Processando...

Simulado SEDUC AM - Língua Portuguesa | CONCURSO

Simulado SEDUC AM - Língua Portuguesa

OBJETIVOS | Simulado SEDUC/AM - Língua Portuguesa

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado SEDUC/AM - Língua Portuguesa

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDUC/AM.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado SEDUC/AM - Língua Portuguesa

Este simulado contém questões da banca FGV, para nível Superior do cargo de Assistente Social. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDUC/AM.

*Conteúdo Programático do Simulado SEDUC/AM - Língua Portuguesa.

Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Língua Portuguesa.

#42163
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Os parágrafos do texto se desenvolvem segundo o seguinte critério: 

  • a) evolução cronológica. 
  • b) acréscimo de novas vozes. 
  • c) apresentação progressiva de opiniões. 
  • d) articulação de causas e consequências. 
  • e) fornecimento de informações de autoridade
#42164
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

O primeiro parágrafo do texto tem a seguinte função:  

  • a) indicar a quantidade de brasileiros educados durante regimes de exceção.
  • b) demonstrar o distanciamento do brasileiro em relação à política. 
  • c) mostrar o grande número de brasileiros criados sob regime democrático. 
  • d) comprovar estatisticamente a estabilidade política do Brasil. 
  • e) destacar a falta de participação popular nas mudanças políticas. 
#42165
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

O texto lido mostra uma visão sobre a democracia brasileira, que pode ser considerada 

  • a) pessimista, pois diz que ainda há muito por fazer. 
  • b) crítica, pois condena a falta de participação política em alguns momentos. 
  • c) autoritária, pois mostra caminhos obrigatórios da redemocratização. 
  • d) humorística, pelo acúmulo de ironias sobre a nossa história. 
  • e) otimista, pois destaca o progresso político e social das últimas décadas. 
#42166
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

O texto mostra um conjunto de sinais gráficos. Assinale a opção que indica o segmento do texto em que o emprego de um desses sinais está corretamente justificado.

  • a) “A Nova República já é mais longeva que todos os arranjos republicanos anteriores, à exceção do período oligárquico (1889-1930).” – emprego dos parênteses para corrigir uma afirmação anterior.
  • b) “A democracia brasileira contemporânea, e apenas ela na história nacional, inventou o que mais perto se pode chegar de um Estado de Bem-Estar num país de renda média” – emprego do hífen para criar-se um novo verbo.
  • c) “Autoritários e populistas do passado davam uma banana para o custeio – e o controle de qualidade – da educação básica” – emprego de travessões para explicar algo que ficou pouco claro.
  • d) “Ainda assim, a parte da esquerda viúva da ruína socialista vive a defender o ‘aprofundamento da democracia’ e ‘mudanças estruturais’ que nos livrem do modelo de ‘modernização conservadora’ – seja lá o que esses termos signifiquem hoje” – emprego de aspas para indicar uma cópia de termos técnicos.
  • e) “Já ocorreu a tal ‘mudança estrutural’. O Brasil democrático não se parece com seu passado tristonho, embora ainda haja tanto por fazer” – emprego de aspas para indicar a transcrição de palavras alheias.
#42167
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

“Mais de 90 milhões de brasileiros, quase metade da população atual, não eram nascidos quando o último general-presidente, João Figueiredo, deixou o Palácio do Planalto”. 

A inferência correta desse segmento do texto é a de que 

  • a) o último general-presidente foi retirado do cargo de presidente.  
  • b) o general João Figueiredo foi precedido de outros generais na presidência. 
  • c) os presidentes do país deveriam ser obrigatoriamente generais. 
  • d) houve democracia no país a partir do governo de João Figueiredo.  
  • e) desde a independência do país, os militares estiveram no poder. 
#42168
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Assinale a opção que indica o segmento em que a conjunção e tem valor adversativo e não aditivo.

  • a) “Em termos de escala, assiduidade e participação da população na escolha dos governantes,...”.
  • b) “... o Brasil de 1985 a 2014 parece outro país, moderno e dinâmico, no cotejo com a restrita experiência eleitoral anterior”.
  • c) “A hipótese de ruptura com o passado se fortalece quando avaliamos a extensão dos mecanismos de distribuição de oportunidades e de mitigação de desigualdades de hoje”
  • d) “A democracia brasileira contemporânea, e apenas ela na história nacional, inventou o que mais perto se pode chegar de um Estado de Bem-Estar num país de renda média”.
  • e) “A baixa qualidade dos serviços governamentais está ligada sobretudo à limitação do PIB, e não à falta de políticas públicas social-democratas”.
#42169
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

“Maioria crescente dos brasileiros.” 

No fragmento, o adjetivo “crescente” está grafado com sc. Assinale, dentre as opções a seguir, a que apresenta o vocábulo corretamente grafado.

  • a) prescisão.
  • b) conscisão.
  • c) descisão.
  • d) ascensão.
  • e) inscisão.
#42170
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Assinale a opção que indica o adjetivo que tem sua função corretamente indicada.

  • a) “ruína socialista” – expressar uma opinião.
  • b) “mudanças estruturais” – indicar um estado.
  • c) “educação básica” – especificar o substantivo.
  • d) “passado tristonho” – dar uma informação.
  • e) “experiência eleitoral” – qualificar o substantivo
#42171
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

“O Brasil democrático não se parece com seu passado tristonho, embora ainda haja tanto por fazer.” 

O segmento “embora ainda haja tanto por fazer” pode ser escrito de forma correta e com sentido equivalente da seguinte forma:

  • a) ainda que haja tantas coisas a ser feito.
  • b) apesar de ainda haver tanto a ser feito.
  • c) mesmo que ainda hajam tantas coisas a serem feitas.
  • d) malgrado ainda hajam tantas coisas a ser feito.
  • e) não obstante ainda haverem tantas coisas a serem feitas.
#42172
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

“A baixa qualidade dos serviços governamentais está ligada sobretudo à limitação do PIB, e não à falta de políticas públicas social-democratas.”

Textualmente falando, esse período funciona como

  • a) uma crítica à pouca qualidade de nossos serviços sociais.
  • b) uma indicação de solução para alguns de nossos problemas atuais.
  • c) um elogio ao nosso melhor desempenho social.
  • d) uma justificativa irônica de nossa má atuação social.
  • e) uma explicação benevolente de nossos maus serviços.