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Simulado Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental | CONCURSO

Simulado Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental

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#250801
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(1,0) 1 - 

De acordo com o Art. 5º da Resolução CEE/PE nº 3/2006 de 14 de março de 2006, “as instituições de ensino de educação básica integrantes do Sistema Estadual de Ensino do Estado do Pernambuco deverão observar, na definição de sua proposta pedagógica, os seguintes limites máximos de vagas por turma”:

I. Na educação infantil: 10 crianças em creche, por professor, com um auxiliar; 25 alunos na pré-escola.

II. No ensino fundamental: 25 alunos no 1° ano; 30 alunos no 2° e 3° anos; 35 alunos no 4° e 5° anos; 45 alunos do 6º ao 9º ano.

III. No ensino médio, 50 alunos.

IV. Na educação de jovens e adultos, 25 alunos no ensino fundamental e 35 no ensino médio.

V. No ensino fundamental: 30 alunos no 1° ano; 35 alunos no 2° e 3° anos; 40 alunos no 4° e 5° anos; 50 alunos do 6º ao 9º ano.

Estão corretas as afirmativas:

  • a) I, III e V apenas
  • b) II, IV e V apenas
  • c) I, II, III e IV apenas
  • d) III e IV apenas
#250802
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(1,0) 2 - 

De acordo com Moreira (1999, p.153), David Ausubel, no que se refere à teoria da aprendizagem significativa, “recomenda o uso de organizadores prévios que sirvam de âncora para a nova aprendizagem e levem a o desenvolvimento de conceitos que facilitem a aprendizagem subsequente.” Para Ausubel, a principal função do organizador prévio é:

  • a) ativar a cognição inata.
  • b) mediar saberes posteriores.
  • c) organizar a aprendizagem formal.
  • d) funcionar como ponte cognitiva.
#250803
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(1,0) 3 - 

Considerando um ensino tradicional, de posição neoliberal positivista, utiliza-se a avaliação escolar “como instrumento de coerção e controle social, muitas vezes justificando-se naturalmente a seleção social, a discriminação e até a punição de determinados grupos.” (Loch, 2003, p.131) Em outro extremo desta questão está a “avaliação formativa”. Esta segunda, em termos de representação social, “é muitas vezes percepcionada como uma modalidade de avaliação subjetiva, querendo isto significar, para alguns, que ela é a modalidade de avaliação menos rigorosa ou mais sujeita a fatores não controláveis por parte dos diferentes atores escolares.” (Afonso, 2003, p.93). Resgatando o conceito da avaliação formativa, afirma-se que fazem parte de suas características ser:

  • a) qualitativa, diagnóstica, intuitiva e investigativa.
  • b) quantitativa, generalista, intuitiva e investigativa.
  • c) sumativa, intuitiva, diagnóstica e qualitativa.
  • d) intuitiva, investigativa, sumativa e quantitativa.
#250804
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(1,0) 4 - 

Sobre o papel dos subsunçores na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, pode-se afirmar que:

  • a) a aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação encontra-se em subsunçores relevantes existentes na estrutura cognitiva.
  • b) são estruturas de conhecimentos específicos e relevantes existentes na estrutura cognitiva do indivíduo.
  • c) definem a aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma integração, com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva.
  • d) são informações que não interagem com uma estrutura de conhecimentos específicos do aprendiz.
#250805
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(1,0) 5 - 

De acordo com as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental – CADERNO 1 – Língua portuguesa, o professor, para avaliar a linguagem oral do aluno em situações que favoreçam o progressivo domínio de registros formais , deve seguir as seguintes recomendações, EXCETO:

  • a) observar e registrar, de modo sistemático, como cada criança procede, tanto emsituações cotidianas como naquelas planejadas com a intenção de favorecer o desenvolvimento da comunicação oral.
  • b) acompanhar o processo individual de aprendizagem por meio de ficha, periodicamente discutida com cada criança, em que se explicitem indicadores relativos, dentre outros, à compreensão de textos orais.
  • c) refletir sobre o próprio processo de aprendizagem e sobre a participação no processo de avaliação a partir do preenchimento de campo específico da mesma ficha utilizada pelo professor e discussão conjunta.
  • d) observar e fazer levantamento dos conhecimentos prévios de cada criança em relação à fala e à escuta, valorizando a eficiência da linguagem do grupo social na comunicação cotidiana.