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Simulado Professor de Educação Básica | CONCURSO

Simulado Professor de Educação Básica

Simulado Professor de Educação Básica

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Este Simulado Professor de Educação Básica foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Professor de Educação Básica
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Professor de Educação Básica

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#252078
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(1,0) 1 - 

Fundamentado na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), o Estado do Tocantins implantou, em 1997, o Programa Escola Autônoma de Gestão Compartilhada (PECGC), reestruturado em 2017.
As afirmativas a seguir indicam corretamente objetivos estabelecidos pelo referido Programa, à exceção de uma. Assinale-a.

  • a) Participação efetiva da comunidade no processo educativo para melhoria dos resultados educacionais.
  • b) Centralização dos recursos financeiros na Secretaria de Educação, que transmite, ao fim de cada ano letivo, uma prestação de contas.
  • c) Autonomia da escola, que é assessorada por Associações de Apoio às Escolas sobre questões político-pedagógicas.
  • d) Responsabilidades compartilhadas na tomada de decisões entre governo, profissionais da educação e comunidade.
  • e) Democratização da gestão escolar, alcançada pela interação do poder público com a comunidade escolar.
#252079
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(1,0) 2 - 

Como parte do projeto “Defensoria Pública nas Escolas”, uma série de palestras sobre a Lei nº 8.069, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tem sido ministrada nas escolas estaduais do Tocantins, para incentivar os estudantes a refletirem sobre o conjunto de normativas que amparam os direitos e os deveres da criança e do adolescente.
A respeito dos direitos e deveres prescritos no Estatuto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) De acordo com o Estatuto, são consideradas crianças os indivíduos com até 10 anos incompletos e, adolescentes, os que têm de 10 a 18 anos, e, em alguns casos previstos na lei, essa idade pode se estender até os 21 anos. ( ) De acordo com o Estatuto, são deveres da criança e do adolescente: respeitar pais e responsáveis; frequentar a escola e cumprir a carga horária estipulada para a sua série; respeitar os professores, educadores e demais funcionários da escola, entre outros. ( ) De acordo com o Estatuto, são direitos da criança e do adolescente: não sofrer nenhum tipo de negligência ou violência; expressar livremente as próprias opiniões; ter a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas.
As afirmativas são, respectivamente,

  • a) V – F – V.
  • b) F – V – V.
  • c) F – F – V.
  • d) V – V – F
  • e) V – F – F.
#252080
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(1,0) 3 - 

Na elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) é importante:
I. Descrever o processo de decisão (democrático e participativo), as propostas de formação continuadas locais, as ações de organização institucional, a articulação com a Associação de Apoio à Escola/Conselho escolar e as instâncias de protagonismos dos estudantes, famílias e sociedade civil. II. Identificar os objetivos de aprendizagem dos estudantes (a partir do currículo), as metas de resultados educacionais, tanto para aspectos cognitivos, como para as competências gerais da BNCC e outros aspectos socioemocionais e metas de formação docente.
Assinale a opção que indica corretamente os componentes do PPP apresentados nos textos I e II, respectivamente.

  • a) Missão e diagnóstico.
  • b) Identificação e monitoramento.
  • c) Apresentação e princípio.
  • d) Visão e estrutura organizacional.
  • e) Gestão e plano de ação.
#252081
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(1,0) 4 - 

A respeito das ações de registro e monitoramento do planejamento e execução das aulas de uma unidade escolar, assinale a opção que descreve corretamente atribuições próprias da Orientação Educacional.

  • a) Trabalhar em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos alunos e otimizar o planejamento e a execução das aulas.
  • b) Assegurar a atualização dos registros escolares e acompanhar o rendimento escolar dos alunos por meio do Sistema de Gestão Escolar.
  • c) Garantir e orientar o registro dos diários de classe no SGE, visando ao cumprimento do planejamento pedagógico do professor.
  • d) Responsabilizar-se pelo preenchimento, análise e registro de certificados e diplomas expedidos pela UE e demais anotações que comprovem a legitimidade do documento conferido.
  • e) Monitorar, diariamente, o preenchimento dos diários de classe, no SGE, visando ao cumprimento do planejamento de curso, das aulas e da carga horária, registro dos conteúdos, frequências e notas dos alunos.
#252082
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(1,0) 5 - 

Leia os trechos a seguir.
I. Tem o propósito de subsidiar os gestores com informações mais simples e tempestivas sobre a operação e os efeitos do programa, resumidas em painéis ou sistemas de indicadores de acompanhamento. Para isto, precisa-se de indicadores coletados e calculados com uma periodicidade que permita aos gestores reagir ainda dentro de um ciclo de execução do programa. II. Tem o propósito de subsidiar os gestores com informações mais aprofundadas e detalhadas sobre o funcionamento e os efeitos do programa, levantadas nas pesquisas de análise. Para isto, precisa-se de perguntas formuladas de forma empírica ou não sobre o diagnóstico, implantação, execução, resultados e impactos do programa, com fins de subsidiar o aperfeiçoamento do mesmo.
Os trechos definem, respectivamente as noções de

  • a) registro e monitoramento.
  • b) avaliação e controle.
  • c) controle e coordenação.
  • d) monitoramento e avaliação.
  • e) coordenação e registro.