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Simulado SED-SC | CONCURSO

Simulado SED-SC

SIMULADO SED-SC

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SED-SC.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SED-SC que foi organizado pela ACAFE. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SED-SC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SED-SC de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 15 questões de Concurso com um tempo estimado de 45 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SED-SC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SED-SC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SED-SC
Para realizar o simulado SED-SC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SED-SC você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SED-SC é aqui!


#128505
Banca
ACAFE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
SED-SC
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Múltipla escolha
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(1,0) 1 - 

Ainda quanto ao descrito na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - são corretas as funções do Orientador Educacional, exceto:

    • a) Estimular a reflexão coletiva de valores como liberdade, justiça, honestidade, respeito, solidariedade, fraternidade e comprometimento social a fim de que se concretize a concepção de sociedade que queremos.
    • b) Promover a reflexão sobre as consequências sociais do processo de rotulação, discriminação e exclusão das classes trabalhadoras.
    • c) Organizar e distribuir os recursos físicos, materiais e humanos disponíveis na escola.
    • d) Influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento às reais necessidades do aluno.
    #128506
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    SED-SC
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    (1,0) 2 - 

    Segundo a Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - são funções do Orientador Educacional, exceto:

    • a) garantir a participação de pais e alunos no conselho de classe.
    • b) garantir que a escola cumpra sua função social de socialização e construção do conhecimento.
    • c) garantir o acesso e permanência do aluno na escola.
    • d) contribuir para que a organização de turmas e do horário escolar considere as condições materiais de vida dos professores.
    #128509
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    (1,0) 3 - 

    O Orientador Educacional pode ser um profissional da educação encarregado de desvelar as forças e contradições presentes no cotidiano escolar que podem interferir na aprendizagem. "A prática dos orientadores deve estar vinculada às questões pedagógicas e ao compromisso ético de contribuir na construção de uma escola democrática, reflexiva e cidadã". (BALESTRO, 2005. p. 21).

    Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

    • a) Focalizar o atendimento ao aluno, aos seus "problemas", à sua família, aos seus "desajustes" escolares e em especial encaminhar para outros setores como saúde, assistência e justiça, sem perspectivar ações pedagógicas, pois estes problemas são de outra ordem.
    • b) Comprometer-se em explicitar que indisciplina, agressividade, desinteresse e dificuldades de aprendizagem não podem e não devem ser tratadas isoladamente e, sim, a partir de um estudo das relações "professor-aluno, aluno-conteúdo, aluno-aluno, aluno-estatuto escolar, aluno-comunidade, professor-comunidade
    • c) Trabalhar com o aluno no desenvolvimento do seu processo de cidadania, perspectivando a subjetividade e a inter-subjetividade obtidas através do diálogo nas relações estabelecidas.
    • d) Mobilizar todos os educadores para que auxiliem cada aluno a se construir, a identificar o processo de escolha por que eles passam, os fatores socioeconômicos, políticos, ideológicos e éticos tornando-se, assim, um elemento consciente e atuante dentro da organização social e contribuindo para sua transformação.
    #128511
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    (1,0) 4 - 

    Perspectivando a ética na orientação educacional, Giacaglia e Penteado (2002, p. 10) explicitam que há que se considerar razões de natureza psicológica, o "efeito Rosenthal" ou "profecia auto-realizável", segundo a qual, quando um professor desenvolve expectativas de que um aluno ou grupo de alunos irá ter insucesso escolar. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

    • a) Quando os professores solicitam informações sobre os alunos o orientador precisa tomar muito cuidado, fornecendo apenas informações que sejam relevantes para o acolhimento e o processo de ensino aprendizagem.
    • b) É importante disseminar as informações delicadas sobre os estudantes e suas famílias, pois isso resulta sempre em engajamento, acolhimento, proteção e melhora no processo ensino e aprendizagem na escola.
    • c) Saber que informações delicadas sobre a estrutura familiar e sobre situações de vulnerabilidade devem ser comunicadas somente se forem essenciais ao engajamento dos demais profissionais para assegurar a proteção integral e a aprendizagem e nunca para servir de estigma que interfira na qualidade do aprender e conviver na escola.
    • d) O bom senso, o sigilo e o cuidado na emissão de juízos de valor podem favorecer o trabalho do orientador e dos demais profissionais da escola. A confiança na pessoa do orientador é fundamental para o êxito de seu trabalho.
    #128514
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    (1,0) 5 - 

    Pensando no papel da escola, e em específico do Orientador Educacional junto à comunidade escolar e a sociedade, perspectiva-se a elevação do nível cultural dos membros da comunidade, propiciando debates sobre temas de interesse de alunos, pais e professores, envolvendo questões presentes no dia-a-dia.

    Nesse sentido são estratégias viáveis, exceto:

    • a) Produzir atividades que esclareçam fatos sociais marcantes que nos envolvem, bem como propor o engajamento da comunidade escolar em lutas maiores.
    • b) Estabelecer um clima de constante diálogo entre a escola e a comunidade, uma vez que a escola deve estar aberta para que os membros dessa comunidade a percebam como um território seu.
    • c) Fazer o diagnóstico das famílias com situação de vulnerabilidade e encaminhar as crianças e adolescentes para unidades escolares com menor potencial de ensino e aprendizagem, garantindo assim que possam aprender.
    • d) Discutir a corrupção, os atos de terrorismo, a violência urbana e outras situações presentes na sociedade brasileira e na mundial porque estes temas serão de grande utilidade para os demais componentes curriculares.
    #128524
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    (1,0) 6 - 

    O Orientador Educacional é o profissional encarregado da articulação entre escola e família. Nesse sentido cabe a ele, exceto:

    • a) voltar seu trabalho para os aspectos saudáveis dos alunos.
    • b) a tarefa de contribuir para a aproximação entre as duas partes, planejando momentos culturais em que a família possa estar presente com seus filhos na escola.
    • c) a tarefa de servir de elo entre a situação escolar do aluno e a família, sempre visando a contribuir para que o aluno possa aprender significativamente.
    • d) apontar desajustes e ser o porta voz das reclamações sobre o comportamento do filho na escola.
    #128525
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    (1,0) 7 - 

    O Orientador Educacional trabalha diretamente com o aluno e se preocupa com a sua formação pessoal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

    • a) Encarrega-se de cuidar da atualização docente em serviço, de fornecer condições estruturais e materiais para que o trabalho docente se desenvolva.
    • b) A ele cabe desenvolver propostas que elevem o nível cultural do aluno e tudo fazer para que o ambiente escolar seja o melhor possível.
    • c) Cuida da formação de seu aluno para a escola e para a vida.
    • d) Promove e facilita relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade.
    #128526
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    (1,0) 8 - 

    O Orientador Educacional é um profissional que participa de todos os momentos coletivos da escola, na definição de seus rumos, na elaboração e na avaliação de sua proposta pedagógica, nas reuniões do Conselho de Classe, oferecendo subsídios para uma melhor avaliação do processo educacional.

    Assim, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

    ( ) Aliado aos demais profissionais, trabalha diretamente com o aluno e se preocupa com a sua formação pessoal. A ele cabe desenvolver propostas que elevem o nível cultural do aluno e tudo fazer para que o ambiente escolar seja o melhor possível.

    ( ) Assim como os demais integrantes da equipe pedagógica escolar, questiona criticamente o currículo existente na escola, o currículo oculto, o aparelho político em todos os níveis, a forma e o conteúdo dos textos escolares e as condições de trabalho que caracterizam escolas específicas.

    ( ) Aliado aos demais profissionais da escola e a outros pedagogos pode contribuir muito para a organização e a dinamização do processo educativo.

    ( ) Integra todos os segmentos que compõem a comunidade escolar: direção, equipe técnica, professores, alunos, funcionários e famílias, visando à construção de um espaço educativo ético e solidário.

      • a) V - V - V - V
      • b) V - F - V - F
      • c) F - V - F - V
      • d) F - F - V - F
      #128527
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      (1,0) 9 - 

      Para exercer a contento a sua função o Orientador Educacional precisa, exceto:

      • a) Compreender o desenvolvimento cognitivo do aluno, sua afetividade, emoções, sentimentos, valores e atitudes.
      • b) Atuar individualmente na resolução de processos de estudantes com dificuldades de aprendizagem.
      • c) Promover, entre os alunos, atividades de discussão e informação sobre o mundo do trabalho, assessorando-os no que se refere a assuntos que dizem respeito as suas escolhas.
      • d) Participar da construção coletiva de caminhos para a criação de condições facilitadoras e desejáveis ao bom desenvolvimento do trabalho pedagógico.
      #128534
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      (1,0) 10 - 

      A visão contemporânea de orientação educacional aponta para o aluno como centro da ação pedagógica, cabendo ao orientador, exceto:

      • a) Mediar entre o aluno e o meio social, discutindo problemas atuais que fazem parte do contexto sociopolítico, econômico e cultural em que vivemos.
      • b) Buscar atender a todos os alunos em suas solicitações e expectativas.
      • c) Voltar sua atenção especificamente aos alunos que apresentam problemas disciplinares ou dificuldades de aprendizagem.
      • d) Levar o aluno ao estabelecimento de relações e ao desenvolvimento da consciência crítica por meio da problematização.
      #128535
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      (1,0) 11 - 

      Em relação ao ensino de História nos Anos Iniciais, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), o professor deve, exceto:

      • a) partir da realidade próxima, como a rua, o bairro, permite à criança tomar consciência de todos os aspectos da vida cotidiana e de outros tempos presentes no dia-a-dia.
      • b) evitar documentos como certidão de nascimento e fotografias pessoais por terem um cunho individual elevado.
      • c) referir sobre aspectos do passado por estudos do meio, do patrimônio cultural e de grupos étnico-culturais, através da história oral, da fotografia e de documentos escritos.
      • d) realizar procedimentos como trabalho as pesquisas, histórias e fontes documentais, que contribuem para a compreensão das noções de história nesta fase escolar.
      #128537
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      (1,0) 12 - 

      De acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998) quanto ao Ensino de História, é correto afirmar, exceto:

      • a) O ensino da História deve incluir o processo de comparação através da estimulação da controvérsia.
      • b) Os significados singulares dos processos histórico-culturais precisam ser tratados no ensino de História através de centralidades móveis, onde as dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais devem ganhar relevância.
      • c) Para que os alunos se apropriem do conhecimento, a produção deve ser estimulada através da formulação de hipóteses que deverão ser tratadas pela pesquisa e análise do material coletado.
      • d) No ensino de história o nível “refletido” define-se pelo conhecimento histórico a partir da reconstrução historiográfica dos processos histórico-culturais, ou seja, a partir dos referenciais teóricos do pesquisador, ele procede à compreensão e análise do problema abordado.
      #128539
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      (1,0) 13 - 

      A concepção de história definida nesta proposta, analisa as múltiplas dimensões do tempo de modo a capturar o sentido da superação das noções anteriores para a compreensão dos múltiplos e simultâneos tempos históricos.

      Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 161.

      Sobre o tema “Ensino de História – Categoria Tempo”, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

      l. Tempo cronológico se refere ao tempo do relógio, do passar dos dias, dos eventos, da sequência dos meses, dos anos, etc.

      ll. Tempo histórico é o tempo do significado dos processos de desenvolvimento técnico, produtivo, das dimensões consideradas relevantes pelos grupos dominantes em oposição aos dominados em determinadas sociedades.

      lll. Na história tradicional ou positivista há uma compreensão dialética do tempo, pois supõe uma natural superação dos tempos cíclicos, circulares e antigo, pelo tempo moderno definido através da evolução da técnica.

      lV. O tempo circular define a lógica das comunidades agrícolas (plantio, crescimento, colheita): nascimento, desenvolvimento e morte.

      V. Os tempos diacrônicos ser referem, por exemplo, a relação entre moderno e arcaico, antigo e novo.

      • a) I - II - IV - V
      • b) II - III - IV
      • c) III - IV
      • d) IV - V
      #128543
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      (1,0) 14 - 

      “A maneira de tratar o conteúdo é fundamental no ensino e a postura do professor, com relação a esse tratamento, determinará a sua efetividade na prática pedagógica. Para isso, pretende-se orientar o ensino de ciências para que o aluno torne-se agente de sua aprendizagem, através do ‘pensar e do fazer’ (relação ciência-tecnologia), e o professor se legitime como mediador deste processo.”

      Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 124.

      Nesse sentido, assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

      ( ) A organização sequencial dos conteúdos e atividades curriculares devem ser sistematizada e operacionalizada em patamares das ações envolvendo uma graduação de complexidade do abstrato para o concreto.

      ( ) Ênfase na construção dos conhecimentos sobre a natureza, subjacentes à relação homem-natureza, e na constituição dos espaços físicos, social, econômico, ambiental e político, buscando-se o diálogo cultural na vinculação entre a cultura do aluno e a cultura científica. ( ) O enfoque metodológico deve ser centrado na transmissão, para que, na busca de soluções conjuntas, cada indivíduo passe a atuar como elemento formador do outro.

      ( ) Apresentação do mundo ideal, e não do mundo como o homem gostaria que fosse (mundo real), segundo suas percepções e representações mais imediatas.

      ( ) Estabelecimento de relação paralela entre conceito construído e aplicação prática no dia a dia, tornando a sala de aula uma extensão da vida.

        • a) F - F - V - V - F
        • b) F - V - F - V - V
        • c) V - F - V - V - V
        • d) V - F - V - F - V
        #128545
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        (1,0) 15 - 

        Sobre o ensino de Ciências e alguns de seus respectivos conteúdos para os primeiros anos do Ensino Fundamental é correto afirmar, exceto:

        Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 124-127.

        • a) Os seres vivos como manifestação da natureza: estudos sobre o ser vivo, animal e humano e descobertas sobre o corpo.
        • b) Estudo do ambiente: reconhecimento de algumas características dos objetos e seres - forma, cheiro, tamanho, sabor, consistência.
        • c) Elementos abióticos: tratam das diferentes etapas do crescimento e desenvolvimento dos animais, dos vegetais e do ser humano.
        • d) Interação do ser humano com a natureza: estudos sobre utilização dos recursos naturais renováveis e não renováveis.