Processando...

Simulado SED-SC | Supervisor Escolar | CONCURSO

Simulado SED-SC | Supervisor Escolar

📚 Simulado SED-SC | Supervisor Escolar | cód.8276

Mostre que você está preparado! Resolva agora o simulado SED-SC 🚀

 

🔗 Vejam mais simulados SED-SC

🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


🧪 Este Simulado SED-SC foi elaborado da seguinte forma:

  • 📌 Categoria: Concurso
  • 🏛️ Instituição: SED-SC
  • 👔 Cargo: Supervisor Escolar
  • 📚 Matéria: Pedagogia
  • 🧩 Assuntos do Simulado:
  • 🏢 Banca Organizadora: ACAFE
  • ❓ Quantidade de Questões: 20
  • ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos

⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

 

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

 

🚀 Aproveite este simulado SED-SC e saia na frente na sua preparação!


📖 Questões SED-SC

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do concurso SED-SC


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SED-SC. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre SED-SC


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SED-SC.

Ver apostilas para SED-SC


📢 Concursos Abertos para SED-SC

Veja os concursos abertos da instituição SED-SC. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para SED-SC


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#123963
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
SED-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 16 - 

Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • a) Financeira – Relaciona-se às questões gerais de captação e aplicação de recursos financeiros, sendo permitida a cobrança de mensalidades das famílias dos estudantes através da Associação de Pais e Professores para melhorias no estabelecimento escolar público.
  • b) Jurídica – Retrata a legalidade das ações e a relação da escola com outras instâncias do sistema de ensino – municipal, estadual e federal – e com outras instituições do meio no qual está inserida.
  • c) Administrativa – Refere-se àqueles aspectos gerais de organização da escola como: gerenciamento do quadro de pessoal, do patrimônio físico, dos demais registros sobre a vida escolar.
  • d) Pedagógica – Diz respeito ao trabalho da escola em sua finalidade primeira e a todas as atividades desenvolvidas tanto dentro quanto fora da sala de aula, à abordagem curricular e à relação escola-comunidade.
#123964
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
SED-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 17 - 

No documento - Progestão : como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

  • a) É um instrumento teórico-metodológico que explicita a intencionalidade da escola, possibilita a ela refletir permanentemente sobre o trabalho que produz.
  • b) É um documento que registra e indica a direção que a escola perspectiva, além das estratégias para seu alcance.
  • c) O trabalho pedagógico deve ocorrer por meio de ações planejadas e sistemáticas, incorporando também as práticas fragmentadas e improvisadas, comuns ao cotidiano escolar.
  • d) Resulta de um compromisso coletivo e deve retratar a realidade da escola.
#123965
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
SED-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 18 - 

Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro e F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.

( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.

( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.

( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.

  • a) V - F - V - F
  • b) V - V - V - V
  • c) F - V - F - V
  • d) F - F - F - V
#123966
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
SED-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 19 - 

A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 22.

  • a) É preciso entender que as leis não mudam a realidade como um toque de mágica, devendo ser vistas mais como pontos de partida para os indivíduos pensarem suas próprias condições e transformá- las.
  • b) A autonomia escolar deve ser criada em torno de um projeto educativo que vise primordialmente a melhoria da qualidade do ensino e o sucesso da aprendizagem do aluno.
  • c) A autonomia significa a capacidade de a escola decidir o seu próprio destino, porém, permanecendo integrada ao sistema educacional mais amplo, do qual faz parte.
  • d) Há soberania da escola na tomada de decisões, desde que estas decisões sejam definidas em assembleia, com a participação de toda a comunidade escolar.
#123967
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
SED-SC
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 20 - 

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto:

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 15.

  • a) O eixo da avaliação que reforça um aspecto importante a ser observado nos vários níveis do ensino público.
  • b) O eixo da flexibilidade que se vincula à autonomia, possibilitando à escola organizar o seu próprio trabalho pedagógico.
  • c) O eixo da personificação das ações com as responsabilidades de cada participante, e as diferenças específicas entre professores e especialistas no âmbito escolar.
  • d) O eixo da liberdade que se expressa no âmbito do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e da proposta de gestão democrática do ensino público, a ser definida em cada sistema de ensino.