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Simulado SEDU-ES | Professor – Língua Portuguesa | CONCURSO

Simulado SEDU-ES | Professor – Língua Portuguesa

📚 Simulado SEDU-ES | Professor - Língua Portuguesa | cód.7557

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#111442
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SEDU-ES
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(1,0) 16 - 

Enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando: − Não é ninguém, é o padeiro! Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? "Então você não é ninguém?" Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: "não é ninguém, não senhora, é o padeiro". Assim ficara sabendo que não era ninguém...

As ideias contidas no conto de Rubem Braga nos alerta, numa concepção crítica de educação, que

  • a) identidade e diferença, muitas vezes, definem os que “ficam dentro” e os que “ficam fora”: os aceitos na escola e os discriminados por ela.
  • b) a escola é uma instituição neutra, onde brancos e negros, pobres e ricos têm oportunidades iguais desde que todos tenham compromisso em aprender.
  • c) reconhecer a pluralidade existente na sala de aula é papel de todo professor que aceita a diferença.
  • d) gestores e professores devem ser capazes de lidar com a diferença, promovendo um clima de harmonia na escola e recuperação paralela quando necessário.
  • e) direitos devem ser conquistados e não oferecidos por um Estado paternalista; direitos e deveres devem ser cumpridos.
#111443
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDU-ES
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(1,0) 17 - 

Quem não se lembra dos “questionários”, muitos usados no ensino de história e geografia, enfatizando a memorização repetitiva e automática? Professores conclamavam os alunos: “Não deixem de estudar o questionário que passei”. E quando o professor não se adiantava em passar o questionário, os alunos o solicitavam, pois consideravam como uma espécie de garantia de sucesso.

Este processo de memorização

  • a) é uma forma eficiente do aluno aprender a aprender.
  • b) favorece o aluno adquirir disciplina em seu processo de estudo.
  • c) possibilita ampliar a compreensão dos conhecimentos transmitidos pelo professor.
  • d) desconsidera a escola como espaço de produção de conhecimento.
  • e) desenvolve a capacidade do aluno pensar sobre o conhecimento a ser apreendido.
#111444
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SEDU-ES
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(1,0) 18 - 

Segundo o documento Currículo Básico da Rede Estadual do Espírito Santo, colocar em prática o currículo na escola significa

  • a) discutir a formação humana por meio do trabalho pedagógico; e, sobretudo, evidenciar a qualidade dessa ação.
  • b) preparar o educador na organização de uma grade curricular que englobe conhecimentos de língua portuguesa, matemática, história e geografia.
  • c) articular os conteúdos de estudo com a metodologia de ensino para se obter uma prática educativa qualificada.
  • d) ensinar o professor, num processo de formação continuada, a escolher criteriosamente os conteúdos relevantes a serem ensinados.
  • e) alterar a organização de conteúdos de forma a agrupá-los em eixos temáticos, possibilitando assim o aprofundamento de assuntos significativos.
#111445
Banca
FCC
Matéria
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Concurso
SEDU-ES
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(1,0) 19 - 

Numa visão linear do processo pedagógico, o planejamento didático é uma sucessão de etapas que começa com a definição dos objetivos do ensino, passa pela definição dos conteúdos e dos métodos, pela execução do planejado e finalmente pela avaliação do estudante.

Em forma alternativa de ver o processo pedagógico em sala de aula,

I. a avaliação não figura ao final, mas está justaposta aos próprios objetivos.

II. é preciso que a avaliação classifique os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.

III. são os objetivos que dão base para a construção da avaliação.

IV. os conteúdos e o nível de domínio destes, projetados pelos objetivos, permitem extrair as situações que possibilitarão ao aluno demonstrar seu desenvolvimento em uma situação de avaliação.

V. os objetivos e a avaliação orientam todo o processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • a) I, II e III.
  • b) I, II, III e IV.
  • c) II, III e V.
  • d) II, IV e V.
  • e) I, III, IV e V.
#111446
Banca
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SEDU-ES
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(1,0) 20 - 

A ampliação dos níveis de avaliação para além da sala de aula e da aprendizagem dos estudantes, em especial a avaliação institucional, trouxe novas possibilidades ao desenvolvimento de escolas reflexivas.

Estas ideias apontam para a avaliação institucional da escola como um processo que

  • a) resgata o papel central das provas nacionais no desenvolvimento de uma educação crítica e de qualidade.
  • b) envolve todos os sujeitos, com vistas a negociar patamares adequados de aprimoramento a partir dos problemas concretos da escola.
  • c) conduz o ensino para uma aprendizagem voltada à autonomia intelectual dos educandos com melhor desempenho escolar.
  • d) impulsiona os pais a serem comprometidos com a aprendizagem de seus filhos, na medida em que a avaliação fornece dados de seu ensino.
  • e) propicia a mudança da cultura de um ensino mecânico e transmissor de conhecimento para uma prática educativa construtivista.