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Simulado Prefeitura de Vitória de Santo Antão – PE | Assistente Social | CONCURSO

Simulado Prefeitura de Vitória de Santo Antão – PE | Assistente Social

📚 Simulado Prefeitura de Vitória de Santo Antão-PE | Assisntente Social | cód.8549

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(1,0) 16 - 

A avaliação de políticas, programas e projetos sociais é uma atividade cada vez mais presente no cotidiano do trabalho do/a Assistente Social, o que rompe a identidade de executor terminal das políticas públicas, que lhe foi atribuída ao longo de sua história. Sobre a avaliação, analise os itens abaixo e marque o incorreto:

  • a) Através da avaliação da política analisa-se o processo de tomada de decisão que resulta na adoção de determinado tipo de política pública.
  • b) A avaliação de políticas e programas sociais, do ponto de vista conceitual e metodológico, situa-se no âmbito da pesquisa avaliativa.
  • c) A avaliação de políticas e programas sociais passa a ser demandada no contexto de reforma do Estado brasileiro, como mecanismo de controle estatal sobre os recursos financeiros transferidos para o chamado terceiro setor.
  • d) Do ponto de vista metodológico, a avaliação é uma atividade que obtém, combina e compara dados de desempenho com um conjunto de metas escalonadas.
  • e) Enquanto o horizonte da avaliação de processo é o das decisões sobre a prática, o da avaliação de impacto é o das decisões cotidianas e operativas.
#127896
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(1,0) 17 - 

No que se refere à Lei de Regulamentação da Profissão, analise os itens abaixo relacionados:
1. Entre as competências do CFESS está a organização e manutenção do registro profissional dos/as assistentes sociais. 2. Cabe ao CRESS aplicar as sanções previstas no Código de Ética Profissional, com exceção da pena de cassação do registro profissional, a qual deve ser aplicada pelo CFESS. 3. Planejamento, organização e administração de Serviços Sociais constituem-se como atribuições privativas dos/as assistentes sociais. 4. O CFESS e os CRESS constituem em seu conjunto uma entidade com personalidade jurídica de forma federativa, com o objetivo básico de disciplinar e defender o exercício da profissão de Assistente Social em todo o território nacional. Dada essa vinculação, os CRESS não possuem autonomia administrativo-financeira. 5. Cabe a cada CRESS aprovar seu Regimento Interno.
Estão corretos:

  • a) Apenas os itens 2 e 3
  • b) Todos os itens
  • c) Apenas os itens 1 e 4
  • d) Apenas o item 5
  • e) Nenhum dos itens listados
#127897
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(1,0) 18 - 

Sobre o Código de Ética Profissional analise os itens abaixo e assinale o correto:

  • a) É dever do/a Assistente Social manter o sigilo profissional.
  • b) O/a profissional que deixar de pagar regularmente as anuidades e contribuições devidas ao Conselho Regional de Serviço Social no qual está inscrito/a, comete uma infração disciplinar.
  • c) Não há previsão de aplicação de multa a profissional que tenha infringido o Código de Ética Profissional.
  • d) A pena de suspensão acarreta ao/à Assistente Social a interdição do exercício profissional em todo o território nacional, pelo prazo de 60 (sessenta) dias a 3 (três) anos.
  • e) É absolutamente vedado ao/à Assistente Social intervir na prestação de serviços que estejam sendo efetuados por outro/a profissional.
#127898
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Serviço Social
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(1,0) 19 - 

O Serviço Social é uma profissão essencialmente interventiva. Isso não significa, contudo, que o/a Assistente Social esgota sua intervenção profissional no pragmatismo. Nesse sentido, a formulação de projetos que materializarão o trabalho a ser desenvolvido se coloca como um desafio. Sobre a formulação de projeto de trabalho profissional, assinale o item incorreto:

  • a) Do ponto de vista jurídico-legal, os dois instrumentos fundamentais para elaboração de um projeto de trabalho profissional são a lei 8662/93 e o Código de Ética Profissional.
  • b) As propostas apresentadas pelo/a Assistente Social em seus projetos de trabalho devem se centrar apenas nas requisições institucionais.
  • c) O projeto profissional se configura tanto como instrumento para o trabalho do/a Assistente Social com outros/as profissionais, como pelo ponto de agregação da população demandatária.
  • d) A caracterização da instituição, dos/as usuários/as dos serviços disponibilizados pela instituição e a clarificação dos pressupostos teóricos que darão concretude ao trabalho do/a Assistente Social são elementos necessários para a elaboração do projeto de trabalho profissional.
  • e) O projeto ético-político profissional é materializado pela soma de todos os projetos de assistentes sociais, desenvolvidos nos distintos espaços sócio-ocupacionais em que se inserem esses/as profissionais.
#127899
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Serviço Social
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(1,0) 20 - 

Data dos anos 1970 a recorrência ao tema assessoria/consultoria no Serviço Social. Sobre esse assunto, marque a opção correta:

  • a) O boom da assessoria se deu nos anos 90 do século passado, como resultado da reestruturação produtiva e da reforma do aparelho do Estado, que exigiu a reorganização das instituições.
  • b) Na atualidade, pode-se afirmar que a temática assessoria está amplamente problematizada no interior da categoria. Desse modo, há clareza sobre sua conceituação e definição.
  • c) Assessoria e supervisão profissional são sinônimos.
  • d) A assessoria na gestão das políticas sociais relaciona-se às atribuições privativas normatizadas na lei 8662/93.
  • e) A equipe ou o/a profissional assessorados/as já tem supostamente algum acúmulo em relação ao assunto que gerou a demanda da assessoria.