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Simulado Profissional Básico - Psicologia | CONCURSO

Simulado Profissional Básico - Psicologia

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Este Simulado Profissional Básico - Psicologia foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Profissional Básico - Psicologia
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Profissional Básico - Psicologia

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Boa sorte e Bons Estudos,

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#262442
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(1,0) 1 - 

A noção de difusão é importante nas análises da dinâmica de poder nas organizações.

A esse respeito, considere afirmações abaixo.

I - O conceito de migração de poder entre classes é inadequado na explicação da dinâmica de poder nas organizações.

II - O Take over, fenômeno em que o acionista, seja físico ou jurídico, assume o controle da organização, é uma das consequências da profissionalização administrativa.

III - Os mecanismos facilitadores de financiamento disponibilizados pelo Estado proporcionaram ao empresário brasileiro o exercício do poder em sua organização, dispensando assim a construção de uma coalizão interna.

É correto APENAS o que se afirma em

  • a) I
  • b) III
  • c) I e II
  • d) I e III
  • e) II e III
#262443
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(1,0) 2 - 

Um funcionário é promovido de acordo com seu desempenho passado e seu tempo de serviço. Em um determinado ponto, ao assumir um novo cargo dentro de sua equipe original, que requer um exercício mais sofisticado de sua função original, sem mudanças em seu contexto físico nem em sua carga de trabalho, o desempenho passa a ser abaixo da média.

Que diagnóstico é possível fazer, apenas com os dados apresentados, e qual é o encaminhamento a ser dado, mantendo-se o foco no plano de carreira desse funcionário?

  • a) Ausência das competências necessárias para execu- ção das tarefas – Demoção.
  • b) A promoção levou o funcionário ao seu nível de incompetência – Treinamento e desenvolvimento.
  • c) A escolha da carreira ou da direção dada à carreira foi equivocada – Encaminhamento para um programa de mentoria.
  • d) O funcionário atingiu um platô de carreira – Programa de enriquecimento de carreira.
  • e) O funcionário apresenta um quadro clássico de neurose obsessiva e aversão ao sucesso – Psicoterapia.
#262444
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(1,0) 3 - 

O Desenvolvimento Organizacional (DO) se caracteriza por uma série de intervenções na organização com o objetivo de aumentar a eficácia da organização e o bem-estar dos funcionários. Respeito pelas pessoas, confiança e apoio, confrontação e participação são os valores que alicerçam esse modo de intervenção. Existem técnicas diferentes de DO que servem para a produção de mudança numa instituição.

Com base nessas informações, analise as situações a seguir.

Situação A: Durante o momento de crise econômica, a empresa Y promoveu encontros com seus funcionários, incentivando-os a falar de seu orgulho em trabalhar na organização, apontando os pontos fortes da empresa, e a pensar em uma visão de como a empresa poderia agir para superar a crise e se fortalecer no futuro.

Situação B: Uma universidade particular, que representa um ensino superior de ponta no país, promoveu uma série de sessões de treinamento entre os professores de sistema de informação, ciências sociais e psicologia. Essas sessões focaram nas diferenças entre as profissões e os departamentos para tratar dos estereótipos criados por cada um dos participantes sobre a sua e as demais profissões, com o intuito de possibilitar um maior diálogo entre os profissionais.

Essas duas situações exemplificam as seguintes técnicas de DO:

  • a) construção de equipes e desenvolvimento intergrupos
  • b) consultoria de processo e levantamento de feedback
  • c) investigação apreciativa e desenvolvimento intergrupos
  • d) treinamento de sensibilidade e investigação apreciativa
  • e) levantamento de feedback e treinamento de sensibilidade
#262445
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(1,0) 4 - 

A pesquisa-ação é um importante instrumento nos estudos da dinâmica de grupo, além de ser uma técnica de intervenção nas organizações.

Na pesquisa-ação, o pesquisador ou agente de mudança

  • a) compreende a dinâmica de grupo a partir das partes constitutivas do comportamento grupal.
  • b) compreende a dinâmica do grupo a partir das inter-relações dinâmicas que suas partes constitutivas mantêm entre si.
  • c) promove a mudança a partir de três etapas (diagnóstico, análise e feedback).
  • d) promove a mudança a partir de um processo linear e que visa ao desenvolvimento da sensibilidade entre as pessoas da organização analisada.
  • e) promove a mudança a partir de uma solução preestabelecida pelo programa.
#262446
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(1,0) 5 - 

O líder tem um papel importante no desenvolvimento de equipes de trabalho. Existem cinco fases observáveis no desenvolvimento de equipes de trabalho: 1) Formação; 2) Confusão/Conflito; 3) Normatização; 4) Desempenho; 5) Desintegração. As tarefas dos líderes são distintas em cada uma destas fases.

Uma equipe de engenheiros de sistema da Empresa X foi formada para cumprir a tarefa de criar um software para a empresa. No final desse processo de trabalho, a equipe chega à fase de desintegração.

Nessa fase, o líder dessa equipe tem como uma de suas tarefas:

  • a) resolver questões suscitadas pela dinâmica do poder e da autoridade.
  • b) estabelecer um processo de transição, tratando a fase em que a equipe se encontra como um processo natural.
  • c) estimular os membros da equipe a trabalharem de forma cooperativa.
  • d) adaptar o papel da liderança com o objetivo de dar mais independência à equipe na realização do trabalho.
  • e) monitorar o progresso do trabalho, atualizando os métodos e procedimentos de trabalho coletivo.