Processando...

Simulado SAP-SP - Conhecimentos Específicos | CONCURSO

Simulado SAP-SP - Conhecimentos Específicos

OBJETIVOS

Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.

PÚBLICO ALVO

Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Superior do concurso SAP-SP.

SOBRE AS QUESTÕES

Este simulado contém questões da banca VUNESP, para nível Superior do cargo de Psicólogo. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes SAP-SP.

*Conteúdo Programático do Simulado de Conhecimentos Específicos do concurso SAP-SP.

Código de Ética. A Psicologia e a Saúde: o papel do psicólogo na equipe multiprofissional de saúde. Saúde Mental: conceito de normalidade, produção de sintomas; Características dos estágios do desenvolvimento infantil; Psicopatologia: aspectos estruturais e dinâmicos das neuroses, psicoses e perversões. Ações psicoterápicas de grupo; Grupos operacionais. Níveis de assistência e sua integração. Terapia Familiar e Sistêmica. Sistema Único de Saúde: princípios básicos, limites e perspectivas. Constituição Federal. Lei 8.080 de 19/09/90. Lei 8.142 de 28/12/90. Norma Operacional Básica do Sistema Único de Saúde – NOB- SUS de 1996. Norma Operacional da Assistência à Saúde/SUS – NOAS-SUS 01/02. Estratégias de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde. Doenças de notificação compulsória. Atuação do psicólogo nos programas de proteção à mulher; Atuação do psicólogo em programas de medidas Socioeducativas, atuação do psicólogo na proteção social a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual. Nova lógica assistencial em Saúde Mental. Psicologia Social. Princípios da intersetorialidade. Estatuto da Criança e do adolescente (Lei n.º 8.069/90) e suas atualizações.

  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Conhecimentos Específicos.

#40158
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 1 - 

Apesar do caráter universal de estruturação lógica e organização metodológica, os trabalhos científicos diferenciam-se por seus objetivos e pela natureza do objeto abordado. O trabalho científico que trata de um único assunto, devidamente especificado e delimitado, e que se caracteriza pela unicidade do tema abordado, é denominado

  • a) trabalho didático.
  • b)     resenha bibliográfica.
  • c) estudo de caso.
  • d) ensaio teórico.
  • e) monografia.
#40159
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 2 - 

As doutrinas éticas fundamentais nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedades como resposta aos problemas básicos apresentados pelas relações entre os homens, e, em particular, pelo seu comportamento moral. Por isso, as doutrinas éticas devem

  • a)     permanecer fixas e buscar o controle dos valores funda- mentais da humanidade.
  • b) almejar uma organização flexível que atenda aos desejos individuais.
  • c) sempre ser consideradas dentro de um processo de mu- dança e sucessão.
  • d) ser abandonadas, porque não é possível definir o que é certo e errado na sociedade.
  • e) tornar-se independentes da vida social e dos preceitos morais de uma comunidade.
#40160
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 3 - 

Durante a realização de uma pesquisa, a quantificação do grau de associação entre duas variáveis é feita pelos

  • a) coeficientes de correlação.
  • b) modelos probabilísticos.
  • c) valores médios de variáveis aleatórias.
  • d) gráficos de quantis.
  • e) testes de hipóteses.
#40161
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 4 - 

A afirmação de que nossos cinco sentidos são incapazes de nos oferecer conhecimento das ideias e que eles nos revelam apenas um mundo sempre cambiante de sombras, sintetiza uma das formulações de

  • a) Friedrich Nietzsche.
  • b) René Descartes.
  • c) Karl Marx.
  • d) Platão.
  • e) John Locke.
#40162
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 5 - 

Ao discutir a personalidade infantil, no período pré-verbal, René Spitz defende a ideia da existência de

  • a) um estado inicial indiferenciado e do desenvolvimento lento e contínuo dos processos psicológicos.
  • b) uma vida mental complexa, na qual o conteúdo das fantasias desempenha um papel fundamental.
  • c) uma reconstrução de processos de desenvolvimento feita por meio dos estágios de desenvolvimento anteriores.
  • d) desordens psicotóxicas ocasionadas por desordens nas relações objetais primitivas com a mãe.
  • e) um conflito entre impulsos opostos e sentimentos de culpa que se traduzem em ataques destrutivos à figura materna.
#40163
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 6 - 

Carl Jung dedicou muita atenção às pesquisas sobre mitologia, religião, alquimia e astrologia. Com essa atitude, ele procurava evidências para fortalecer suas formulações sobre

  • a) os arquétipos.
  • b) o narcisismo.
  • c) o verdadeiro self.
  • d) o id.
  • e) os processos cognitivos.
#40164
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 7 - 

Na gestalt-terapia, o objetivo do processo terapêutico é o de

  • a) favorecer a tendência consciente dos indivíduos ao amadurecimento.
  • b) estimular a adaptação à sociedade por meio dos processos educacionais.
  • c) ampliar o potencial humano por intermédio do processo de integração.
  • d) estimular os processos perceptivos utilizando-se técnicas de concentração.
  • e) aumentar o apoio ambiental e as redes sociais de incentivo à criatividade.
#40165
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 8 - 

Segundo as concepções teóricas que orientam a abordagem psicodramática, o espaço vivencial da realidade da vida é limitado e restritivo, de modo que o indivíduo pode, facilmente, perder seu equilíbrio. Por isso, a técnica psicodramática oferece ao paciente um espaço vivencial que é flexível e multidimensional. Esse instrumento, no método psicodramático, é o

  • a) locus.
  • b) foco.
  • c) campo.
  • d) setting.
  • e) palco.
#40166
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 9 - 

A tendência moderna do estudo das somatizações inclina-se a abandonar o termo “psicossomática”, pois esse termo implica uma dissociação entre corpo e mente. A proposta é referir-se aos quadros que envolvem processos de somatização pelo termo

  • a) dificuldade somática.
  • b) psicossomatose.
  • c) somatossensibilidade.
  • d) distúrbio somatoforme.
  • e) transtorno orgânico.
#40167
Banca
VUNESP
Matéria
Conhecimentos Específicos de Agente Comunitário de Saúde
Concurso
SAP-SP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
difícil

(1,0) 10 - 

A maioria das pessoas tende a distorcer, até certo ponto, suas experiências, de modo a promover uma autoimagem relativamente favorável sobre si mesmas. Carl Rogers chamou esse fenômeno de

  • a) necessidade de aprovação.
  • b) estrutura de caráter falaciosa.
  • c) resistência.
  • d) compensação.
  • e) incongruência.