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Simulado Profissional de Nível Superior | CONCURSO

Simulado Profissional de Nível Superior

Simulado Profissional de Nível Superior

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Este Simulado Profissional de Nível Superior foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Profissional de Nível Superior
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Profissional de Nível Superior

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#259784
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(1,0) 1 - 

No Brasil, a AD foi utilizada em público, pela primeira vez, em 2003, durante o festival temático “Assim vivemos: Festival Internacional de filmes sobre deficiência”, que reproduz a ideia do festival Wie wir leben (Como nós vivemos) de Munique, na Alemanha, e que acontece a cada dois anos. Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.

  • a) Os meios de comunicação não são relevantes e não se importam com o que diz respeito ao cumprimento da lei que garante o acesso da população deficiente visual brasileira aos meios audiovisuais.
  • b) A Norma Complementar nº1 (BRASIL, 2006a) regulamenta a audiodescrição e seus efeitos.
  • c) Desde a promulgação da Lei nº 10.098 (BRASIL, 2000), regulamentada pelo Decreto nº 5.296 (BRASIL,2004), alterado pelo Decreto nº 5.645 (BRASIL, 2005) e pelo Decreto nº 5.762 (BRASIL, 2006b), o recurso da audiodescrição tornou-se um direito garantido pela legislação brasileira.
  • d) O espaço sub-rogado resulta da integração conceitual de partes do corpo do sinalizador – que pertencem ao espaço real – com entidades pertencentes ao espaço do evento.
  • e) O espaço token resulta da integração conceitual entre uma localização do espaço de sinalização, que é parte do espaço real, e uma entidade da história.
#259785
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(1,0) 2 - 

Sobre a audiodescrição ao vivo e pré-gravada, assinale a alternativa correta.

  • a) Trata-se de uma locução adicional roteirizada que descreve as ações, a linguagem corporal, os estados emocionais, a ambientação, os figurinos e a caracterização dos personagens.
  • b) É necessário que sejam utilizados dois pontos de iluminação para o intérprete. Um frontal, diagonal superior, e outro no topo da cabeça para eliminar todas as sombras no tecido ao fundo ou no intérprete.
  • c) Trata-se de uma imagem adicional roteirizada que descreve as ações.
  • d) O plano de fundo deverá ser nas cores azul ou verde em tonalidade compatível para a aplicação da técnica chroma key.
  • e) Trata-se do espaço da janela que deve ser preservado sem que haja qualquer interrupção ou encobrimento por parte de imagens ou legenda.
#259786
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(1,0) 3 - 

A audiodescrição (AD) consiste na em um recurso que conta com pouco mais de trinta anos de existência. Três têm sido os modelos utilizados para a formação em AD, sendo eles

  • a) treinamento em serviço promovido por empresas que trabalham com AD, treinamento em TILS e cursos certificados em nível de extensão.
  • b) treinamento em TILS, realizar escolhas lexicais e terminológicas levando em consideração os aspectos culturais e linguísticos da língua fonte e curso de extensão em AD.
  • c) curso a distância em AD, curso de módulo de libras e treinamento através de cursos de curta duração ministrados por audiodescritores com experiência de mercado.
  • d) treinamento através de cursos de curta duração ministrados por audiodescritores com experiência de mercado, formação acadêmica e treinamento em TILS.
  • e) treinamento através de cursos de curta duração ministrados por audiodescritores com experiência de mercado; treinamento em serviço promovido por empresas que trabalham com AD; e formação acadêmica, em geral na forma de módulos em cursos de mestrado em Tradução Audiovisual, ou cursos certificados em nível de extensão.
#259787
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(1,0) 4 - 

O audiodescritor (ADr), quando faz o roteiro, deve estar consciente de que a AD é um tipo textual com características concretas e próprias. A tarefa de audiodescrever requer também uma investigação sobre o material a ser audiodescrito, como a cinematografia, estudos da semiótica, gênero, público, entre outros. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.

  • a) Se a audiodescrição não atender à máxima coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, contextualização, intertextualidade e informatividade, pode ser considerada um texto – de fato, e está de acordo com uma lógica de causa-efeito.
  • b) Olhando-se para a audiodescrição sob a perspectiva que privilegia a oposição imagem dinâmica / imagem estática, podese dizer que no caso de imagens dinâmicas o audiodescritor/ tradutor precisa contemplar as seguintes questões: “o quê?”, “quem?”, “como?”, “quando?” e “onde?” e, no caso da AD de imagens estáticas, o audiodescritor deverá se ater à pergunta “como é o objeto?”.
  • c) Sendo a AD uma modalidade de tradução e a informação sonora, cabe ao audiodescritor/tradutor não entender os significados propostos de maneira efetiva e clara. Audiodescrever é transformar todos os códigos em um meio visual.
  • d) O objetivo deve estar em apoiar o texto de partida mediante as descrições para as pessoas com deficiência auditiva, utilizando, para isso, um tipo textual com narrativas recorrentes, uso próprio (particular) de tempos verbais e elementos de coesão do mesmo modo que um léxico específico, que se propõe a resolver as necessidades tradutórias que os novos formatos de tradução exigem.
  • e) A audiodescrição se encarrega de condensar a informação vinculada por códigos audíveis apenas.
#259788
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(1,0) 5 - 

Como as características de cada modalidade de AD estão relacionadas às particularidades de cada obra ou evento, é necessário entender as diferenças que isso produz e como impacta em uma classificação. Em relação ao modo de realização de cada uma, assinale a alternativa correta.

  • a) A AD do tipo “gravada” tem seu roteiro realizado no momento da exibição com a narração realizada de forma simultânea. São exemplos: filmes e programas de televisão.
  • b) A AD do tipo “ao vivo” tem seu roteiro realizado antes da exibição e narração que ocorre no momento da exibição. São exemplos: programas de televisão ao vivo, peças de teatro e visitas a museu.
  • c) A AD do tipo “simultânea” tem seu roteiro realizado depois da exibição, com narração realizada antes do projeto. Exemplo: notícia de evento esportivo.
  • d) A AD do tipo “gravada” tem seu roteiro realizado antes da exibição com a narração realizada de forma simultânea. São exemplos: programas de rádio.
  • e) A AD do tipo “simultânea” tem seu roteiro realizado no momento da exibição, com narração realizada ao final do projeto. Exemplo: ópera.