Simulado Professor - Ensino Religioso | CONCURSO
📚 Simulado Professor - Ensino Religioso gratuito | cód.24051
Está se preparando para o concurso de Professor - Ensino Religioso? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.
🔗 Veja mais simulados para o cargo Professor - Ensino Religioso
🎯 São milhares de simulados para concursos disponíveis para você praticar e conquistar sua vaga no cargo de Professor - Ensino Religioso.
🧪 Este Simulado Professor - Ensino Religioso foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: Professor - Ensino Religioso
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 5
- ⏱️ Tempo do Simulado: 15 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado para o cargo Professor - Ensino Religioso e saia na frente!
📖 Questões para o Cargo Professor - Ensino Religioso
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do cargo Professor - Ensino Religioso
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no cargo Professor - Ensino Religioso. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Professor - Ensino Religioso
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o cargo Professor - Ensino Religioso.
Ver apostilas para Professor - Ensino Religioso
📢 Concursos Abertos para o Cargo Professor - Ensino Religioso
Veja os concursos abertos com o cargo Professor - Ensino Religioso. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para o cargo Professor - Ensino Religioso
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #251723
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
As estruturas universitárias europeias na Idade Média pareciam com os ambientes escolares atenienses platônicos e aristotélicos, e sua origem se dá em meio ao ambiente religioso, mais especificamente, de mosteiros e catedrais. Sobre o modelo pedagógico das congregações religiosas e universidades da idade média, analisar os itens abaixo:
I. No que se refere ao modelo pedagógico, é possível afirmar que seu currículo era composto por filosofia e artes liberais. II. O currículo trivium continha gramática, retórica e lógica; e o quadrivium era separado em geometria, aritmética, música e astronomia. III. O ensinamento filosófico era o ápice do intelecto.
Está(ão) CORRETO(S):
- a) Somente o item I.
- b) Somente o item II.
- c) Somente os itens I e III.
- d) Todos os itens.
- #251724
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
De acordo com a Bíblia Sagrada, o povo judeu é descendente de qual dos filhos de Abraão?
- a) Isaque.
- b) Zinrã.
- c) Ismael.
- d) Jocsã.
- #251725
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Os conflitos políticos entre os poderes laicos e eclesiais e a disseminação do pensamento aristotélico no Ocidente foram determinantes para o surgimento das universidades medievais. Assim, estimulou-se o nascimento de instituições universitárias, junto do renascimento das cidades, do florescimento e do fortalecimento do comércio e de seus mercadores. É, então, por meio da filosofia aristotélica e das mudanças teóricas por ela apresentadas que o saber e a investigação tomam novas formas, provocando debates entre os intelectuais que frequentavam essas universidades. A partir desses embates, surgem três grandes correntes teóricas. Sobre essas correntes, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Uma das correntes refuta o pensamento aristotélico, lutando pela conservação das concepções agostinianas, apoiada na Bíblia e na ação divina. (_) Outra corrente prega o abandono dos escritos sagrados, alinhando-se radicalmente ao pensamento filosófico. (_) A terceira une as duas correntes citadas, unindo os posicionamentos de Aristóteles aos escritos sagrados. Esse debate foi intenso e marcou, de maneira indelével, a trajetória intelectual de quase todo o século XIII e as primeiras décadas do XIV.
- a) C - C - E.
- b) C - C - C.
- c) C - E - E.
- d) E - E - C.
- #251726
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A religião, por definição, é um conjunto de doutrinas, rituais e práticas que pretendem estabelecer contato entre divindades e humanos. Sobre as divisões religiosas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Religiões politeístas. (2) Religiões monoteístas.
(_) Sistemas religiosos que reconhecem apenas um deus. (_) Sistemas religiosos que reconhecem e veneram vários deuses. (_) O cristianismo, o judaísmo e o islamismo são as três maiores religiões desse grupo.
- a) 1 - 1 - 2.
- b) 1 - 2 - 1.
- c) 2 - 1 - 2.
- d) 2 - 2 - 1.
- #251727
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Conhecer os aspectos da consolidação das ciências da religião no Brasil é importante para compreender de que modo esse campo de pesquisa e formação pode contribuir para o cenário educacional do país. A respeito das políticas educacionais do ensino religioso, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) aponta o ensino religioso como componente curricular e ressalta a laicidade do ensino. (_) Um dos desafios é superar os preconceitos da modernidade com a religião, visto que existe a concepção de que o estudo do fenômeno religioso está vinculado à doutrinação eclesiástica. (_) A indicação tem sido construir planos de ensino que superem a cristianização e as concepções religiosas tradicionais e que ressaltem o caráter plural das religiões.
- a) C - C - E.
- b) C - C - C.
- c) C - E - E.
- d) E - E - C.