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Simulado SEDUC AM - Serviço Social | CONCURSO

Simulado SEDUC AM - Serviço Social

📚 Simulado SEDUC-AM | Assistente Social | cód.3794

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🧪 Este Simulado SEDUC-AM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: SEDUC-AM
  • 👔 Cargo: Assistente Social
  • 📚 Matéria: Serviço Social
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: FGV
  • ❓ Quantidade de Questões: 10
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos

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#42193
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
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difícil

(1,0) 1 - 

No que diz respeito ao direito à Educação, o Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente

I. atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis anos de idade. 

II. oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador. 

III. ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria. 

Assinale:

  • a) se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • e) se somente a afirmativa I estiver correta.
#42194
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
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difícil

(1,0) 2 - 

As crianças e adolescentes inseridos em Serviços de Acolhimento possuem o direito à continuidade de sua escolarização. 

Para tanto,

  • a) a Direção da escola pode optar por receber ou não a criança ou adolescente, dependendo da opinião do conjunto dos alunos.
  • b) é obrigatório que a criança ou adolescente seja transferido para outra instituição escolar, a fim de ausentar-se do ambiente que provocou a medida protetiva.
  • c) a manutenção da criança ou adolescente deve ser de escolha dos pais ou responsáveis, pois deve facilitar o seu deslocamento.
  • d) sempre que possível, deve-se procurar manter a criança ou adolescente na mesma escola em que estudava antes, resguardada determinação judicial em contrário.
  • e) compulsoriamente a criança ou adolescente deve permanecer na escola de origem, a fim de que as transformações em sua vida sejam mínimas.
#42195
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
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difícil

(1,0) 3 - 

De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2001), no âmbito educacional, “A contribuição do Serviço Social consiste em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no atual contexto (...)”.

A partir desta assertiva, assinale a alternativa que corresponde à atribuição do Assistente Social na Educação.

  • a) Implementar as diretrizes instituídas pela Direção da escola, objetivando assessorar pedagogicamente os professores.
  • b) Determinar medidas socioeducacionais de acordo com a infração praticada pelos alunos, objetivando inseri-los em programas.
  • c) Analisar e diagnosticar as causas dos problemas sociais detectados em relação aos alunos, objetivando saná-los ou atenuá-los.
  • d) Estudar convênios com empresas públicas e privadas, objetivando viabilizar recursos financeiros para a escola.
  • e) Estabelecer parâmetros de atendimento para estudantes e seus familiares, objetivando a priorização das classes subalternas.
#42196
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
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(1,0) 4 - 

Nas situações que envolvem crianças ou adolescentes e sua família, a mediação é

  • a) imprescindível.
  • b) compulsória.
  • c) opcional.
  • d) excepcional.
  • e) circunstancial.
#42197
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
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(1,0) 5 - 

Relacione os instrumentos utilizados pelo Assistente Social às suas respectivas características.

1 - Relatório Social 
2 - Parecer Social 
3 - Perícia Social 

( ) Apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social.

( ) Avaliação, exame ou vistoria, por determinação ou solicitação, sempre que a situação exigir uma avaliação técnica ou científica. 

( ) Esclarecimentos e análises, com base em conhecimento específico do Serviço Social, sobre uma questão que exija uma tomada de decisão.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  • a) 1 – 3 – 2.
  • b) 2 – 1 – 3.
  • c) 1 – 2 – 3.
  • d) 1 – 1 – 1.
  • e) 3 – 3 – 3.
#42198
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
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(1,0) 6 - 

Ao analisar a inserção contemporânea do Serviço Social na Educação, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) destaca que “Esta inserção supõe a referência a uma dada concepção de educação que assuma sintonia, coerência com a direção hegemônica do projeto ético-político profissional”.

Nesta perspectiva, impõe-se

  • a) priorizar o atendimento e a intervenção a famílias e alunos com comprovada vulnerabilidade social
  • b) estabelecer políticas que priorizem mínimos sociais às famílias em situação de vulnerabilidade social com filhos em idade escolar.
  • c) construir ações profissionais que fortaleçam as lutas sociais em defesa de uma educação emancipadora.
  • d) organizar reuniões com as famílias e a comunidade do entorno das escolas, a fim de promover eventos educacionais.
  • e) instituir, junto aos Conselhos Escolares, diretrizes pedagógicas que viabilizem o enfrentamento das questões sociais apresentadas pelos alunos.
#42199
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
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(1,0) 7 - 

O trabalho do Assistente Social na área educacional consiste em

  • a) estabelecer parâmetros para políticas sociais educacionais focalizadas, a fim de que sua implementação possa obedecer a critérios racionais de administração e gestão dos recursos institucionais.
  • b) avaliar a instituição escolar em sua totalidade, a fim de instituir medidas preventivas e disciplinares a crianças e adolescentes envolvidos em atos infracionais, encaminhando- os ao Conselho Tutelar em caso de recorrência.
  • c) identificar e propor alternativas de enfrentamento dos fatores sociais, políticos, econômicos e culturais que interferem no sistema educacional, de forma a cooperar com a efetivação da educação como direito para a conquista da cidadania.
  • d) informar os pais ou responsáveis sobre as normas escolares e suas consequências, no caso de haver a quebra delas por parte dos alunos, de modo a retirar dos professores esta responsabilidade.
  • e) apresentar denúncia na Delegacia mais próxima da escola quando da intercorrência de furto, uso ou tráfico de substâncias ilícitas no espaço escolar, a fim de que a polícia proceda às investigações necessárias.
#42200
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
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(1,0) 8 - 

A instituição da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) confere “centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos”. Torna-se, então, necessário operacionalizar o trabalho social com famílias, que, segundo esta política, é compreendido como

  • a) uma atribuição exclusiva do Assistente Social, posto que somente ele detém conhecimentos teórico-metodológicos, técnico-operativos e pressupostos éticos que o capacitam a atuar no âmbito familiar.
  • b) uma atividade que deve ser realizada pelos movimentos sociais em conjunto com a sociedade civil organizada, a fim de desenvolver a cidadania e emancipar as famílias vulneráveis da sua situação de carência social.
  • c) ações empreendidas, planejadas e desenvolvidas por entidades governamentais em parceria com a iniciativa privada e organizações da sociedade civil organizada, cujo referencial técnico-operativo é definido pelo Estado.
  • d) atividades desenvolvidas por técnicos especializados de nível médio ou superior, desde que capacitados de acordo com as Normas Operacionais Básicas instituídas pelo Sistema Único de Assistência Social.
  • e) um trabalho especializado, realizado por técnicos de nível superior, com formação profissional, fundamentado em conhecimentos teórico-metodológicos, técnico-operativos e em pressupostos éticos, projetos ético-políticos, dentre outros.
#42201
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 9 - 

O Assistente Social está presente na área da Educação desde a década de 1930, mas é somente a partir dos anos 80 que se evidencia sua inserção nessa área. Este fato se deve a tendências que começam a ser observadas no campo das políticas sociais, tais como 

I. o enfrentamento da pobreza, a partir de políticas públicas que estabelecem condicionalidades em relação à educação e à escolaridade. 

II. o crescente processo de mercantilização da educação, notadamente aquele vinculado às diretrizes das agências multilaterais, posto que estabelecem mecanismos que beneficiam a classe trabalhadora no acesso à educação formal. 

III. a interface de diferentes políticas sociais, em especial aquelas dirigidas aos segmentos sociais em situação de vulnerabilidade social, tornando o acesso à educação escolarizada um marco na afirmação dos direitos sociais de crianças e adolescentes. 

Assinale:

  • a) se somente a alternativa II estiver correta.
  • b) se somente a alternativa III estiver correta.
  • c) se somente as alternativas I e II estiverem corretas.
  • d) se somente as alternativas I e III estiverem corretas.
  • e) se todas as alternativas estiverem corretas.
#42202
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
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(1,0) 10 - 

Sobre os princípios norteadores do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), analise as afirmativas a seguir. 

I. Administração e gestão colegiada, a partir da participação proativa das famílias dos adolescentes socioeducandos. 

II. Exigência de pessoal qualificado para a elaboração da metodologia e do conteúdo a ser administrado pelos educadores.

III. Prevalência do conteúdo educativo sobre os sancionários e meramente de contenção, no atendimento socioeducativo. 

Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.