Processando...

Simulado SAP-SP - Enfermagem | CONCURSO

Simulado SAP-SP - Enfermagem

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SAP-SP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca VUNESP, para nível Superior do cargo de Enfermeiro. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SAP-SP.

*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimentos Específicos do concurso SAP-SP.

Introdução à enfermagem: fundamentos de enfermagem. Exercício de enfermagem: código de ética dos profissionais de enfermagem. Legislação profissional – COREN. Programa Nacional de Imunização: considerações gerais. Calendário de vacinação para o Estado de São Paulo. Vacinação contra as doenças imunopreviníveis. Cadeia de frio. Meios de desinfecção e esterilização. Administração aplicada à enfermagem: administração em enfermagem. Supervisão em enfermagem. Enfermagem em pronto-socorro: considerações gerais sobre pronto atendimento: a) definição de urgência e emergência; b) prioridade no tratamento; c) princípios para um atendimento de urgência e emergência. Assistência de enfermagem nas urgências: a) do aparelho respiratório; b) do aparelho digestivo; c) do aparelho cardiovascular; d) do aparelho locomotor e esquelético; e) do sistema nervoso; f) ginecológicas e obstétricas; g) dos distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos; h) psiquiátricas; i) do aparelho urinário. Atenção básica à saúde: atenção à criança (crescimento e desenvolvimento, aleitamento materno, alimentação, doenças diarréicas e doenças respiratórias). Atenção à saúde da mulher (pré–natal, parto, puerpério, prevenção do câncer ginecológico, planejamento familiar). Atenção à saúde do adulto (hipertensão arterial e diabetes mellitus). Assistência de enfermagem em queimaduras. Assistência de enfermagem em intoxicações exógenas (alimentares, medicamentosas, envenenamentos). Assistência de enfermagem em picadas de insetos, animais peçonhentos e mordeduras de animais (soros e vacinas). Assistência de pacientes: posicionamento e mobilização.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos.

#40248
Banca
VUNESP
Matéria
Enfermagem
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Ao exame sanguíneo, diversos fatores podem indicar a condição de desidratação corporal, dentre os quais:

a – eritrócitos: 2,6 milhões/mL;

b – sódio: 160 mEq/L;

c – fibrinogênio: 180 mg/dL;

d – creatinina: 2,27 mg/dL;

e – albumina: 4,0 g/dL;

f – ureia: 79 mg/dL;

g – hematócrito: 13 g/dL.

Os indicadores que apontam desidratação são apenas

  • a) a, b e f.
  • b) b, d e f
  • c) a, c e g.
  • d) c, e e g.
  • e) d, e e f
#40249
Banca
VUNESP
Matéria
Enfermagem
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Considerando que o parâmetro clínico “nível de consciência” apresenta uma grande possibilidade de variação, faz-se necessária a utilização de escalas que permitam a padronização dessa avaliação, bem como o estabelecimento de um sólido sistema que seja capaz de acompanhar a evolução do nível de consciência do paciente. Nesse contexto, a escala de Glasgow foi elaborada para propor consistente avaliação clínica do nível de consciência dos pacientes com dano cerebral.

Levando em conta a escala de Glasgow, classifique os indicadores seguintes em V (verdadeiros) ou F (falsos).

( ) Abertura ocular.

( ) Resposta motora.

( ) Resposta verbal.

( ) Perceptividade.

( ) Resposta a estímulos dolorosos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • a) V, V, V, F, F.
  • b) V, V, F, V, V.
  • c) V, F, V, F, V. 
  • d) F, F, V, V, V.
  • e) V, V, V, F, V.
#40250
Banca
VUNESP
Matéria
Enfermagem
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Em consulta de pré-natal no ambulatório de uma unidade prisional, uma gestante está se queixando de queda de cabelo e alergia na pele. Ao se examiná-la, verificam-se erupções cutâneas vermelho-rosáceas, distribuídas simetricamente pelo tronco e membros, além das palmas das mãos e plantas dos pés. Diante desse achado, assinale a alternativa que aponta qual seria a conduta mais adequada.

  • a) Suspeitar de sífilis primária e solicitar exames laboratoriais de rotina para HIV e sífilis; se confirmado, administrar 2,4 milhões de unidades de penicilina benzatina, intramuscular profunda, sendo 1,2 milhão em cada glúteo, dose única.
  • b) Suspeitar de sífilis terciária e já administrar 1,2 milhão de unidades de penicilina benzatina, intramuscular profunda, e repetir após 7 dias.
  • c) Suspeitar de sífilis secundária, solicitar exames confirmatórios; se confirmado, administrar 2,4 milhões de unidades de penicilina benzatina, intramuscular profunda, sendo 1,2 milhão em cada glúteo, e repetir após 7 dias.
  • d) Suspeitar de sífilis terciária, solicitar exames confirmatórios; se confirmado, administrar 2,4 milhões de unidades de penicilina benzatina, intramuscular, dose única, no glúteo.
  • e) Suspeitar de sífilis secundária, já iniciar o tratamento administrando 2,4 milhões de unidades de penicilina benzatina, intramuscular profunda, sendo 1,2 milhão em cada glúteo, e repetir após 7 dias.
#40251
Banca
VUNESP
Matéria
Enfermagem
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Um enfermeiro se propõe a realizar uma ação de busca ativa à hanseníase na unidade prisional em que trabalha. Os sinais e sintomas que deverão ser observados na suspeita de hanseníase são:

  • a) pelo menos dois sintomas associados, entre eles: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e área da pele com parestesias ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.
  • b) incapacidades e deformidades físicas, associadas à falta de cicatriz vacinal da BCG.
  • c) manchas avermelhadas e esbranquiçadas doloridas e com sensação de choque ao tocá-las.
  • d) um ou mais sinais e sintomas, entre eles, lesões cutâ- neas como manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, área na pele com alteração de sensibilidade (calor, dor e tato) e acometimento dos nervos com espessamento.
  • e) pelo menos dois sintomas associados, entre eles: manchas amarronzadas em qualquer parte do corpo e área da pele com parestesias ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato.
#40252
Banca
VUNESP
Matéria
Enfermagem
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Considerando os casos de contenção física ao paciente com agravos psicossociais decorrentes do confinamento, classifique em (V) verdadeiras ou (F) falsas as seguintes recomendações:

( ) cinco pessoas da equipe devem se aproximar simultaneamente do paciente;

( ) deve-se prender cada membro do paciente à maca ou à cama por ataduras protegidas por algodão ortopédico ou faixas especiais;

( ) um lençol pode ser torcido como uma corda e usado sob a porção média do esterno para restringir o tronco;

( ) apenas uma pessoa da equipe deve falar, explicando o procedimento ao paciente e pedindo sua colaboração. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • a) V, F, V, F.
  • b) V, V, F, F.
  • c) V, V, V, F.
  • d) F, F, V, V.
  • e) V, V, F, V. 
#40253
Banca
VUNESP
Matéria
Enfermagem
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Assinale a alternativa correta sobre as recomendações nos atendimentos a queimados no ambulatório da instituição prisional.

  • a) Nas queimaduras de pequena extensão, podem ser utilizados curativos úmidos, com soro fisiológico pré-aquecido para alívio da dor em todos os pontos de lesão.
  • b) Nas queimaduras extensas, o uso de curativos úmidos frios não deve cobrir mais que 10% da superfí- cie corporal.
  • c) Não há restrição para uso de curativos úmidos e frios para tratamento de queimaduras, independentemente da sua classificação.
  • d) Nas queimaduras de terceiro grau, nunca se deve fazer um curativo úmido com soro fisiológico frio. 
  • e) Nas queimaduras extensas, curativos úmidos pré- -aquecidos são usados porque a pele queimada fica pouco suscetível à perda de calor. 
#40254
Banca
VUNESP
Matéria
Enfermagem
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Paciente inconsciente encontra-se no setor de internação do PS do hospital de retaguarda da unidade prisional em restrição de volume de 2 000 mL por dia. O paciente está com SNE e acesso venoso com soroterapia com infusão de 20 gotas por minuto de soro glicofisiológico acrescido de vitamina do complexo B. Quanto de volume, dieta e água, deve ser infundido na SNE considerando uma perda no processo de absorção de 15%?

  • a) 740 mL.
  • b) 800 mL.
  • c) 940 mL.
  • d) 900 mL.
  • e) 1 000 mL.
#40255
Banca
VUNESP
Matéria
Enfermagem
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

É fundamental que o enfermeiro saiba quais são o esquema de tratamento mais adequado para a tuberculose e o período de transmissibilidade após o início do tratamento.

Carlos, presidiário, 34 anos, foi diagnosticado pela primeira vez com tuberculose pulmonar após baciloscopia positiva. Segundo as novas recomendações do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, o tratamento deverá ser conduzido da seguinte forma:

Adote: Rifampcina (R), Isoniazida (H), Pirazinamida (Z), Etambutol (E) .

 

  • a) 2 meses de RHZ e 4 meses de RH; considerar o paciente não infectante após 15 dias de tratamento. 
  • b) 2 meses de RHZE e 4 meses de RH; considerar o paciente não infectante após negativação da baciloscopia.
  • c) 2 meses de RHZ, apenas; considerar o paciente não infectante após 10 dias de tratamento.
  • d) 2 meses de RHZE e 4 meses de RHE; considerar o paciente não infectante após negativação da baciloscopia.
  • e) 2 meses de RHZ e 7 meses de RH; considerar o paciente não infectante após 15 dias de tratamento. 
#40256
Banca
VUNESP
Matéria
Enfermagem
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

Em consulta no ambulatório da unidade prisional, o paciente informou que interrompeu o esquema vacinal contra hepatite B iniciado na própria unidade prisional há 18 meses. Os registros confirmam que foram administradas apenas 02 das 03 doses previstas. Diante dessa situação, é correto

  • a) reiniciar o esquema porque o prazo entre as doses foi excedido em 12 meses.
  • b) reiniciar o esquema porque o paciente pode ter se contaminado no período em que ficou sem tomar a terceira dose.
  • c) continuar o esquema e aplicar a terceira dose, considerando que o processo de imunização não se interrompeu.
  • d) continuar o esquema, aplicando uma quarta dose de reforço após 06 meses.
  • e) considerar encerrado o esquema porque o tempo decorrido entre as doses não foi observado.
#40257
Banca
VUNESP
Matéria
Enfermagem
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

Paciente dá entrada em PS hospital de retaguarda com suspeita de IAM. A máquina de eletro está quebrada e é solicitado exame sanguíneo. No exame sanguíneo, o sinal que confirma IAM é o aumento dos níveis de

  • a) creatinofosfoquinase reativa C.
  • b) creatinina.
  • c) t. tromboplastina.
  • d) troponina. 
  • e) VCM.