Processando...

Simulado Secretaria de Educação PE | CONCURSO

Simulado Secretaria de Educação PE

SIMULADO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PE

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso SEDUC-PE.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da SEDUC-PE que foi organizado pela FGV . Estas questões são de Pedagogia, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores SEDUC-PE, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado Secretaria de Educação PE contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Pedagogia, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso SEDUC-PE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso SEDUC-PE. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO SEDUC-PE
Para realizar o simulado SEDUC-PE você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado SEDUC-PE você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para SEDUC-PE é aqui!


#174632
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Em outubro de 2015, José foi matricular seus filhos para ano letivo de 2016 na rede pública de Pernambuco. Seu filho caçula completaria 6 anos em janeiro de 2016 e nunca fora à escola; o filho do meio tinha sido aprovado no 5º ano; e o filho mais velho, no 9º ano do Ensino Fundamental. Para o ano letivo de 2016, os filhos de José deverão ser matriculados, respectivamente,

  • a) na Educação Infantil, no 6º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio.
  • b) no 1º ano do Ensino Fundamental, no 6º ano do Ensino Médio e no 1º ano do Ensino Secundário.
  • c) no 1º ano do Ensino Fundamental, no 6º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio.
  • d) no 1º ano do Ensino Fundamental, no 6º ano do Ensino Fundamental e na 10ª série do Ensino Fundamental.
  • e) na Educação Infantil, no 5º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Secundário.
#174633
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Observe o gráfico a seguir que apresenta a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB dos anos iniciais da rede estadual do estado do Pernambuco.

Simulado Secretaria de Educação PE + IMAGEM 1


Sobre o IDEB e as informações apresentadas no gráfico, assinale a afirmativa incorreta.

  • a) O IDEB é calculado com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).
  • b) O IDEB 2013 dos anos iniciais da rede estadual de Pernambuco atingiu a meta e cresceu, mas não alcançou 6,0.
  • c) Os resultados da rede ainda podem melhorar para garantir um fluxo escolar adequado.
  • d) O IDEB é definido pelo indicador da aprendizagem dos alunos em Português e Matemática (Prova Brasil).
  • e) As metas do IDEB foram estipuladas pelo INEP para cada rede e escola, projetando individualmente o incremento da qualidade do ensino.
#174634
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Kátia e Lúcia são professoras do 5º ano em duas escolas diferentes da rede estadual de Pernambuco. O planejamento anual de cada uma delas revela abordagens próprias sobre as relações entre as disciplinas. Kátia planejou, para as aulas de Geografia, o estudo das Regiões do Brasil por meio de leituras do livro didático, pesquisas e uma prova final. O trabalho em Língua Portuguesa envolverá o estudo de tempos verbais, ortografia, produção de texto e leitura de livros de aventura. Lúcia estudará com seus alunos o tema “Regiões Brasileiras” e planejou a leitura do livro didático, pesquisas em grupo e trabalhos individuais. Para o trabalho em Língua Portuguesa, selecionou livros que retratam as diferentes regiões brasileiras, além de propor o estudo sobre dialetos e regionalismos do Brasil, a fim de desenvolver a competência oral dos alunos. O planejamento de Língua Portuguesa também inclui o estudo de tempos verbais, ortografia e produção de texto, cujo tema será uma viagem imaginária pelas diferentes regiões do Brasil. Sobre a abordagem das professoras a respeito das relações entre as disciplinas, assinale a afirmativa correta.

  • a) As duas professoras apresentam uma organização multidisciplinar dos conteúdos.
  • b) Kátia apresenta uma abordagem interdisciplinar e Lúcia apresenta uma abordagem multidisciplinar dos conteúdos
  • c) As duas professoras apresentam uma organização interdisciplinar dos conteúdos.
  • d) Kátia apresenta uma abordagem multidisciplinar e Lúcia apresenta uma abordagem interdisciplinar dos conteúdos.
  • e) Kátia apresenta uma abordagem interdisciplinar e Lúcia apresenta uma abordagem transdisciplinar dos conteúdos.
#174635
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental, para iniciar o estudo das características e propriedades da água, levou para a sala de aula dois copos com água e duas colheres de açúcar. A respeito das possíveis propostas para essa aula de acordo com diferentes matrizes teóricas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A professora, em uma concepção tradicionalista, mostra o material, pede que os alunos abram o livro-texto e que leiam o capítulo “Água e suas características” para encontrarem as informações de que precisam. ( ) A professora, segundo a concepção tecnicista, apresenta os materiais, mistura o açúcar com a água, mostra o copo aos alunos e conclui que a água se caracteriza com um solvente. ( ) A professora, segundo a concepção interacionista, pede que os alunos misturem o açúcar na água. A seguir, pergunta aos alunos o que eles acham que aconteceu e, ao ouvir de seus alunos que o açúcar “sumiu”, sugere que eles provem a água. As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V, V e V.
  • b) V, F e F.
  • c) F, V e V.
  • d) V, F e V.
  • e) F, V e F.
#174636
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Segundo o documento “Base Curricular Comum para as redes públicas do estado de ensino de Pernambuco”, relacione os paradigmas da Educação na modernidade às respectivas definições. 1. Paradigma do interesse 2. Paradigma da obrigação 3. Paradigma da solidariedade ( ) Propõe a superação do antagonismo disseminado entre o espaço social e o indivíduo na construção de uma sociedade mais justa e democrática. ( ) Funda-se na concepção de que os objetivos pessoais devem ser priorizados sobre os coletivos, daí advindo a noção de indivíduo como uma célula à parte da sociedade e de sociedade como a soma dos indivíduos. ( ) Consagra o culto ao poder centralizador, na medida em que o respeito às regras e aos costumes deve prevalecer sobre a liberdade individual. Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • a) 3 – 2 – 1
  • b) 3 – 1 – 2
  • c) 1 – 2 – 3
  • d) 2 – 3 – 1
  • e) 2 – 1 – 3
#174637
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Uma professora comunicou à direção que sua aluna, de 12 anos, estava ausente da escola por duas semanas. A direção tentou entrar em contato com a família por várias vezes, sem sucesso. Passados mais quinze dias, continuando a aluna ausente e tendo se esgotado todos os recursos de contatar a família, o dirigente escolar deve

  • a) convocar o Conselho Pedagógico para analisar o caso.
  • b) comunicar o caso de faltas injustificadas ao Conselho Tutelar.
  • c) comunicar o caso de evasão escolar à Secretaria de Educação.
  • d) excluir o nome da aluna faltosa do registro escolar.
  • e) realizar um Conselho de Classe para avaliar o caso.
#174638
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A elaboração do Projeto Político-Pedagógico é indicada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação como uma forma de exercer a gestão democrática na escola, sendo uma oportunidade para “o gestor reconhecer e concretizar a participação de todos na definição de metas e na implementação de ações. Além disso, a equipe assume a responsabilidade de cumprir os combinados e estar aberta a cobranças”. As afirmativas a seguir apresentam possíveis encaminhamentos para a elaboração do Projeto Político-Pedagógico nas escolas. I. Adotar modelos prontos ou encomendar o PPP a consultores externos. II. Convidar representantes de todos os setores da escola para pensarem a elaboração do documento. III. Desconsiderar os conflitos de ideias que surgem durante os debates. Assinale a(s) afirmativa(s) contrária(s) ao caráter proposto para o documento pela legislação citada.

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas I e III.
  • c) Apenas I e II.
  • d) Apenas II e III.
  • e) I, II e III.
#174639
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Sobre os Fundamentos da Educação, analise as afirmativas a seguir. I. A educação é um verdadeiro mosaico de conhecimentos oriundos de diversas áreas que lhe fornecem as bases conceituais, os pressupostos filosóficos e os conteúdos ideológicos. II. A educação é um campo do conhecimento humano composto por saberes inéditos, oriundos do seu próprio campo de conhecimento. III. A educação, como fenômeno social, não se esgota no estudo de uma única ciência e, como fenômeno múltiplo, requer a pluralidade de enfoques. Está correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas
  • e) I, II e IIII.
#174640
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

Em uma turma de Educação Infantil, Rafael, 5 anos, apresenta Transtorno Global de Desenvolvimento. A professora e a Agente de Apoio perceberam que, quando era solicitado a pintar desenhos respeitando os limites, Rafael não conseguia realizar a tarefa. Com relação a como devem ser conduzidas as adaptações das atividades para atender a esse caso específico, analise as afirmativas a seguir. I. Deve-se avaliar somente a capacidade de pintar, mesmo não respeitando os limites, pois não se pode mudar seu comportamento. II. Deve-se realçar os limites do desenho, como, por exemplo, contornando-o com barbante. III. Deve-se colocar o aluno em outra atividade, como massa de modelar, para não estimular sua dificuldade. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#174641
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Com relação às características de uma prática educativa inclusiva, analise as afirmativas a seguir. I. A escola deve ajudar cada aluno a desenvolver suas aptidões em um contexto livre de discriminação. II. A escola deve instituir o espírito de competitividade entre os alunos. III. A escola deve oferecer oportunidades a todos no sentido de “formar pessoas iguais”. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#174642
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 11 - 

No início do ano letivo, os professores do 5º ano do Ensino Fundamental e os Agentes de Apoio estão reunidos para avaliar a adaptação dos alunos que necessitam de atenção especial à nova rotina de ensino. Com relação aos objetivos dessa reunião, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Permite conhecer cada estudante individualmente em termos de necessidades, habilidades, interesses e avanços. ( ) Permite adotar práticas didáticas e de gestão do tempo para que todos os educandos participem efetivamente da aula. ( ) Permite identificar as necessidades educacionais de cada estudante. As afirmativas são, respectivamente,

  • a) F, V e F.
  • b) V, F e V.
  • c) F, F e F.
  • d) F, V e V.
  • e) V, V e V.
#174643
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 12 - 

A professora de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental iniciou uma atividade em grupo com massa de modelar vermelha. Paulo, um aluno com Transtorno Global de Desenvolvimento, começou a bater as mãos na carteira, demostrando um comportamento agressivo e negando-se a participar da atividade, visto que seu comportamento está associado a essa cor. Com relação às atribuições do Agente de Apoio, analise as afirmativas a seguir. I. Paulo, devido ao comportamento agressivo, deve ser retirado da sala, não participando da atividade. II. O Agente de Apoio deve oferecer uma massa de modelar amarela para Paulo executar a tarefa. III. O Agente de Apoio, ao final da atividade, deve relatar esse acontecimento no registro escolar, de modo a permitir uma melhor dinâmica para as próximas atividades. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#174644
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 13 - 

Em uma escola de Ensino Fundamental, o pátio do recreio e o Laboratório de Ciências têm acesso somente por uma escada. Nessa escola estão matriculados quatro alunos especiais que necessitam de cadeira de rodas para locomoção. Com relação ao problema de acessibilidade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A escada é considerada uma barreira, uma vez que impede o acesso, a liberdade de movimento, a circulação com segurança e a possibilidade de as pessoas se comunicarem ou terem acesso à informação. ( ) Uma das atribuições do Agente de Apoio é auxiliar os alunos a ter acesso a esses espaços, mesmo que seja em uma situação de risco à saúde ou que gere constrangimento. ( ) Os estabelecimentos escolares, segundo a legislação, devem proporcionar condições de acesso e de utilização de todos os seus ambientes. As afirmativas são, respectivamente,

  • a) F, V e F.
  • b) V, F e V.
  • c) F, F e F.
  • d) F, V e V.
  • e) F, F e V.
#174645
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 14 - 

Durante uma atividade realizada em uma sala de aula que possui um aluno com visão subnormal, a professora solicitou que os alunos se organizassem em grupos e lessem em voz alta uma parte do texto que foi distribuído. Com relação às atribuições do Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial – AADEE, analise as afirmativas a seguir. I. Providenciar, preferencialmente com o auxílio da professora, uma cópia ampliada do texto para facilitar a sua leitura pelo aluno. II. Ler em voz alta a parte do aluno quando a professora o solicitar. III. Auxiliar para que o aluno seja incluído nas atividades realizadas pelo seu grupo. Assinale:

  • a) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • b) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • c) se somente a afirmativa III estiver correta.
  • d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
#174646
Banca
FGV
Matéria
Pedagogia
Concurso
SEDUC-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 15 - 

Para comemorar o Dia Mundial do Autismo (2 de abril), os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental realizaram uma pesquisa sobre a Educação Especial na legislação brasileira. Com relação ao que foi apresentado pelos alunos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A pessoa com transtorno do espectro autista incluída nas classes comuns de ensino regular, em casos de comprovada necessidade, terá direito a acompanhante especializado. ( ) O gestor escolar não pode recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista, sendo punido caso isso ocorra. ( ) O acesso à educação é direito da pessoa com transtorno do espectro autista, visando à sua inserção no mercado de trabalho. As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V, V e V.
  • b) F, V e V.
  • c) F, F e F.
  • d) V, V e F.
  • e) F, F e V.