Simulado Seduc-CE | Professor de Filosofia | CONCURSO
📚 Simulado SEDUC-CE | Professor de Filosofia | cód.4514
O simulado SEDUC-CE foi feito para quem quer estudar de forma estratégica e inteligente! 🤓
🔗 Vejam mais simulados SEDUC-CE
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado SEDUC-CE foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEDUC-CE
- 👔 Cargo: Professor de Filosofia
- 📚 Matéria: Filosofia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: CESPE
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado SEDUC-CE e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões SEDUC-CE
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEDUC-CE. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre SEDUC-CE
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEDUC-CE.
📢 Concursos Abertos para SEDUC-CE
Veja os concursos abertos da instituição SEDUC-CE. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para SEDUC-CE
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #50353
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Em razão dos postulados de Heidegger, a relação entre arte e verdade assume um novo lugar na história da filosofia. Segundo ele, a essência da obra de arte é o pôr-se-em-obra da verdade. Cada ente que se torna manifesto na obra de arte é a expressão direta do modo como seu mundo é fundado. Desse modo, Heidegger tenta escapar de qualquer elemento subjetivista na arte. Considerando a relação entre arte e verdade, conforme a filosofia de Heidegger, é correto afirmar que esse filósofo
- a) considera a arte como meio da verdade mimética, conforme a tradição platônica.
- b) considera a arte como verdade subjetiva, visto que o artista constrói a verdade na arte.
- c) considera que a arte eleva-se ao nível da experiência da verdade ontológica subjetivada pelo artista.
- d) propõe uma contraposição entre arte e verdade no cerne da obra de arte.
- e) considera que a verdade se põe em obra e a obra é, assim, obra da verdade.
- #50354
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
O prognóstico sobre o fim da arte surgiu, inicialmente, em um sistema filosófico no qual a arte é vista como destinada a ser superada pela religião revelada e pela filosofia. De acordo com esse sistema, a religião e a filosofia são menos dependentes do sensível e do material que a arte, constituindo-se em momentos puramente espirituais. Desse modo, assinale a opção em que é apresentado o nome do filósofo que defende essas ideias.
- a) Adorno
- b) Kant
- c) Hegel
- d) Horkheimer
- e) Platão
- #50355
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
O estudo sobre o episódio das sereias, concernente à Odisséia de Homero, é uma passagem emblemática da obra A dialética do esclarecimento, de Adorno e Horkheimer. Na Odisséia, Ulisses narra que, para sobreviver ao canto das sereias, tapou com cera os ouvidos dos marinheiros e mandou que o atassem ao mastro da nau sem, contudo, tapar seus próprios ouvidos. Amarrado, Ulisses ouviu o canto inebriante, mas não sucumbiu a ele. Seus nautas, por sua vez, não escutaram o canto e remaram incessantemente, surdos à beleza. Para Adorno e Horkheimer, as medidas tomadas por Ulisses quando seu navio se aproximou do território das sereias pressagiam alegoricamente a dialética do esclarecimento. Tendo o texto como referência inicial, assinale a opção correta com base na teoria de Adorno e Horkheimer.
- a) Ulisses triunfa sobre as sereias, pois abdica do gozo de escutar seus cantos. No entanto, aos nautas é permitido o gozo desse canto, emblema do próprio gozo da arte.
- b) Ulisses somente pode escutar o canto das sereias, porque escolheu sua própria prisão. Os remadores sabem que algo belo existe, mas também sabem que, para sobreviver, devem viver sem essa beleza.
- c) Os remadores estão condenados a trabalhar sem o gozo completo da beleza, enquanto Ulisses, o chefe, tem direito ao gozo livre e completo do belo.
- d) A atitude de Ulisses marca a libertação estética das classes sociais oprimidas, pois remando surdas sem parar, elas vencem as sereias.
- e) O triunfo de Ulisses sobre as sereias constitui uma forma emergente de mito sobre a racionalidade, ou seja, representa a transformação da arte em magia.
- #50356
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Embora na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), alterada pela Lei n.º 11.684/2008, não se determine a presença de conteúdo de ética e cidadania no currículo de filosofia, esse conteúdo é exigido nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Considere que, diante disso, uma professora de ensino médio de filosofia tenha decidido abordar, em sala de aula, o assunto violência contra a mulher como parte do conteúdo de ética e cidadania. Nessa situação, para que o referido assunto seja abordado de forma interdisciplinar, cabe à professora
- a) ler, juntamente com os alunos, trechos de textos filosóficos que versam sobre a violência contra a mulher e proferir comentários sobre esse assunto com base na Lei Maria da Penha, bem como, com a participação da professora de artes, propor aos alunos a realização da atividade de produção de peças gráficas que expressem o assunto violência contra a mulher.
- b) preparar uma apostila sobre o assunto, a qual servirá de base para um debate entre os alunos, que devem posicionar-se quanto aos argumentos expostos pela professora por meio de debate e da redação de texto dissertativo.
- c) exibir vídeo que apresente o depoimento de mulheres vítimas de estupro, devendo posteriormente os alunos comentar em grupos os relatos exibidos e redigir individualmente texto sobre o assunto.
- d) ler, juntamente com os alunos, o texto da Lei Maria da Penha e distribuir um questionário que avalie os alunos quanto ao conhecimento dessa essa lei, a fim de prepará-los para futura prova.
- e) propor que parte da turma comente o texto da Lei Maria da Penha e que outra parte analise casos de violência doméstica à luz desse texto, devendo ainda, organizar um debate.
- #50357
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Filosofia
- Concurso
- SEDUC-CE
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
A educação atual deve contemplar o ensino das ciências, das artes, das letras e da cultura clássica de forma integrada e harmônica, desvinculada de mitos e preconceitos. A filosofia, por exemplo, se abordada desde o início do processo de escolarização, auxiliará professores e alunos a perceberem as relações existentes entre as diversas disciplinas. Contudo, para tanto, não se pode conceber uma disciplina de filosofia de maneira isolada, na qual são ensinados conceitos e sistemas sem diálogo com o conjunto dos saberes. Nesse sentido, o filósofo deve-se informar das múltiplas linhas de pesquisa em andamento na escola, construindo, assim, um diálogo inter e transdisciplinar com esses conhecimentos.
Vanderlei Carbonara. Concepções ético-epistemológicas que fundamentam a ação interdisciplinar e transdisciplinar no ensino fundamental e médio. In: Celso Candido & Vanderlei Carbonara (Orgs.). Filosofia e ensino: um diálogo transdisciplinar. Ijuí: Unijuí, 2004, p. 103 (com adaptações).
Com referência ao assunto abordado no fragmento de texto acima, assinale a opção correta.
- a) Os professores de filosofia devem dedicar-se unicamente a ensinar a cultura clássica.
- b) O ensino de filosofia facilita a articulação das disciplinas, podendo ser um vetor de promoção das atividades interdisciplinares na escola.
- c) A filosofia é pouco adequada ao diálogo inter e transdisciplinar, dado ser uma disciplina altamente conceitual.
- d) A interdisciplinaridade é uma característica intrínseca ao contexto escolar e, consequentemente, ao ensino de filosofia, visto que saberes são produzidos a despeito do engajamento dos professores.
- e) O professor de filosofia deve ensinar conceitos filosóficos desconsiderando o contexto escolar e atendendo às necessidades atuais.