Processando...

Simulado SEDUC-CE | Professor – História | CONCURSO

Simulado SEDUC-CE | Professor – História

📚 Simulado SEDUC-CE | Professor - História | cód.8264

Faça parte dos aprovados! Comece pelo simulado SEDUC-CE hoje! ✅

 

🔗 Vejam mais simulados SEDUC-CE

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado SEDUC-CE foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado SEDUC-CE e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões SEDUC-CE

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso SEDUC-CE


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEDUC-CE. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre SEDUC-CE


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEDUC-CE.

Ver apostilas para SEDUC-CE


📢 Concursos Abertos para SEDUC-CE

Veja os concursos abertos da instituição SEDUC-CE. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para SEDUC-CE


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#123855
Banca
UECE-CEV
Matéria
História Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes

  • a) nos preconceitos e nas inúmeras ameaças aos direitos humanos e disputas de poder.
  • b) nos espaços escolares onde se considera o(a) professor(a) incapaz de ensinar corretamente.
  • c) nas concepções de história e educação presentes na prática pedagógica dos docentes.
  • d) nas interações entre alunos e alunas e as formas de relacionamentos com a escola.
#123856
Banca
UECE-CEV
Matéria
História Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

Atente para as seguintes afirmações a respeito das novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história:

I. Essas tecnologias contribuem para a busca de informações prévias sobre o tema de estudo, utilizando os mesmos critérios metodológicos da pesquisa histórica quais sejam: seleção temática, interpretação e argumentação.

II. Possibilitam a produção de informação como os hipertextos, a viabilização de laboratórios e a formação integrada por meio de metodologias colaborativas.

III. Para a melhoria da qualidade do ensino de História, faz-se necessária somente a inserção do computador e multimeios.

É correto o que se afirma em

  • a) I e II apenas.
  • b) II e III apenas.
  • c) I, II e III.
  • d) I e III apenas.
#123858
Banca
UECE-CEV
Matéria
História Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

No que diz respeito aos fins educativos da História, não basta apenas que se saiba sobre os fatos ocorridos no passado; é necessário situá-los em seu contexto, perceber que, no estudo do passado, há diferenciados pontos de vista, alguns até discordantes entre si; além disso, é preciso que se estabeleça a reflexão de que há múltiplas maneiras de obter e avaliar as informações sobre o pretérito. Assim sendo, é correto dizer que os objetivos didáticos do ensino de História são os seguintes:

  • a) desconstruir completamente o passado e reconstrui-lo com base no presente.
  • b) analisar, estabelecer relações, compreender e transmitir o passado.
  • c) verificar o passado e o presente com vistas a projetar um futuro próximo.
  • d) proporcionar uma cultura humanista que concebe o passado encerrado em si.
#123860
Banca
UECE-CEV
Matéria
História Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

O trabalho do historiador requer métodos específicos, como levantar informações sobre o objeto de estudo, estabelecer hipóteses explicativas, analisar e classificar as fontes históricas, estabelecer relações de causalidade, elaborar a explicação histórica do fenômeno estudado. Esta última é a fase da interpretação, possivelmente a mais árdua, uma vez que requer

  • a) a aplicação de uma teoria explicativa de caráter geral.
  • b) uma verificação empírica dos fatos estudados.
  • c) o estabelecimento de uma rede de informações compreensíveis.
  • d) a comprovação de todos os passos anteriores da pesquisa.
#123866
Banca
UECE-CEV
Matéria
História Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre História Oral.

( ) Desde sua implementação seus métodos e objetivos de pesquisa têm sido regularmente mantidos.

( ) Por meio de narrativas populares, aproxima-se de comunidades não hegemônicas explorando a sua subjetividade.

( ) Entrelaça-se com a literatura, a linguística, a antropologia, as religiões, a música, a cultura de massa e a política.

( ) Parte de eventos pontuais e determinados lugares e refere-se mais aos acontecimentos do que aos significados.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • a) V, V, F, F.
  • b) F, F, F, V.
  • c) V, F, V, V.
  • d) F, V, V, F.