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Simulado SEDUC AM - Língua Portuguesa | CONCURSO

Simulado SEDUC AM - Língua Portuguesa

📚 Simulado SEDUC-AM | Assistente Social | cód.3791

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🧪 Este Simulado SEDUC-AM foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: SEDUC-AM
  • 👔 Cargo: Assistente Social
  • 📚 Matéria: Português
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: FGV
  • ❓ Quantidade de Questões: 10
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos

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#42163
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
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difícil

(1,0) 1 - 

Os parágrafos do texto se desenvolvem segundo o seguinte critério: 

  • a) evolução cronológica. 
  • b) acréscimo de novas vozes. 
  • c) apresentação progressiva de opiniões. 
  • d) articulação de causas e consequências. 
  • e) fornecimento de informações de autoridade
#42164
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
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difícil

(1,0) 2 - 

O primeiro parágrafo do texto tem a seguinte função:  

  • a) indicar a quantidade de brasileiros educados durante regimes de exceção.
  • b) demonstrar o distanciamento do brasileiro em relação à política. 
  • c) mostrar o grande número de brasileiros criados sob regime democrático. 
  • d) comprovar estatisticamente a estabilidade política do Brasil. 
  • e) destacar a falta de participação popular nas mudanças políticas. 
#42165
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
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(1,0) 3 - 

O texto lido mostra uma visão sobre a democracia brasileira, que pode ser considerada 

  • a) pessimista, pois diz que ainda há muito por fazer. 
  • b) crítica, pois condena a falta de participação política em alguns momentos. 
  • c) autoritária, pois mostra caminhos obrigatórios da redemocratização. 
  • d) humorística, pelo acúmulo de ironias sobre a nossa história. 
  • e) otimista, pois destaca o progresso político e social das últimas décadas. 
#42166
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
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(1,0) 4 - 

O texto mostra um conjunto de sinais gráficos. Assinale a opção que indica o segmento do texto em que o emprego de um desses sinais está corretamente justificado.

  • a) “A Nova República já é mais longeva que todos os arranjos republicanos anteriores, à exceção do período oligárquico (1889-1930).” – emprego dos parênteses para corrigir uma afirmação anterior.
  • b) “A democracia brasileira contemporânea, e apenas ela na história nacional, inventou o que mais perto se pode chegar de um Estado de Bem-Estar num país de renda média” – emprego do hífen para criar-se um novo verbo.
  • c) “Autoritários e populistas do passado davam uma banana para o custeio – e o controle de qualidade – da educação básica” – emprego de travessões para explicar algo que ficou pouco claro.
  • d) “Ainda assim, a parte da esquerda viúva da ruína socialista vive a defender o ‘aprofundamento da democracia’ e ‘mudanças estruturais’ que nos livrem do modelo de ‘modernização conservadora’ – seja lá o que esses termos signifiquem hoje” – emprego de aspas para indicar uma cópia de termos técnicos.
  • e) “Já ocorreu a tal ‘mudança estrutural’. O Brasil democrático não se parece com seu passado tristonho, embora ainda haja tanto por fazer” – emprego de aspas para indicar a transcrição de palavras alheias.
#42167
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
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(1,0) 5 - 

“Mais de 90 milhões de brasileiros, quase metade da população atual, não eram nascidos quando o último general-presidente, João Figueiredo, deixou o Palácio do Planalto”. 

A inferência correta desse segmento do texto é a de que 

  • a) o último general-presidente foi retirado do cargo de presidente.  
  • b) o general João Figueiredo foi precedido de outros generais na presidência. 
  • c) os presidentes do país deveriam ser obrigatoriamente generais. 
  • d) houve democracia no país a partir do governo de João Figueiredo.  
  • e) desde a independência do país, os militares estiveram no poder. 
#42168
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(1,0) 6 - 

Assinale a opção que indica o segmento em que a conjunção e tem valor adversativo e não aditivo.

  • a) “Em termos de escala, assiduidade e participação da população na escolha dos governantes,...”.
  • b) “... o Brasil de 1985 a 2014 parece outro país, moderno e dinâmico, no cotejo com a restrita experiência eleitoral anterior”.
  • c) “A hipótese de ruptura com o passado se fortalece quando avaliamos a extensão dos mecanismos de distribuição de oportunidades e de mitigação de desigualdades de hoje”
  • d) “A democracia brasileira contemporânea, e apenas ela na história nacional, inventou o que mais perto se pode chegar de um Estado de Bem-Estar num país de renda média”.
  • e) “A baixa qualidade dos serviços governamentais está ligada sobretudo à limitação do PIB, e não à falta de políticas públicas social-democratas”.
#42169
Banca
FGV
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Português
Concurso
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(1,0) 7 - 

“Maioria crescente dos brasileiros.” 

No fragmento, o adjetivo “crescente” está grafado com sc. Assinale, dentre as opções a seguir, a que apresenta o vocábulo corretamente grafado.

  • a) prescisão.
  • b) conscisão.
  • c) descisão.
  • d) ascensão.
  • e) inscisão.
#42170
Banca
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SEDUC-AM
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(1,0) 8 - 

Assinale a opção que indica o adjetivo que tem sua função corretamente indicada.

  • a) “ruína socialista” – expressar uma opinião.
  • b) “mudanças estruturais” – indicar um estado.
  • c) “educação básica” – especificar o substantivo.
  • d) “passado tristonho” – dar uma informação.
  • e) “experiência eleitoral” – qualificar o substantivo
#42171
Banca
FGV
Matéria
Português
Concurso
SEDUC-AM
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(1,0) 9 - 

“O Brasil democrático não se parece com seu passado tristonho, embora ainda haja tanto por fazer.” 

O segmento “embora ainda haja tanto por fazer” pode ser escrito de forma correta e com sentido equivalente da seguinte forma:

  • a) ainda que haja tantas coisas a ser feito.
  • b) apesar de ainda haver tanto a ser feito.
  • c) mesmo que ainda hajam tantas coisas a serem feitas.
  • d) malgrado ainda hajam tantas coisas a ser feito.
  • e) não obstante ainda haverem tantas coisas a serem feitas.
#42172
Banca
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Português
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(1,0) 10 - 

“A baixa qualidade dos serviços governamentais está ligada sobretudo à limitação do PIB, e não à falta de políticas públicas social-democratas.”

Textualmente falando, esse período funciona como

  • a) uma crítica à pouca qualidade de nossos serviços sociais.
  • b) uma indicação de solução para alguns de nossos problemas atuais.
  • c) um elogio ao nosso melhor desempenho social.
  • d) uma justificativa irônica de nossa má atuação social.
  • e) uma explicação benevolente de nossos maus serviços.