Processando...

Simulado SEDU-ES - Educação Física | CONCURSO

Simulado SEDU-ES - Educação Física

OBJETIVOS | Simulado SEDU-ES - Educação Física

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado SEDU-ES - Educação Física

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDU-ES.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado SEDU-ES - Educação Física

Este simulado contém questões da banca CESPE, para nível Superior do cargo de Professor - Educação Física. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDU-ES.

*Conteúdo Programático do Simulado SEDU-ES - Educação Física.

1 A história e as atuais tendências pedagógicas da Educação Física. 2 Processos de ensino e avaliação da Educação Física escolar. 3 Conhecimentos
sobre o corpo (anatômicos, fisiológicos, bioquímicos, biomecânicos e afetivos). 4 A cultura modular corporal da Educação Física. 5 Conceitos e procedimentos das danças, jogos (cooperativos, recreativos e competitivos), lutas e ginásticas. 6 Estética, fisiculturismo e consumo. 7 A Educação Física com instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. 8 A Educação Física: ética, saúde, orientação sexual, pluralidade cultural e meio ambiente. 9 A corporalidade e a ludicidade no ambiente escolar. 10 Linguagem corporal e cultura. 11 Corpo e poder: disciplina e controle. 12 Metodologia de ensino de educação física.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Educação Física.

#44733
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Nos fundamentos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estão a estética e a ética. O conceito de estética da sensibilidade é que deve guiar a escola valorizando a leveza, a delicadeza e a sutileza, por estimularem a com preensão não apenas do explicitado, mas também, e principalmente, do insinuado. Balizadas na estética, as aulas de educação física devem procurar o lúdico em espaços e tempos diversos integrando a diversão, alegria e senso de humor a dimensões da vida, muitas vezes afetivamente austeras nessas aulas.

O conceito de ética da identidade, por sua vez, nos PCN, substitui o conceito de moralidade dos valores abstratos da era industrial. A ética da identidade tem como finalidade a reconciliação no coração humano daquilo que o dividiu desde os primórdios da idade moderna, o mundo da moral é o mundo da matéria. Educar em educação física não é transmitir valores morais, mas criar as condições para que as identidades se constituam pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito à igualdade.

PCN (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue o item seguinte.

A educação física, pertencente à área de linguagens, códigos e suas tecnologias, é um componente curricular interdisciplinar da cultura corporal com grande potencial de contribuição ao desenvolvimento, no ambiente escolar, da ética e da estética.

#44734
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Nos fundamentos norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estão a estética e a ética. O conceito de estética da sensibilidade é que deve guiar a escola valorizando a leveza, a delicadeza e a sutileza, por estimularem a com preensão não apenas do explicitado, mas também, e principalmente, do insinuado. Balizadas na estética, as aulas de educação física devem procurar o lúdico em espaços e tempos diversos integrando a diversão, alegria e senso de humor a dimensões da vida, muitas vezes afetivamente austeras nessas aulas.

O conceito de ética da identidade, por sua vez, nos PCN, substitui o conceito de moralidade dos valores abstratos da era industrial. A ética da identidade tem como finalidade a reconciliação no coração humano daquilo que o dividiu desde os primórdios da idade moderna, o mundo da moral é o mundo da matéria. Educar em educação física não é transmitir valores morais, mas criar as condições para que as identidades se constituam pelo desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento do direito à igualdade.

PCN (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue o item seguinte.

Em aulas de educação física, os alunos devem ter a liberdade para fazer o que quiserem, um a vez que dessa maneira podem expressar suas emoções e transmitir vontades.

 

#44735
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

As pedagogias modernas críticas de educação incluem a avaliação como um componente indispensável no entendimento do processo educativo como um todo. A avaliação é contínua e constitui-se em um instrumento diagnóstico que apoia a tomada de decisão de docentes, estudantes e escola. Tais pedagogias orientam o processo ensino-aprendizagem para situações próximas do mundo concreto, e a avaliação ocorre desde o início do período letivo e contempla questões de como, por quê e quando ela deve acontecer. Acerca da avaliação, seguindo essas pedagogias contemporâneas, julgue o próximo item.

Durante um semestre é prevista a avaliação em três momentos: no início, no meio e no fim. 

#44736
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

O esporte competitivo tem fatores negativos quando nele se enfatiza o ganhar a qualquer preço e o individualismo exacerbado. Por outro lado, ele também apresenta fatores positivos. Ser competitivo pode ser um valioso recurso para atuar no mundo, pois o sentido de vencer, implícito na palavra competição, pode se referir também a superação de dificuldades, desenvolvimento da colaboração, enfim, o aprimoramento do potencial humano. A respeito do esporte competitivo, julgue o item subsequente.

O esporte competitivo é positivo quando o participante se desafia e é desafiado por outros. Ele pode também ser cooperativo.

#44737
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

A partir do paradigma da complexidade, a compreensão do processo pelo qual se dá a tomada do poder sobre os corpos na escola deve ser uma inquietação importante em educação e, em especial, na educação física. Nas relações de poder que ali se transcorrem, muitas vezes o corpo tem sido usado para atender aos valores do poder dominante da ideologia de mercado. Assim, a educação é um processo que visa inculcar no indivíduo o disciplinamento do corpo que traz em si determinados valores e regras.

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, de acordo com o paradigma da complexidade.

Sob a ação da ideologia do mercado, o corpo é enquadrado e padronizado, garantindo a anulação de possibilidade da experiência corporal singular. 

#44738
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

A partir do paradigma da complexidade, a compreensão do processo pelo qual se dá a tomada do poder sobre os corpos na escola deve ser uma inquietação importante em educação e, em especial, na educação física. Nas relações de poder que ali se transcorrem, muitas vezes o corpo tem sido usado para atender aos valores do poder dominante da ideologia de mercado. Assim, a educação é um processo que visa inculcar no indivíduo o disciplinamento do corpo que traz em si determinados valores e regras.

Tendo como referência o texto acima, julgue o item a seguir, de acordo com o paradigma da complexidade.

O corpo assim tratado na escola vivência experiências como o sentir, o tocar, e outras, pertencentes às esferas corporal e social.

#44739
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

As raízes históricas da cultura corporal do ocidente estão inter-relacionadas aos ideais da formação do homem grego. Pensar o nosso passado é, ao mesmo tempo, pensar também a influência marcante da cultura grega. Com base nas ideias de Platão — um dos mais influentes filósofos dessa época — a respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A ginástica era relacionada à medicina pela aprendizagem de noções de higiene e pela filosofia que levava à reflexão social. 

#44740
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

As raízes históricas da cultura corporal do ocidente estão inter-relacionadas aos ideais da formação do homem grego. Pensar o nosso passado é, ao mesmo tempo, pensar também a influência marcante da cultura grega. Com base nas ideias de Platão — um dos mais influentes filósofos dessa época — a respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A ginástica tinha objetivos relacionados à saúde e às finalidades militares.

#44741
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Metodologias em basadas no ensino aberto têm como características as possibilidades de codecisão vivenciadas, quando os alunos participam também das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e avaliações. Em outras palavras, nessas tomadas de decisão, o aluno como sujeito ativo com partilha efetivamente da elaboração do program a de ensino.

A partir do texto acima, julgue o item subsequente.

O ensino aberto é centrado em escola, aluno, professor e conteúdo, que interagem, constantemente, no processo ensino-aprendizagem. 

#44742
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

De acordo com as características da tendência pedagógica construtivista, também contem porânea no cenário da educação física escolar brasileira, julgue o seguinte item.

As atividades físicas devem ser preparadas para a aquisição de padrões culturais de movimento a fim de facilitar a manifestação de esquemas motores.