Processando...

Simulado SEDU-ES - Educação Física | CONCURSO

Simulado SEDU-ES - Educação Física

OBJETIVOS | Simulado SEDU-ES - Educação Física

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO | Simulado SEDU-ES - Educação Física

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SEDU-ES.

SOBRE AS QUESTÕES | Simulado SEDU-ES - Educação Física

Este simulado contém questões da banca CESPE, para nível Superior do cargo de Professor - Educação Física. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SEDU-ES.

*Conteúdo Programático do Simulado SEDU-ES - Educação Física.

1 A história e as atuais tendências pedagógicas da Educação Física. 2 Processos de ensino e avaliação da Educação Física escolar. 3 Conhecimentos
sobre o corpo (anatômicos, fisiológicos, bioquímicos, biomecânicos e afetivos). 4 A cultura modular corporal da Educação Física. 5 Conceitos e procedimentos das danças, jogos (cooperativos, recreativos e competitivos), lutas e ginásticas. 6 Estética, fisiculturismo e consumo. 7 A Educação Física com instrumento de comunicação, expressão, lazer e cultura. 8 A Educação Física: ética, saúde, orientação sexual, pluralidade cultural e meio ambiente. 9 A corporalidade e a ludicidade no ambiente escolar. 10 Linguagem corporal e cultura. 11 Corpo e poder: disciplina e controle. 12 Metodologia de ensino de educação física.


  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Educação Física.

#44721
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

A aptidão física no contexto da qualidade de vida é definida como a capacidade de realizar atividades de movimento diárias com vigor, energia e competência, assim como a capacidade de diminuir o risco de desenvolvimento prematuro de doenças hipocinéticas. Considerando esse assunto, julgue os itens subsequentes.

São exemplos de doenças hipocinéticas: as cardiovasculares, as posturais e a obesidade.

#44722
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

As raízes históricas da cultura corporal do ocidente estão inter-relacionadas aos ideais da formação do homem grego. Pensar o nosso passado é, ao mesmo tempo, pensar também a influência marcante da cultura grega. Com base nas ideias de Platão — um dos mais influentes filósofos dessa época — a respeito desse assunto, julgue o  item  a seguir.

A alma e o corpo tinham o mesmo valor na formação grega. 

#44723
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

As raízes históricas da cultura corporal do ocidente estão inter-relacionadas aos ideais da formação do homem grego. Pensar o nosso passado é, ao mesmo tempo, pensar também a influência marcante da cultura grega. Com base nas ideias de Platão — um dos mais influentes filósofos dessa época — a respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

A ginástica era dividida em: higiene corporal e regime dietético; atletismo; e jogos e danças. 

#44726
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

O esporte competitivo tem fatores negativos quando nele se enfatiza o ganhar a qualquer preço e o individualismo exacerbado. Por outro lado, ele também apresenta fatores positivos. Ser competitivo pode ser um valioso recurso para atuar no mundo, pois o sentido de vencer, implícito na palavra competição, pode se referir também a superação de dificuldades, desenvolvimento da colaboração, enfim, o aprimoramento do potencial humano. A respeito do esporte competitivo, julgue o item subsequente.

A competição no jogo, que é refletida na vida em sociedade, pode promover o desenvolvimento pessoal e coletivo. 

#44727
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Entre as concepções pedagógicas no cenário da educação física escolar brasileira está a abordagem da cultura, que considera que todo movimento é absorvido e denota cultura. Cada um aprende a cultura por meio de seu corpo. Como existem corpos e culturas diferentes, não devem existir estereótipos. Sendo o corpo uma construção cultural e acreditando-se que a cultura não está dentro do homem nem na soma de várias mentes, entende-se que qualquer homem produz cultura, sendo ela o primeiro e muitas vezes o único patrimônio que ele possui.

Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir.

A educação física escolar reconhece que as diferenças entre os alunos são culturais; portanto, a eles deve ser garantido o direito de toda a sua prática corporal. 

#44728
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Entre as concepções pedagógicas no cenário da educação física escolar brasileira está a abordagem da cultura, que considera que todo movimento é absorvido e denota cultura. Cada um aprende a cultura por meio de seu corpo. Como existem corpos e culturas diferentes, não devem existir estereótipos. Sendo o corpo uma construção cultural e acreditando-se que a cultura não está dentro do homem nem na soma de várias mentes, entende-se que qualquer homem produz cultura, sendo ela o primeiro e muitas vezes o único patrimônio que ele possui.

Tendo o texto acima como referência, julgue o item a seguir.

A abordagem desenvolvida no texto assegura que os homens são iguais justam ente naquilo que os diferencia.

#44729
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Metodologias em basadas no ensino aberto têm como características as possibilidades de codecisão vivenciadas, quando os alunos participam também das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e avaliações. Em outras palavras, nessas tomadas de decisão, o aluno como sujeito ativo com partilha efetivamente da elaboração do program a de ensino.

A partir do texto acima, julgue o item subsequente.

O trato dos grupos participantes com conhecimentos significativos ao cotidiano promove um aumento de credibilidade, entre os discentes, da área da educação física.

#44730
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Metodologias em basadas no ensino aberto têm como características as possibilidades de codecisão vivenciadas, quando os alunos participam também das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e avaliações. Em outras palavras, nessas tomadas de decisão, o aluno como sujeito ativo com partilha efetivamente da elaboração do program a de ensino.

A partir do texto acima, julgue o item subsequente.

Vivenciar uma metodologia de ensino participativa requer um período de aproximação e conquista comum entre os atores envolvidos no processo. 

#44731
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Metodologias em basadas no ensino aberto têm como características as possibilidades de codecisão vivenciadas, quando os alunos participam também das decisões em relação aos objetivos, conteúdos e avaliações. Em outras palavras, nessas tomadas de decisão, o aluno como sujeito ativo com partilha efetivamente da elaboração do program a de ensino.

A partir do texto acima, julgue o item subsequente.

Os atores participantes na elaboração do program a de ensino adéquam os objetivos para atender aos anseios dos alunos e buscam alcançá-los até o final de um semestre ou ano letivo.

#44732
Banca
CESPE
Matéria
Educação Física
Concurso
SEDU-ES
Tipo
Certo/Errado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

As pedagogias modernas críticas de educação incluem a avaliação como um componente indispensável no entendimento do processo educativo como um todo. A avaliação é contínua e constitui-se em um instrumento diagnóstico que apoia a tomada de decisão de docentes, estudantes e escola. Tais pedagogias orientam o processo ensino-aprendizagem para situações próximas do mundo concreto, e a avaliação ocorre desde o início do período letivo e contempla questões de como, por quê e quando ela deve acontecer. Acerca da avaliação, seguindo essas pedagogias contemporâneas, julgue o próximo item.

É eficaz quando fundamenta decisões de aceitação para aferir se o que foi planejado está no rumo certo ou, caso necessário, se precisa de reorientação para o semestre seguinte.