Processando...

Simulado Seduc-CE | Agente de Apoio em Educação Especial | CONCURSO

Simulado Seduc-CE | Agente de Apoio em Educação Especial

SIMULADO SEDUC-CE | AGENTE DE APOIO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso Seduc-CE para o cargo de Agente de Apoio em Educação Especial.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FGV para o concurso Seduc-CE. Estas questões são especificamente para o cargo de Agente de Apoio em Educação Especial, contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado Seduc-CE | Agente de Apoio em Educação Especial contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso Seduc-CE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#52016
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Em uma escola de Ensino Fundamental, foi solicitada a matrícula de uma aluna com necessidades especiais em turmas regulares. Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção que representa o princípio de ensino em que dá base à solicitação.

  • a) Igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
  • b) Coexistência, no Ensino Fundamental, de instituições públicas e privadas.
  • c) Valorização do profissional da educação escolar.
  • d) Adoção da gestão democrática no ensino público.
  • e) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.
#52017
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Durante uma reunião do 3° ano do Ensino Fundamental, um grupo de pais solicitou explicações ao diretor sobre a presença de um aluno com deficiência auditiva na sala de aula. Com relação aos argumentos que justificam a resposta do diretor em defesa da permanência desse aluno na sala de aula, analise as afirmativas a seguir. I. O Estado deve garantir atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais. II. A Educação Especial deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino. III. As redes escolares públicas urbanas de Ensino Fundamental devem adotar o regime de tempo parcial a fim de receber crianças especiais. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#52018
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Com relação à definição da Educação Especial na LDB, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) É considerada uma modalidade de ensino. ( ) É oferecida apenas na rede privada de ensino. ( ) Envolve os educandos com deficiência e os superdotados. As afirmativas são, respectivamente,

  • a) F, V, F
  • b) F, V, V
  • c) V, F, V
  • d) V, F, F
  • e) F, F, V
#52019
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Um aluno com deficiência visual precisa de um material específico para aprendizagem de matemática, cujo preço é elevado. Com relação aos princípios da LDB, analise as afirmativas a seguir. I. É obrigação dos sistemas de ensino assegurar recursos para atender às necessidades dos alunos na Educação Especial. II. Como o preço é elevado e o material se destina a apenas um aluno, a escola não tem obrigação de comprá-lo. III. A compra de material específico para a Educação Especial é de responsabilidade exclusiva da família. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#52020
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

De acordo com a LDB, leia o fragmento a seguir: "O Ensino Fundamental _____, com duração de _____, gratuito na escola pública, inicia-se aos _____ de idade". Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • a) optativo - 8 anos - 7 anos
  • b) obrigatório - 8 anos - 6 anos
  • c) optativo - 9 anos - 7 anos
  • d) optativo - 8 anos - 6 anos
  • e) obrigatório - 9 anos - 6 anos
#52021
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Aluna com deficiência sofre acidente na escola, sendo prontamente atendida pelo socorro especializado. Após os primeiros socorros, a criança é transferida para um hospital público, devendo permanecer internada em observação por quarenta e oito horas. Ocorre que a mãe da infante é impedida pela direção do hospital de permanecer com a filha durante o período da internação, pois esta não permanecerá em quarto individual. Inconformada, a mãe procura orientação do Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial - AADEE, que sempre acompanhou a criança em questão na escola. Assinale a opção que indica a informação a ser dada pelo Agente à mãe da criança.

  • a) A conduta do hospital está errada, porque a criança tem o direito de permanecer com um dos pais ou o responsável durante o período diurno, enquanto internada.
  • b) A conduta do hospital está certa, pois a criança somente teria o direito de permanecer com um dos pais ou o responsável se o quarto fosse individual.
  • c) A conduta do hospital está errada, já que a criança tem o direito de permanecer com um dos pais ou o responsável durante o período noturno, enquanto internada.
  • d) A conduta do hospital está certa, uma vez que a criança não possui o direito de permanecer com um dos pais ou o responsável em hospital público.
  • e) A conduta do hospital está errada, haja vista ter a criança o direito de permanecer com um dos pais ou o responsável durante todo o período de internação.
#52022
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

O Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial - AADEE, ao auxiliar criança portadora de deficiência em suas atividades diárias de higiene, observa que a infante constantemente se apresenta na escola com as roupas íntimas muito sujas e com escoriações de coloração rosácea na marca dos glúteos, indicativas de suspeita de maus-tratos e castigo físico. Assinale a opção que indica o procedimento a ser seguido pelo Agente.

  • a) Auxiliar normalmente a higiene diária da criança, limitando-se a cumprir essa atribuição de seu cargo.
  • b) Levar o caso imediatamente ao conhecimento da direção da Unidade Escolar, a fim de ser efetuada a comunicação ao Ministério Público, sem prejuízo de outras providências legais.
  • c) Permanecer observando a criança, até que tenha a certeza da ocorrência de castigo físico ou de maus-tratos, somente então comunicando o fato à Direção Escolar e à Autoridade Policial.
  • d) Levar o caso imediatamente ao conhecimento da direção da Unidade Escolar, a fim de ser efetuada a comunicação ao Conselho Tutelar local, sem prejuízo de outras providências legais.
  • e) Permanecer observando a criança, até que tenha a certeza da ocorrência de castigo físico ou de maus-tratos, a fim de cientificar a direção da Unidade Escolar, que encaminhará a criança até a Vara da Infância e da Juventude local.
#52023
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Um Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial - AADEE, ao acompanhar criança com incapacidade deambulatória total no recreio, observa constantemente um grupo de alunos impedindo uma adolescente de participar das atividades de lazer, chamando-a de "nariguda", "orelhuda", "filhote de cruz credo", adjetivos que deixam a menina bastante constrangida e isolada durante o intervalo das aulas. Existe algo a ser feito pelo Agente?

  • a) Sim, deixar para trás a criança com deficiência e intervir imediatamente, já que a adolescente ofendida está em situação de risco concreto.
  • b) Não, pois a adolescente não possui nenhuma deficiência, podendo, assim, defender-se sozinha das agressões verbais.
  • c) Sim, deverá comunicar o ocorrido à direção da unidade escolar para que sejam adotadas as providências cabíveis.
  • d) Não, porque somente deve prestar atenção na adolescente com deficiência que está aos seus cuidados.
  • e) Não, porque tais condutas são normais entre adolescentes.
#52024
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

A mãe de um aluno com dificuldade de locomoção, ao buscá-lo na escola, relata para um Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial - AADEE que, caso pudesse comprar uma prótese, o filho poderia andar sem o auxílio de terceiros. À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção que indica a orientação a ser prestada pelo Agente.

  • a) É dever do Poder Público fornecer gratuitamente as próteses e os medicamentos necessários às crianças e aos adolescentes.
  • b) É dever do Poder Público custear metade dos gastos com as próteses e os medicamentos necessários às crianças e aos adolescentes.
  • c) É dever do Poder Público fornecer gratuitamente os medicamentos e arcar com metade dos custos das próteses para crianças e adolescentes.
  • d) É dever do Poder Público fornecer gratuitamente medicamentos, mas não próteses às crianças e aos adolescentes.
  • e) O Poder Público não tem o dever de fornecer próteses e medicamentos para crianças e adolescentes.
#52025
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Aluna com deficiência, de 14 anos de idade, narra para o Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial - AADEE que está grávida e que pensa em interromper a gravidez, ou entregar o filho para a adoção. Assinale a opção que apresenta a providência que não poderá ser adotada pelo Agente.

  • a) Cientificar a direção da unidade escolar para que a adolescente seja encaminhada para atendimento pré-natal em rede pública.
  • b) Cientificar a direção da unidade escolar para que a adolescente receba do Poder Público o apoio alimentar à gestante.
  • c) Cientificar a direção da unidade escolar para que a adolescente receba apoio psicológico proporcionado pelo Poder Público.
  • d) Cientificar a direção da unidade escolar de que, caso a adolescente manifeste o desejo de entregar o filho para adoção, ela deverá receber orientação psicológica.
  • e) Cientificar a direção da unidade escolar de que a adolescente deverá ser encaminhada para hospital público, a fim de interromper a gravidez.
#52026
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 11 - 

Leia o fragmento a seguir. "A Educação _____ deve reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando os estilos e ritmos de _____ e assegurando uma educação de qualidade a todos por meio de um currículo apropriado, de arranjos organizacionais, de estratégias de ensino, do uso de recursos e de parceria com a _____." Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • a) Tecnológica - estudos - iniciativa privada
  • b) Inclusiva - aprendizagem - comunidade
  • c) Científica - pesquisa - sociedade
  • d) Não formal - experiências - família
  • e) a Distância - conhecimento - escola
#52027
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 12 - 

Com relação às recomendações presentes na Declaração de Salamanca, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A integração de alunos com necessidades educacionais especiais seria mais efetiva se fosse dada maior ênfase à educação infantil, à educação de meninas e à educação para o trabalho. ( ) As escolas deveriam prover oportunidades curriculares apropriadas para a criança com habilidades e interesses diferentes. ( ) A avaliação formativa deveria ser incorporada ao processo educacional. As afirmativas são, respectivamente,

  • a) F, V, F
  • b) F, V, V
  • c) F, F, F
  • d) V, V, V
  • e) F, F, V
#52028
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 13 - 

Com base no documento "Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva", relacione as categorias de Educação Especial às suas respectivas definições. 1. Alunos com deficiência 2. Alunos com transtornos globais de desenvolvimento 3. Alunos com superdotação ( ) Apresentam impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial, que podem restringir sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. ( ) Apresentam alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e na comunicação, além de um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. ( ) Apresentam potencial elevado em uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • a) 3-1-2
  • b) 3-2-1
  • c) 2-3-1
  • d) 1-2-3
  • e) 2-1-3
#52029
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 14 - 

Para comemorar o Dia Mundial do Autismo (2 de abril), os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental realizaram uma pesquisa sobre a Educação Especial na legislação brasileira. Com relação ao que foi apresentado pelos alunos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, em casos de comprovada necessidade, terá direito a acompanhante especializado. ( ) O gestor escolar não pode recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista, sendo punido caso isso ocorra. ( ) O acesso à educação é direito da pessoa com transtorno do espectro autista, visando à sua inserção no mercado de trabalho. As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V, V, V
  • b) F, V, V
  • c) F, F, F
  • d) V, V, F
  • e) F, F, V
#52030
Banca
FGV
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDUC-CE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 15 - 

Durante uma atividade realizada em uma sala de aula que possui um aluno com visão subnormal, a professora solicitou que os alunos se organizassem em grupos e lessem em voz alta uma parte do texto que foi distribuído. Com relação às atribuições do Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial - AADEE, analise as afirmativas a seguir. I. Providenciar, preferencialmente com o auxílio da professora, uma cópia ampliada do texto para facilitar a sua leitura pelo aluno. II. Ler em voz alta a parte do aluno quando a professora o solicitar. III. Auxiliar para que o aluno seja incluído nas atividades realizadas pelo seu grupo. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.