Simulado SEDU-ES | Professor – Língua Portuguesa | CONCURSO
📚 Simulado SEDU-ES | Professor - Língua Portuguesa | cód.7559
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🧪 Este Simulado SEDU-ES foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEDU-ES
- 👔 Cargo: Professor - Língua Portuguesa
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: FCC
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
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- #111482
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 16 -
Estava à toa na vida meu amor me chamou
Pra ver a banda passar tocando coisas de amor.
(HOLANDA, Chico Buarque de. A Banda, 1966)
A ocorrência de crase na locução “à toa” no texto explica-se como
- a) emprego metafórico do substantivo feminino “toa”, cabo que reboca um barco.
- b) omissão de parte da locução, no caso à (moda de) toa, um tipo de embarcação.
- c) alteração de gênero provocado pelo uso popular do substantivo masculino (o)“toa”.
- d) exigência de preposição a pelo verbo “estar”, situado à esquerda do artigo a (toa).
- e) uso facultativo do artigo a diante do substantivo feminino “toa”, tipo de barco.
- #111483
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 17 -
Na língua portuguesa, a grafia de certas palavras pode ser justificada pela sua origem. Assim, o emprego de j em palavras, tais como as destacadas em − Não gosto de jiló. / A jiboia é uma enorme cobra brasileira. /O jerico empacou no meio da estrada. − é explicado pela origem
- a) africana, as duas primeiras; tupi, a terceira.
- b) africana, tupi e desconhecida, respectivamente.
- c) desconhecida, a primeira; tupi, as duas últimas.
- d) tupi, a primeira; africana, as duas últimas.
- e) tupi, as duas primeiras; desconhecida a terceira.
- #111484
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEDU-ES
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 18 -
O inventário dos prejuízos sociais e ambientais ainda está apenas começando, mas, de acordo com especialistas, os ecossistemas atingidos estão irreversivelmente comprometidos.
(CASTRO, Fábio de; RIBEIRO, Bruno; CARVALHO, Marco Antônio. Enxurrada de lama tira vida dos ecossistemas. O Estado de S. Paulo, 15 nov. 2015, p. A25)
A reescrita em que a alteração na ordem das palavras mantém o sentido do enunciado e em que está correta a pontuação é:
- a) Irreversivelmente comprometidos estão os ecossistemas atingidos. Entretanto, ainda está apenas começando, o inventário dos prejuízos sociais e ambientais, de acordo com especialistas.
- b) O inventário dos prejuízos sociais e ambientais ainda está apenas começando, de acordo com especialistas. Mas os ecossistemas atingidos estão, irreversivelmente, comprometidos.
- c) Os ecossistemas atingidos estão irreversivelmente comprometidos de acordo com especialistas; mas, ainda está apenas começando o inventário dos prejuízos sociais e ambientais.
- d) Ainda está apenas começando o inventário dos prejuízos sociais e ambientais; no entanto os ecossistemas atingidos, de acordo com especialistas, estão irreversivelmente comprometidos.
- e) De acordo com especialistas os ecossistemas atingidos estão, irreversivelmente comprometidos; apesar de o inventário dos prejuízos sociais e ambientais, ainda estar apenas começando.
- #111485
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- Múltipla escolha
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(1,0) 19 -
De cima, a água laranja do Rio Doce parece estática. A lama de rejeitos se move a cerca de 1,2 quilômetro por hora desde o dia 5, quando aconteceu a tragédia, e vai percorrer toda a calha de 853 quilômetros entre o município de Rio Doce, em Minas, até Regência, vila do município de Linhares, no Espírito Santo, onde encontra o Oceano Atlântico. A expectativa é que a onda atinja o oceano neste fim de semana, levando mais problemas de abastecimento a cidades capixabas.
(CASTRO, Fábio de; RIBEIRO, Bruno; CARVALHO, Marco Antônio. Enxurrada de lama tira vida dos ecossistemas. O Estado de S. Paulo, 15 nov. 2015, p. A25)
Segundo a classificação de tópico frasal e de desenvolvimento de parágrafo proposta por GARCIA, em Comunicação em Prosa Moderna (2002), a construção desse parágrafo dá-se, respectivamente, por
- a) alusão histórica − confronto.
- b) omissão de dados identificadores − analogia.
- c) declaração inicial − descrição de detalhes.
- d) definição − razão e consequência.
- e) divisão − citação de exemplos.
- #111486
- Banca
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(1,0) 20 -
GARCIA (2003) aponta que o paralelismo sintático e semântico remete à lógica da correlação e associação de ideias, por isso sua ausência pode provocar incoerência. No entanto, autores de várias épocas usaram-na com propósito estilístico.
O enunciado que corresponde a essa asserção é:
- a) Duas coisas prega hoje a igreja a todos os mortais: ambas grandes, ambas tristes, ambas temerosas, ambas certas. (Pe. Antonio Vieira)
- b) O corpo do vaqueiro derreava-se, as pernas faziam dois arcos, os braços moviam-se desengonçados. (Graciliano Ramos)
- c) De estado calado, ele sempre aceitava todo bom e justo conselho. Mas não louvava cantoria. Estavam falando todos juntos? Então Medeiro Vaz não estava lá. (Guimarães Rosa)
- d) Cotejava o passado com o presente. Que era, há um ano? Professor. Que é agora? Capitalista. (Machado de Assis)
- e) Já um estirão era andado quando, numa roça de mandioca, adveio aquele figurão de cachorro, uma peça de vinte palmos de pelo e raiva. (José Cândido de Carvalho)