Simulado SEAD-PB de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO
📚 Simulado SEAD-PB gratuito | cód.11633
O simulado SEAD-PB foi feito para quem quer estudar de forma estratégica e inteligente! 🤓
🔗 Vejam mais simulados SEAD-PB
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado SEAD-PB foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SEAD-PB
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 20
- ⏱️ Tempo do Simulado: 60 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado SEAD-PB e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões SEAD-PB
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SEAD-PB. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre SEAD-PB
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SEAD-PB.
📢 Concursos Abertos para SEAD-PB
Veja os concursos abertos da instituição SEAD-PB. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para SEAD-PB
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #173292
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Um bloco de gelo de 200g e temperatura -20ºC é colocado em um calorímetro ideal com 300g de água à temperatura de 30ºC. Após o equilíbrio térmico, o que será encontrado no interior do calorímetro?
Considere:
• Calor específico da água: 1cal/gºC.
• Calor específico do gelo: 0,5cal/gºC.
• Calor latente de fusão do gelo: 80cal/g
- a) 412,5g de água líquida a 0ºC.
- b) 112,5g de gelo.
- c) 112,5g de água líquida a 0ºC.
- d) 500g de gelo.
- #173293
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Assinale a alternativa que apresenta oração com verbo transitivo direto.
- a) As luzes destacam a imponente estátua.
- b) O táxi caiu no buraco formado pela força da chuva.
- c) O responsável pela turma concordou com a proposta dos professores.
- d) Eu acredito em dias melhores.
- #173294
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
“A palavra democracia é de origem grega e significa ‘governo do povo’, ‘governo de todos os cidadãos’. A democracia foi uma invenção dos gregos da Antiguidade, que elaboraram teoricamente esse conceito e implantaram o regime democrático na pólis. Em Atenas, no século VI a.C., a ágora – praça pública – era o local de encontro dos cidadãos, onde se discutiam os problemas da cidade” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 229).
Tendo em vista o trecho apresentado, assim como os seus conhecimentos sobre a democracia tanto na Grécia Antiga quanto na contemporaneidade, assinale a alternativa correta.
- a) Na Grécia Antiga, a democracia direta se valia de representantes que defendiam os interesses comuns. A partir disso, pode-se afirmar que a exclusão política não ocorria com tanta frequência.
- b) A consolidação da democracia grega contribuiu com o surgimento da filosofia. Aliás, pensadores estrangeiros que faziam parte do corpo democrático foram os principais teóricos que efetuaram as causas em prol do surgimento de tal ciência.
- c) A ágora (praça pública), na Grécia Antiga, espaço onde eram debatidos assuntos de interesse comum, favorecia o desenvolvimento do discurso político. Desse modo, elaborava-se o novo ideal de justiça, pelo qual as pessoas poderiam participar das decisões políticas. É importante frisar que os estrangeiros (metecos), quando eram prósperos comerciantes, eram considerados cidadãos e, por isso, participavam do processo de argumentação e de discussão.
- d) A crise na contemporaneidade acerca da democracia consiste no fato de que há conflitos entre democracia e representação. A “democracia representativa” possui uma crise em seu próprio cerne. Afinal, se a democracia é entendida como governo do povo, a representação consiste na seleção de apenas alguns que governam, e os critérios para conceder o poder a “alguns” nem sempre têm sido os mais democráticos.
- #173295
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A respeito da relação entre mito e filosofia, encontramos basicamente duas visões opostas: uma que afirma a descontinuidade entre mito e filosofia e outra que defende a continuidade entre mito e filosofia. Assinale a alternativa correta sobre o tema.
- a) Ao descrever as condições históricas que determinaram o nascimento da filosofia grega, Hegel aponta o desaparecimento da sociedade patriarcal e o surgimento das cidades livres e organizadas por leis. A exposição hegeliana do nascimento da filosofia produziu uma linhagem de historiadores da filosofia para os quais esse nascimento significa continuidade entre a religião, o mitos e a filosofia.
- b) Segundo o historiador John Burnet, que é um dos principais representantes da concepção que defende a descontinuidade entre mito e filosofia, esta nasceu quando as velhas explicações míticas e religiosas da realidade já não podiam explicar coisa alguma e haviam se tornado contos fantasiosos aos quais ninguém dava crédito.
- c) O helenista F. M. Cornford, como fiel discípulo de Hegel, contestou a ideia de um nascimento da filosofia como continuidade do pensamento mitológico e afirmou que a filosofia nascente transportou, em uma forma laica e em um pensamento mais abstrato, as formulações da religião e do mito sobre a natureza e os homens.
- d) Na linha de descontinuidade, está o alemão Werner Jaeger, o qual, em sua obra Paideia: a formação do homem grego, considera que a filosofia nasce em clara oposição às epopeias homéricas e aos poemas de Hesíodo.
- #173296
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A legislação brasileira deixa claro o direito à educação de qualidade para todos nos estabelecimentos regulares de ensino, compreendendo que a pessoa com necessidades educacionais especiais é parte integrante da expressão “todos”. Partindo-se dessa prerrogativa, deve-se entender que os responsáveis pela asseguração deste processo (Governo, Estado, Município, Escolas, Professores, Outros) devem disponibilizar recursos e condições de acesso a essa população. Sobre o papel da Educação Física no processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I - Propor atividades e modificá-las quando necessário, assegurando que sejam um desafio a todos os participantes e, sobretudo, que seja valorizada a diferença.
II - Dar oportunidade a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.
III - Tirar proveito das diferenças ao invés de configurá-las como desigualdades.
IV - Modificar todas as atividades cotidianas para atender exclusivamente a inclusão das pessoas com necessidades especiais.
- a) Apenas I, II e III estão incorretas.
- b) Apenas I, II e III estão corretas.
- c) Apenas I, II e IV estão corretas.
- d) Apenas II, III e IV estão incorretas.
- #173297
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Resiliência na escola traz desafios (mas também muitas possibilidades) Ana Carolina C D'Agostini 07 de Fevereiro de 2019
Segundo definição da Sociedade Norte-Americana de Psicologia, a resiliência é definida como a capacidade psicológica de se adaptar às circunstâncias estressantes e se recuperar de eventos adversos. Na Física, resiliência é compreendida como a propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original, após sofrer algum choque ou deformação. A palavra deriva do latim resilio, que significa saltar para trás, reduzir-se e afastar-se.
Os primeiros estudos sobre resiliência foram conduzidos há mais de 40 anos e enfatizaram a influência da genética nesse traço de personalidade, alegando que o indivíduo nasceria com ou sem essa característica. Embora o papel da genética deva ser considerado, pesquisas mais recentes indicam que a resiliência – em crianças e adultos – pode ser aprendida, e a escola é um espaço privilegiado para isso. Atualmente, defende-se que a resiliência resulta de uma conjunção de fatores genéticos, pessoais e ambientais. Norman Garmezy, norte-americano pioneiro na pesquisa sobre resiliência e desenvolvimento cerebral, defendeu que a resiliência em crianças que vivem em contexto de vulnerabilidade e adversidade ocorre de maneira mais próspera quando elas podem contar com um adulto com quem mantenham uma relação de proximidade e confiança. Além disso, em um estudo sobre o desenvolvimento da resiliência desde a infância até a adolescência conduzido por mais de dez anos em uma comunidade urbana, pesquisadores concluíram que os fatores que mais influenciam o quanto um indivíduo se torna resiliente são, principalmente, a existência de relacionamentos positivos, o desafio intelectual e o bom desempenho acadêmico. Esses resultados reforçam a importância de se concentrar nos processos que promovem e facilitam a resiliência e iluminam o papel dos educadores como potenciais adultos de referência nesse processo.
Viktor Frankl, autor do livro Em busca de sentido, narra a sua experiência como sobrevivente de um campo de concentração. Para ele, o principal elemento que permite a um ser humano buscar significado é eleger um propósito e criar metas concretas para si mesmo que vão além do sofrimento momentâneo. Ao construir uma ponte para o futuro, o indivíduo pode encontrar a direção para um cenário que lhe pareça possível e aliviar a sensação de que o presente é tão avassalador que não pode ser administrado. Ainda que ser criativo diante das adversidades possa ser muito desafiador, é importante construir o hábito de ser inventivo, fazer uso dos recursos disponíveis de formas inexploradas e visualizar possibilidades que muitas vezes não estão claras no início.
Há uma ideia geral de que é responsabilidade de cada um administrar as próprias emoções. Considerando que a escola é um espaço propício para o aprendizado, troca entre pares e desenvolvimento pessoal, seria interessante que diretores, coordenadores pedagógicos e outros gestores incentivassem os professores a desenvolver a resiliência como uma das habilidades socioemocionais. Isso pode ser feito priorizando essa habilidade como parte do treinamento de professores e explorando seu desenvolvimento em reuniões pedagógicas. Se os professores precisam se adaptar às mudanças trazidas pelo advento da tecnologia e se manter emocionalmente equilibrados para lidar com os desafios da profissão, a base desse processo deve se fundamentar nos aspectos emocionais e de bem-estar dentro do ambiente profissional.
Disponível em: <https//novaescola.org.br/conteudo/15537/resiliencia-na-escola-traz-desafios-mas-tambem-muitas-possibilidades>. Acesso em: 25 fev. 2019.
Assinale a alternativa em que a função dos tempos e modos verbais nos contextos dados esteja analisada INCORRETAMENTE.
- a) Em “[…] seria interessante que diretores, coordenadores pedagógicos e outros gestores incentivassem os professores a desenvolver a resiliência como uma das habilidades socioemocionais.”, o verbo em destaque encontra-se conjugado no futuro do pretérito para criar a ideia de que o incentivo é uma sugestão importante para professores desenvolverem resiliência.
- b) Em “Os primeiros estudos sobre resiliência foram conduzidos há mais de 40 anos e enfatizaram a influência da genética nesse traço de personalidade.”, os verbos em destaque estão no pretérito perfeito para denotar ações realizadas e finalizadas.
- c) Em “[…] a base desse processo deve se fundamentar nos aspectos emocionais e de bem-estar dentro do ambiente profissional.”, o verbo em destaque encontra-se conjugado no futuro do subjuntivo, com o intuito de indicar a possibilidade de um acontecimento.
- d) Em “Considerando que a escola é um espaço propício para o aprendizado [...]”, o verbo em destaque encontra-se no presente, pois busca-se construir a ideia de uma situação recorrente, permanente.
- #173298
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Na identificação, caracterização e classificação de solos, são considerados conceitos, critérios e procedimentos metodológicos. De acordo com esses procedimentos, assinale a alternativa correta.
- a) O solo halomórfico é o solo cuja gênese foi muito influenciada pelo excesso de sais.
- b) O solo alóctone é o solo desenvolvido a partir de material de origem proveniente das rochas imediatamente subjacentes.
- c) Os solos são definidos como substância natural sólida, constituída por minerais ou outras substâncias naturais, como o vidro vulcânico, podendo esses solos ser classificados como sedimentares clásticos, químicos e orgânicos.
- d) A Edafologia é o ramo da Ciência do Solo que trata de estudos relacionados à identificação, à formação, à classificação e ao mapeamento dos solos, excluindo-se da influência dos solos nos seres vivos, em particular nos organismos do reino vegetal, que será campo da ciência da biogeografia.
- #173299
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Existem alguns importantes princípios que embasam o movimento humano. Esses princípios levam em consideração, entre outros fatores, o domínio corporal sobre a ação da gravidade, a nossa capacidade de controle da musculatura, a nossa percepção espacial, temporal e a combinação de movimentos. Esses princípios serão usados sempre que qualquer gesto motor for realizado. Quais são esses princípios?
- a) Estabilização, Locomoção e Manipulação.
- b) Maturação, Controle Motor e Fatores Hereditários.
- c) Fatores Mecânicos, Fatores Físicos e Fatores Biológicos.
- d) Competência Motora, Fatores Anatômicos e Maturação.
- #173300
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Um termo frequentemente associado ao crescimento e desenvolvimento humano é o Desenvolvimento Motor. Em relação às definições de Desenvolvimento Motor, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Processo sequencial e contínuo relacionado à idade pelo qual o comportamento motor se modifica.
( ) Modificação contínua no comportamento motor ao longo do ciclo da vida.
( ) Alterações motoras que ocorrem no decorrer do processo de aquisição dos movimentos.
( ) Características gerais relacionadas com o potencial individual de aprendizagem e do rendimento em diversas habilidades motoras.
- a) V – F – V – V.
- b) V – F – F – V.
- c) V – V – V – F.
- d) F – V – V – F.
- #173301
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Sobre a história política e social da república dos coronéis, assinale a alternativa correta.
- a) A Constituição republicana de 1891 aboliu o sufrágio censitário que, até então, vigorava no Brasil, permitindo o voto a todos os homens e mulheres alfabetizados.
- b) Constam entre os elementos que caracterizam esse período o voto do cabresto, a política do café-com-leite e a chamada política dos governadores ou governantes.
- c) Nesse contexto, os coronéis, embora fossem ricos, evitavam usar sua influência econômica no cenário político.
- d) Os coronéis tinham grande preocupação com as camadas mais pobres e, por esse motivo, escolhiam candidatos e aliados políticos que lutavam pelos direitos dos populares.
- #173302
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Em virtude da menoridade do príncipe herdeiro Pedro de Alcântara, a Constituição de 1824 previa, para situações dessa natureza, o estabelecimento de um governo provisório que, no caso, ficou conhecido como período regencial (1831 a 1840). Essa foi uma fase bastante conturbada da história do Brasil, devido a diversos levantes e rebeliões. Assinale a alternativa que apresenta somente as revoltas ocorridas nesse período.
- a) Contestado, Praieira, Revolta de Filipe dos Santos.
- b) Guerra dos Tamoios, Guerra de Canudos, Revolta de Juazeiro.
- c) Cabanagem, Sabinada, Levante Malê.
- d) Revolta da Chibata, Revolta da Vacina, Revolução Farroupilha.
- #173303
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Resiliência na escola traz desafios (mas também muitas possibilidades) Ana Carolina C D'Agostini 07 de Fevereiro de 2019
Segundo definição da Sociedade Norte-Americana de Psicologia, a resiliência é definida como a capacidade psicológica de se adaptar às circunstâncias estressantes e se recuperar de eventos adversos. Na Física, resiliência é compreendida como a propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original, após sofrer algum choque ou deformação. A palavra deriva do latim resilio, que significa saltar para trás, reduzir-se e afastar-se.
Os primeiros estudos sobre resiliência foram conduzidos há mais de 40 anos e enfatizaram a influência da genética nesse traço de personalidade, alegando que o indivíduo nasceria com ou sem essa característica. Embora o papel da genética deva ser considerado, pesquisas mais recentes indicam que a resiliência – em crianças e adultos – pode ser aprendida, e a escola é um espaço privilegiado para isso. Atualmente, defende-se que a resiliência resulta de uma conjunção de fatores genéticos, pessoais e ambientais. Norman Garmezy, norte-americano pioneiro na pesquisa sobre resiliência e desenvolvimento cerebral, defendeu que a resiliência em crianças que vivem em contexto de vulnerabilidade e adversidade ocorre de maneira mais próspera quando elas podem contar com um adulto com quem mantenham uma relação de proximidade e confiança. Além disso, em um estudo sobre o desenvolvimento da resiliência desde a infância até a adolescência conduzido por mais de dez anos em uma comunidade urbana, pesquisadores concluíram que os fatores que mais influenciam o quanto um indivíduo se torna resiliente são, principalmente, a existência de relacionamentos positivos, o desafio intelectual e o bom desempenho acadêmico. Esses resultados reforçam a importância de se concentrar nos processos que promovem e facilitam a resiliência e iluminam o papel dos educadores como potenciais adultos de referência nesse processo.
Viktor Frankl, autor do livro Em busca de sentido, narra a sua experiência como sobrevivente de um campo de concentração. Para ele, o principal elemento que permite a um ser humano buscar significado é eleger um propósito e criar metas concretas para si mesmo que vão além do sofrimento momentâneo. Ao construir uma ponte para o futuro, o indivíduo pode encontrar a direção para um cenário que lhe pareça possível e aliviar a sensação de que o presente é tão avassalador que não pode ser administrado. Ainda que ser criativo diante das adversidades possa ser muito desafiador, é importante construir o hábito de ser inventivo, fazer uso dos recursos disponíveis de formas inexploradas e visualizar possibilidades que muitas vezes não estão claras no início.
Há uma ideia geral de que é responsabilidade de cada um administrar as próprias emoções. Considerando que a escola é um espaço propício para o aprendizado, troca entre pares e desenvolvimento pessoal, seria interessante que diretores, coordenadores pedagógicos e outros gestores incentivassem os professores a desenvolver a resiliência como uma das habilidades socioemocionais. Isso pode ser feito priorizando essa habilidade como parte do treinamento de professores e explorando seu desenvolvimento em reuniões pedagógicas. Se os professores precisam se adaptar às mudanças trazidas pelo advento da tecnologia e se manter emocionalmente equilibrados para lidar com os desafios da profissão, a base desse processo deve se fundamentar nos aspectos emocionais e de bem-estar dentro do ambiente profissional.
Disponível em: <https//novaescola.org.br/conteudo/15537/resiliencia-na-escola-traz-desafios-mas-tambem-muitas-possibilidades>. Acesso em: 25 fev. 2019.
Considere o trecho “[...] os professores precisam se adaptar às mudanças trazidas pelo advento da tecnologia [...]” e assinale a alternativa em que a substituição da palavra em destaque NÃO exigiria a manutenção da crase.
- a) Alterações.
- b) Transformações.
- c) Modificações.
- d) Avanços.
- #173304
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
Sobre as relações ecológicas, assinale a alternativa correta.
- a) Quando há grande interdependência, de tal modo que a vida separadamente se torna impossível entre os organismos associados, envolvendo trocas de alimentos e de produtos do metabolismo com benefícios para ambos, há uma interação denominada protocooperação.
- b) Quando duas espécies se associam e apenas uma delas se beneficia, sem haver prejuízo para a outra, essa interação é denominada mutualismo.
- c) Segundo o Princípio de Gause, duas espécies que competem pelos mesmo hábitat não podem coexistir indefinidamente no mesmo nicho.
- d) No predatismo ou predação, um organismo (predador) mata outro (presa) para se alimentar.
- #173305
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Analise as afirmações a seguir e identifique a sequência que define corretamente as relações semânticas apresentadas em I, II e III, respectivamente.
I - ‘Deferir’ e ‘diferir’ são palavras com pronúncia e grafia semelhantes e significados diferentes.
II - ‘Seção’, ‘sessão’ e ‘cessão’ são palavras pronunciadas da mesma forma, mas com significados diferentes.
III - Colher (verbo) e colher (substantivo) são palavras idênticas na escrita, mas diferentes na pronúncia e no significado.
- a) Polissemia; Homonímia homófona; Paronímia.
- b) Homonímia homófona; Paronímia; Polissemia.
- c) Paronímia; Homonímia homófona; Homonímia homógrafa.
- d) Homonímia homógrafa; Polissemia; Homonímia homófona.
- #173306
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- SEAD-PB
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
O processo de urbanização brasileiro ficou evidente no século XX, devido a uma série de transformações sociais e econômicas. Até 1950, o Brasil era um país de população, predominantemente, rural. A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas. O crescimento da urbanização no país, conforme apresentado, ocorreu em razão dos seguintes fatores, EXCETO
- a) das transformações estruturais promovidas pela Revolução Verde.
- b) da concentração fundiária.
- c) do processo de gentrificação.
- d) do desenvolvimento industrial.