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Simulado SEAP-DF | Professor – História | CONCURSO

Simulado SEAP-DF | Professor – História

SIMULADO SEAP-DF | PROFESSOR – HISTÓRIA

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso SEAP-DF para o cargo de Professor – História .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IBFC para o concurso SEAP-DF. Estas questões são especificamente para o cargo de Professor – História , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado SEAP-DF | Professor – História contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso SEAP-DF.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#112593
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(1,0) 1 - 

É notícia no portal ‘g1.globo.com’. de 24.06.13: “Um ano após a Rio+20, o Rio de Janeiro ganhou nesta segunda- feira (24.06.13) o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, que vai ser responsável por criar projetos voltados a estabelecer uma “economia verde” no mundo, ou seja, como desenvolver a economia, auxiliando também as questões ambiental e social.” Baseado no assunto, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada este ano teve como objetivo a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável. Abordou dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável, e a erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

II. A “economia verde” constitui um instrumento para a aplicação de políticas e programas com vistas a fortalecer a implementação dos compromissos de desenvolvimento sustentável em todos os países da ONU. Para o Brasil a economia verde deve ter foco no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, por acreditar que temas como economia e meio ambiente estão separados das preocupações de cunho social.

  • a) A afirmativa I está correta e a afirmativa II está incorreta.
  • b) A afirmativa I está incorreta e a afirmativa II está correta.
  • c) Todas as afirmativas estão corretas.
  • d) Todas as afirmativas estão incorretas.
#112594
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SEAP-DF
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(1,0) 2 - 

Está no site da Folha ‘wwwl .folha.uol.com.br’. de 09.10.13: “ O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, disse nesta quarta-feira (9.10) que vai consultar os colegas sobre os próximos passos do julgamento do mensalão.” Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa incorreta:

  • a) O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, dono de agências de publicidade que tinham contratos com o govemo federal, foi condenado por usar suas empresas para desviar recursos dos cofres públicos para os políticos indicados pelos petistas.
  • b) O STF concluiu que o Banco Rural tentou bloquear o esquema do mensalão, impedindo que empréstimos fraudulentos originassem a transferência de parte dos recursos adquiridos, para o exterior.
  • c) Segundo o entendimento do Supremo, o esquema foi organizado por um núcleo político chefiado pelo então ministro da Casa Civil, José Dirceu.
  • d) O Supremo Tribunal Federal concluiu que o mensalão foi um esquema ilegal de financiamento político organizado pelo PT (Partido dos Trabalhadores) para corromper parlamentares e garantir apoio.
#112595
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(1,0) 3 - 

Foi divulgado no site ‘educação.uol.com.br’. de 28.05.13: “O relatório do PNE (Plano Nacional de Educação) 2011­ 2020 foi aprovado nesta terça-feira (28.05) na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado.” Sobre o PNE e os programas, ações e iniciativas que norteiam o Ministério da Educação, leia as sentenças e assinale a alternativa incorreta:

  • a) O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.
  • b) O INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem como missão institucional subsidiar o processo decisório das políticas educacionais. Para isso, produz e dissemina informações de avaliação, estatísticas, bem como estudos e trabalhos relevantes para a comunidade educacional.
  • c) O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal, é responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). Além de inovar o modelo de compras governamentais, o FNDE tem como missão prestar assistência técnica e financeira e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos.
  • d) São algumas diretrizes do PNE - 2011/2020: - erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; superação das desigualdades educacionais; melhoria da qualidade do ensino; formação para o trabalho; promoção da sustentabilidade sócio-ambiental; estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação de forma independente e não relacionada ao Produto Interno Bruto (PIB).
#112596
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(1,0) 4 - 

Leia as sentenças abaixo:

I. Obedeça os seus avós, menino!
II. Amélia, aspire ao pó direito!
III. Estudo implica em concentração.

As afirmativas que apresentam erro quanto à regência verbal são:

  • a) I e II, apenas
  • b) II e III, apenas.
  • c) I e III, apenas
  • d) I, II e III
#112597
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(1,0) 5 - 

Consta no site da Revista Exame ‘exame.abril.com.br’. de 08.10.13: “Nove empresas, do total de 11 que se habilitaram para o leilão do Campo de Libra, na área do pré-sal, na Bacia de Santos, fizeram o pagamento de garantias para a operação.” Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. No leilão, será identificada a proposta mais vantajosa segundo o critério da oferta de maior excedente em óleo para a União, respeitado o percentual mínimo definido. Em caso de empate no volume de excedente em óleo para a União, não haverá concessão de novo prazo e os licitantes serão convidados a retirar suas propostas apresentadas. Cancelando o leilão.
II. A nova lei recém-aprovada, destina 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação. O marco regulatório substitui o atual modelo de concessão pelo mecanismo de partilha da produção.

  • a) A afirmativa I está correta e a afirmativa II está incorreta.
  • b) A afirmativa I está incorreta e a afirmativa II está correta.
  • c) Todas as afirmativas estão corretas.
  • d) Todas as afirmativas estão incorretas.
#112598
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(1,0) 6 - 

Leia a análise abaixo e responda:

A disciplina de História, como componente curricular obrigatório, foi instituída no Brasil em 1837, no Colégio Dom Pedro II, Rio de Janeiro. Os conteúdos abordados no período focavam a formação da civilização ocidental, temas relacionados ao Brasil eram apenas um de seus apêndices. O quadro de professores para a disciplina começa a ser formado um ano depois por membros do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB. Estes vão ensinar História orientados pelo entendimento da História seqüencial e cronológica, além da emergência da construção identitária nacional, caracterizada pelo viés político-romantizada, encabeçado pela função da disciplina em formar moral e civicamente os alunos. De maneira semelhante, após a década de 1930, durante o governo de Getulio Vargas, a disciplina continua tendo função cívica, explorando ainda mais a instrução nacionalista, destacando o desenvolvimento da história ocidental e de estados-nacão, estimulando alunos a decorar datas, fatos e nomes. Nos anos de 1960 a disciplina de História é suprimida do currículo escolar, é fundida com Geografia, passando a ser chamada de Estudos Sociais, mas a temática histórica continua sendo cronológica, ancorada também no desenvolvimento da sociedade ocidental, até o retorno da História como disciplina autônoma em meados de 1990. A observação dessa trajetória histórica da própria disciplina, pode contribuir para refletirmos sobre temáticas e métodos modernos de ensinar História, em que:

  • a) encontramos ainda alguma semelhança com o atual modo de ensinar história, com os aspectos e necessidades cívicas de construção identitária brasileira como una, tributaria do conhecimento civilizado da sociedade ocidental.
  • b) podemos destacar o rompimento com o foco estritamente cívico do ensino de História, mas não pelo apreço à identidade nacional, haja vista a necessidade de abordar, de modo transversal, as questões identitárias brasileiras para preparar a população para os grandes eventos esportivos que serão sediados no Brasil nos próximos anos.
  • c) destaca-se o rompimento com abordagem baseada estritamente no civismo, também por propor estudos e valorização das múltiplas identidades que formam e coexistem no território brasileiro, pela visão crítica e a percepção de que não existe uma história verdadeira e única, nem mesmo que se deva, necessariamente, ensinar História de maneira cronologicamente fixa e evolutiva.
  • d) encontramos ainda alguma semelhança com o atual modo de ensinar história, especialmente o modo tradicional, focado em cronologia evolutiva, considerando a contribuição de outras ciências humanas, que tratam a evolução da sociedade como a Antropologia e a Ciência Política, especialmente no tocante à identidade brasileira miscigenada, entre as quais encontram-se índios, afrodescendentes e europeus.
#112599
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(1,0) 7 - 

A utilização de múltiplos materiais para construção do conhecimento na disciplina de História coloca-nos um desafio em relação ao emprego, ou não, de gêneros literários como as histórias em quadrinhos. Existem algumas orientações pedagógicas e discussões teóricas sobre o tema, inclusive contidas na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e nos PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), das quais destacamos:

I. Orienta-se, pedagogicamente, pelo afastamento do referido gênero literário, pois, o modo com o qual trata assuntos sérios pode causar prejuízo ao rendimento escolar;
II. O limite básico para o aproveitamento do gênero literário exposto, em sua utilização na sala de aula, é a criatividade do professor, e sua capacidade de bem utilizá-los para atingir seus objetivos de ensino;
III. A leitura de obras em quadrinhos demanda um processo complexo de domínio da linguagem escrita, com efeito, da apreensão da história e do contexto tratado, estimulando capacidades cognitivas.
IV. A leitura de obras em quadrinhos demanda um processo complexo de domínio da linguagem escrita, com efeito, da apreensão da história e do contexto tratado, dificultando o processo cognitivo, por isso não devem ser utilizadas as histórias em quadrinhos para no ensino escolar.

É correto o que se afirma em:

  • a) Apenas I.
  • b) I e IV, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
#112600
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(1,0) 8 - 

Tempo e temporalidade são consideradas categorias centrais para o conhecimento histórico, segundo as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006):

I. É fundamental levar o aluno a perceber as diversas temporalidades no decorrer da História e sua importância nas formas de organizações sociais e de conflitos;
II. Tempo e temporalidade representam um conjunto complexo de vivências humanas, produto cultural forjado pelas necessidades concretas das sociedades historicamente situadas;
III. Importante ressaltar as periodizações dos calendários e das contagens dos tempos como foram sendo historicamente construídos para que o aluno elabore, de forma problematizada, seus próprios pontos de referência como marcos para as explicações de sua própria história de vida, assim como da história dos homens em geral.

É correto o que se afirma em:

  • a) I, II e III.
  • b) I e II, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) Apenas III.
#112601
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(1,0) 9 - 

Organizar currículo para ensinar história, orientado pela reflexão, segundo a qual, todos os vestígios produzidos pela ação humana devem ser pensados como fonte documental para composição do estudo dessa disciplina, relacionando ainda com realidade vivida pelo aluno, conduz ao pressuposto, para aplicação de tal metodologia, de que é necessário conceber todas as pessoas fazendo parte do processo histórico. Considerando essa questão, os vestígios e documentos referidos podem ser:

I. Escritos, iconográficos, orais, materiais;
II. Arquivo familiar, relacionado com a realidade do aluno;
III. Fotográficos e áudio visuais;

As afirmativas que estão de acordo com a proposição teórica são:

  • a) I e II, apenas.
  • b) I e III, apenas
  • c) II e III, apenas.
  • d) I, II e II.I
#112602
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(1,0) 10 - 

Um dos nomes mais importantes da Escola dos Annales foi o historiador medievalista francês Marc Bloch. Sua proposta epistêmica buscou romper com o paradigma positivista em que a ciência histórica estava apoiada no início do século XX, problematizando a própria noção de história, que naquele momento definia o passado como um dado rígido, inalterável. Em Apologia da História, publicado em 1949 por Lucien Febvre ou O Ofício do Historiador (2002), último texto escrito por Bloch, inacabado por causa da sentença de fuzilado imposta pela Gestapo em 1944, na cidade francesa de Saint Didier de Formans, por ter participado da Resistência em Lion contra o nazismo alemão, o referido livro traz grandes contribuições metodológicas para as ciências humanas, tendo influenciado muitos historiadores como Braudel, Duby, Le Goff, Ferro, Lepetit, entre outros. Dentre as contribuições conceituais desenvolvidas pela Escola dos Annales, também chamada posteriormente de História Nova, destacamos algumas noções desenvolvidas por essa corrente teórica:

I. História de longa duração;
II. História das mentalidades;
III. História das multidões e das massas.

Indique a opção que representa os conceitos desenvolvidos por tal escola teórica:

  • a) I e III, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) II e III, apenas.
  • d) I, II e III.
#112603
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(1,0) 11 - 

A estratégia analítica de Edgard de Decca (1992) para pensar a memória histórica, elaborada nos enunciados dos discursos políticos, como na assim chamada “Revolução de 1930”, consolidada por certa prática historiográfica, legitimadora desse processos históricos como revolucionário é problematizada pelo autor. Em suas palavras: “Esse discurso como exercício efetivo do poder político, além de periodizar a história, define o lugar onde ela deve ser lida - o passado memorizado como domínio das oligarquias e o presente como uma revolução sem prazo para acabar. (...) Como discurso do exercício do poder, a Revolução de 1930 oculta o percurso das classes sociais em conflito, não apenas anulando a existência de determinados agentes, mas, principalmente, definindo enfaticamente o lugar da história para todos os agentes sociais. (...)” (1992:72)
Na configuração do “Discurso do Poder”, segundo Decca(1992), assinale a alternativa que apresenta quem teve o seu percurso ocultado e mostra como foi interpretada a etapa histórica anterior a “Revolução de 1930”:

  • a) O proletariado vencido teve seu percurso ocultado pelo discurso dos vencedores, que anunciaram a tomada do poder em 1930 como marco principal do movimento, legitimando a construção discursiva de suas ações contra os interesses das oligarquias estaduais sobre a necessidade da nação brasileira.
  • b) A classe media nacional foi ocultada pelas oligarquias do Rio Grande do Sul, que na figura de Getulio Vargas, pautou o discurso vencedor sobre o monopólio da elite cafeeira paulista.
  • c) As elites de Minas Gerais e São Paulo tiveram seu percurso ocultado pelos vencedores da “Revolução de 1930”, submetendo e vencendo a política assim chamada de “café com leite” ou “política dos governadores”em prol do interesse nacional.
  • d) Os trabalhadores e produtores paulistas e mineiros tiveram seu percurso ocultado pelo discurso dos revolucionários gaúchos, que derrotaram a chamada política de “café com leite”, que vigorou durante a República Velha (1889-1930)
#112604
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(1,0) 12 - 

Leia o trecho destacado do documento proposto a Manuel da Silva Ferreira pelos seus escravos no Engenho Santana, em Ilheus, Bahia, por volta de 1789, e assinale a alternativa correta:

“Meu Senhor, nós queremos paz e não queremos guerra; se meu senhor também quiser nossa paz há de ser nessa conformidade, se quiser estar pelo que nós quisermos, a saber. Em cada semana nos há de dar os dias de sexta-feira e de sábado para trabalharmos para nós, não tirando um destes dias por causa de dia santo. Para podermos viver nos há de dar rede, tarrafa e canoas. Não nos há de obrigar a fazer camboas, nem a mariscar, e quando quiser fazer camboas e mariscar mande os seus pretos Minas. Faça uma barca grande para quando for para Bahia, nós metermos as nossas cargas para não pagarmos fretes.(...) A tarefa de cana há de ser de cinco mãos, e não de seis, e a dez canas em cada feixe.(...) Os atuais feitores não os queremos, faça a eleição de outros com a nossa aprovação.(...) Os marinheiros que andam na lancha além de camisa de baeta que se lhe dá, hão de ter gibão de baeta, e todo vestuário necessário. O canavial do Jabirú o iremos aproveitar por esta vez, e depois há de ficar para pasto porque não podemos andar tirando canas por entre mangues. Poderemos plantar nosso arroz onde quisermos, e em qualquer brejo, sem que para isso peçamos licença, e poderemos cada um tirar jacarandás ou qualquer pau sem darmos parte para isso. A estar por todos os artigos acima, e conceder-nos estar sempre de posse da ferramenta, estamos prontos para o servirmos como dantes, porque não queremos seguir os maus costumes dos demais Engenhos. Poderemos brincar, folgar, e cantar em todos os tempos que quisermos sem que nos impeça e nem seja preciso licença.”

  • a) Podemos interpretar o documento pela boa condição que os escravos do engenho Santana desfrutavam. Ao que podemos supor, sabiam ler e escrever, podiam pescar e mariscar, brincar e folgar. Solicitam sempre poder carregar ferramenta para completar os trabalhos inconclusos em melhor hora.
  • b) O documento pode ser interpretado pela dificuldade que os escravos enfrentam no engenho Santana. Apesar de tudo o senhor de escravos Manuel da Silva Ferreira, parece ser bastante compreensivo com a situação ao ceder a possibilidade dos negros descreverem quais suas solicitações para terem uma vida menos sofrida.
  • c) O documento acima trata de uma rebelião ocorrida no Engenho Santana, também podemos supor a participação de agentes escravizados que dominavam a linguagem escrita para propor acordo com o senhor do engenho, reivindicando melhores condições de vida e de trabalho.
  • d) O documento traz informações relevantes sobre a relação do senhor de engenho com seus escravos. Apesar de cativos os escravos podiam aprender a ler e escrever, e quando não estavam de acordo com a situação de trabalho, se manifestavam emitindo documento para não ocorrer como as demais fazendas da região, em que fugas e castigos eram constantes.
#112605
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(1,0) 13 - 

A Revolta dos Malês, em 1835, foi um movimento:

  • a) influenciado pela revolução haitiana; buscou acabar com a escravidão no Brasil, promovendo o extermínio dos brancos e indígenas, assim que submetesse a monarquia e assumisse o poder político do país.
  • b) de libertação que contou com o apoio de quilombolas e indígenas no interior da Bahia. Entre suas propostas, a que mais amedrontou a sociedade escravista da época era, a de fazer escravos os brancos e destruir os símbolos das igrejas católicas além de matar todos os padres e a família real.
  • c) foi organizado por negros islamizados e alfabetizados, que difundiram as reivindicações e a forma do levante escrevendo pelas paredes da cidade em árabe, dificultando alguma forma de antecipação de repressão pelos escravocratas da época. Duas das principais intenções em tomar o poder eram: abolir a escravidão e ter o direito de se converterem ao cristianismo;
  • d) foi organizada por africanos escravizados de origem islâmica, planejada através de inscrições pela capital baiana. Além da intenção de acabar com a escravidão, os revoltosos pretendiam confiscar os bens dos brancos, construir um reino islâmico e transformarem escravos os não islamizados.
#112606
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(1,0) 14 - 

O processo de abolição do sistema escravista no Brasil não pode ser reduzido a Lei Áurea, promulgada pela princesa Isabel, aos 13 de maio de 1888. A complexidade dos acontecimentos históricos devem ser analisados e comparados. Como exemplo podemos pensar em revoltas de escravos e mesmo na extinção da escravidão na província do Ceará, em 1884, em contraste com a posição de fazendeiros e comerciantes na Bahia do mesmo período. Emilia Viotti da Costa (1982) destaca uma petição do Imperial Instituto Bahiano de Agricultura, encaminhada à Câmara dos Deputados em 14 junho de 1884, argumentando contra a extinção do sistema escravista, sendo o escravo: “Mais do que um bem patrimonial, mais do que um elemento da fortuna privada, o escravo é uma instituição social, é uma força de produção e da riqueza nacional, enfim. A lavoura e o comercio dessa província não são escravagista, como ninguém o é no século em que vivemos. Mas a escravidão tendo entrado em nossos costumes, em nossos hábitos, em toda a vida social e política, acha-se por tal forma a ela vinculada que extingui-la de momento será comprometer a vida nacional, perturbar a sua economia interna, lançar esta na indigência, na senda do crime e no precipício de uma ruína incontável.”
Dentre os argumentos elencados na petição citada, indique quais podem ser aproximados entre as preocupações do movimento abolicionista liberal e os defensores do sistema escravista, frente à extinção da escravidão.
I. Preocupação comum entre escravistas e abolicionistas liberais era o fato de entender o escravo como bem patrimonial, elemento fundamental do direito de propriedade privada;
II. O entendimento do qual, no século XIX, ninguém era escravagista, especialmente na Bahia;
III. Preocupação com o efeito da libertação, já que essa atitude política poderia levar os escravos libertos à pobreza, comprometendo ainda a economia interna do país.

A(s) sentença(s) que aproxima(m) preocupação comum entre escravistas e abolicionistas liberais são:

  • a) I e II, apenas.
  • b) II e III, apenas.
  • c) Apenas I
  • d) Apenas III
#112607
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(1,0) 15 - 

A ilha antilhana de Saint Domingue (ex-Hispaniola) iniciou processo emancipatório contra o regime colonial em 1791, com ampla participação da população escravizada, que causou medo nas diversas colônias do continente americano. Esse levante também é conhecido como Revolução Haitiana (1791-1804). Teve como um de seus líderes, Toussaint L’Ouverture, o articulador do texto constitucional de 1801. Entre as posições e ações revolucionárias realizadas pela população, podemos destacar:

I. A emancipação fundou-se predominantemente na participação da população de ascendência africana;
II. Aliança com as tropas napoleônicas, enviadas no contexto da revolução francesa de 1789;
III. Anão participação das elites coloniais no processo revolucionário;
IV. Abolição imediata da escravidão, logo após a tomada do poder.

Indique a única sentenças, que não estão de acordo com as posições e ações revolucionárias haitianas do período descrito.

  • a) Apenas II.
  • b) I e IV, apenas.
  • c) Apenas III.
  • d) I e II, apenas.