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Simulado SED-SC | CONCURSO

Simulado SED-SC

SIMULADO SED-SC

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SED-SC.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SED-SC que foi organizado pela ACAFE. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SED-SC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SED-SC de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 15 questões de Concurso com um tempo estimado de 45 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SED-SC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SED-SC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SED-SC
Para realizar o simulado SED-SC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SED-SC você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SED-SC é aqui!


#128474
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SED-SC
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(1,0) 1 - 

Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • a) Financeira – Relaciona-se às questões gerais de captação e aplicação de recursos financeiros, sendo permitida a cobrança de mensalidades das famílias dos estudantes através da Associação de Pais e Professores para melhorias no estabelecimento escolar público.
  • b) Jurídica – Retrata a legalidade das ações e a relação da escola com outras instâncias do sistema de ensino – municipal, estadual e federal – e com outras instituições do meio no qual está inserida.
  • c) Administrativa – Refere-se àqueles aspectos gerais de organização da escola como: gerenciamento do quadro de pessoal, do patrimônio físico, dos demais registros sobre a vida escolar.
  • d) Pedagógica – Diz respeito ao trabalho da escola em sua finalidade primeira e a todas as atividades desenvolvidas tanto dentro quanto fora da sala de aula, à abordagem curricular e à relação escola-comunidade.
#128475
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(1,0) 2 - 

No documento - Progestão : como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

  • a) É um instrumento teórico-metodológico que explicita a intencionalidade da escola, possibilita a ela refletir permanentemente sobre o trabalho que produz.
  • b) É um documento que registra e indica a direção que a escola perspectiva, além das estratégias para seu alcance.
  • c) O trabalho pedagógico deve ocorrer por meio de ações planejadas e sistemáticas, incorporando também as práticas fragmentadas e improvisadas, comuns ao cotidiano escolar.
  • d) Resulta de um compromisso coletivo e deve retratar a realidade da escola.
#128476
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(1,0) 3 - 

Reconhecer a equipe gestora como articuladora e coordenadora do trabalho pedagógico a ser desenvolvido no cotidiano escolar implica, hoje, afirmar que ela seja ativa na organização do trabalho pedagógico e assim possa ser capaz de identificar e registrar desafios.” Marque V para verdadeiro e F para falso, considerando as possíveis formas de registro e análise dos desafios, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 25.

( ) Registrar a própria ação, pois permite problematizar o cotidiano escolar e interpretar os desafios pedagógicos nele vividos.

( ) Agrupar os desafios de acordo com a sua natureza: pedagógicos, administrativos, financeiros.

( ) Diferenciar desafios coletivos de desafios individuais para que as soluções propostas também sejam diferenciadas.

( ) Analisar os seguintes aspectos: por que permanecem, como se relacionam, quais são suas consequências.

  • a) V - F - V - F
  • b) V - V - V - V
  • c) F - V - F - V
  • d) F - F - F - V
#128477
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(1,0) 4 - 

A construção coletiva do projeto pedagógico deve ocorrer visando, antes de tudo, a instalação de uma autonomia construída e dialogada na escola, e não meramente para cumprir um dispositivo legal. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 22.

    • a) É preciso entender que as leis não mudam a realidade como um toque de mágica, devendo ser vistas mais como pontos de partida para os indivíduos pensarem suas próprias condições e transformá- las.
    • b) A autonomia escolar deve ser criada em torno de um projeto educativo que vise primordialmente a melhoria da qualidade do ensino e o sucesso da aprendizagem do aluno.
    • c) A autonomia significa a capacidade de a escola decidir o seu próprio destino, porém, permanecendo integrada ao sistema educacional mais amplo, do qual faz parte.
    • d) Há soberania da escola na tomada de decisões, desde que estas decisões sejam definidas em assembleia, com a participação de toda a comunidade escolar.
    #128479
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    (1,0) 5 - 

    Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, destacam-se três grandes eixos diretamente relacionados à construção do projeto pedagógico. Esses eixos são, exceto:

    Fonte: Progestão: como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 15.

    • a) O eixo da avaliação que reforça um aspecto importante a ser observado nos vários níveis do ensino público.
    • b) O eixo da flexibilidade que se vincula à autonomia, possibilitando à escola organizar o seu próprio trabalho pedagógico.
    • c) O eixo da personificação das ações com as responsabilidades de cada participante, e as diferenças específicas entre professores e especialistas no âmbito escolar.
    • d) O eixo da liberdade que se expressa no âmbito do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e da proposta de gestão democrática do ensino público, a ser definida em cada sistema de ensino.
    #128483
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    (1,0) 6 - 

    O documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? - diz que aprendizagem significativa é aquela que, exceto:

      • a) permite ao aluno responder os instrumentos de verificação exatamente da forma que está nos materiais didáticos utilizados como instrumentos mediadores;
      • b) possibilita ao aluno relacionar com sentido o conteúdo a ser aprendido com o que ele já domina, seja uma ideia, um conceito, uma imagem;
      • c) não deixa solto o novo conteúdo, mas amarrado a uma estrutura de conhecimentos, todos ligados entre si;
      • d) mobiliza toda a estrutura cognitiva do aluno, evitando uma aprendizagem apenas de memória, facilmente esquecida
      #128486
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      (1,0) 7 - 

      O documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? - explicita a relação cultura escolar e cultura externa.

      Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

        • a) Há um movimento de influência da cultura local, nacional e mesmo mundial sobre a escola e há também o inverso, uma influência da escola na cultura externa a ela.
        • b) As relações entre escola e cultura se dão de muitas e diversas maneiras, dependendo de forças momentâneas.
        • c) A escola influencia seus estudantes pelo conhecimento, ampliando seu repertório cultural, mas nada pode fazer com relação à cultura externa.
        • d) A ação de uma escola pode, sim, mobilizar a comunidade circundante e modificar a realidade aí existente.
        #128488
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        (1,0) 8 - 

        Diferentes formas de participação da família exigem diferentes estratégias.” Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

        Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?

        • a) Os professores devem discutir o progresso acadêmico do aluno com seus pais, separadamente.
        • b) Casos de indisciplina específica de determinado aluno devem ser tratados na reunião de pais.
        • c) Nas reuniões com pais devem ser abordadas questões como resultados escolares, indicadores de desempenho escolar (repetência, aprovação e evasão).
        • d) A escola deve trabalhar em conjunto com as associações e grupos organizados locais para mapear as características socioculturais da comunidade, como valores, hábitos, problemas, história e lideranças.
        #128491
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        (1,0) 9 - 

        Quando os pais se envolvem na educação dos filhos, a chance de sucesso das crianças nos estudos é muito maior.”

        Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?

        Assim, são ações que a escola deve praticar, exceto:

        • a) Pensar nas famílias ao definir os horários em que as reuniões são marcadas, na linguagem de comunicação adotada, além de cuidar da condução dessas reuniões para favorecer a escuta das famílias.
        • b) Abrir a escola para melhorar a aproximação entre a escola e a comunidade, por meio do desenvolvimento de atividades culturais e desportivas que agregam interesses comuns.
        • c) Reconhecer que o respeito à cultura e a forma de viver dos grupos sociais a que pertencem seus alunos é a melhor forma de aproximação da comunidade com a escola.
        • d) Enviar diariamente tarefas para casa, contando que os pais ajudem seus filhos a resolvê-las
        #128493
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        (1,0) 10 - 

        A capacidade de construir relações e estabelecer clima de confiança mútua com a equipe da escola e com a comunidade depende, sobretudo, de sua capacidade de comunicação”.

        Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Módulo I

        Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

        • a) A natureza da participação demandada pela escola às famílias pode ser facilitadora ou limitadora de seu envolvimento na vida escolar.
        • b) Para cumprir sua função social a escola necessita estar em ligação permanente com o seu entorno.
        • c) A escola é vista como um espaço de trocas sociais pelos alunos e verifica-se pelas pesquisas que a socialização é um aspecto sempre valorizado pela equipe escolar.
        • d) O espaço escolar, nesse caso, passa a ser não apenas lugar onde se trabalha com o conhecimento sistematizado, mas também um local de trocas de experiências e aprendizagens mútuas – a família aprende com a equipe escolar, e esta com aquela.
        #128495
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        (1,0) 11 - 

        A igualdade de condições para o acesso nem sempre é algo que esteja na esfera de abrangência da escola.” Entretanto, devemos lembrar que a escola pode canalizar as demandas e lutas sociais da comunidade em que está inserida. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

        Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? P.37

        • a) A escola deve atender seu limite de vagas, pois assim cumpre seu papel social. As famílias que ficaram sem atendimento devem procurar seus direitos em outras esferas, não sendo responsabilidade da equipe gestora seus destinos
        • b) Quando se manifesta o problema da falta de vagas, sobretudo no ensino fundamental, o poder público é responsável por ele, tanto no âmbito da rede municipal como da estadual. Nesse sentido, a vaga deve ser assegurada a todas as crianças e adolescentes.
        • c) A luta para que todas as crianças tenham acesso à escola é legítima e deve ser assumida não apenas pelos dirigentes escolares e do sistema de ensino, como também pelos políticos.
        • d) A equipe gestora de uma escola tem responsabilidade sobre isso. Deve articular-se com a Secretaria de Educação para ver o que pode ser feito a esse respeito.
        #128498
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        (1,0) 12 - 

        Uma escola voltada para o pleno desenvolvimento do educando valoriza a transmissão do conhecimento, mas também enfatiza outros aspectos da formação humana”.

        Fonte: Documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade?

        Compreendem estes “outros aspectos”, exceto:

        • a) a cultura escolar;
        • b) as formas de convivência entre as pessoas;
        • c) o respeito às diferenças;
        • d) a ênfase na cognição.
        #128500
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        (1,0) 13 - 

        Os problemas de evasão e de repetência estão presentes em nossas escolas há muito tempo. Estudos sobre a evasão mostram que esse fenômeno aparece estreitamente articulado com a repetência. No documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? - p.32 e 33 estão listadas algumas ações que a escola deve fazer para ajudar a combater evasão e repetência. São elas, exceto:

        • a) desenvolver mecanismos de transferência dos alunos faltosos e indisciplinados.
        • b) identificar os alunos com dificuldades de aprendizagem, procurando criar mecanismos internos de acompanhamento.
        • c) manter contato com as famílias sempre que forem registradas faltas frequentes de alunos.
        • d) analisar os dados de aprovação e reprovação da própria escola.
        #128503
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        (1,0) 14 - 

        Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que todos os profissionais devem atuar para qualificar a relação professor aluno e o processo de ensino e aprendizagem.

        Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

        • a) Pela mediação qualificada a escola deve potencializar a ampliação e aprofundamento dos conhecimentos que os estudantes trazem, ampliando seu repertório cultural.
        • b) Para que todos os alunos se apropriem dos conhecimentos historicamente produzidos e acumulados é imprescindível a construção coletiva de um Projeto Político Pedagógico que perspective as desigualdades sociais.
        • c) É essencial que o professor reconheça os conhecimentos que os estudantes trazem para a escola.
        • d) Para que todos os alunos se apropriem dos conhecimentos historicamente produzidos e acumulados é imprescindível a definição de metodologias padrão, promotoras de equidade.
        #128504
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        (1,0) 15 - 

        Na Proposta Curricular de Santa Catarina de 1991 - Os especialistas e a prática pedagógica - está descrito que o currículo é um meio relevante para a consolidação da função política da escola; é um instrumento que reflete o sentido mantenedor-transformador da ação pedagógica.

        Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

        • a) O humano é visto como potencialmente sujeito da sua própria história na medida em que, transformando a natureza e a sociedade, dialeticamente se transforma.
        • b) O humano é determinado pelo meio, sendo parte da história e adaptado à sociedade, à natureza e às relações com outros humanos.
        • c) É no processo de apropriação e de construção do conhecimento, e através da ação-reflexão-ação que o humano se faz sujeito, expectador e autor da história.
        • d) Educar para a democracia implica numa concepção de humano reflexivo, crítico, criativo, consciente, participativo, comprometido socialmente e transformador da sociedade.