Processando...

Simulado Professor - Ensino Religioso | CONCURSO

Simulado Professor - Ensino Religioso

📚 Simulado Professor - Ensino Religioso gratuito | cód.24051

Está se preparando para o concurso de Professor - Ensino Religioso? Então você precisa testar seus conhecimentos com nossos simulados exclusivos 🧠.

🔗 Veja mais simulados para o cargo Professor - Ensino Religioso

🎯 São milhares de simulados para concursos disponíveis para você praticar e conquistar sua vaga no cargo de Professor - Ensino Religioso.

🧪 Este Simulado Professor - Ensino Religioso foi elaborado da seguinte forma:


⚙️ REGRA DO SIMULADO

Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.

📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.

🚀 Aproveite este simulado para o cargo Professor - Ensino Religioso e saia na frente!


📖 Questões para o Cargo Professor - Ensino Religioso

Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:

Questões do cargo Professor - Ensino Religioso


🎥 Vídeo Aula

Confira vídeo aulas no YouTube com foco no cargo Professor - Ensino Religioso. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.

Assistir vídeo aula sobre Professor - Ensino Religioso


📚 Apostila

Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o cargo Professor - Ensino Religioso.

Ver apostilas para Professor - Ensino Religioso


📢 Concursos Abertos para o Cargo Professor - Ensino Religioso

Veja os concursos abertos com o cargo Professor - Ensino Religioso. A lista está sempre atualizada:

Concursos abertos para o cargo Professor - Ensino Religioso


🍀 Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅


#251723
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

As estruturas universitárias europeias na Idade Média pareciam com os ambientes escolares atenienses platônicos e aristotélicos, e sua origem se dá em meio ao ambiente religioso, mais especificamente, de mosteiros e catedrais. Sobre o modelo pedagógico das congregações religiosas e universidades da idade média, analisar os itens abaixo:
I. No que se refere ao modelo pedagógico, é possível afirmar que seu currículo era composto por filosofia e artes liberais. II. O currículo trivium continha gramática, retórica e lógica; e o quadrivium era separado em geometria, aritmética, música e astronomia. III. O ensinamento filosófico era o ápice do intelecto.
Está(ão) CORRETO(S):

  • a) Somente o item I.
  • b) Somente o item II.
  • c) Somente os itens I e III.
  • d) Todos os itens.
#251724
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

De acordo com a Bíblia Sagrada, o povo judeu é descendente de qual dos filhos de Abraão?

  • a) Isaque.
  • b) Zinrã.
  • c) Ismael.
  • d) Jocsã.
#251725
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Os conflitos políticos entre os poderes laicos e eclesiais e a disseminação do pensamento aristotélico no Ocidente foram determinantes para o surgimento das universidades medievais. Assim, estimulou-se o nascimento de instituições universitárias, junto do renascimento das cidades, do florescimento e do fortalecimento do comércio e de seus mercadores. É, então, por meio da filosofia aristotélica e das mudanças teóricas por ela apresentadas que o saber e a investigação tomam novas formas, provocando debates entre os intelectuais que frequentavam essas universidades. A partir desses embates, surgem três grandes correntes teóricas. Sobre essas correntes, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Uma das correntes refuta o pensamento aristotélico, lutando pela conservação das concepções agostinianas, apoiada na Bíblia e na ação divina. (_) Outra corrente prega o abandono dos escritos sagrados, alinhando-se radicalmente ao pensamento filosófico. (_) A terceira une as duas correntes citadas, unindo os posicionamentos de Aristóteles aos escritos sagrados. Esse debate foi intenso e marcou, de maneira indelével, a trajetória intelectual de quase todo o século XIII e as primeiras décadas do XIV.

  • a) C - C - E.
  • b) C - C - C.
  • c) C - E - E.
  • d) E - E - C.
#251726
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

A religião, por definição, é um conjunto de doutrinas, rituais e práticas que pretendem estabelecer contato entre divindades e humanos. Sobre as divisões religiosas, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Religiões politeístas. (2) Religiões monoteístas.
(_) Sistemas religiosos que reconhecem apenas um deus. (_) Sistemas religiosos que reconhecem e veneram vários deuses. (_) O cristianismo, o judaísmo e o islamismo são as três maiores religiões desse grupo.

  • a) 1 - 1 - 2.
  • b) 1 - 2 - 1.
  • c) 2 - 1 - 2.
  • d) 2 - 2 - 1.
#251727
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Conhecer os aspectos da consolidação das ciências da religião no Brasil é importante para compreender de que modo esse campo de pesquisa e formação pode contribuir para o cenário educacional do país. A respeito das políticas educacionais do ensino religioso, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) aponta o ensino religioso como componente curricular e ressalta a laicidade do ensino. (_) Um dos desafios é superar os preconceitos da modernidade com a religião, visto que existe a concepção de que o estudo do fenômeno religioso está vinculado à doutrinação eclesiástica. (_) A indicação tem sido construir planos de ensino que superem a cristianização e as concepções religiosas tradicionais e que ressaltem o caráter plural das religiões.

  • a) C - C - E.
  • b) C - C - C.
  • c) C - E - E.
  • d) E - E - C.