-MT | Técnico Administrativo Educacional

📚 Simulado SEDUC-MT | Técnico Administrativo Educacional | cód.7029

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#101168
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 16 - 

Considerando as disposições da Resolução n° 249/07 - CEE/MT, assinale a alternativa correta sobre o código utilizado para registro de diplomas e certificados.

  • a) O registro de diploma e de certificado utilizará código de 06 (seis) dígitos, sendo os quatro primeiros referentes à numeração sequencial anual dos diplomas ou certificados e os dois seguintes, para o ano de conclusão do curso
  • b) O registro de diploma e de certificado utilizará código de 06 (seis) dígitos, sendo os dois primeiros referentes ao ano de conclusão do curso e os quatro seguintes, para a numeração sequencial anual dos diplomas ou certificados
  • c) O registro de diploma e de certificado utilizará código de 08 (oito) dígitos, sendo os quatro primeiros referentes ao ano de conclusão do curso e os quatro seguintes, para a numeração sequencial anual dos diplomas ou certificados
  • d) O registro de diploma e de certificado utilizará código de 08 (oito) dígitos, sendo os quatro primeiros referentes à numeração sequencial anual dos diplomas ou certificados e os quatro seguintes, referentes ao ano de conclusão do curso
  • e) O registro de diploma e de certificado utilizará código de 10 (dez) dígitos, sendo os quatro primeiros referentes ao ano de conclusão do curso e os seis seguintes, para a numeração sequencial anual dos diplomas ou certificados
#101169
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 17 - 

Considerando as disposições da Resolução n° 249/07 - CEE/MT, assinale a alternativa correta sobre o registro e a expedição de diplomas e certificados.

  • a) A Escola registrará apenas os diplomas e não os certificados, e expedirá no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de encerramento do ano letivo, correspondente ao término do curso
  • b) A Escola registrará os diplomas e/ou certificados, e expedirá no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da data de encerramento do ano fiscal, correspondente ao término do curso
  • c) A Escola registrará apenas os certificados e não os diplomas, e expedirá no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da data de encerramento do ano letivo, correspondente ao término do curso
  • d) A Escola registrará os diplomas e/ou certificados, e expedirá no prazo máximo de 90 (noventa) dias, a contar da data de encerramento do ano fiscal, correspondente ao término do curso
  • e) A Escola registrará os diplomas e/ou certificados, e expedirá no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de encerramento do ano letivo, correspondente ao término do curso
#101170
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
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(1,0) 18 - 

Considerando as disposições da Lei Estadual de Mato Grosso n° 7.040, 01/10/1998, assinale a alternativa correta sobre o período de administração do diretor.

  • a) O período de administração do diretor corresponde a mandato de 02 (dois) anos, vedada a recondução
  • b) O período de administração do diretor corresponde a mandato de 01 (um) ano, permitida a recondução
  • c) O período de administração do diretor corresponde a mandato de 03 (três) anos, vedada a recondução
  • d) O período de administração do diretor corresponde a mandato de 02 (dois) anos, permitida a recondução
  • e) O período de administração do diretor corresponde a mandato de 03 (três) anos, permitida a recondução
#101171
Banca
IBFC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-MT
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela em que NÃO foram mencionadas as características e atividades exercidas pelos bandeirantes - homens que durante o período colonial atuaram no interior do território brasileiro, hoje conhecido como Estado do Mato Grosso.

    • a) A Exploração de mão de obra escrava indígena e a procura de metais preciosos caracterizam as principais atividades dos bandeirantes
    • b) Catalogação de espécimes da flora e fauna das regiões por onde passavam, além dos cuidados da preservação ambiental, foram os grandes feitos das bandeiras durante o período colonial do Brasil
    • c) Além da exploração e reconhecimento das regiões por onde passavam, os lusodescendentes também eram contratados para a invasão e resgate de escravos fugidos e Quilombos formados no interior da colônia
    • d) É sabido que os bandeirantes, em seu modo de vida, reproduziam em muito os hábitos indígenas como alimentação, vestuário, relações familiares e na própria linguagem falada; exemplificando a forte interação entre europeus e indígenas
    • e) Grande parte do território brasileiro atual é consequência das atividades de exploração das bandeiras, bem como das relações que se estabeleceram com os indígenas e a proteção das fronteiras. Exemplo disso são tratados como o Tratado de Tordesilhas e o Tratado de Madri
    #101172
    Banca
    IBFC
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    SEDUC-MT
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 20 - 

    O movimento conhecido como Rusga representa um capítulo importante da História do Brasil, compreendido por alguns autores como : “[...] um fenômeno político brasileiro ocorrido em 1834, no Centro-Oeste do Brasil, no período das regências, situava entre o discurso da centralização e descentralização do poder.” (Fanaia, Maria de Lourdes. “O Silêncio sobre a Rusga nos livros didáticos.” 2012).

    A partir de seus conhecimentos sobre o assunto assinale a alternativa correta:

    • a) Foi um movimento de intenções separatistas e independentes, assim como foi a revolução Farroupilha
    • b) O movimento buscava a melhor relação entre os diferentes tipos de cultura que existem no Mato Grosso (indígenas, Afrodescentes e Lusodescendentes)
    • c) O movimento da Rusga exigia uma melhor relação com os países vizinhos (Bolívia e Paraguai)
    • d) A Rusga representava a disputa pelo poder local na província de Mato Grosso: de um lado, os liberais da “Sociedade dos Zelosos da Independência”; de outro, os conservadores “Caramurus”
    • e) A Rusga, na realidade, foi um movimento de cunho popular, promovido por povos indígenas da região, junto aos quilombolas; que se autodenominaram “caramurus”; contrários aos ricos fazendeiros de açúcar e pecuaristas da região do Mato Grosso