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Simulado Questões Sociais | CONCURSO

Simulado Questões Sociais

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Este Simulado Questões Sociais foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Diversos
  • Matéria: Questões Sociais
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 10
  • Tempo do Simulado: 30 minutos

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Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Questões Sociais

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#244691
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(1,0) 1 - 

Dentro do discurso governamental a favor da cooperação solidária entre os países vizinhos e de novas formas de relação entre os cidadãos e suas instituições públicas, uma universidade com sede em Foz do Iguaçu (na tríplice fronteira brasileira com o Paraguai e a Argentina), iniciou suas atividades acadêmicas, lançando um “projeto único na história do ensino superior na América Latina".

A universidade em questão e um aspecto desse ineditismo anunciado são:

  • a) UNILAB / interculturalidade.
  • b) UNILA / instituição bilíngue.
  • c) UNIAM / transdisciplinaridade.
  • d) UFFS / interiorização do ensino.
  • e) UniSul / atendimento público.
#244692
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(1,0) 2 - 

Leia a notícia a seguir:

“De acordo com dados divulgados pelo INEP/ MEC, no índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2017 -, dez escolas da Rede Municipal de Ensino de Aracruz, do 1º ao 5º do ensino fundamental, ultrapassaram a meta estabelecida para o município, alcançando nota de 6.5a 7.0...”. (www.aracruz.es.gov.br)

Essa notícia positiva já ocorreu, também, em outras localidades, porque o grande segredo para esse sucesso de resultado na educação é a(o):

  • a) comprometimento das verbas enviadas pelo governo federal com a compra de livros para as bibliotecas e para as casas dos alunos.
  • b) comprometimento e envolvimento individual do aluno e coletivo da família.
  • c) comprometimento e envolvimento de iodos: alunos, famílias, profissionais da educação e uma política de governo bem definida.
  • d) modernização do espaço físico onde está localizada a secretaria de educação e das instalações dos setores regionais quando for o caso.
  • e) modernização de todo o mobiliário das escolas, incluindo os equipamentos de cozinha e mobiliário do refeitório.
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(1,0) 3 - 

Em 2008 a Lei 11.645 torna obrigatório o ensino de Historia e cultura Indígena no Brasil. Considerando a implementação desta lei podemos dizer que de lá pra cá algumas mudanças ocorreram. Assinale a alternativa correta:

  • a) Os Indígenas no Brasil atualmente não podem ser considerados como grupos excluídos na sociedade brasileira
  • b) Muito se aprendeu sobre o Brasil e seus aspectos indígenas, é por isso que vemos por parte dos grupos indígenas no Brasil total apoio ao projeto do “Marco temporal”
  • c) É desnecessário esse tipo de lei, pois todo mundo sabe que os indígenas lidam de outras formas com a educação
  • d) Muito pouco melhorou, pois os indígenas estudam coisas da natureza o que está muito distante da vida do homem urbano
  • e) A lei foi importante para a conscientização da sociedade brasileira como um todo sobre o quão presente a cultura indígena se faz no país, entretanto, há muito que se lutar considerando o quesito igualdade social para esses grupos
#244694
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(1,0) 4 - 

Escolas estaduais e particulares de São Paulo participarão do Pisa for Schools, que será aplicado pela primeira vez no Brasil neste ano (2019) de forma oficial. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado no dia 13 de junho deste ano. As matérias jornalísticas que trataram dessa informação lembram que, em 2017, a Fundação Lemann financiou um projeto piloto do Pisa em algumas escolas do País. Os resultados mostraram que as melhores notas foram obtidas por escolas de

(http://bit.ly/2WH0hhy: Adaptado)

  • a) Mossoró, no Rio Grande do Norte.
  • b) Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco.
  • c) Feira de Santana, na Bahia.
  • d) Sobral, no Ceará.
  • e) Arapiraca, em Alagoas.
#244695
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(1,0) 5 - 

Em 2019, a professora brasileira Débora Garofalo foi finalista do Global Teacher Prize, o mais importante prêmio internacional concedido na área da Educação. Analise as seguintes afirmações relacionadas ao trabalho dela:

I. Seus alunos recolheram lixo e transformaram sucata em brinquedos, semáforos e sensores para cadeiras de rodas, entre outros materiais.

II. Os alunos de Débora alimentaram o sentimento de pertencimento na resolução de problemas do cotidiano, o que foi essencial para engajá-los na prática educativa.

III. Sua escola, a Almirante Ary Parreiras, em São Paulo, viu o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) recuar um ponto em função do desvio da aprendizagem decorrente da sua metodologia educacional.

Quais estão corretas?

  • a) Apenas I.
  • b) Apenas II.
  • c) Apenas III.
  • d) Apenas I e II.
  • e) Apenas I e III.
#244696
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(1,0) 6 - 

A Base Nacional Comum Curricular salienta que a Educação Básica deve visar à:

  • a) Concepção linear do processo de ensino.
  • b) Promoção de um ensino que privilegia o aspecto cognitivo.
  • c) Seleção dos melhores alunos ao ensino superior.
  • d) Preparação ao ensino técnico e especializado.
  • e) Formação e ao desenvolvimento humano global.
#244697
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(1,0) 7 - 

Dados finais do Censo Escolar 2018 das escolas públicas brasileiras, publicados no Diário Oficial da União (DOU) de dezembro de 2018, mostram que

  • a) a Educação Básica apresentou um acréscimo de 1,3 milhão de estudantes nos últimos quatro anos.
  • b) houve uma queda no número de alunos matriculados no Ensino Médio.
  • c) houve, na Educação Infantil, queda acentuada no ingresso de alunos, principalmente nas creches.
  • d) a grande maioria das crianças e jovens estudantes está matriculada na rede privada de ensino.
  • e) a proporção de matrículas de tempo integral é substancialmente maior na rede privada do que na rede pública.
#244698
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(1,0) 8 - 

O Brasil, após as eleições de 2018, continua produzindo relações de bipolaridade no âmbito do discurso, tanto nas redes sociais quanto nas figuras de representações políticas. Existem várias declarações que, para os historiadores e pesquisadores, não encontram respaldos historiográficos, tais como: “não houve ditatura no Brasil”, o “fascismo e o nazismo foram movimentos de esquerda”, “a esquerda brasileira quer reescrever a história”. Considerando que o professor de história deve relacionar a história cotidiana com a historiografia vigente, proporcionando um olhar crítico entre a vertente historiográfica e o que está apenas no mundo ideológico, no senso comum, assinale a alternativa que NÃO apresenta sustentação historiográfica, na visão do historiador Boris Fausto.

  • a) A relação de bipolaridade na história foi representada de forma objetiva por dois blocos econômicos, estabelecendo um estado de tensão internacional, causada por uma política sistemática de hostilidade entre duas nações, conflitos no mundo prático e ideológico, porém sem o uso de armas.
  • b) O nazismo foi articulado dentro da República Weimar, com vários partidos políticos e facções políticas, objetivando uma pressão contra o poder instituído.
  • c) Uma reflexão histórica conceitual sobre comunismo, socialismo, capitalismo e neoliberalismo é respaldada pelo modo de produção, pela dinâmica econômica e organização política vigente. Considerando algumas dessas características, temos hoje China, Cuba, Coreia do Norte e Vietnã como países com características conceituais socialistas.
  • d) Uma reflexão histórica conceitual sobre comunismo, socialismo, capitalismo e neoliberalismo é respaldada pelo modo de produção, pela dinâmica econômica e organização política vigente. Considerando algumas dessas características, temos hoje China, Cuba, Coreia do Norte e Vietnã como países com características conceituais socialistas.
  • e) Algumas vertentes ideológicas na atualidade tentam justificar uma perspectiva liberal econômica, tratando como perigosas tendências de esquerda, chamando-as socialista ou comunista. Contudo, essas justificativas já ocorreram no Brasil quando determinadas alas políticas olhavam com medo para a popularidade de João Goulart, considerando-o muito próximo do comunismo.
#244699
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(1,0) 9 - 

Trata-se de um programa do Ministério da Educação que objetiva oferecer bolsas de estudo em instituições privadas. Podem concorrer às bolsas de estudo, que são parciais ou integrais, estudantes de famílias de baixa renda.

Assinale a alternativa que identifica o referido programa.

  • a) FIES
  • b) ENEM
  • c) CAPES
  • d) PROUNI
  • e) RENAME
#244700
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(1,0) 10 - 

Analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) Tecnologias sociais são técnicas, materiais e procedimentos metodológicos testados, validados e com impacto social comprovado, criados a partir de necessidades sociais, com a finalidade de solucionar um problema social. ( ) Uma tecnologia social nem sempre considera as realidades sociais locais, mas está, de forma geral, associada a formas de organização coletiva, representando soluções para a inclusão social e melhoria da qualidade de vida. ( ) O conceito de tecnologia social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com uma coletividade e que representem efetivas soluções de transformação social. ( ) O conceito de tecnologia social remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação.
A seqüência está correta em:

  • a) V, F, V, V
  • b) V, V, V, V
  • c) V, V, F, F
  • d) F, F, F, F
  • e) V, V, V, F