Simulado Princípios Gerais do Direito do Consumidor | CONCURSO
📚 Simulado Princípios Gerais do Direito do Consumidor gratuito | cód.18636
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🧪 Este Simulado de Princípios Gerais do Direito do Consumidor foi elaborado da seguinte forma:
- 📌 Categoria: Concurso
- 🏛️ Instituição: . Concursos Diversos
- 👔 Cargo: . Cargos Diversos
- 📚 Matéria: Princípios Gerais do Direito do Consumidor
- 🤩 Assuntos do Simulado:
- 🏢 Banca Organizadora: . Bancas Diversas
- ❓ Quantidade de Questões: 10
- ⏱️ Tempo do Simulado: 30 minutos
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📚 Questões de Princípios Gerais do Direito do Consumidor
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Questões de Princípios Gerais do Direito do Consumidor
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- #220949
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Princípios Gerais do Direito do Consumidor
- Concurso
- . Concursos Diversos
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- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Trata-se de aplicação INCORRETA do princípio constitucional da ordem econômica da função socioambiental da propriedade, combinado com o direito básico do consumidor à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, a obrigação dos
- a) produtores e comerciantes de carne bovina de informar a origem do produto, tendo em vista a degradação ambiental na Amazônia provocada pela expansão da fronteira agropecuária.
- b) estabelecimentos públicos ou privados, que abriguem recintos coletivos, de informar se pretendem criar ou não áreas destinadas exclusivamente aos fumantes, devidamente isoladas e com arejamento conveniente.
- c) produtores e comerciantes de veículos automotores informar o nível de emissão de gases tóxicos de correntes da queima de combustível dos motores.
- d) comerciantes informar se os sacos plásticos postos a disposição para transporte das mercadorias adquiridas é biodegradável.
- e) produtores e comerciantes de pilhas e baterias informar dos riscos relacionados ao seu descarte inadequado.
- #220950
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(1,0) 2 -
Sob a visão clássica, cinco são os princípios que regem o direito contratual. A relação de consumo é ajustada por contrato e aqueles princípios também a ela se aplicam. Contudo, em face da natureza da relação de consumo alguns desses princípios têm seu valor reduzido, enquanto outros assumem relevância. Tem relevância para a relação de consumo, o seguinte princípio do direito contratual:
- a) da ordem pública;
- b) da relatividade dos contratos;
- c) da boa-fé;
- d) de obediência às regras mercantis;
- e) da autonomia da vontade.
- #220951
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(1,0) 3 -
Analise as proposições abaixo:
I - O princípio da proteção ao consumidor decorre do princípio da tutela do mais fraco na relação contratual, buscando a igualdade.
II - O Código de Defesa do Consumidor expressamente alude ao princípio do reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor.
III - Os princípios da proteção ao consumidor e de sua vulnerabilidade podem dar ensejo ao desequilíbrio entre as partes contratantes, em detrimento do princípio da ordem econômica.
IV - A vulnerabilidade econômica é a que resulta da posição financeira do fornecedor ou prestador de serviço em posição de vantagem em relação aos consumidores.
Assinale a resposta correta:
- a) somente as proposições dos itens I e III estão corretas.
- b) todas as proposições estão corretas.
- c) somente as proposições dos itens I e II estão corretas.
- d) somente as proposições dos itens III e IV estão corretas.
- e) somente a proposição do item III está incorreta.
- #220952
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(1,0) 4 -
A Lei Federal nº8.078, de 11/09/1990 da Casa Civil da Presidência da República dispõe sobre:
- a) O Código de Ética dos Correios.
- b) A proteção do consumidor.
- c) O serviço postal.
- d) A Política Nacional da Produção.
- e) A pessoa física e seus serviços.
- #220953
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(1,0) 5 -
No âmbito dos contratos vinculados às relações de consumo, é correto afirmar que um dos princípios regentes é:
- a) imodificabilidade do contrato
- b) estabelecimento de relações continuativas
- c) boa-fé objetiva
- d) equiparação da proposta à oferta
- e) vinculação do consumidor a todas as cláusulas
- #220954
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(1,0) 6 -
No rol dos princípios que podem ser aplicados às relações de consumo reguladas pelo Código de Defesa do Consumidor não se inclui:
- a) vulnerabilidade
- b) confiança
- c) autonomia da vontade
- d) boa-fé
- e) equilíbrio contratual
- #220955
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(1,0) 7 -
Quando a empresa W efetua publicidade afirmando que cobre os preços da concorrência, bastando apresentar prospecto indicando o preço praticado por empresa que comercialize determinado produto também disponibilizado na empresa W, existe a aplicação do princípio da:
- a) Publicidade
- b) Eficiência
- c) Vinculação
- d) Autotutela
- e) Continuidade
- #220956
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(1,0) 8 -
No sistema das relações de consumo reguladas pelo Código de Defesa do Consumidor, a identificação de que existe um elo mais fraco na relação traduz o reconhecimento da:
- a) qualidade
- b) impessoalidade
- c) vulnerabilidade
- d) referibilidade
- e) informalidade
- #220957
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(1,0) 9 -
Com a inclusão de disciplinas vinculadas ao consumidor em escolas públicas e privadas, consoante as regras do Código de Defesa do Consumidor, realiza-se o primado da:
- a) durabilidade
- b) educação
- c) conciliação
- d) segurança
- e) eficiência
- #220958
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(1,0) 10 -
Vários princípios informam as relações de consumo que são regulamentadas por lei especial no Brasil. Dentre esses princípios, podem ser identificados, os seguintes, exceto:
- a) boa-fé
- b) transparência
- c) prevenção
- d) veracidade
- e) ambivalência.