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Simulado SAP-SP - Conhecimentos Específicos | CONCURSO

Simulado SAP-SP - Conhecimentos Específicos

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SAP-SP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca VUNESP, para nível Superior do cargo de Psicólogo. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SAP-SP.

*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimentos Específicos do concurso SAP-SP.

Código de Ética. A Psicologia e a Saúde: o papel do psicólogo na equipe multiprofissional de saúde. Saúde Mental: conceito de normalidade, produção de sintomas; Características dos estágios do desenvolvimento infantil; Psicopatologia: aspectos estruturais e dinâmicos das neuroses, psicoses e perversões. Ações psicoterápicas de grupo; Grupos operacionais. Níveis de assistência e sua integração. Terapia Familiar e Sistêmica. Sistema Único de Saúde: princípios básicos, limites e perspectivas. Constituição Federal. Lei 8.080 de 19/09/90. Lei 8.142 de 28/12/90. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde – NOB- SUS de 1996. Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS – NOAS-SUS 01/02. Estratégias de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Doenças de notificação compulsória. Atuação do psicólogo nos programas de proteção à mulher; Atuação do psicólogo em programas de medidas Socioeducativas, atuação do psicólogo na proteção social a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual. Nova lógica assistencial em Saúde Mental. Psicologia Social. Princípios da intersetorialidade. Estatuto da Criança e do adolescente (Lei n.º 8.069/90) e suas atualizações.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos.

#40178
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 1 - 

Não existe uma relação simples entre diagnósticos de distúrbios mentais e avaliações judiciais de insanidade. O preceito mais aceito para lidar com essa questão é o de que existe insanidade quando um distúrbio mental

  • a) apresenta-se associado a um comprometimento orgânico.
  • b) está associado a alguma deficiência cognitiva.
  • c) caracteriza-se pela presença de processos alucinatórios.
  • d) implica a presença de ideias delirantes subjacentes.
  • e) impede uma pessoa de distinguir entre o certo e o errado.
#40179
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

Durante a realização de uma entrevista inicial para psicoterapia individual, além de investigar a queixa, é importante que o psicólogo defina papéis e funções do terapeuta e do paciente, assim como discuta, com seu cliente, as condições que vão conduzir a relação terapêutica. Essa tarefa define a

  • a) criação da aliança terapêutica.
  • b) apresentação do contrato terapêutico.
  • c) criação de uma transferência positiva.
  • d) proteção contra acting-outs.
  • e) existência de aceitação incondicional.
#40180
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

O melhor instrumento técnico que um terapeuta grupal de orientação psicanalítica pode ter para enfrentar as resistências que surgem no campo grupal é

  • a) o controle do número de participantes que vão ser escolhidos para participar de um processo terapêutico.
  • b) a definição de uma duração de tempo limitada para que o grupo cumpra os objetivos definidos para o processo.
  • c) a composição de um grupo terapêutico aberto, no qual a participação dos seus integrantes não seja fixa.
  • d) uma clara ideia da função que essas resistências representam para a dinâmica psíquica desse grupo terapêutico.
  • e) o trabalho com um grupo homogêneo, no qual se garanta a mesma categoria de patologias.
#40181
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

Melanie Klein, ao propor a técnica psicanalítica do jogo infantil, acreditava que a análise de crianças, nos seus fundamentos,

  • a)     é completamente análoga à análise de adultos.
  • b)     deve ter caráter educativo e diretivo.
  • c)     baseia-se no fortalecimento da transferência positiva.
  • d)     tem um objetivo analítico distinto da análise com adultos.
  • e)     é a alternativa para o processo de educação formal.
#40182
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 5 - 

Pode-se afirmar que as máquinas de jogos de azar funcionam segundo um esquema de reforço

  • a) condicionado secundário.
  • b) contínuo.
  • c) de razão variável.
  • d) incondicional.
  • e) negativo.
#40183
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 6 - 

Jean Piaget afirma que o desenvolvimento de operações mentais marca o início do período operacional concreto. Dentre as operações que as crianças passam a dominar nesse período, destaca-se o(a)

  • a) centração.
  • b) permanência de objeto.
  • c) egocentrismo.
  • d) animismo.
  • e) reversibilidade.
#40184
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 7 - 

De acordo com Wilhelm Reich, a mudança crônica do ego que tem como finalidade protegê-lo dos perigos internos e externos, caracteriza o que o teórico define como

  • a)     falso self.
  • b)     caráter.
  • c)     superego.
  • d)     persona.
  • e)     ego auxiliar.
#40185
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
1
difícil

(1,0) 8 - 

Para Sigmund Freud, os primeiros anos de vida são decisivos para a formação da personalidade. Se um indivíduo apresenta como características crueldade, destrutividade desenfreada, ataques de raiva e desorganização desleixada, esses traços de sua personalidade, segundo a perspectiva freudiana, têm raízes

  • a) na dissolução do Complexo de Édipo.
  • b) na repressão do instinto escopofílico.
  • c) no estágio anal expulsivo.
  • d) no desejo incestuoso de um menino pela mãe.
  • e) na angústia de castração.
#40186
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 9 - 

A ênfase dos princípios da moderna terapia cognitiva reside na maneira como os pacientes

  • a) reagem frente a estímulos reforçadores e estímulos aversivos para construírem seus padrões de respostas.
  • b) coletam fragmentos perceptuais e mnêmicos de informação crua e os organizam para criar um mundo conceitual particular.
  • c) vivem e interpretam a sua situação de vida no aqui-agora, para dirigirem seu self rumo à individuação.
  • d) utilizam seu potencial intelectual para interpretarem seus esquemas fixos de comportamentos e suas motivações.
  • e) integram as respostas de seu aparato fisiológico com a representação simbólica por elas suscitadas.
#40187
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 10 - 

O homem, tal como o concebe o existencialista,

  • a) primeiro define a si próprio para, então, usufruir de sua existência mundana.
  • b) é o ser responsável por sua restrita individualidade, sem vínculo com os outros.
  • c) incapaz de qualquer ação voluntária, sofre e vive em completo estado de angústia.
  • d) é responsável por aquilo que é, porque a existência precede a essência.
  • e) nasce destinado à solidão e não tem uma essência dife- rente dos seres inanimados.