Simulado SEDUC AM - Serviço Social | CONCURSO
📚 Simulado SEDUC-AM | Assistente Social | cód.3794
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🧪 Este Simulado SEDUC-AM foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEDUC-AM
- 👔 Cargo: Assistente Social
- 📚 Matéria: Serviço Social
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FGV
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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- #42193
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 1 -
No que diz respeito ao direito à Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente
I. atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade.
II. oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador.
III. ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
Assinale:
- a) se todas as afirmativas estiverem corretas.
- b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente a afirmativa II estiver correta.
- e) se somente a afirmativa I estiver correta.
- #42194
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
As crianças e adolescentes inseridos em Serviços de Acolhimento possuem o direito à continuidade de sua escolarização.
Para tanto,
- a) a Direção da escola pode optar por receber ou não a criança ou adolescente, dependendo da opinião do conjunto dos alunos.
- b) é obrigatório que a criança ou adolescente seja transferido para outra instituição escolar, a fim de ausentar-se do ambiente que provocou a medida protetiva.
- c) a manutenção da criança ou adolescente deve ser de escolha dos pais ou responsáveis, pois deve facilitar o seu deslocamento.
- d) sempre que possível, deve-se procurar manter a criança ou adolescente na mesma escola em que estudava antes, resguardada determinação judicial em contrário.
- e) compulsoriamente a criança ou adolescente deve permanecer na escola de origem, a fim de que as transformações em sua vida sejam mínimas.
- #42195
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 3 -
De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2001), no âmbito educacional, “A contribuição do Serviço Social consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto (...)”.
A partir desta assertiva, assinale a alternativa que corresponde à atribuição do Assistente Social na Educação.
- a) Implementar as diretrizes instituídas pela Direção da escola, objetivando assessorar pedagogicamente os professores.
- b) Determinar medidas socioeducacionais de acordo com a infração praticada pelos alunos, objetivando inseri-los em programas.
- c) Analisar e diagnosticar as causas dos problemas sociais detectados em relação aos alunos, objetivando saná-los ou atenuá-los.
- d) Estudar convênios com empresas públicas e privadas, objetivando viabilizar recursos financeiros para a escola.
- e) Estabelecer parâmetros de atendimento para estudantes e seus familiares, objetivando a priorização das classes subalternas.
- #42196
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
- a) imprescindível.
- b) compulsória.
- c) opcional.
- d) excepcional.
- e) circunstancial.
- #42197
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
Relacione os instrumentos utilizados pelo Assistente Social às suas respectivas características.
1 - Relatório Social
2 - Parecer Social
3 - Perícia Social
( ) Apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social.
( ) Avaliação, exame ou vistoria, por determinação ou solicitação, sempre que a situação exigir uma avaliação técnica ou científica.
( ) Esclarecimentos e análises, com base em conhecimento específico do Serviço Social, sobre uma questão que exija uma tomada de decisão.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
- a) 1 – 3 – 2.
- b) 2 – 1 – 3.
- c) 1 – 2 – 3.
- d) 1 – 1 – 1.
- e) 3 – 3 – 3.
- #42198
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
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(1,0) 6 -
Ao analisar a inserção contemporânea do Serviço Social na Educação, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) destaca que “Esta inserção supõe a referência a uma dada concepção de educação que assuma sintonia, coerência com a direção hegemônica do projeto ético-político profissional”.
Nesta perspectiva, impõe-se
- a) priorizar o atendimento e a intervenção a famílias e alunos com comprovada vulnerabilidade social
- b) estabelecer políticas que priorizem mínimos sociais às famílias em situação de vulnerabilidade social com filhos em idade escolar.
- c) construir ações profissionais que fortaleçam as lutas sociais em defesa de uma educação emancipadora.
- d) organizar reuniões com as famílias e a comunidade do entorno das escolas, a fim de promover eventos educacionais.
- e) instituir, junto aos Conselhos Escolares, diretrizes pedagógicas que viabilizem o enfrentamento das questões sociais apresentadas pelos alunos.
- #42199
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
- a) estabelecer parâmetros para políticas sociais educacionais focalizadas, a fim de que sua implementação possa obedecer a critérios racionais de administração e gestão dos recursos institucionais.
- b) avaliar a instituição escolar em sua totalidade, a fim de instituir medidas preventivas e disciplinares a crianças e adolescentes envolvidos em atos infracionais, encaminhando- os ao Conselho Tutelar em caso de recorrência.
- c) identificar e propor alternativas de enfrentamento dos fatores sociais, políticos, econômicos e culturais que interferem no sistema educacional, de forma a cooperar com a efetivação da educação como direito para a conquista da cidadania.
- d) informar os pais ou responsáveis sobre as normas escolares e suas consequências, no caso de haver a quebra delas por parte dos alunos, de modo a retirar dos professores esta responsabilidade.
- e) apresentar denúncia na Delegacia mais próxima da escola quando da intercorrência de furto, uso ou tráfico de substâncias ilícitas no espaço escolar, a fim de que a polícia proceda às investigações necessárias.
- #42200
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 8 -
- a) uma atribuição exclusiva do Assistente Social, posto que somente ele detém conhecimentos teórico-metodológicos, técnico-operativos e pressupostos éticos que o capacitam a atuar no âmbito familiar.
- b) uma atividade que deve ser realizada pelos movimentos sociais em conjunto com a sociedade civil organizada, a fim de desenvolver a cidadania e emancipar as famílias vulneráveis da sua situação de carência social.
- c) ações empreendidas, planejadas e desenvolvidas por entidades governamentais em parceria com a iniciativa privada e organizações da sociedade civil organizada, cujo referencial técnico-operativo é definido pelo Estado.
- d) atividades desenvolvidas por técnicos especializados de nível médio ou superior, desde que capacitados de acordo com as Normas Operacionais Básicas instituídas pelo Sistema Único de Assistência Social.
- e) um trabalho especializado, realizado por técnicos de nível superior, com formação profissional, fundamentado em conhecimentos teórico-metodológicos, técnico-operativos e em pressupostos éticos, projetos ético-políticos, dentre outros.
- #42201
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
O Assistente Social está presente na área da Educação desde a década de 1930, mas é somente a partir dos anos 80 que se evidencia sua inserção nessa área. Este fato se deve a tendências que começam a ser observadas no campo das políticas sociais, tais como
I. o enfrentamento da pobreza, a partir de políticas públicas que estabelecem condicionalidades em relação à educação e à escolaridade.
II. o crescente processo de mercantilização da educação, notadamente aquele vinculado às diretrizes das agências multilaterais, posto que estabelecem mecanismos que beneficiam a classe trabalhadora no acesso à educação formal.
III. a interface de diferentes políticas sociais, em especial aquelas dirigidas aos segmentos sociais em situação de vulnerabilidade social, tornando o acesso à educação escolarizada um marco na afirmação dos direitos sociais de crianças e adolescentes.
Assinale:
- a) se somente a alternativa II estiver correta.
- b) se somente a alternativa III estiver correta.
- c) se somente as alternativas I e II estiverem corretas.
- d) se somente as alternativas I e III estiverem corretas.
- e) se todas as alternativas estiverem corretas.
- #42202
- Banca
- FGV
- Matéria
- Serviço Social
- Concurso
- SEDUC-AM
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 10 -
Sobre os princípios norteadores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), analise as afirmativas a seguir.
I. Administração e gestão colegiada, a partir da participação proativa das famílias dos adolescentes socioeducandos.
II. Exigência de pessoal qualificado para a elaboração da metodologia e do conteúdo a ser administrado pelos educadores.
III. Prevalência do conteúdo educativo sobre os sancionários e meramente de contenção, no atendimento socioeducativo.
Assinale:
- a) se somente a afirmativa I estiver correta.
- b) se somente a afirmativa II estiver correta.
- c) se somente a afirmativa III estiver correta.
- d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- e) se todas as afirmativas estiverem corretas.