Simulado Professor de Educação Básica dos anos iniciais | CONCURSO
📚 Simulado Professor de Educação Básica dos anos iniciais gratuito | cód.26556
Estude com estratégia: o simulado Professor de Educação Básica dos anos iniciais foi criado pensando em você! 📘
🔗 Veja mais simulados para o cargo Professor de Educação Básica dos anos iniciais
🎯 São milhares de simulados para concursos disponíveis para você praticar e conquistar sua vaga no cargo de Professor de Educação Básica dos anos iniciais.
🧪 Este Simulado Professor de Educação Básica dos anos iniciais foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: Professor de Educação Básica dos anos iniciais
- 📚 Matéria: Matérias Diversas
- 🧩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 5
- ⏱️ Tempo do Simulado: 15 minutos
⚙️ REGRA DO SIMULADO
Este simulado é gratuito 🆓. Basta clicar no botão iniciar abaixo e preencher um breve cadastro para participar do nosso ranking.
📊 No ranking você compara sua nota com outros candidatos e acompanha sua evolução nos estudos.
🚀 Aproveite este simulado para o cargo Professor de Educação Básica dos anos iniciais e saia na frente!
📖 Questões para o Cargo Professor de Educação Básica dos anos iniciais
Se ainda não estiver pronto para fazer o simulado, treine antes com nossas questões de concursos:
Questões do cargo Professor de Educação Básica dos anos iniciais
🎥 Vídeo Aula
Confira vídeo aulas no YouTube com foco no cargo Professor de Educação Básica dos anos iniciais. Estude com conteúdo gratuito e atualizado.
Assistir vídeo aula sobre Professor de Educação Básica dos anos iniciais
📚 Apostila
Encontre apostilas completas e materiais didáticos atualizados para o cargo Professor de Educação Básica dos anos iniciais.
Ver apostilas para Professor de Educação Básica dos anos iniciais
📢 Concursos Abertos para o Cargo Professor de Educação Básica dos anos iniciais
Veja os concursos abertos com o cargo Professor de Educação Básica dos anos iniciais. A lista está sempre atualizada:
Concursos abertos para o cargo Professor de Educação Básica dos anos iniciais
🍀 Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z ✅
- #264343
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
O trabalho no campo da oralidade pressupõe uma escuta e um olhar apurados por parte do professor, tanto na aula quanto na condução das atividades didáticas. Sendo assim, é imperioso que o professor desenvolva:
I. Uma atitude mais intervencionista e menos observadora da produção discursiva oral de seus alunos, utilizando-se de instrumentos avaliativos mais gerais e de momento de produção discursiva.
II. Uma metodologia de apresentação de conteúdos que de fato permita a emergência de questionamentos e comentários por parte dos alunos sobre os conteúdos apresentados.
III. Estratégias didáticas que levem os alunos a refletir sobre suas práticas de linguagem e sobre suas atitudes em relação às práticas de linguagem dos outros.
Está(ão) CORRETO(S):
- a) Somente os itens I e II.
- b) Somente os itens I e III.
- c) Somente os itens II e III.
- d) Nenhum dos itens.
- e) Todos os itens.
- #264344
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O princípio alfabético é uma das habilidades básicas que compõem o processo de alfabetização. Sobre o princípio alfabético, analisar os itens abaixo:
I. O nível silábico-alfabético representa que o estudante se apropriou do princípio alfabético, sendo capaz de fonetizar a escrita.
II. A consciência lexical é um dos níveis de consciência fonológica e é necessária para que o estudante desenvolva o princípio alfabético.
III. A consciência semântica, um dos níveis da consciência fonológica, avança à medida que a professora atua nas zonas de desenvolvimento proximal, resultando, portanto, na relação do conteúdo com o contexto e na apropriação do princípio alfabético.
IV. As escritas espontâneas devem ser propostas a partir do momento em que o estudante já adquiriu o nível de conceitualização de escrita adequado para a atuação em sua zona de desenvolvimento proximal (silábico-alfabético).
Está(ão) CORRETO(S):
- a) Nenhum dos itens.
- b) Somente um item.
- c) Somente dois itens.
- d) Somente três itens.
- e) Todos os itens.
- #264345
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Nos primeiros anos escolares, é essencial propor aos estudantes situações de leitura e escrita em diversos momentos. Considerando-se as situações de aprendizagem da leitura e da produção de textos no âmbito escolar, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) É necessário pôr à disposição dos estudantes materiais escritos variados, assim como ler para eles muitos e bons textos, para que tenham a oportunidade de conhecer diversos gêneros.
( ) É preciso prática e orientação adequadas para desenvolver uma postura de leitor crítico.
( ) As habilidades de leitura e produção de textos envolvem o conhecimento de elementos que compõem os textos escritos, seus estilos e a identificação do autor, da finalidade e do contexto de circulação do texto.
( ) No primeiro ciclo da escolarização, deve-se apresentar exclusivamente textos de determinados gêneros (mais acessíveis à leitura) e reservar outros para o segundo ciclo.
- a) C - C - E - E.
- b) E - E - C - C.
- c) C - E - E - C.
- d) E - C - C - E.
- e) C - C - C - E.
- #264346
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Para superar dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, é necessária uma avaliação sistemática e com diferentes finalidades. Sobre as práticas avaliativas que visam priorizar os aspectos qualitativos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, analisar os itens abaixo:
I. Permitem que os professores comparem os saberes alcançados pelos estudantes em diferentes momentos da trajetória vivenciada.
II. É dispensável a elaboração de instrumentos e procedimentos de observação, de registro e de reflexão permanente sobre o processo de ensino-aprendizagem.
III. Devem ser processuais, participativas, formativas, cumulativas, diagnósticas e, portanto, redimensionadoras da ação pedagógica.
Está(ão) CORRETO(S):
- a) Somente o item I.
- b) Somente o item II.
- c) Somente o item III.
- d) Somente os itens I e III.
- e) Todos os itens.
- #264347
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A respeito dos métodos de alfabetização mais disseminados no Brasil, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Métodos predominantemente sintéticos. (2) Métodos predominantemente analíticos.
( ) O ensino da leitura deve ser iniciado pelo todo, para depois se proceder ao estudo de suas partes constitutivas.
( ) Palavração, sentenciação, historieta e global de contos.
( ) O ensino da leitura deve ser iniciado com a apresentação das letras e de seus nomes, ou de seus sons, ou das famílias silábicas, sempre de acordo com certa ordem crescente de dificuldade.
- a) 1 - 1 - 2.
- b) 1 - 2 - 1.
- c) 2 - 1 - 2.
- d) 2 - 2 - 1.
- e) 1 - 2 - 2.