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Simulado SEDUC AM - Serviço Social | CONCURSO

Simulado SEDUC AM - Serviço Social

📚 Simulado SEDUC-AM | Assistente Social | cód.3792

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🧪 Este Simulado SEDUC-AM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: SEDUC-AM
  • 👔 Cargo: Assistente Social
  • 📚 Matéria: Serviço Social
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: FGV
  • ❓ Quantidade de Questões: 10
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos

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#42173
Banca
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Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
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difícil

(1,0) 1 - 

Assinale a opção que indica as partes constitutivas do estudo social.

  • a) Convocação, visita domiciliar e estudo socioeconômico.
  • b) Observação, entrevista, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica.
  • c) Anamnese, perfil social, perfil econômico e histórico familiar
  • d) Tese, antítese e síntese.
  • e) Pesquisa bibliográfica, estudo, diagnóstico e tratamento
#42174
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
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(1,0) 2 - 

O laudo social é um dos instrumentos mais importantes para a intervenção do Assistente Social, porque

  • a) descreve, em minúcias, os aspectos mais significativos da situação apreciada, de modo a oferecer um panorama global do caso.
  • b) permite o estudo da situação, realizando uma avaliação e indicando medidas legais e sociais que poderão ser tomadas.
  • c) oferece elementos de base social para a formação de um juízo e tomada de decisão que envolve direitos fundamentais e sociais.
  • d) transcreve o que é expresso verbalmente pelo usuário, integrando a ação que será operacionalizada.
  • e) apresenta seu processo de trabalho para que ele chegue a um determinado diagnóstico da situação.
#42175
Banca
FGV
Matéria
Serviço Social
Concurso
SEDUC-AM
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(1,0) 3 - 

De acordo com o Art. 9º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no que diz respeito à incumbência da União, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino. 

( ) Estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum. 

( ) Fiscalizar, em todo o território nacional, as instituições de ensino médio e fundamental, a fim de verificar se estão cumprindo as diretrizes do Programa Bolsa Família para os alunos matriculados. 

As afirmativas são, respectivamente,

  • a) F, F e V.
  • b) V, F e V.
  • c) F, V e V
  • d) V, V e V.
  • e) V, V e F.
#42176
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Matéria
Serviço Social
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SEDUC-AM
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(1,0) 4 - 

No Art. 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: 

I. opinião e expressão. 

II. participar da vida política, na forma da lei. 

III. buscar refúgio, auxílio e orientação. 

Assinale:

  • a) se somente o aspecto I estiver correto.
  • b) se somente o aspecto II estiver correto.
  • c) se somente o aspecto III estiver correto.
  • d) se somente os aspectos I e III estiverem corretos.
  • e) se todos os aspectos estiverem corretos.
#42177
Banca
FGV
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Serviço Social
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SEDUC-AM
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(1,0) 5 - 

A orientação e o acompanhamento são ações presentes no cotidiano do trabalho do Assistente Social. O desenvolvimento destas ações está ligado a três processos de articulação das ações profissionais. São eles:

  • a) psicossociais, pedagógicos e administrativos.
  • b) político-organizativos, de planejamento e gestão e socioassistenciais.
  • c) teórico-metodológicos, ético-políticos e práticos.
  • d) sociais, políticos e técnicos.
  • e) filosóficos, políticos e históricos.
#42178
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(1,0) 6 - 

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o deferimento da tutela pressupõe a prévia decretação da

  • a) adoção provisória.
  • b) perda ou suspensão do poder familiar.
  • c) vara de família.
  • d) suspensão do pátrio poder.
  • e) necessidade de profissional para acompanhar o processo.
#42179
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(1,0) 7 - 

O Estatuto da Criança e do Adolescente prescreve que a colocação de criança ou adolescente em família substituta estrangeira constitui

  • a) medida cabível, desde que o país dos pretendentes possua convênio com o Brasil.
  • b) medida provisória, somente admitida enquanto os pretendentes residirem no Brasil.
  • c) medida cautelar, quando for comprovado o abandono da criança ou adolescente.
  • d) medida impossível, pois estrangeiros não estão submetidos às nossas leis.
  • e) medida excepcional, somente admissível na modalidade da adoção.
#42180
Banca
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(1,0) 8 - 

Sobre as funções que o Assistente Social deverá desenvolver no âmbito da Educação, analise as afirmativas a seguir. 

I. Deve estar articulado com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de pais e alunos para atendimento de suas necessidades. 

II. Deve elaborar e executar programas sócio-familiares visando a prevenir a evasão escolar, melhorar o desempenho do aluno e a formação para o exercício da cidadania.

III. Deve garantir o acesso e a permanência de estudantes na escola, desde que comprovem carência socioeconômica familiar. 

Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • e) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
#42181
Banca
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(1,0) 9 - 

Assinale a opção que apresenta ações organizadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

  • a) Acolhida – oficinas com famílias – ações comunitárias – ações particularizadas – encaminhamentos.
  • b) Contato com instituições públicas ou privadas – visitas domiciliares – educação para a economia doméstica.
  • c) Convênios com empresas – intercâmbio de redes socioassistenciais – promoção de eventos comunitários – credenciamento de instituições públicas.
  • d) Intercâmbio com escolas – fiscalização dos CRAS – mobilização de entidades de proteção à família – elaboração de políticas específicas.
  • e) Realização de estudos socioeconômicos – articulação das atividades profissionais – implementação do SUAS – identificar recursos.
#42182
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(1,0) 10 - 

Assinale a opção que indica o critério para participar do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

  • a) Ser família com crianças e adolescentes menores de 14 anos envolvidos em situação de trabalho infantil.
  • b) Ser criança ou adolescente até 18 anos incompletos, oriundo de área rural, envolvido em trabalho sem proteção e garantia.
  • c) Frequência mínima de 85% da carga horária mensal da criança ou do adolescente nas atividades de ensino regular e nas ações socioeducativas e de convivência.
  • d) Estímulo, por parte da escola, da mudança de hábitos e atitudes, buscando a melhoria da qualidade de vida das famílias.
  • e) Meios de transporte para as famílias, as crianças e os adolescentes, especialmente para as que se encontrarem em área rural.