Um Analista Sociocultural da Secretaria da Administração Penitenciária, que tem como uma de suas atribuições, previstas no edital do presente concurso, elaborar pareceres, deve redigir um parecer que invoca a Lei Federal n.º 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
Simulado SAP-SP - Conhecimentos Específicos | CONCURSO
📚 Simulado SAP-SP | Analista Sociocultural - Pedagogia | cód.3554
Um bom desempenho começa com preparação. Faça o simulado SAP-SP agora mesmo! 📊
🎯 São milhares de simulados para concurso disponíveis para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
🧪 Este Simulado SAP-SP foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: SAP-SP
- 👔 Cargo: Analista Sociocultural - Pedagogia
- 📚 Matéria: Pedagogia
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: VUNESP
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado SAP-SP e saia na frente na sua preparação!
📖 Questões SAP-SP
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no concurso SAP-SP. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre SAP-SP
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o concurso SAP-SP.
📢 Concursos Abertos para SAP-SP
Veja os concursos abertos da instituição SAP-SP. A lista está sempre atualizada:
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #40042
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
- a) de atividades que incentivam a leitura e o cálculo.
- b) de um currículo articulado com a prática.
- c) da prática docente no desenvolvimento de conteúdos articulados.
- d) de ações planejadas pelo professor.
- e) do ensino, em instituições próprias.
- #40043
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Um Analista Sociocultural da Secretaria da Administração Penitenciária, que tem como uma de suas atribuições, previstas no edital do presente concurso, elaborar pareceres, deve redigir um parecer que invoca a Lei Federal n.º 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
- a) ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
- b) atendimento educacional aos educandos com necessidades especiais, em escolas próprias.
- c) atendimento em creches a crianças a partir de seis anos de idade.
- d) vaga na escola mais próxima de sua residência a toda criança a partir dos 7 anos de idade.
- e) ensino fundamental obrigatório a partir dos 7 anos de idade.
- #40044
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Um Analista Sociocultural da Secretaria da Administração Penitenciária, que tem como uma de suas atribuições, previstas no edital do presente concurso, elaborar pareceres, deve redigir um parecer que invoca a Lei Federal n.º 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).
- a) educação especial e a educação de jovens e adultos.
- b) ensino fundamental e ensino médio.
- c) educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
- d) educação infantil e ensino fundamental.
- e) educação especial e ensino fundamental.
- #40045
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A Constituição Federal determina que a educação é dever do Estado e da família e que compete aos Estados e aos Municípios, em regime de colaboração e com assistência da União: recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso; fazer-lhes a chamada pública; zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.
Estabelece, ainda, em seu art. 206, que o ensino será ministrado com base em alguns princípios. Dentre eles, pode-se citar:
I. pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
II. gratuidade do ensino nas escolas de educação básica;
III. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
IV. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
Estão corretas as afirmações contidas em
- a) I e II, apenas.
- b) III e IV, apenas.
- c) I, II e III, apenas.
- d) I, III e IV, apenas.
- e) I, II, III e IV.
- #40046
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Pela antropologia sabe-se que todo ser humano constrói o conhecimento através do domínio das práticas culturais existentes em seu meio e que esse tipo de aprendizagem obedece a certas leis, tanto no caso da educação escolar quanto no caso das aprendizagens informais. Neste sentido, pode-se afirmar que o ser humano
- a) aprende, exclusivamente, na escola.
- b) constrói o conhecimento, prioritariamente, pela memorização.
- c) aprende pela transmissão do conteúdo pelo professor.
- d) aprende na relação com o outro.
- e) constrói uma aprendizagem significativa pela repetição.
- #40047
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) , Lei n.º 8.069/90, atribui à criança e ao adolescente prioridade absoluta no atendimento aos seus direitos como cidadãos brasileiros. Em relação à educação, o art. 53 estabelece que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:
I. acesso à escola gratuita próxima de sua residência;
II. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
III. direito de ser respeitado por seus educadores;
IV. direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
São verdadeiras apenas as afirmações contidas em
- a) I e III.
- b) II e III.
- c) II e IV.
- d) I, II e III.
- e) II, III e IV.
- #40048
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Na instituição das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental está presente o caráter de colaboração, estabelecido no sistema educacional pela Constituição Federal e LDB, ao configurar a definição curricular como sendo composta de uma base nacional comum e uma parte diversificada.
Sobre a base nacional comum, é correto afirmar que
- a) se refere ao conjunto de conteúdos das áreas de conhecimento estabelecidas na legislação.
- b) envolve os conteúdos complementares.
- c) corresponde ao conjunto de conteúdos opcionais a serem escolhidos pelas escolas.
- d) se refere aos conteúdos definidos pelos estados e municípios.
- e) se trata de um conjunto de conteúdos dentre os quais a escola deverá escolher alguns.
- #40049
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A nação brasileira, por meio de suas instituições, e no âmbito de seus entes federativos, vem assumindo responsabilidades crescentes para que a Educação Básica seja prioridade nacional como garantia inalienável do exercício da cidadania plena. Assim, em relação ao ensino fundamental, é correto afirmar que é
- a) a primeira etapa da Educação Básica.
- b) a etapa obrigatória da educação a todos e a cada um.
- c) organizado, a partir da 1.ª série, para crianças com sete anos de idade.
- d) composto de 4 anos – 1.ª à 4.ª série.
- e) constituído pela creche e pré-escola.
- #40050
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Na oferta da educação de jovens e adultos em instituições próprias, integrantes da organização da educação nacional, devem ser obrigatoriamente observadas a estrutura dos componentes curriculares de ensino fundamental e médio. Dessa forma, atendendo ao caráter próprio dessa modalidade de educação, na proposição de um projeto pedagógico, a escola deverá se pautar pelo princípio da equidade que se caracteriza pela
- a) disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares.
- b) definição nacional da estrutura e da duração dos cursos.
- c) distribuição específica dos componentes curriculares.
- d) identificação e reconhecimento das características próprias do outro.
- e) valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores.
- #40051
- Banca
- VUNESP
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- SAP-SP
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
O Plano Nacional de Educação (PNE) constitui-se em uma importante política educacional, traça diretrizes e metas para a Educação no Brasil e tem prazo de até dez anos para que todas elas sejam cumpridas. Entre as principais metas estão a melhoria da qualidade do ensino e a erradicação do analfabetismo. É correto afirmar que o PNE é um plano
- a) global, de toda a educação.
- b) da União.
- c) de governo.
- d) da Secretaria de Educação.
- e) da rede de ensino estadual ou municipal.