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Simulado SAP-SP - Conhecimentos Específicos | CONCURSO

Simulado SAP-SP - Conhecimentos Específicos

📚 Simulado SAP-SP | Analista Sociocultural - Pedagogia | cód.3554

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#40042
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
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difícil

(1,0) 1 - 

Um Analista Sociocultural da Secretaria da Administração Penitenciária, que tem como uma de suas atribuições, previstas no edital do presente concurso, elaborar pareceres, deve redigir um parecer que invoca a Lei Federal n.º 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Sobre a educação escolar, escreveu o Analista, com base no art. 1.º da LDB, como sendo aquela que se desenvolve, predominantemente, por meio

  • a)     de atividades que incentivam a leitura e o cálculo.
  • b)     de um currículo articulado com a prática.
  • c)     da prática docente no desenvolvimento de conteúdos articulados.
  • d)     de ações planejadas pelo professor.
  • e)     do ensino, em instituições próprias.
#40043
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
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difícil

(1,0) 2 - 

Um Analista Sociocultural da Secretaria da Administração Penitenciária, que tem como uma de suas atribuições, previstas no edital do presente concurso, elaborar pareceres, deve redigir um parecer que invoca a Lei Federal n.º 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Em relação ao dever do Estado para com a educação escolar pública, previsto no art. 4.º, o Analista registrou que será efetivado mediante a garantia de

  • a)     ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
  • b)     atendimento educacional aos educandos com necessidades especiais, em escolas próprias.
  • c)     atendimento em creches a crianças a partir de seis anos de idade.
  • d)     vaga na escola mais próxima de sua residência a toda criança a partir dos 7 anos de idade.
  • e)     ensino fundamental obrigatório a partir dos 7 anos de idade.
#40044
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
Tipo
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(1,0) 3 - 

Um Analista Sociocultural da Secretaria da Administração Penitenciária, que tem como uma de suas atribuições, previstas no edital do presente concurso, elaborar pareceres, deve redigir um parecer que invoca a Lei Federal n.º 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Em seu parecer sobre a composição dos níveis escolares, o Analista afirma que o art. 21 da LDB estabelece que a educação básica é formada pela(o)

  • a)     educação especial e a educação de jovens e adultos.
  • b)     ensino fundamental e ensino médio.
  • c)     educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
  • d)     educação infantil e ensino fundamental.
  • e)     educação especial e ensino fundamental.
#40045
Banca
VUNESP
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Pedagogia
Concurso
SAP-SP
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(1,0) 4 - 

A Constituição Federal determina que a educação é dever do Estado e da família e que compete aos Estados e aos Municípios, em regime de colaboração e com assistência da União: recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso; fazer-lhes a chamada pública; zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola. 

Estabelece, ainda, em seu art. 206, que o ensino será ministrado com base em alguns princípios. Dentre eles, pode-se citar: 

I. pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; 

II. gratuidade do ensino nas escolas de educação básica; 

III. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; 

IV. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. 

Estão corretas as afirmações contidas em

  • a)     I e II, apenas.
  • b)     III e IV, apenas.
  • c)     I, II e III, apenas.
  • d)     I, III e IV, apenas.
  • e)     I, II, III e IV.
#40046
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
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(1,0) 5 - 

Pela antropologia sabe-se que todo ser humano constrói o conhecimento através do domínio das práticas culturais existentes em seu meio e que esse tipo de aprendizagem obedece a certas leis, tanto no caso da educação escolar quanto no caso das aprendizagens informais. Neste sentido, pode-se afirmar que o ser humano

  • a)     aprende, exclusivamente, na escola.
  • b)     constrói o conhecimento, prioritariamente, pela memorização.
  • c)     aprende pela transmissão do conteúdo pelo professor.
  • d)     aprende na relação com o outro.
  • e)     constrói uma aprendizagem significativa pela repetição.
#40047
Banca
VUNESP
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Pedagogia
Concurso
SAP-SP
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(1,0) 6 - 

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) , Lei n.º 8.069/90, atribui à criança e ao adolescente prioridade absoluta no atendimento aos seus direitos como cidadãos brasileiros. Em relação à educação, o art. 53 estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes: 

I. acesso à escola gratuita próxima de sua residência; 

II. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; 

III. direito de ser respeitado por seus educadores; 

IV. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores. 

São verdadeiras apenas as afirmações contidas em

  • a)     I e III.
  • b)     II e III.
  • c)     II e IV.
  • d)     I, II e III.
  • e)     II, III e IV.
#40048
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Pedagogia
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SAP-SP
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(1,0) 7 - 

Na instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental está presente o caráter de colaboração, estabelecido no sistema educacional pela Constituição Federal e LDB, ao configurar a definição curricular como sendo composta de uma base nacional comum e uma parte diversificada. 
Sobre a base nacional comum, é correto afirmar que

  • a)     se refere ao conjunto de conteúdos das áreas de conhecimento estabelecidas na legislação.
  • b)     envolve os conteúdos complementares.
  • c)     corresponde ao conjunto de conteúdos opcionais a serem escolhidos pelas escolas.
  • d)     se refere aos conteúdos definidos pelos estados e municípios.
  • e)     se trata de um conjunto de conteúdos dentre os quais a escola deverá escolher alguns.
#40049
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Pedagogia
Concurso
SAP-SP
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(1,0) 8 - 

A nação brasileira, por meio de suas instituições, e no âmbito de seus entes federativos, vem assumindo responsabilidades crescentes para que a Educação Básica seja prioridade nacional como garantia inalienável do exercício da cidadania plena. Assim, em relação ao ensino fundamental, é correto afirmar que é

  • a)     a primeira etapa da Educação Básica.
  • b)     a etapa obrigatória da educação a todos e a cada um.
  • c)     organizado, a partir da 1.ª série, para crianças com sete anos de idade.
  • d)     composto de 4 anos – 1.ª à 4.ª série.
  • e)     constituído pela creche e pré-escola. 
#40050
Banca
VUNESP
Matéria
Pedagogia
Concurso
SAP-SP
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(1,0) 9 - 

Na oferta da educação de jovens e adultos em instituições próprias, integrantes da organização da educação nacional, devem ser obrigatoriamente observadas a estrutura dos componentes curriculares de ensino fundamental e médio. Dessa forma, atendendo ao caráter próprio dessa modalidade de educação, na proposição de um projeto pedagógico, a escola deverá se pautar pelo princípio da equidade que se caracteriza pela

  • a)     disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares.
  • b)     definição nacional da estrutura e da duração dos cursos.
  • c)     distribuição específica dos componentes curriculares.
  • d)     identificação e reconhecimento das características próprias do outro.
  • e)     valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
#40051
Banca
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Pedagogia
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SAP-SP
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(1,0) 10 - 

O Plano Nacional de Educação (PNE) constitui-se em uma importante política educacional, traça diretrizes e metas para a Educação no Brasil e tem prazo de até dez anos para que todas elas sejam cumpridas. Entre as principais metas estão a melhoria da qualidade do ensino e a erradicação do analfabetismo. É correto afirmar que o PNE é um plano

  • a)     global, de toda a educação.
  • b)     da União.
  • c)     de governo.
  • d)     da Secretaria de Educação.
  • e)     da rede de ensino estadual ou municipal.