Simulado SEDUC-CE | Professor – Geografia | CONCURSO
📚 Simulado SEDUC-CE | Professor - Geografia | cód.8275
Faça parte dos aprovados! Comece pelo simulado SEDUC-CE hoje! ✅
🔗 Vejam mais simulados SEDUC-CE
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado SEDUC-CE foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEDUC-CE
- 👔 Cargo: Professor - Geografia
- 📚 Matéria: Geografia Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: UECE-CEV
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado SEDUC-CE e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões SEDUC-CE
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEDUC-CE. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre SEDUC-CE
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEDUC-CE.
📢 Concursos Abertos para SEDUC-CE
Veja os concursos abertos da instituição SEDUC-CE. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para SEDUC-CE
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #123940
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Marcado pelo desempenho ativo dos grandes grupos produtivos transnacionais, o capitalismo do pós-Segunda Guerra Mundial centrou‑se numa combinação prodigiosa entre regulamentação política e econômica e regulação social. Isso culminou num aprofundamento da concentração do capital, com a formação de oligopólios de alcance mundial em importantes esferas da economia, determinando a alocação do trabalho social e a repartição dos produtos entre os diferentes departamentos da produção. Acerca das características dessa fase do capitalismo, é correto afirmar que
- a) se pautou no consumo de massa de bens duráveis, sobretudo ao produzir uma sociedade de consumo.
- b) foi marcado pelas ações de um Estado que privatizou as necessidades coletivas e a seguridade social.
- c) esteve fundamentado em um processo produtivo flexível, que priorizou a fabricação de pequenos lotes de uma variedade de tipos de produto.
- d) destacou empresas de comunicação e de serviços financeiros como fontes dominantes de emprego.
- #123941
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
No que diz respeito ao real sentido da globalização e da ordem mundial contemporânea, é correto afirmar que
- a) o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, que permite tornar o mundo socialmente mais justo e igualitário, é uma grande conquista da globalização.
- b) a globalização é o estágio supremo da internacionalização da economia e seu maior destaque é a garantia de que a maior parte dos países do mundo participe dessa dinâmica de maneira proporcional.
- c) a produção globalizada e a informação globalizada permitem às firmas globais obterem um lucro em escala mundial e isso constitui o verdadeiro motor da atividade econômica contemporânea.
- d) com a consolidação do processo de globalização, pode-se viver em um espaço sem fronteiras, isto é, uma aldeia global onde todos podem conhecer extensivamente e profundamente o planeta.
- #123943
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
A leitura geográfica dos conceitos de lugar e paisagem, no ensino de geografia, pressupõem estudos
- a) de identidade, com registros de memória social, percepção das relações e elementos que compõem o vivido e a subjetividade.
- b) relacionais, que permitem construir uma noção de espaço plano e isotrópico.
- c) estruturais, que auxiliam na construção do conhecimento geográfico pela via da escala global.
- d) analíticos, que articulam conhecimentos dedutivos na leitura da relação entre natureza e sociedade.
- #123944
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
É correto falar do espaço geográfico como um meio técnico-científico-informacional quando
- a) as motivações de uso dos sistemas técnicos são estranhas às lógicas locais e nacionais, e o espaço passa a se distinguir em função da extensão dos objetos culturais.
- b) a sociedade começa a fabricar um tempo novo e os tempos sociais tendem a se superpor e a contrapor os tempos naturais.
- c) as técnicas e o trabalho se casam com as dádivas da natureza, com a qual se relacionam sem outra mediação.
- d) a ciência e a tecnologia estão na base da produção, da utilização e do funcionamento do espaço e tendem a constituir o seu substrato.
- #123945
- Banca
- UECE-CEV
- Matéria
- Geografia Diversas
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
Atente para o seguinte excerto: “A cartografia é considerada uma linguagem, um sistema de código de comunicação imprescindível em todas as esferas da aprendizagem em geografia, articulando fatos, conceitos e sistemas conceituais que permitem ler e escrever as características do território”.
Fonte: CASTELLAR, Sonia. A psicologia genética e a aprendizagem no ensino de geografia. In: CASTELLAR, Sonia (organizadora). Educação e geografia – Teorias e práticas docentes. 3ª edição. São Paulo: Contexto, 2014. p. 45.
O texto interpreta a cartografia escolar como
- a) uma metodologia de grande auxílio na representação das relações espaciais topológicas, isto é, aquelas que se baseiam na localização dos lugares pelo sistema de paralelos e meridianos.
- b) uma opção metodológica para o ensino de geografia, que estrutura um esquema de ação, na medida em que ajuda o estudante na construção progressiva das relações espaciais tanto no plano perceptivo quanto no plano representativo.
- c) uma das mais respeitáveis técnicas do saber geográfico, o que implica utilizá-la no ensino de geografia com rigor, não prescindindo de uma escala matemática.
- d) um saber técnico que interessa exclusivamente a estudantes em fase avançada de compreensão da geografia, uma vez que requer um conhecimento de medidas de distâncias em graus.