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Simulado SAP-SP - Pedagogia | CONCURSO

Simulado SAP-SP - Pedagogia

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SAP-SP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca VUNESP, para nível Superior do cargo de Analista Sociocultural (Pedagogo). Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SAP-SP.

*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimento Específicos do concurso SAP-SP.

Legislação educacional para educação básica. O projeto pedagógico: gestão e autonomia da escola. O curriculum da educação básica: fundamentos filosóficos, sociológicos e psicológicos da educação. Educação e filosofia. Educação, ética e cidadania. Educação em política. Políticas educacionais voltadas para democratização. Educação e sociedade: continuidade e transformação. Ensino e aprendizagem na educação básica. Teorias do conhecimento como base para prática pedagógica.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimento Específicos.

#40110
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 1 - 

Currículo significa as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos estudantes; associa-se, assim, ao conjunto de esforços 
pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. Por outro lado, a palavra currículo também tem sido empregada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, o chamado currículo oculto, que envolve 

I. os rituais e práticas; 

II. as relações hierárquicas; 

III. as regras e procedimentos; 

IV. os planos institucionais. 

São verdadeiras as afirmações contidas em

  • a) I e II, apenas.
  • b) II e III, apenas.
  • c) III e IV, apenas.
  • d) I, II e III, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#40111
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 2 - 

O costume, criado e conferido pelo ser humano, decorre do estabelecimento de um valor para a ação humana nas relações entre os indivíduos. Nesse sentido, um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa determinada comunidade refere-se à

  • a) ética.
  • b) cultura.
  • c) moral.
  • d) estética.
  • e) punição.
#40112
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 3 - 

Os critérios utilizados para conduzir a ação são os mesmos que se usam para os juízos sobre ela, e estão sempre ligados a interesses específicos de cada organização social. Assim, numa perspectiva de um juízo crítico, próprio da filosofia, que busca compreender o sentido da ação, que procura o fundamento do valor que norteia o comportamento diz respeito à

  • a) moral.
  • b) sociedade.
  • c) cultura.
  • d) educação.
  • e) ética.
#40113
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 4 - 

A escola é transmissora do saber sistematizado acumulado historicamente, ela deve ser fonte de apropriação da herança social pelos que estão em seu interior. Acerca da escola, é correto afirmar que

  • a) constitui um sistema à parte, fora da sociedade.
  • b) é parte da sociedade e tem com o todo uma relação dialética.
  • c) está numa relação de subordinação absoluta à sociedade.
  • d) tem uma função de mera reprodutora da sociedade.
  • e) tem uma postura otimista e ingênua em relação à sociedade.
#40114
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 5 - 

Planejar é antecipar mentalmente uma ação, ou um conjunto de ações, a ser realizada e agir de acordo com o previsto. 

Então, é correto afirmar que o planejamento

  • a) está relacionado apenas ao referencial teórico.
  • b) é uma predição, isto é, aponta o que está para acontecer com as condições dadas.
  • c) é o produto de uma reflexão e tomada de decisão.
  • d) é uma mediação teórico-metodológica, consciente e intencional para a ação.
  • e) é produto, portanto, provisório.
#40115
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 6 - 

Os pressupostos e teorias pedagógicas que estão presentes nas atividades de ensino e aprendizagem sempre dizem respeito à compreensão dos papéis do professor e do aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos trabalhados. 
Em relação à pedagogia crítico-social dos conteúdos, é correto afirmar que

  • a)     é uma proposta de educação centrada no professor.
  • b)     assegura a função social e política da escola.
  • c)     valoriza o indivíduo como ser livre, ativo e social.
  • d)     é uma prática altamente controlada e dirigida pelo professor.
  • e)     a atividade escolar pauta-se em discussões de temas sociais e políticos.
#40116
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 7 - 

A noção de cidadania normalmente está associada, de maneira incorreta ou insuficiente, à ideia de ter direitos, entretanto, em termos legais, os direitos não são privilégios de determinadas classes sociais, grupos sociais ou dos indivíduos. Portanto, a concepção de cidadania ultrapassa a postulação de direitos humanos, correspondendo a 

I. prover os indivíduos de instrumentos para a plena realização da participação motivada e competente; 

II. garantir a associação entre interesses pessoais e sociais; 

III. ter convicção de seus direitos sociais estabelecidos pela Constituição Federal; 

IV. relacionar-se com a disseminação de valores e a sua articulação entre os projetos individuais e coletivos. 

São verdadeiras apenas as afirmações contidas em

  • a) I e II.
  • b) III e IV.
  • c) I, II e III.
  • d) I, II e IV.
  • e) II, III e IV.
#40117
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
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difícil

(1,0) 8 - 

A democracia constitui-se em característica fundamental de sociedades e grupos centrados na prática dos direitos humanos. Direito e dever são conceitos que se desdobram e se transformam de forma contínua e recíproca pela própria prática democrática, assim, pode-se afirmar que a participação 

I. se constitui em uma expressão de responsabilidade social e valores compartilhados; 

II. se constitui em uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles; 

III. pressupõe que haja a necessária preparação e organização da comunidade; 

IV.envolve capacidade de tomar decisões de forma compartilhada e o comprometimento com a implementação das decisões tomadas. 

São verdadeiras as afirmações contidas em

  • a) I e II, apenas.
  • b) II e IV, apenas.
  • c) III e IV, apenas.
  • d) I, II e III, apenas.
  • e) I, II, III e IV. 
#40118
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 9 - 

Considera-se que todos os homens nascem iguais no que se refere aos direitos, o que inclui a liberdade de ir e vir, de ter projetos pessoais e realizar sua liberdade ao procurar realizar seus projetos, que todos são iguais perante as leis, etc. Para viver democraticamente em uma sociedade, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. Nesse sentido, é correto afirmar que

  • a) o respeito ao outro deve ser entendido como consideração, obediência, veneração e submissão.
  • b) a escola, ao estabelecer normas de conduta para os alunos, está buscando uma forma de garantir o respeito mútuo.
  • c) formar um indivíduo que respeite as diferenças entre pessoas é papel da família, cabe à escola apenas ditar as normas.
  • d) na escola, a forma mais eficaz de inibir o desrespeito para com os diferentes é a punição a partir de normas estabelecidas.
  • e) a escola deve ser local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural.