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Simulado SECAD-TO | Terapeuta Ocupacional | CONCURSO

Simulado SECAD-TO | Terapeuta Ocupacional

SIMULADO SECAD-TO | TERAPEUTA OCUPACIONAL

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SECAD-TO para o cargo de Terapeuta Ocupacional .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESGRANRIO para o concurso SECAD-TO. Estas questões são especificamente para o cargo de Terapeuta Ocupacional , contendo Terapia Ocupacional que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SECAD-TO | Terapeuta Ocupacional contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SECAD-TO.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#123968
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
SECAD-TO
Tipo
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(1,0) 1 - 

O edema em um membro pode aparecer após um processo traumático e indica que há dificuldade na circulação de retorno. Ao iniciar o atendimento do paciente com edema, o terapeuta ocupacional deve

  • a) indicar atividades com nível 2 de resistência.
  • b) indicar atividades que estimulem a cocontração.
  • c) indicar atividades que favoreçam a contração isométrica.
  • d) orientar a realização das atividades em plano elevado.
  • e) orientar a realização das atividades em plano horizontal e baixo.
#123969
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
SECAD-TO
Tipo
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(1,0) 2 - 

O terapeuta ocupacional, ao trabalhar com disfunções neurológicas do adulto, deve saber identificar as fases das doenças para traçar um programa de tratamento adequado a cada fase. Um paciente com AVC na fase aguda, clinicamente estável, ao ser tratado com reabilitação hospitalar, deve ser avaliado em suas áreas de desempenho ocupacional que afetarão sua capacidade de retornar à comunidade. Estas áreas são:

  • a) atividades de cuidado pessoal ( banhar- se, vestir- se, usar o vaso sanitário, arrumar- se e alimentar-se); atividades de vida diária ( fazer compras, usar o telefone, fazer contas)
  • b) atividades de cuidado pessoal (banhar- se, vestir- se, usar o vaso sanitário, arrumar- se e alimentar- se); mobilidade ( transferências no leito, vaso sanitário e banheira).
  • c) atividades de vida diária ( escovar os dentes, tomar banho); mobilidade ( ir ao mercado, ir ao banco).
  • d) atividades de vida prática (banhar-se, vestir-se, usar o vaso sanitário, arrumar-se e alimentar-se); lazer (ir ao teatro, ao cinema, ao museu).
  • e) atividades de vida diária ( abotoar- se, amarrar cadarço, beber água); cuidado pessoal ( barbear- se, pentear- se, ir ao vaso sanitário).
#123970
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
SECAD-TO
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(1,0) 3 - 

Uma lesão no Sistema Nervoso Central pode aumentar ou diminuir o tônus de um músculo. Qual das seguintes definições corresponde à alteração do tônus muscular referido?

  • a) Rigidez - reflexo de estiramento que provoca contração e relaxamento nos músculos antagonistas nos distúrbios do neurônio motor superior
  • b) Rigidez - aumento simultâneo do tônus muscular em músculos agonistas e antagonistas que resulta em resistência aumentada ao movimento passivo, em qualquer direção, durante toda a amplitude muscular
  • c) Atonia - reflexo provocado pela diminuição do tônus na musculatura agonista e aumento do tônus na musculatura antagonista.
  • d) Hipotonia - caracterizada por tônus muscular aumentado, em decorrência da hiporresponsabilidade à estimulação sensorial e aos comandos eferentes.
  • e) Espasticidade - distúrbio motor, caracterizado por diminuição de estiramento tônico nos reflexos dependentes da velocidade, com contraturas tendinosas exageradas
#123971
Banca
CESGRANRIO
Matéria
Terapia Ocupacional
Concurso
SECAD-TO
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(1,0) 4 - 

O conceito de Recreação traz para a Terapia Ocupacional a tentativa de observar o comportamento de seus pacientes durante a realização de atividades. O terapeuta ocupacional definirá que uma atividade é recreativa quando houver

  • a) ausência de regras nas atividades, manifestando uma total liberdade no brincar.
  • b) disponibilidade interna lúdica no paciente, ao realizar uma atividade.
  • c) espaço confortável e preparado para atividades lúdicas.
  • d) grupo de atividades específicas, como alguns tipos de jogos e brincadeiras.
  • e) intencionalidade lúdica por parte do terapeuta, ao aplicar a atividade terapêutica.
#123972
Banca
CESGRANRIO
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Terapia Ocupacional
Concurso
SECAD-TO
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(1,0) 5 - 

Na saúde pública, os profissionais que trabalham na área tradicionalmente denominada Reabilitação, como é o caso da Terapia Ocupacional, devem

  • a) focar suas ações nas doenças e sequelas preconizadas pelo SUS.
  • b) organizar os serviços e grupos de pacientes pelos tipos de doença e sequelas contidos no CID, objetivando uma atuação mais específica e racional.
  • c) valorizar as tecnologias assistivas complexas, priorizadas pelo SUS
  • d) trabalhar no modelo de equipe multidisciplinar e da integralidade, orientado pelo SUS.
  • e) trabalhar no modelo multidisciplinar, valorizando as hierarquias funcionais e profissionais, seguindo as regras do SUS.
#123973
Banca
CESGRANRIO
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Terapia Ocupacional
Concurso
SECAD-TO
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(1,0) 6 - 

Atualmente, o sofrimento psíquico tem sido apresentado constantemente ao grande público pela TV. A forma adequada de tratamento também é foco de discussão, pois revela que as intervenções psicossociais têm papel primordial. Neste aspecto, a Terapia Ocupacional se destaca na Reforma Psiquiátrica, que pretende modificar as antigas instituições asilares. A função primordial da Terapia Ocupacional na transformação destas antigas instituições é

  • a) criar espaços e oficinas terapêuticas que favoreçam a escuta, o acolhimento, a agregação, a expressão e a reflexão, transformando o cotidiano dos indivíduos.
  • b) criar espaços de escuta e reflexão dos comportamentos inadequados surgidos durante as oficinas terapêuticas, procurando adequá- los às normas institucionais.
  • c) criar oficinas terapêuticas que favoreçam abordagens psicodinâmicas da atividade.
  • d) possibilitar que os efeitos colaterais inevitáveis da medicação sejam despontencializados nas oficinas terapêuticas
  • e) permitir a expressão de delírios e fobias através de signos plasmados nas atividades realizadas nas oficinas terapêuticas.
#123974
Banca
CESGRANRIO
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Terapia Ocupacional
Concurso
SECAD-TO
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(1,0) 7 - 

A Terapia Ocupacional, ao trabalhar com crianças, estrutura sua intervenção terapêutica a partir de algumas teorias que fundamentam o entendimento do desenvolvimento infantil. Muitas mudanças teórico- práticas ocorreram durante o século XX, em relação às explicações dadas ao desenvolvimento da criança. A Psicologia do Desenvolvimento trouxe contribuições teóricas ao revelar que o desenvolvimento infantil

  • a) se define em uma sequência de passos definidos que dependem da maturação do sistema nervoso central, do ambiente familiar, das mudanças biológicas e das variações ergonômicas de cada criança.
  • b) se inicia com a estruturação biológica e finaliza com a maturação dos processos mentais, mediados pela cultura e pela aprendizagem significativa.
  • c) se constitui, no aspecto psicoafetivo, em uma estruturação neuronal craniocefálica, dentro de uma escala de desenvolvimento de 0 a 12 anos, mediado pelo ambiente e pelas condições econômicas e sociais.
  • d) é um processo variável que depende de uma interação complexa entre a herança biológica de uma criança, o seu universo de cuidados, a comunidade e a sociedade, ou cultura, na qual a criança está sendo criada.
  • e) é um processo determinante, sem variáveis interpessoais, dependendo de fatores como a cultura em que a vive e de suas condições biológicas.
#123975
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Terapia Ocupacional
Concurso
SECAD-TO
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(1,0) 8 - 

Sinovite é a inflamação que acompanha deformidades nas articulações de Artrite Reumatoide. Esta doença pode alterar de modo significativo as atividades cotidianas. Uma das deformidades mais incapacitantes na Artrite Reumatoide é o(a)

  • a) desvio ulnar
  • b) mão reacional.
  • c) hipotonia digital.
  • d) analgesia palmar.
  • e) mão caída.
#123976
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Terapia Ocupacional
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SECAD-TO
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(1,0) 9 - 

Em determinadas doenças como Hanseníases e Diabetes, o terapeuta ocupacional tem como um de seus objetivos a prevenção de incapacidades. Logo, a avaliação sensorial periódica, precisa e comparativa deverá ser realizada pela avaliação

  • a) qualitativa, utilizando o teste da sensibilidade de dois pontos.
  • b) qualitativa da dor, utilizando o teste com alfinetes.
  • c) qualitativa, utilizando o dinamômetro.
  • d) quantitativa, utilizando o dinamômetro.
  • e) quantitativa, por meio do estesiômetro
#123977
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Terapia Ocupacional
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(1,0) 10 - 

No processo de evolução psicológica e motora de uma criança, as atividades reflexas fornecem as primeiras experiências sensoriomotoras na fase inicial da amamentação. Em um desenvolvimento normal, a criança deve ganhar controles voluntários de suas ações corporais. Ao avaliar uma criança com três anos de idade, observa- se que ela tem dificuldades de levar os braços para linha média, não traz objetos à boca segurando- o com as duas mãos e, ao voltar a cabeça para um dos lados do corpo, o braço e a perna estendem- se para o lado para o qual a face se volta. Conclui- se que essa criança

  • a) apresenta um comportamento motor correspondente à sua faixa etária, com discreta distonia.
  • b) apresenta um discreto atraso motor, indicando que foi pouco estimulada em suas brincadeiras.
  • c) tem atraso no seu desenvolvimento motor devido à presença do Reflexo Tônico Cervical Assimétrico.
  • d) tem atraso no seu desenvolvimento motor devido à presença do Reflexo Tônico Cervical Simétrico.
  • e) tem discreto atraso no seu desenvolvimento motor devido à presença do Reflexo de Retificação Cervical.
#123978
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(1,0) 11 - 

Para a prática da Terapia Ocupacional, deve- se conhecer os princípios que regem os grupos. Com relação aos grupos, analise as afirmativas apresentadas a seguir.

I – Os grupamentos humanos são característicos de todos os homens e são formados por um conjunto de pessoas que se relacionam ou não entre si.

II – Todos os grupos, inclusive os terapêuticos, são dinâmicos e organizados com uma finalidade específica.

III – Durante o processo de constituição de um grupo terapêutico ocupacional, o profissional deve favorecer o aparecimento do campo grupal dinâmico, composto por diversos elementos e fenômenos psíquicos articulados entre si.

IV – Uma das características dos grupos em Terapia Ocupacional é o fazer coletivo como exercício terapêutico, permitindo o encontro e a troca de experiência entre seus participantes.

V – O papel primordial do coordenador de grupo em Terapia Ocupacional é estabelecer a dinâmica que o grupo deve ter, bem como assegurar as relações entre seus participantes, evitando os efeitos negativos da ressonância.

São corretas APENAS as afirmativas

  • a) I, II e V.
  • b) I, IV e V.
  • c) II, III e IV.
  • d) II, IV e V.
  • e) III, IV e V.
#123979
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(1,0) 12 - 

O trabalho em grupo tem demonstrado grande relevância nas ações em saúde. Isto porque, além de ser otimizado o tempo em que se atende a um número maior de pessoas, são observados efeitos terapêuticos que só o trabalho em grupo pode oferecer. As etapas de observação das interações dentro do grupo, segundo Schartzberg, são:

  • a) interações do grupo, dos membros individuais em relação ao grupo, dos membros individuais e do grupo em relação ao líder ou colíder e de todos em relação a uma tarefa ou atividade.
  • b) interações entre os membros do grupo, dos materiais utilizados, das etapas de tratamento, dos tipos de disfunção e do período de duração do grupo.
  • c) relacionamentos individuais e interpessoais, do desempenho ocupacional, da análise das habilidades cognitivas e sensoriais, dos elementos simbólicos e ocupacionais e da natureza do grupo.
  • d) observação da independência do grupo em relação ao terapeuta e aos demais membros, e observação da adequação do espaço institucional para trabalho em grupo ou individual.
  • e) observação do grupo, das atividades; análise de atividade; observação dos papéis exercidos pelos membros dos grupos; observação das condições sociais do grupo; registro das falas dos membros do grupo.
#123980
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(1,0) 13 - 

A importância da Terapia Ocupacional no tratamento das disfunções motoras e sensorias, em diversas doenças, está nos efeitos clínicos diferenciais que o emprego das atividades produzem. Assim, as atividades

  • a) reabilitam complexos fatores do movimento como arco de movimento, noções de tempo e espaço e variações de dinâmica.
  • b) reabilitam, em maior amplitude, os arcos de movimento.
  • c) reabilitam, em menor amplitude, os arcos de movimento, mas atuam de forma mais efetiva na coordenação dos movimentos.
  • d) dificultam, se não orientadas, o trabalho dos movimentos em diversos planos e eixos de forma integrada e complexa.
  • e) permitem estudo e emprego mais sistematizados dos arcos de movimentos.
#123981
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(1,0) 14 - 

Nos atendimentos em grupos, a Terapia Ocupacional pode ter modos diferentes de aplicar as atividades, durante a realização das oficinas terapêuticas. Segundo a oferta das atividades, os grupos em Terapia Ocupacional são denominados

  • a) grupo operativo e grupo misto.
  • b) grupo operativo e grupo de atividades.
  • c) grupo de atividades e atividade grupal.
  • d) atividade grupal e grupo misto.
  • e) atividade grupal e grupo operativo.
#123982
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Terapia Ocupacional
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(1,0) 15 - 

Durante o processo de tratamento, o terapeuta ocupacional pode realizar orientações e ações que auxiliem na normalização sensorial e na organização corporal dos pacientes. Quando o terapeuta ocupacional faz orientação postural, realiza a percussão óssea e trabalha com a cocontração, a via da sensopercepção estimulada é a

  • a) interoceptiva.
  • b) motorceptiva.
  • c) exteroceptiva.
  • d) cinesioceptiva.
  • e) proprioceptiva.