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Simulado SED-SC | CONCURSO

Simulado SED-SC

SIMULADO SED-SC

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores do País, através de simulados para , provas e questões de .

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no SED-SC.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SED-SC que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos anteriores SED-SC, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado SED-SC contém um total de 10 questões de com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no SED-SC.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no SED-SC. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SED-SC
Para realizar o simulado SED-SC você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SED-SC você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SED-SC é aqui!


#205680
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Matérias Diversas
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(1,0) 1 - 

Sobre a diversidade em sala de aula observa-se que “o 'normal e o estigmatizado' não são pessoas concretas, mas perspectivas que são geradas em situações sociais. Assim, nenhuma diferença é em si mesma vantajosa ou desvantajosa, pois a mesma característica pode mudar sua significação dependendo dos diversos olhares que se lançam sobre ela.” Nesse sentido o docente deve, exceto:

  • a) Desconstruir a seletividade que busca a homogeneidade dos alunos no processo ensino e aprendizagem.
  • b) Produzir, com os alunos relações que não permitam a criação dos estigmas.
  • c) Avaliar a aprendizagem de forma homogênea para todos os estudantes, e assim ser justo.
  • d) Trabalhar pelo potencial e não pelo limite dos alunos, independente de serem pessoas com deficiências.
  • e) Ter atitude investigadora frente aos limites dos alunos, buscando os melhores métodos para que se apropriem dos conhecimentos desejados.
#205681
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(1,0) 2 - 

Currículo, grade curricular, disciplinas, conteúdos, conhecimentos são inúmeras expressões (e também ações) que fazem parte do cotidiano nas escolas que são consideradas „naturais‟, ou seja, raramente objeto de estudo e reflexão nos seus aspectos históricos e conceituais.
Considerando os pressupostos da Proposta Curricular de Santa Catarina, qual a melhor concepção de currículo?

  • a) O currículo está implicado em relações de poder, transmite visões sociais particulares e interessadas, produz identidades individuais e sociais particulares.
  • b) O currículo significa prescrição do percurso educacional seus programas e atividades.
  • c) É o conjunto de disciplinas e atividades, organizado com o objetivo de possibilitar que seja al-cançada uma meta proposta e fixada em função de um planejamento educativo.
  • d) Rol de atividades sobre a organização da escola e a condução da aprendizagem.
  • e) Unidade, ordem e sequência que a escola autonomamente elege para um curso.
#205682
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(1,0) 3 - 

“O projeto político pedagógico constitui-se num processo democrático de tomada de decisões com o objetivo de organizar o trabalho pedagógico, no sentido de trabalhar os conflitos na busca de superar relações competitivas, corporativas e autoritárias, diminuindo a fragmentação escolar.”
São processos inerentes à produção de um projeto político pedagógico, exceto:

  • a) Selecionar, organizar e distribuir os conteúdos. Este processo exigirá definições sobre que conhecimentos são considerados válidos.
  • b) Diagnosticar a realidade escolar fazendo-se um levantamento junto à comunidade da situação social, econômica, política e cultural da mesma.
  • c) No diálogo permanente com a comunidade escolar elencar os objetivos a serem alcançados.
  • d) No diálogo permanente com a comunidade escolar explicitar o eixo norteador da ação pedagógica, tendo em vista a formação do homem e da sociedade que queremos.
  • e) Perspectivar o trabalho coletivo que deve apagar as diferenças existentes entre os diferentes membros da comunidade escolar.
#205683
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(1,0) 4 - 

A verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios, exceto:
Artigo 24 - o inciso V da LDB.

  • a) Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
  • b) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
  • c) Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
  • d) Impossibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
  • e) Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.
#205684
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(1,0) 5 - 

A LDB, o Art. 35, diz: O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades (...):
Todas as alternativas apresentam finalidades do Ensino Médio, exceto a:

  • a) Consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
  • b) Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.
  • c) Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
  • d) Compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina.
  • e) Impedimento de preparar o aluno para o exercício de profissões técnicas, atendida a formação geral.
#205685
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(1,0) 6 - 

Sobre o exercício docente Paulo Freire, na obra Pedagogia da Autonomia, disse que: “Ensinar ine-xiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar".
Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

  • a) Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência individual que se relaciona com as técnicas didáticas desenvolvidas.
  • b) Selecionar textos em que haja diversidade de ideias sobre um tema dentro de uma mesma ciência ou de diversas ciências permite uma aprendizagem mais complexa, pois nos textos diversos estão muitos humanos.
  • c) A aprendizagem de determinado conhecimento não se esgota, sempre é possível aprender mais sobre um tema.
  • d) O professor, ao organizar as pautas interacionais e mediar os processos de ensino e aprendizagem, também aprende.
  • e) O processo de ensino e aprendizagem incide sobre a multidimensionalidade do humano, não é apenas cognitivo.
#205686
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(1,0) 7 - 

Sobre a diversidade Skliar e Duschatzky (2001) dizem que muitas vezes concebemos, “o outro como fonte de todo mal”. O documento do MEC, Currículo Conhecimento e Cultura, explora como esta máxima aparece nas relações escolares.
Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

  • a) Quando nos situamos como professores (as), diante dos (as) alunos (as) com base em estereótipos e expectativas diferenciadas segundo a origem social e as características culturais dos grupos de referência.
  • b) Ao atribuímos o fracasso escolar dos (as) alunos(as) às suas características sociais ou étnicas.
  • c) Quando diferenciamos os tipos de escolas segundo a origem social dos (as) estudantes, considerando que alguns têm maior potencial que outros e, para desenvolvermos uma educação de qualidade, não podemos misturar estudantes de diferentes potenciais.
  • d) Ao privilegiarmos todas as formas de comunicação humana, como a corporal e a artística.
  • e) Quando valorizamos exclusivamente o racional e desvalorizamos os aspectos afetivos presentes nos processos educacionais.
#205687
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(1,0) 8 - 

“Chega-se mesmo a aceitar, sem questionamentos, que as vozes de docentes de determinadas disciplinas sejam ouvidas nos Conselhos de Classe com mais intensidade que docentes de disciplinas em que o processo de avaliação não se centra em provas ou testes escritos.”
MEC - Currículo Conhecimento e Cultura
Esta constatação ocorre por diversos motivos, exceto:

  • a) Há uma fabricada hierarquia entre os saberes escolares que faz parecer que alguns são mais importantes do que outros.
  • b) Os professores das áreas menos reconhecidas na hierarquia do currículo têm menos poder de argumentação, por isso, não contestam esta lógica.
  • c) A hierarquia curricular estabelece bases na qual se valorizam diferentemente os conhecimentos escolares e se justifica a prioridade concedida a determinadas disciplinas.
  • d) O processo de construção do conhecimento escolar sofre inegavelmente efeitos de relações de poder.
  • e) Os conhecimentos que historicamente têm sido vistos como os mais importantes costumam ser avaliados segundo padrões vistos como mais rigorosos, ainda que não se problematize quem ganha e quem perde com essa hierarquia.
#205688
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(1,0) 9 - 

Na Constituição Federal, o Art. 210 diz que: Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.
Assinale a alternativa correta sobre o parágrafo segundo, vinculado a este artigo.

  • a) § 2º - O ensino fundamental regular será ministrado em língua Tupi, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
  • b) § 2º - O ensino regular será ministrado em língua Guarani, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
  • c) § 2º - O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
  • d) § 2º - O ensino será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades quilombolas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
  • e) § 2º - O ensino religioso será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
#205689
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(1,0) 10 - 

Na constituição Federal o Art. 231 diz que: São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.
Sobre os parágrafos deste artigo, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  • a) § 1º – São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.
  • b) § 4º – As terras de que trata este artigo são alienáveis e disponíveis, e os direitos sobre elas, prescritíveis.
  • c) § 2º – As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.
  • d) § 3º – O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com a autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.
  • e) § 5º – É vedada a remoção dos grupos indígenas de suas terras, salvo, ad referendum do Congresso Nacional, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.