Simulado SEDUC-CE | Professor – História | CONCURSO
📚 Simulado SEDUC-CE | Professor - História | cód.8264
Faça parte dos aprovados! Comece pelo simulado SEDUC-CE hoje! ✅
🔗 Vejam mais simulados SEDUC-CE
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado SEDUC-CE foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEDUC-CE
- 👔 Cargo: Professor - História
- 📚 Matéria: História Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: UECE-CEV
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado SEDUC-CE e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões SEDUC-CE
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEDUC-CE. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre SEDUC-CE
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEDUC-CE.
📢 Concursos Abertos para SEDUC-CE
Veja os concursos abertos da instituição SEDUC-CE. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para SEDUC-CE
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #123855
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes
- a) nos preconceitos e nas inúmeras ameaças aos direitos humanos e disputas de poder.
- b) nos espaços escolares onde se considera o(a) professor(a) incapaz de ensinar corretamente.
- c) nas concepções de história e educação presentes na prática pedagógica dos docentes.
- d) nas interações entre alunos e alunas e as formas de relacionamentos com a escola.
- #123856
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Atente para as seguintes afirmações a respeito das novas tecnologias de comunicação e informação no ensino de história:
I. Essas tecnologias contribuem para a busca de informações prévias sobre o tema de estudo, utilizando os mesmos critérios metodológicos da pesquisa histórica quais sejam: seleção temática, interpretação e argumentação.
II. Possibilitam a produção de informação como os hipertextos, a viabilização de laboratórios e a formação integrada por meio de metodologias colaborativas.
III. Para a melhoria da qualidade do ensino de História, faz-se necessária somente a inserção do computador e multimeios.
É correto o que se afirma em
- a) I e II apenas.
- b) II e III apenas.
- c) I, II e III.
- d) I e III apenas.
- #123858
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
No que diz respeito aos fins educativos da História, não basta apenas que se saiba sobre os fatos ocorridos no passado; é necessário situá-los em seu contexto, perceber que, no estudo do passado, há diferenciados pontos de vista, alguns até discordantes entre si; além disso, é preciso que se estabeleça a reflexão de que há múltiplas maneiras de obter e avaliar as informações sobre o pretérito. Assim sendo, é correto dizer que os objetivos didáticos do ensino de História são os seguintes:
- a) desconstruir completamente o passado e reconstrui-lo com base no presente.
- b) analisar, estabelecer relações, compreender e transmitir o passado.
- c) verificar o passado e o presente com vistas a projetar um futuro próximo.
- d) proporcionar uma cultura humanista que concebe o passado encerrado em si.
- #123860
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
O trabalho do historiador requer métodos específicos, como levantar informações sobre o objeto de estudo, estabelecer hipóteses explicativas, analisar e classificar as fontes históricas, estabelecer relações de causalidade, elaborar a explicação histórica do fenômeno estudado. Esta última é a fase da interpretação, possivelmente a mais árdua, uma vez que requer
- a) a aplicação de uma teoria explicativa de caráter geral.
- b) uma verificação empírica dos fatos estudados.
- c) o estabelecimento de uma rede de informações compreensíveis.
- d) a comprovação de todos os passos anteriores da pesquisa.
- #123866
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- História Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre História Oral.
( ) Desde sua implementação seus métodos e objetivos de pesquisa têm sido regularmente mantidos.
( ) Por meio de narrativas populares, aproxima-se de comunidades não hegemônicas explorando a sua subjetividade.
( ) Entrelaça-se com a literatura, a linguística, a antropologia, as religiões, a música, a cultura de massa e a política.
( ) Parte de eventos pontuais e determinados lugares e refere-se mais aos acontecimentos do que aos significados.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- a) V, V, F, F.
- b) F, F, F, V.
- c) V, F, V, V.
- d) F, V, V, F.