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Simulado SED-SC | Supervisor Escolar | CONCURSO

Simulado SED-SC | Supervisor Escolar

SIMULADO SED-SC | SUPERVISOR ESCOLAR

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SED-SC para o cargo de Supervisor Escolar .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca ACAFE para o concurso SED-SC. Estas questões são especificamente para o cargo de Supervisor Escolar , contendo Pedagogia que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SED-SC | Supervisor Escolar contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SED-SC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#123963
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
SED-SC
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • a) Financeira – Relaciona-se às questões gerais de captação e aplicação de recursos financeiros, sendo permitida a cobrança de mensalidades das famílias dos estudantes através da Associação de Pais e Professores para melhorias no estabelecimento escolar público.
  • b) Jurídica – Retrata a legalidade das ações e a relação da escola com outras instâncias do sistema de ensino – municipal, estadual e federal – e com outras instituições do meio no qual está inserida.
  • c) Administrativa – Refere-se àqueles aspectos gerais de organização da escola como: gerenciamento do quadro de pessoal, do patrimônio físico, dos demais registros sobre a vida escolar.
  • d) Pedagógica – Diz respeito ao trabalho da escola em sua finalidade primeira e a todas as atividades desenvolvidas tanto dentro quanto fora da sala de aula, à abordagem curricular e à relação escola-comunidade.
#123964
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
SED-SC
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 17 - 

No documento - Progestão : como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

  • a) É um instrumento teórico-metodológico que explicita a intencionalidade da escola, possibilita a ela refletir permanentemente sobre o trabalho que produz.
  • b) É um documento que registra e indica a direção que a escola perspectiva, além das estratégias para seu alcance.
  • c) O trabalho pedagógico deve ocorrer por meio de ações planejadas e sistemáticas, incorporando também as práticas fragmentadas e improvisadas, comuns ao cotidiano escolar.
  • d) Resulta de um compromisso coletivo e deve retratar a realidade da escola.
#123965
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
SED-SC
Tipo
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(1,0) 18 - 

Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro e F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.

( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.

( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.

( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.

  • a) V - F - V - F
  • b) V - V - V - V
  • c) F - V - F - V
  • d) F - F - F - V
#123966
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
SED-SC
Tipo
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(1,0) 19 - 

A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 22.

  • a) É preciso entender que as leis não mudam a realidade como um toque de mágica, devendo ser vistas mais como pontos de partida para os indivíduos pensarem suas próprias condições e transformá- las.
  • b) A autonomia escolar deve ser criada em torno de um projeto educativo que vise primordialmente a melhoria da qualidade do ensino e o sucesso da aprendizagem do aluno.
  • c) A autonomia significa a capacidade de a escola decidir o seu próprio destino, porém, permanecendo integrada ao sistema educacional mais amplo, do qual faz parte.
  • d) Há soberania da escola na tomada de decisões, desde que estas decisões sejam definidas em assembleia, com a participação de toda a comunidade escolar.
#123967
Banca
ACAFE
Matéria
Pedagogia
Concurso
SED-SC
Tipo
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(1,0) 20 - 

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto:

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 15.

  • a) O eixo da avaliação que reforça um aspecto importante a ser observado nos vários níveis do ensino público.
  • b) O eixo da flexibilidade que se vincula à autonomia, possibilitando à escola organizar o seu próprio trabalho pedagógico.
  • c) O eixo da personificação das ações com as responsabilidades de cada participante, e as diferenças específicas entre professores e especialistas no âmbito escolar.
  • d) O eixo da liberdade que se expressa no âmbito do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e da proposta de gestão democrática do ensino público, a ser definida em cada sistema de ensino.